quarta-feira, 31 de março de 2010

:: Sobre apelidinhos íntimos e crianças indiscretas


Cuidado com os apelidinhos de casal, Brasil! A qualquer momento a sua cria pode gritar para o mundo ouvir que você chama o seu par de "pimposo" ou coisa (horrorosa) do tipo. 

Tipo ontem, quando Alice e vovó iam pra escola, conversando no carro (porque além de tudo tem isso, a minha filha agora conversa. Altos papos, juro.). Então elas conversaram, cantaram um pouquinho, Alice interrompeu dizendo "estou cansada de cantar, vovó", e ficaram as duas em silêncio, entregues a seus próprios pensamentos (porque tem mais essa, ela agora tem pensamentos próprios e fica entregue a eles por um minuto ou dois. Céus!).

Aí ela subitamente interrompeu os pensamentos para declarar em alto e bom som um dado de foro íntimo: "Eu falo 'Mariana', mas o papai fala 'BEIBI'!!!". (E vovó nem tinha perguntado nada, notaram?)

Sabe o pior? "Baby" é fichinha perto do que eu chamo o Carlos. Se depender de mim vocês nunca saberão, mas se depender da Alice meu segredinho desmoralizante não sobrevive à semana que vem.

NUNCA se esqueçam que crianças que sabem falar são insuportavelmente indiscretas, ok, pais? Fica o alerta.

terça-feira, 30 de março de 2010

:: Sobre textos e contextos


Escolas são muito boas em pegar uma frase de efeito qualquer e transformar em mantra, que a gurizada repete ad infinitum quando chega em casa. Em geral são coisas fofas e educativas como "jogar lixo no chão é falta de educação", "eu não gostei do que você fez" (com os dedinhos em riste!), "agora a boquinha vai fechar, zupt!" (com o movimento "zíper na boca", na hora que é pra fazer silêncio porque outra pessoa está falando), ou o indefectível "pessoal, vem sentar na roda!", um clássico das escolas infantis que não faz lá muito sentido quando é repetido em casa mas é sempre muito bonitinho.


O mantra da vez, lá na escola e aqui em casa, é "cada um tem o seu jeito". E eu acho comovente. É uma celebração da diversidade, uma lição de tolerância e respeito às diferenças. As pessoas não são iguais, cada um tem o seu jeito, ué! Não é lindo isso? O tipo de coisa que acho importante ensinar para as crianças desde cedo. 


Mas aí vem Alice, toda malandrona, e picareteia a frase em proveito próprio. 


Cada um tem o seu jeito, mamãe!, ela me diz, muito séria, no meio de uma bronca, quando eu digo que ela está muito desobediente.

Descontextualização oportunista, a gente se vê por aqui...


sexta-feira, 26 de março de 2010

:: Vacinar ou não, Round 3 (e chega, né?)


Bom, já ouvi um número suficiente de argumentos pró e contra a vacina. Os comentários dos últimos posts estão cheios de dados, comentários, links, então vale a pena dar uma olhada (com ressalvas, filtros e coisa e tal, sempre!). Muito obrigada a todos que escreveram.

Minha posição continua a mesma: eu vou tomar sim a vacina. Enfrentarei o inverno inteiro grávida e tenho uma filha em idade escolar que volta ranhenta pra casa semana sim e outra também. Não estou tranquilíssima e nem afirmo que a vacina é segura, mas na minha situação me sentirei mais insegura ainda sem ela. 

O que consegui assimilar (de novo: eu, leiga, dando a minha opinião, ok?) dessa história toda é o seguinte: ninguém pode garantir a segurança de nada. Me parece que, nesse caso e em todos os outros envolvendo vacinas, o que está em jogo mesmo é a minimização de riscos. Toda vacina (assim como todo medicamento) tem riscos, mas ele é ponderado de acordo com o risco da doença que combate. Então, se estatisticamente o risco da gripe é maior do que o risco da vacina, vacina-se. Simples assim. Pode até ser que a vacina tenha um potencial danoso e cause efeitos colaterais sérios, mas esse número ainda há de ser menor do que o número de vítimas da gripe, porque se não a gente já teria ouvido falar a respeito (ó, mas como?, se os meio de comunicação são vendidos e a tv Globo só faz me manipular, hein, hein? Bom, aí é aquela coisa: tá cheio de jornalista de grandes mídias que morreria por um furo desses, então sinceramente me parece muito difícil que se consiga mascarar coisas dessa dimensão e gravidade por tanto tempo. Acho que o poder das grandes corporações - blábláblá - encontra um pouco de limite quando encontra o poder das grandes mídias - blébléblé - sedentas pelo próximo escândalo... mas divago de novo, god!). Enfim, eu falava de minimização de riscos. Numa questão de saúde pública, é assim que funciona (e tem que ser mesmo). Mas na esfera privada, a decisão é nossa. Cada um que avalie os riscos e decida.

E que a gente fique fora das estatísticas sinistras, de um lado ou de outro.

quinta-feira, 25 de março de 2010

:: Vacinar ou não, Round 2!


A polêmica tá pegando fogo, minha gente!

Estou adorando a discussão, mas confesso que estou cada vez mais confusa.

Bom, recebi 2 emails bacanas, um pra cada lado do ringue. Publico os dois na íntegra. Leiam e escolham seu lado (ou fiquem mais atrapalhados ainda, como djô!).

Antes, só quero fazer um adendo ao post anterior. Percebi que não fui muito clara quando falava de "possíveis efeitos maléficos da vacina", e por conta disso muita gente comentou dizendo "tomei e não senti nada", "tomei e fiquei com dor no braço", "me deu febre", "me deu coceira", etc. Erro meu, realmente não expliquei direito do que eu estava falando (filha doentinha na barra da saia, ok?, dêem um desconto!).

Olha, essa reações imediatas, normais e relativamente tranquilas não me preocupam. Tomar vacina e dar um bodinho por um ou dois dias já é até meio esperado. Eu estava falando de coisas bem mais sérias, e que demoram um pouco mais pra aparecer: Síndrome de Guillain-Barré (síndrome neurológica que causa paralisias brabas e que foi bastante associada à uma vacinação contra a gripe suína nos EUA em 1976); autismo (será, gente? até onde eu sei - leigaleigaleiga, confesso, podem me corrigir - autismo é um dos grandes mistérios da medicina, ninguém nunca soube a causa. Essa associação com o mercúrio não seria tipo um grande EUREKA medicinal, um achado, a descoberta do século, em vez de continuar marginalizada e circulando como especulações? Mistério...); problemas neurológicos; mortes esquisitonas não esclarecidas. Fora a questão dos efeitos a longo prazo, que não podem ser mensurados porque a vacina é nova. Na verdade, é essa a minha maior preocupação quanto a essa vacina, e tantos outros remédios: ninguém sabe os efeitos a longo prazo. (Aliás, tudo que é novo me deixa bem cabreira a longo prazo, tipo ondas de celular ou coisa parecida. A gente toma onda de celular na cabeça 24/7, mas ninguém sabe o que pode acontecer daqui a 50 anos, ou 100, ou 20. Né? Me pelo de medo, juro. Mas tô divagando...)

Bom, os emails (por ordem de chegada na minha caixa de entrada):


EMAIL 1:


Oi Mari, meu nome é Emerson e sou o autor do blog que voce referenciou: http://www.anovaordemmundial.com/ 

Primeiramente muito obrigado por usar meu post como uma fonte confiável. Realmente eu estudei muito tempo sobre a gripe e vacina desde maio do ano passado quando do surgimento da gripe, e fiz questão sempre que todas as informaćões que divulgo tem base em fontes fidedignas.

Deixa eu contar da situaćão aqui onde eu moro (Inglaterra). Aqui na europa antes do inverno foi um deus me acuda, quase prévia do apocalipse. O governo dizia nos jornais que iriam morrer 300.000 por mês até setembro, início do inverno no hemisfério norte. Estavam preparando covas comuns (sério!) e havia planos de vacinaćão obrigatória, com pesadas penas. Cartas secretas foram enviadas pelo ministério da saúde para médicos alertando sobre os riscos da Sindrome de Guillain-Barré e médicos e enfermeiras respondendo em pesquisas que não se vacinariam (está no blog, pqna percentagem disse que iria se vacinar).

Como veio ela se foi, e a maioria das pessoas não se vacinou. Isto foi na Inglaterra, na franca apenas 7% da populacão se arriscou a tomar a vacina, enquanto havia ordenado 94 milhões de vacina (numero similar ao do Brasil). Como a franca, a alemanha, Holanda ,Alemanha e Inglaterra estão tentando se livrar da vacina encalhada.

Apesar do pânico provocado pela mídia e as "autoridades" da saúde, a gripe veio e se foi, e meio que todo mundo esqueceu. Claro que virão com uma segunda onda mais pela frente, pois querem justificar o gasto de bilhões de libras. Se virmos no passado, a gripe suína apareceu justamente quando um gigantesco estoque de tamiflu estaria para expirar. Coincidência?

O problema não é que a vacina está ai e por isso temos que aproveitar. Se o governo gastou 2 bilhões de reais em uma vacina inútil para uma gripe que não é mais grave que a gripe comum, problema deles, pura incompetência. Não somos cobaias de laboratório para eles justificarem o gasto de 2 bilhões de reais em ano de eleição.

Mas infelizmente não creio que a vacina seja inócua.Tenho estudado muito sobre o uso do mercúrio, e as evidências de que o seu uso em vacinas está ligado ao crescimento acelerado do número de casos de autismo no mundo. As autoridades dizem que não existe até agora nenhuma prova, de acordo com testes financiados, é claro, pelos próprios laboratórios. Mas para que arriscar então? Sabe-se que as crianças com autismo tem grandes melhores quando fazem quelacão, que é a remoção de metais pesados do corpo, seria apenas uma coincidência? 

http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/video-eua-novo-estudo-mostra-uma.html
http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/panavax-vacina-da-sanofi-para-o-brasil.html

O esqualeno também não era usado em tudo quanto é vacina, como se ouve na propaganda na mídia brasileira, e até este ano, vacina com esqualeno era proibida nos EUA. Curiosamente esta barreira foi levantada.

O esqualeno faz com que o corpo responda mais rápido a vacina. maximizando o efeito da vacina. Em miudos, o esqualeno permite que se use uma quantidade bem menor de material da vacina, e é claro, aumentando o lucro por tabela.

http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/sanofi-ira-utilizar-adjuvante-para.html

A respeito da relacão causal da vacina vs morte, ou vacina vs aborto, eu comentária um outro ponto. Temos dois pesos e duas medidas. Quando querem puxar o número de mortes da gripe suína para cima, a relação causal nunca se questiona. Tal pessoa teve gripe suína, morreu? Claro que foi da gripe, nem se divulga se tinha alguma doença grave ou não, mesmo que estivesse pela beira da morte. Assim, acabamos tendo um número de mortes pela gripe muito maior do que realmente é, o que claro justifica a vacinação.
Já quando é para estabelecer a relação entre a vacina e a morte, aí já fica diferente, o cara morreu, não importa se era saudável e foi no mesmo dia, foi por uma causa desconhecida, mas não pela vacina. Estes dias chegaram ao cúmulo, em um caso de morte de uma adolescente saudável que morreu um dia depois de tomar uma vacina contra o câncer cervical, de dizer que ela tinha um tumor entre o coração e pulmão, e foi o que causou a sua morte, sem jamais ter produzido nenhum sintoma de um tumor cancerígeno.

http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/acobertamente-em-caso-de-morte-por.html
http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/vacinaca-da-gripe-matam-duas-pessoas-na.html
http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/suecia-gripe-homem-morre-apos-tomar.html
http://www.anovaordemmundial.com/2009/11/gra-bretanha-paciente-morre-apos.html

Mari, sei que você fez sua pesquisa e tomou sua decisão, não estou tentando aqui mudá-la, mas apenas esclarecer alguns pontos. Lhe admiro muito por ir a luta e pesquisar, e não aceitar tudo de mão beijada, como você disse, por nenhum dos lados. É o meu ponto de vista também. Aqui na Inglaterra, mesmo com vacina a disposição, eu não me vacinei, nem ninguém das pessoas que eu conheço, e gracas a Deus ninguém dos meus amigos pegou a gripe. Dos que pegaram no meu trabalho, por exemplo, se recuperaram em poucos dias.

O que eu fiz, depois de muito pesquisar, foi começar a tomar uma boa dose de Vitamina D, que foi comprovado que diminui a chance de contrair a gripe suína em até 70%. E com muitos efeitos benéficos!!! Porque não se está distribuindo vitamina D ao invés da vacina? Hummm, será que é porque a vitamina D não é patenteável? :)

http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/times-online-vitamina-d-e-melhor-que.html
http://www.anovaordemmundial.com/2009/11/baixos-niveis-de-vitamina-d-esta-ligado.html
http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/conspiracao-do-silencio-sobre-o-uso-da.html

Um grande abraco e boa sorte para todos nós!! 
Emerson


EMAIL 2


Oi Mariana,
acompanho seu blog há muito tempo, apesar de nunca ter deixado nenhum
comentário. Porém, acho que esse assunto de vacina é muito importante e
polêmico e informação nunca é demais. Sou doutoranda da FIOCRUZ, do Centro
de Pesquisa René Rachou - CPqRR(Unidade da FIOCRUZ em Belo Horizonte),
instituição pública (e MUITO SÉRIA) onde se faz pesquisas e se fabrica
grande parte das vacinas administradas no Brasil. Recebi esse e-mail da
comunicação interna do CPqRR e gostaria de repassá-lo para você e seus
leitores. Cada um é livre para decidir se vai ou não tomar a vacina, mas
isso deve ser decidido com responsabilidade e conhecimento.
Vou tomar a vacina e tenho um bebê de 1 ano e 1 mês que também tomará
Um grande abraço e parabéns pelo espaço que criou.
Julia Dias Santana Malta

--------------------------- Mensagem Original ----------------------------
Assunto: [CPQRR-L] 8 Motivos para não tomar a vacina da H1N1: Resposta do MS
De:      Comunicação - CPqRR <comunicacao@cpqrr.fiocruz.br>
Data:    Seg, Março 15, 2010 4:17 pm
--------------------------------------------------------------------------

Ao CPqRR,




Resposta oficial do MS ao email amplamente divulgado na internet (**cópia
abaixo) sobre vacina H1N1.




Esse e-mail que está  circulando sobre a vacinação contra Influenza H1N1 é
falacioso e nocivo à saúde pública brasileira. Entre outras coisas, fala do
mercúrio como componente da vacina e outras citações completamente fora da
realidade. A verdade é que 300 milhões de pessoas já receberam a vacina no
Hemisfério Norte, sem efeitos colaterais consideráveis. Aconteceu alguma
coisa similar a esse  e-mail na época da campanha rubéola. Havia um e-mail
apócrifo dizendo que o Governo pretendia esterilizar todas as pessoas em
idade reprodutiva, justamente o segmento coberto por aquela imunização.
Felizmente a campanha foi um sucesso e o Brasil está prestes a receber o
certificado de País Livre da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita.
Graças às campanhas de imunização o Brasil já está também livre da
Poliomielite e da Varíola.  Essas ‘teorias da conspiração” têm o único
propósito de provocar pânico e prejudicar as campanhas de imunização. O
Ministério orienta que quem receber esse e-mail deve responder à origem e
aos destinatários copiados de  que se trata de informação irresponsável e
prejudicial à saúde pública brasileira. Veja as respostas a  algumas
citações que podem deixar as pessoas em dúvida.  As pessoas devem buscar
orientação pelos canais oficiais. Nesse caso, o Ministério da saúde (link na
assinatura/banner abaixo) -  www.vacinacaoinfluenza.com.br e www.who.int, da
OMS - Organização Mundial da Saúde.

Perguntas/respostas

A vacina contém mercúrio?

Não. A vacina não contém mercúrio em sua composição.



A vacina contém esqualeno, substância que afeta o sistema imunológico do
indivíduo?

A empresa Sanofi Pasteur, parceira do Instituto Butantan, utiliza esqualeno
como componente de um de seus adjuvantes. Mas é  importante lembrar que o
esqualeno, ao contrário dos mitos que surgem a respeito desta substância, é
retirado do fígado do tubarão e assemelhados. O esqualeno é um super
complemento alimentar, assim como o óleo de fígado de bacalhau e a emulsão
de Scott.



A vacina contém células cancerígenas de animas, que podem provocar a doença
nos humanos?

A vacina não contém células animais em sua preparação final e muito menos
células cancerígenas.



As indústrias farmacêuticas receberam imunidade judicial quanto a qualquer
ação ocasionada por efeitos da vacina, como morte e invalidez.

O Ministério da Saúde não assinou nenhum termo de imunidade judicial com
nenhuma indústria ou empresa. As empresas são responsáveis pelos seus
produtos.



Apenas uma dose da vacina não imuniza a pessoa!

Todas as evidências e estudos confirmam que uma dose de 7,5 microgramas ou
mais de vacina, protege contra a Influenza H1N1. Nas crianças de 6 meses até
menores de 2 anos, a vacina é aplicada em duas ½ doses para maior segurança
da saúde da criança.



O Timersol, presente na vacina, pode causar autismo em crianças com
disfunção mitocondrial e em adultos com disfunção hematoencefálica?

A vacina não causa autismo. E o Timersol  usado na concentração utilizada
para a conservação da vacina, não provoca danos ao ser humano.



A Influenza H1N1 é uma criação de laboratório para enriquecer a indústria
farmacêutica?

Não há nenhuma evidência quanto a estas especulações. Em todas as novas
doenças e novos vírus que surgem pelo mundo, surgem também, em contrapartida
boatos semelhantes, que não favorecem em nada no combate às doenças, assim
como na tentativa de diminuir os danos causados por elas, na população.



A pessoa pode ter uma anafilaxia, reação alérgica, potencialmente fatal,
após tomar a vacina?

Essa reação pode ocorrer em casos muito raros. Mas é importante observar que
a anafilaxia pode acontecer na aplicação de qualquer vacina. Não é uma
reação exclusiva da Influenza H1N1. A vacina é contra-indicada a quem tem
alergia a ovo.



A vacina provoca a síndrome de Guillain-Barré?

Não há evidências da síndrome de Guillain-Barré, decorrentes da vacina de
Influenza H1N1, desde o ano passado. Assim como não há evidências da
ocorrência de Guillain-Barré desde o início da vacinação contra Influenza
Sazonal, a gripe comum. O único indício encontrado desta doença, ocorreu em
1976, nos Estados Unidos.



As vacinas compradas pelo Brasil fazem parte de produtos que ficaram
encalhados em outros países?

As vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde são produtos com registro na
Anvisa. Os lotes adquiridos estão dentro do prazo de validade. As compras
das vacinadas foram negociadas no final do ano passado e estão sendo
entregues ao Governo Brasileiro, de acordo com cronograma combinado,
independente da situação dos outros países.



A vacina pode causar danos, como malformação ao feto, em grávidas que se
vacinarem?

Não há qualquer relato ou evidência de malformação fetal em decorrência da
vacina contra Influenza H1N1.



A vacina provoca paralisia dos nervos?

Não há qualquer evidência de que a vacina contra Influenza H1N1 provoque
qualquer tipo de paralisia.

Clique no banner abaixo e tenha mais informações.



Marcier Trombiere

Chefe da Assessoria de Comunicação Social

Ministério da Saúde



**e esse é o email para qual foi formulada essa resposta do MS:


8 Motivos para não tomar a vacina da H1N1



A vacina H1N1 contém mercúrio - a segunda substância mais perigosa do
planeta depois do urânio!


O veneno de uma cascavel é menos perigoso que o mercúrio!

O Mercúrio em outras vacinas está ligado à epidemia de autismo entre
crianças!

. Ela contém esqualeno, uma substância que quando injetada no corpo pode
fazer o sistema imunológico humano voltar-se contra si mesmo!

. Ela contém células de câncer de animal que pode provocar câncer nas
pessoas!

. Até o governo federal não está confiante quanto à segurança da vacina
H1N1, é por isso que foi dada às indústrias farmacêuticas imunidade contra
ações judiciais.

Isto significa que se seu filho ou esposa ficar inválido ou morrer por causa
da vacina H1N1, você não poderá processar a indústria farmacêutica que fez a
vacina!!!

. A entrada no mercado da vacina foi acelerada, o que significa que todos os
efeitos colaterais a médio e longo-prazo não são conhecidos!

. Em 1976 o instituto médico afirmou que havia uma situação crítica relativa
à gripe suína, quando de fato somente 5 pessoas em todo o país adoeceram com
ela.

A situação crítica foi uma fraude na época tal como é uma fraude agora.

As pessoas começaram a morrer ou ficarem inválidas após tomarem a vacina
contra a gripe suína!

. As estatísticas e os fatos estão sendo manipulados para provocar pânico!

O número de pessoas que supostamente estão com o H1N1 são somente
estimativas, não números reais.

Os testes usados para o H1N1 NÃO são aprovados pela FDA (Agência de Drogas e
Alimentos dos EUA), e esses testes NÃO são confiáveis!

Os poucos que supostamente morreram por causa do H1N1 também estavam com
pneumonia ou outras doenças, entretanto, o instituto médico quer que você
acredite que o H1N1 foi a única causa dessas mortes.



VÁRIOS ENDEREÇOS PARA VC SE INFORMAR SOBRE ESTA VACINA E DECIDIR SE VAI
TOMAR OU NÃO.

http://realidadeoculta-novo.blogspot.com/2009/08/patente-da-vacina-h1n1-foi-
registada-em.html




http://www.prisonplanet.com/canadian-doctor-h1n1-vaccination-a-eugenics-weap
on-for-mass-extermination.html


Vacina H1N1 - Cientististas que ajudaram a desenvolver a vacina da varíola
recusam

receber a vacina H1N1.

Alguns membros da comunidade médica não consideram a vacina segura.

VÁRIOS BLOGS DE PESSOAS SE MANIFESTANDO E CONTANDO CASOS.

http://so-me-apetece-cobrir.blogspot.com/2009/11/vacina-h1n1-portugal-poloni
a-e-suecia.html




VACINA H1N1 - NAO TOME, PESQUISE ANTES!
http://www.youtube.com/watch?v=qigXGlCEFo8


Tá chegando a hora da vacina Quem viver verá

1 - 
http://www.youtube.com/watch?v=PCJnBrPsuKk

2 - 
http://www.youtube.com/watch?v=erbo2vlIWSM



Cientistas e Enfermeiras recusam a tomar a Vacina para a Gripe A (proposta
de Quarentena)
http://www.youtube.com/watch?v=vSyTwEP-cc4



Gripe Suína - A Tragédia da Vacina que Pode se Repetir
http://www.youtube.com/watch?v=4LCaEm5gvPQ



PARA VC SABER O QUE É O VIRUS

TUDO SOBRE O VÍRUS DA GRIPE SUÍNA H1N1 INFLUENZA
MINISTÉRIO DA SAÚDE BRASIL

http://www.youtube.com/watch?v=-dALUQcY-s4





Tá, gente? 


(Ai meus sais, viu?)


quarta-feira, 24 de março de 2010

:: A polêmica da vacina


Tá difícil, né?

De um lado os médicos, ministério da saúde e mídia oficial dizem que tem que tomar.

De outro pipocam na internet informações assustadoras sobre todo exagero acerca da H1N1 e possíveis efeitos maléficos da vacina, e uma proposta de boicote geral à campanha de vacinação.

E no meio estamos nós, sem saber em quem acreditar e sem ferramentas (conhecimento científico, fontes confiáveis, etc.) pra decidir o que fazer. 

Ó céus.

Pelo que tenho recebido, os dados contrários à vacinação estão mais ou menos organizados aqui:



Eles tratam de duas questões básicas:

1. Houve uma reação exagerada motivada por interesses econômicos de grandes laboratórios. A gripe não é tão grave quanto parece, e nem é uma pandemia (parece que o conceito de "pandemia" foi alterado pra incluir a H1N1, mas não seria o caso, já que a mortalidade dela não é tão alta - tô simplificando, ok?, leiam os artigos pra saber mais.)

2. A vacina não foi suficientemente testada, pode ter efeitos colaterais graves, contém um bocado de substâncias maléficas, ninguém sabe se é segura, etc.


Quanto ao primeiro item, eu acredito. Claro tem gente faturando alto com a vacinação massiva, e talvez ela não seja mesmo necessária e esse circo todo em torno da gripe seja um exagero. Mas a essa altura do campeonato isso não importa tanto, porque o fato é que existe uma vacina, ela já foi comprada, então quem tinha que lucrar já lucrou. Na prática, a vacina tá aí, a nossa disposição.

O segundo ponto é o que me pega. A segurança da dita cuja. Eu leio, leio, leio e continuo sem saber o que pensar sobre o assunto. Primeiro porque tudo é especulação e ninguém provou picas. Segundo porque nem tudo tem fontes que me soam confiáveis. Não li pesquisas científicas, resultados, estatísticas, e sim um monte de "Dr. Fulano disse que APARENTEMENTE pode acontecer isso e aquilo". Até achei que as pessoas entrevistadas são sérias e genuinamente preocupadas com a questão, mas nada é conclusivo. Uma coisa que notei, por exemplo, é que muitas matéria citam casos de pessoas que adoeceram após serem vacinadas. Mas não vi ninguém afirmar categoricamente que as duas coisas estão relacionadas. Duas ocorrências acontecerem ao mesmo tempo nem sempre significa que uma levou a outra, mas num caso como esse a tendência é atribuir à vacina qualquer coisa que venha a ocorrer. Pra ficar mais claro, vou dar um exemplo hipotético: grávidas estão sendo vacinadas. Existe uma taxa de uns 10% de abortos espontâneos, certo? Agora, se uma mulher tomar a vacina hoje e abortar amanhã ela provavelmente vai culpar a vacina - mesmo que entre todas as grávidas vacinadas a taxa de 10% permaneça inalterada (o que esperamos muito que aconteça!). Sacaram? Pois então, me pareceu que é assim que a relação entre vacina e reações está sendo feita, pra mim essa relação é muito frágil pra definir que a vacina é perigosa - mas eu não sou médica nem entendo nada sobre o assunto, digo apenas como leitora que tem uma certa desconfiança de coisas que lê na internet, principalmente se elas estão compiladas num site que conclui a questão com um não se deixe manipular pelo telejornal da Globo e pelo governo, e blá-blá-blá. (Juro que sempre que "a TV Globo" aparece do nada no meio de uma discussão pra representar Todo O Mal Do Mundo me dá uma preguiça louca, porque né?, vamos manter o foco.)

Estou aqui fazendo a crítica sobre a forma como as informações são apresentadas, mas isso não tira a minha preocupação com o conteúdo. Me preocupo sim com os possíveis efeitos da vacina, com o que pode não estar sendo divulgado sobre eles, com a fato de que no fundo a gente não sabe a verdade dessa história. Eu não sei, realmente, o que pensar. Estou naquele momento socrático da vida: só sei que nada sei.

Mas uma decisão está sendo cobrada de mim: tomar ou não a vacina. 

Eu vou tomar sim. Primeiro, porque TODOS os médicos com quem falei me disseram para tomar. Ok, vai ter quem diga que médicos são parte do sistema podre, do esquema sujo, das armações com laboratórios, governo, mídia, tv Globo, etc. Mas são médicos nos quais eu confio e que conhecem a questão melhor do que eu.

Segundo: a gripe existe. A chance de eu morrer dela é mínima, mas existe. Já as reações à vacina TALVEZ existam. E mesmo se existirem, a chance de eu morrer (ou ter complicacões, enfim) delas também é mínima, provavelmente menor do que a de morrer de gripe - porque convenhamos que laboratórios, interesses econômicos escusos, governo, tv Globo e toda a "turma do mal" não iam arriscar o próprio pescoço com algo cuja chance de dar pepino seja grande, de modo que as tais reações, se existirem, devem ser raras. Então, fazendo a matemática da situação, ainda me parece mais seguro tomar a vacina do que não tomar. Na minha situação - na metade de uma gestação, e com uma filha na escola que traz vírus pra casa todos os dias - eu tenho mais medo da gripe do que de um suposto efeito colateral da vacina. Então pronto, minha decisão é essa.


Agora, absolutamente tudo o que foi dito aqui é achismo meu. Dadas as circunstâncias, eu só posso achar mesmo, não posso saber nada. Mas tentei me informar como foi possível e analisar a situação de forma crítica em vez de acreditar na primeira coisa que me foi dita, pra um lado ou pro outro. Porque informação (e, principalmente, filtro de informação) é a única arma que a gente tem numa hora dessas.


(Ah, e sobre o post de ontem: não faço a menor idéia do que o tal adjuvante pode fazer com uma grávida, meninas... nem fui atrás de explicação porque provavelmente seria muita informação pra minha cabecinha leiga, mas acreditei na titia e pronto. Alguém sabe?)
 

terça-feira, 23 de março de 2010

:: Atenção gestantes! Sobre a vacina de gripe


Começou ontem a vacinação conta a gripe H1N1 (que aconteceu com o "porcina", gente? Era tão mais simpático!) pra grávidas, crianças e doentes crônicos.

Aí titia médica me ligou e disse pra eu ligar antes no posto de saúde pra saber se a remessa de vacinas que eles estão aplicando não tem um certo adjuvante. Pelo que fucei no site do Ministério da Saúde, foram compradas vacinas de 3 laboratórios, e um deles (GSK) usa o adjuvante (que vem a ser uma "substância imuno-estimulante", sacaram?). 

Aspas retirados do site do Ministério da Saúde, numa seção de perguntas e respostas:

"29) A vacinação da grávida é feita em qualquer idade da gestação?
Sim, como será utilizada a vacina que não contém o adjuvante, essa vacina é indicada para qualquer idade gestacional. A vacina que contém o adjuvante só poderia ser administrada a partir do 2º trimestre da gravidez.
O Ministério da Saúde optou, então, por vacinar a gestante somente com a vacina sem adjuvante por dois motivos: (1) para não atrapalhar a operacionalização da vacinação e (2) para evitar que qualquer intercorrência na gestação de mulher inadvertidamente vacinada antes do 2º trimestre da gravidez com a vacina que contém o adjuvante viesse a ser atribuída à vacina."


Parece que a remessa com adjuvante chegou primeiro, então é importante checar se a vacina que vão tomar é a livre de adjuvante, ok? Eu acho que vou deixa pra tomar mais pro fim da semana, just in case. Informem-se, barrigudas queridas!

(Em tempo: titia está aqui examinando Alice e acaba de me dizer assim: "ai que febre alta, será que ela pegou a H1N1?" - lembrando que sou gestante e Alice está tossindo e limpando ranho em mim há 3 dias. Agora imaginem a minha alegria em ouvir tão doces palavras... god!) 


Related Posts with Thumbnails