quinta-feira, 28 de outubro de 2010

:: Nojinho


Ai caceta, Alice está com piolho!

Deus do Céu!

Vou ali me refazer do susto (e fazer um coque bem apertadinho na minha própria cabeleira) e já volto.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

:: Luto pelo Theo


Soube ontem à noite da partida do pequeno Theo.

Acompanhei a história meio de longe - acho que meio mundo internético materno acompanhou - e fiquei arrasada com a notícia. Não consigo imaginar o tamanho da dor que é perder um filho. É antinatural, fora da ordem, simplesmente não pode. Não sei como uma mãe encontra forças para seguir depois disso - e a Aline, guerreira, encontra.

Meu carinho para ela e toda a família.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

:: A cruzada láctea - dicas para aumentar o leite e engordar bebês magrelos


Baby Lucas não engordou nadinha no primeiro mês. Vi a história se repetindo, igualzinho como aconteceu com a Alice, e fiz o que deveria ter feito da primeira vez: fui procurar ajuda especializada. Fui conversar com uma pediatra especializada em problemas de amamentação, decidida a amamentar mais que os 5 meses que Alice mamou e sem ficar escrava de complementos, sondinha, Nan e etc. Queria engordar esse menino na raça e nos peitos. Conversamos e traçamos o seguinte objetivo: garantir o ganho de peso desse começo do jeito que der, e aos poucos parar a complementação até ficar só no peito.


Eis as orientações da médica:


Para aumentar o leite

-Amamentar, amamentar, amamentar. A demanda controla a produção, lembram?

- Banho quente: deixar a água quente correr nas peitas na hora do banho ajuda o leite a descer e aumenta a produção.

- Beber muito líquido: água, sucos, sopas, o tal chá-para-aumentar-o-leite (Chá da Mamãe, da Weleda). Eu nunca consegui me disciplinar pra beber tanto líquido, estão estou tentando tomar um copo a cada hora cheia. Contando horas de sono e esquecimentos, dá uns 12 copos por dia.

- Comer de 3 em 3 horas. De dia é fácil, o lance é fazer pelo menos uma boquinha de madrugada, pra evitar um período longo de jejum. E não adianta comer, sei lá, um pepino, que é pura água. Ter que ter sustância! A médica indicou frutas, bolacha, pão. Mas confesso que tenho preguiça de tudo o que gruda nos dentes e faz a escovação ficar mais demorada - quem tem saco de passar fio dental às 3h da manhã? Então nas madrugadas prefiro coisas mais molinhas e que sejam facilmente escováveis. Tenho curtido sopinhas de potinho Nestlé (infantil, eu?), que são gostosinhas, molengas e ainda rendem potes de vidro ótimos pra congelar leite (mas tem que levar um salzinho e azeite pra cabeceira, senão não rola).

- Bomba de tirar leite: usar após amamentar, de 2 a 4 vezes por dia. Eu aluguei uma bem boa, semi-profissional, e senti bastante diferença em relação às bombinhas elétricas portáteis. Quanto maior, mais potente o motor e mais confortável (e menos dolorida) é a retirada. Cabe dizer, pra quem nunca usou a bomba, que no começo é bem esquisito. O mamilo se estica todo, vai parar no Pólo Norte e volta (ai, eu queria muito ter inventado essa imagem, "o mamilo vai parar no Pólo Norte", porque é muito verdade! Mas quem disse isso foi a minha cunhada, acho. Ouvi o Carlos repetindo e amei!). Depois fica roxinho, coitado. É aflitivo, mas passa. Com alguns dias de uso a gente acostuma e nem liga mais. Acho a bomba uma ótima invenção, uma amigona do peito, com o perdão do trocadilho. Aluguei a minha na Leitefacil, e indico - eles são feras em amamentação e dão várias orientações bacanas.

- Remédios: Equilid e Motilium. Ambos servem para outras coisas, mas têm aumento de leite como efeito colateral. O Equilid é o mais bombástico, funciona mesmo. Ele é um antidepressivo/antipsicótico (ui!), tarja vermelha, comprado com retenção de receita médica. Fiquei meio cabreira, mas 3 médicos me disseram que, por um período curto, posso tomar sem medo. É ÓBVIO que ninguém vai sair tomando isso sem falar com um médico antes, tá?


Para engordar o bebê:

- Mamadas frequentes: intervalo máááximo de 4 horas de dia e 5 de madrugada. (Luquinhas à noite faz 6 horas, às vezes 7, e eu me re-cu-so a botar despertador para acordá-lo de 5 em 5. Esse tem sido meu maior pecado em relação às regrinhas da doutora...)

- Complementar (4 a 5 vezes por dia) usando a sondinha, como expliquei aqui (o processo chama-se translactação, ou amamentação mista, ou nutrição suplementar... nunca sei como chamar!). Dou uma mistura de Nan com leite materno na proporção que eu conseguir. Faço assim: ele mama uns 10, 15 minutos em um peito, uns 5 no outro e aí eu coloco o caninho. Dou metade do complemento e depois volto para o primeiro peito para ele mamar a outra metade. É importante deixar algumas mamadas sem a complementação, para o bebê não ficar mal acostumado e só aceitar o peito com a sonda.

- Evitar ao máximo chupetas e mamadeiras, que podem atrapalhar a amamentação.

- Dar 2 ml de TCM (a.k.a Triglicérides de Cadeia Média), 4 vezes ao dia. É um oleozinho engordativo e de fácil absorção que eu coloco junto com o complemento. 8ml diários aquivalem mais ou menos a uma mamada completa.


Por hora, tem funcionado. Senti que o leite aumentou, mas ainda não sustenta sozinho a amamentação. Imagino que o Lucas mame uns 60% do meu leite e 40% de Nan (Alice mamava uns 10% de leite materno e 90% de Nan, então já tô bem no lucro...). Espero que, quando ele ficar mais forte e sugar melhor, eu consiga diminuir bem a proporção de Nan.


Sobre a polêmica da concha: quando eu comentei que uso as conchas para recolher o leite que vaza durante a amamentação, algumas meninas me avisaram que esse leite deve ser descartado. Pelo que li nas instruções, é o seguinte: se a concha for usada durante o dia para conter vazamentos, e aquele leite fica ali por horas, deve sim ser descartado. Mas nesse uso mais rápido, apenas durante a amamentação, acho que não tem problema. A concha é lavada e esterelizada a cada uso, e o leite não fica mais que 15, 20 minutos dentro dela antes de ser usado ou congelado. Me parece seguro e nenhum médico nunca falou nada sobre isso quando comento sobre o uso da concha. Alguém aí sabe me dizer se posso continuar fazendo isso? Porque, nessa situação que a gente tá, cadê a coragem de desperdiçar esse leite todo, gente?

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

:: Dossiê "Salvem as mamas das mammas", parte 4 - O problema hidráulico peitoral


(Dúvida: encher o blog de fotos de peitos é um método apelativo de alavancar a audiência?)


Chega um abençoado dia em que nossos mamilos cicatrizam e o inchaço dolorido do peito diminui, então a gente pensa que a partir de agora a amamentação será um mar de rosas. É quase isso - está mais pra um mar de leite. Entrei num pinga-pinga que não sei quanto pára, se é que pára. Minha experiência prévia não conta porque meio leite diminuiu muito quando Alice tinha um mês, mas dessa vez, com um uma séria de providências que ando tomando para aumentar a produção, a goteira está descontrolada. Os peitos pingam mais ou menos a cada duas horas, e durante a amamentação o peito livre se derrama tal qual as Cataratas do Iguaçu. Não sei se é assim mesmo ou se isso é resultado dessa minha cruzada láctea, então pergunto para as mães que amamentaram meses, semestres, anos a fio: uma hora pára, ou seguimos vazando até o fim da amamentação?


Bom, de qualquer maneira a dica aqui é bem básica: absorventes de peito, ué! Até tentei ser econômica e usar carefree dentro do sutiã, mas eles são perfumados e não é justo fazer meu filho lamber perfume por causa da minha pãodurice, correto?, então me conformei com os absorventes de seios mesmo. Durante as mamadas, uso conchas para recolher o leite e congelar para eventuais mamadeiras.

Naqueles primeiros dias em que os peitos assados não permitiam sutiã e muito menos absorventes (época das camisolas recortadas, lembram?), eu forrava a cama com uma toalha dobrada. Mas o pinga-pinga sempre no mesmo ponto acabava atravessando a toalha e molhando a cama, então somei à toalha aqueles absorventões gigantes que a gente usa no pós-parto pra conter a sangueira dos primeiros dias. Posicionava na altura dos mamilos, deitava de lado e pronto. Resolvi assim o problema da cama ensopada de manhã. Portanto, nada de pudor, tragam sim o pacotão de absorventes se a maternidade disponibilizar, mesmo se o sangramento já estiver acabando. Nunca se sabe quando um troço desses pode ser útil... (outro uso interessante: travesseirinho anti-golfada pra forrar o carrinho do bebê depois das mamadas. Hein, hein? Nunca testei, mas acabou de me ocorrer e estou me sentindo muito espertalhona e cheia de recursos, praticamente um McGyver de saias!)

Ah, cuidado com o deslocamento do absorvente dentro do sutiã, e prestem atenção pra onde o peito está apontando na hora de colocá-lo. No meu aniversário fui toda garbosa e cheia de finesse almoçar num restaurante bacanudo e lá cheguei com a blusa manchada, culpa de um desvio lateral imprevisto. Se você não quer ser a Garota Camiseta Molhada 2010, atenção com o leite que sai pela tangente, tá?

***

A propósito: semana que vem faremos o sorteio de uma blusa de amamentação da Via Láctea, fiquem atentas moças amamentadeiras!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

:: Cada ano que passa ela fica mais... nova.


Hoje Luquinhas faz 2 meses (mas com carinha de 1, magrelinho de tudo... já já conto essa história).

E amanhã eu faço 31 anos. Ai que estranho. Se o universo soubesse da minha imaturidade girava pra trás e eu estaria fazendo uns 25, no máximo.


A Alice está toda empolgada com o meu aniversário e fica listando os presentes que vai me dar:

- Um vestido azul de Cinderela. E uma tiara. E luvas!

- Tudo isso, filha? Que bom, vou adorar!

- E um cabelo amarelo.

- Mas eu já tenho esse cabelo (aponto o meu próprio cabelo), e agora?

- A gente tira o seu cabelo pretinho e põe um amarelo, igual ao da Cinderela.

- Mas o cabelo não sai, ó (puxando).

- Então a gente põe o amarelinho por cima. Igual peluca! Você vai ser a Cinderela, mamãe!

(Que fixação insandecida é essa das menininhas de 3 anos pelas princesas, alguém me explica?)

- Ah, então tá! Adorei meu presente.

Mas ela achou pouco, e continua:

- ...E eu vou te dar um vestido da Aurora, e um da Branca de Neve!

Gente, que coisa jovial! No meu aniversário vou ganhar fantasias de Cinderela, Aurora (vulgo Bela Adormecida - precisei virar mãe pra aprender...) e Branca de Neve. Aparentemente, para a Alice, eu deveria estar fazendo 4 anos, não os 25 que me parecem justos e muito menos os 31 da vida real. Minha filha não cansa de me rejuvenecer, olha que ótimo.

Eu fico aqui babando e rindo e até esqueço que faz dois meses que ela é um monstrinho birrento que faz xixi no chão de propósito. Lembro de ler sobre a regressão que algumas crianças sofrem quando nascem os irmãos, mas não achei que a coisa fosse tão intensa e tão óbvia. Aqui em casa foi batata: Lucas nasceu e Alice começou a fazer xixi na calça, falar feito bebê e até engatinhar. Ela roubou o balde dele e só quer tomar banho ali. Ela quis provar o meu leite (e detestou, ufa, porque já pensou, com aqueles dentes todos?). Tem 3 anos, mas é como se tivesse 1.

Perceberam?

Luquinhas com 2 meses e cara de 1.
Eu com 31 anos que deviam ser 25 (ou 4).
Alice regrediu e foi dos 3 para 1 ano de idade.
(E maridão... maridão sempre foi e continua um espetáculo, gente! haha)

A fonte da juventude está escondida no filtro da nossa cozinha, só pode.

sábado, 2 de outubro de 2010

:: Doa-se garotinha pirracenta de três anos


Alguém?


(Mentira, esse post é só pra dizer que vou fazer o sorteio dos bem-nascidos segunda feira, tá?)

Related Posts with Thumbnails