segunda-feira, 29 de novembro de 2010

:: A gente se completa


Eu gosto do panetone sem as frutas, ela gosta das frutas sem o panetone.

Ela come todas as uvas passas (blérgh!) da minha granola.

Eu como a mousse de maracujá docinha, ela prefera a calda azedinha e cheia de sementes.

Nascemos uma pra outra, eu e Alice.

É tão conveniente que eu nem vou me preocupar em fazer o DNA pra saber se ela é mesmo minha filha ou foi trocada na maternidade...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

:: Sorteio Vinhocracia



Dessa vez o mimo veio do Vinhocracia, site de venda de bebidas que entrega no Brasil todo e facilita deveras a nossa vida. Sorteio de gente grande, hein?


Vamos sortear um kit com esses três mini Freixenets: um Cordon Rosado, um Cordon Negro e um Carta Nevada.


Não entendeu picas? Nem eu. A última vez que eu tentei entender de vinhos deu nisso, então eu confesso: não faço a mais pálida idéia do que vem a ser um Freixenet. "Freixenet é a marca líder mundial em espumantes", eles explicam, e eu acredito. Líder mundial, tsá gente? Mas me basta saber que é espumante, é gostoso, é chic, é mini e faz bolinhas de alegria no nariz da gente. Precisa mais?


- E o que isso tem a ver com esse blog, hein?


Nada, mas o dono da Vinhocracia é meu amigo!

Nada, mas recusar birita, quem há de?

Tudo, pois estamos falando de baby-bebidas! E baby-bebidas, ainda mais se espumantes forem, são o jeito ideal para comemorar o nascimento de baby-pessoas. E ainda rendem lembrancinhas de maternidade modernas e diferentes, pensem nisso.


Pra participar, é so preencher essa caixinha mágica aí embaixo (quer fazer um sorteio assim e não sabe como? Corre que a Kah conta tu-do!).


Tem que morar no Brasil, ok?


Resultado na outra sexta, dia 3 de dezembro.

.

.

.


Opa, mas não é só isso!


Os vinhocratas estão oferecendo para você, querido leitor, um desconto de 5% em qualquer compra realizada no site. É só usar o código

pequenoguiapratico-2

010

na hora de encerrar o pedido. O código pode ser usado vária vezes, e vale até o dia 10 de dezembro (dá pra adiantar as compras de Natal e ainda garantir a champanhota do reveillon, olhaê que praticidade!)


Boa sorte! Boas compras!


(E se beber, não dirija. Né?)


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

:: Das prioridades


Eu estava sendo uma mãe meio relapsa, eu sei.

Essa coisa de internet rouba muito tempo da gente, e me deixa meio abobalhada na frente da tela, e eu precisei tomar um sacode da minha própria mãe pra me dar conta que estava perdendo bons momentos com a Alice por causa disso. Só estava ficando por minha conta a parte chata, o estresse das pequenas atividades cotidianas que sobram para a mãe, e que uma criança de três anos tem a capacidade sobrenatural de estender até o infinito: almoçar leva uma hora e meia, escovar os dentes, 35 minutos, botar uniforme leva a eternidade e um dia. É de enlouquecer qualquer criatura. Resultado: quase toda a minha interação com Alice estava sendo conflituosa e minha paciência estava curtíssima*. Virei a Mãe-Chata, logo eu, que sempre quis ser a Mãe-Mais-Legal-Do-Mundo.

*(Pausa explicativa: sim, diminuir o Equilid me deixou loucona, fato. Sinto o sangue ferver por bobagens do tipo: eu sugeri a saia azul mas Alice preferiu o vestido preto, horror, horror! Tô super "desequilidada", como disse o Carlos, mas logo passa. E pra quem perguntou no outro post, o Equilid é um remédio antidepressivo que tem como efeito colateral aumentar muito o leite, então muitas mães tomam para ajudar a amamentar. Expliquei melhor aqui. Fim da pausa.)

Então criei uma regrinha simples que pretendo seguir a risca: computador, só quando ela estiver na escola. Isso me dá umas 4 horas por dia no máximo, e isso nos dias em que eu tiver a tarde livre. Pra mim, que sou meio viciadinha, é pouco, mas paciência. A causa é mais do que nobre.

Digo isso pra explicar o seguinte: talvez a coisa por aqui fique um pouco mais devagar. Não sei se vou conseguir atualizar bastante, comentar muito ou responder emails com rapidez. Não estou desistindo, só diminuindo o ritmo, tá? Não me abandonem!


terça-feira, 16 de novembro de 2010

:: Eis-me aqui com uma nuvem preta sobre a cabeça.


Não sei se é porque eu estou baixando a dose do Equilid, ou culpa do céu cinzento, ou se eu sou chata naturalmente mesmo, mas DEUS-DO-CÉU, que mau humor.

Mau humor. Péssimo humor. Humor descendo ladeira abaixo de patins, sabe como?

Mal me suporto.

Então vou fazer uma confissão constrangedora:

Sabe o que salvaria meu dia e me botaria um riso besta no meio da cara?

Assistir Mamma Mia, O Musical, com músicas do Abba EM PORTUGUÊS.

Vem dançar / pra valer / hoje a rainha é você! ao ritmo de Dancin' Queen, saca? Eu provavelmente acreditaria e dançaria com toda a majestade que me é peculiar.

Sim, isso me faria feliz. Certeza.

Porque eu posso ser extremamente cafona nessa vida.

Tenho problemas?

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

:: Curtas


Eu e Luquinhas estamos competindo pra ver quem fica careca primeiro. Ele saiu em clara vantagem, ejetando fios pela casa desde que tinha um mês, mas nas últimas semanas eu virei o jogo e agora perco cabelo aos tufos, é como se arrancasse um aplique por dia a golpes de escova. A pessoa que perde cabelos nesse ritmo não há de ter um futuro muito promissor, correto? Melhor começar a recolher os fios e juntar pra fazer peruca, pra mim e pra ele. Só por garantia.

***

Luquinhas entrou naquela fase divertida em que aprendeu a segurar objetos mas não aprendeu a soltar. Dia desses ficou uns 45 minutos com uma argola na mão, sem nem se dar conta. Só não foi mais porque ele estava ficando com sono e começou a esfregar os olhos, então eu tirei a argola por medo de ele dar com aquilo na cara - bebês são perfeitamente capazes de tatuzices desse tipo, melhor prevenir.


***

E o que é esse cheiro de panetone que se desprende das fraldas Pampers, pacote verde? Tratar-se-ia de uma edição especial comemorativa, já que o Natal tá aí?; ou essa amamentação tá REALMENTE mexendo com o meu apetite?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

:: Algumas respostas sobre amamentação - ATUALIZADO


Quando escrevi sobre tudo o que tenho feito para aumentar o leite, apareceram nos comentários algumas questões (fora outras que eu inventei, mas acho relevantes) que finalmente tô conseguindo responder.

Vamos lá.

- Por que eu dou os dois peitos a cada mamada em vez de esvaziar um de cada vez?

É porque eu preciso justamente aumentar a produção, e por isso é importante estimular os dois a cada mamada, para que ambos trabalhem bastante. Como minha produção não é aquela fartura, 10 ou 15 minutos me parecem suficientes para esvaziar o peito. De qualquer modo, eu dou um peito, troco e depois volto pra esse primeiro, pra esvaziar de vez. Assim garanto tudo: que Lucas mame o leite gordo e que os dois peitos sejam estimulados com frequência.

- Carol, a pediatra especializada em amamentação é sim a Dr. Nina! Adorei e indico, quem for de São Paulo pode encontrá-la na Casa Curumim (http://www.casacurumim.com.br)


- Onde achar o TCM (óleo engordativo):

Na Nutrimed (tem em vários estados, o site deles dá os endereços)

- Onde achar sondinha para translactação:

Em lojas de produtos hospitalares. Em São Paulo, tem na Cirúrgica São Paulo. Eu compro a sonda gástrica número 4, longa (1 metro de comprimento), pacote com 50. Corto cada uma em três e tenho portanto 150 sondinhas, o que dura um mês e pouco.

- Vale a pena comprar o relactador (sistema já pronto para fazer a relactação)?


Prós:

1. Ele vem com um cordão para ser pendurado no pescoço - vira um colar bastante ridículo, mas que libera as mãos.
2. Tem três espessuras de sonda - se alguém precisar dar um complemento antirefluxo, mais grosso, ou quiser fazer o bebê sugar com mais força usando um bem fininho, é só trocar os caninhos.
3. Segundo a pediatra, ele é calibrado exatamente para essa função, então obriga o bebê a fazer a força certa para sugar (eu não sinto tanta diferença: o caninho intermediário, que eu usava, me parece ter a mesma espessura da sondinha... mas ela falou, então fica aí o registro.)
4. Tem saída para duas sondinha, então dá pra amamentar gêmeos ao mesmo tempo.

Contras:

1. É caros pacas (quase 200 reais por uma garrafinha de plástico e uns canudinhos, pô!) Atualizando: Esse é o preço do relactador da Medela, importado. A Beta deu a dica do Mamma Tutti, que é nacional e custa uns 30 reais. Thanks, Beta!
2. Tem que ser esterelizado a cada uso, o que é um saco porque é bem difícil limpar os caninhos (já a sondinha é descartável, uso e jogo fora, olha a praticidade!)
3. Ele é meio frágil, se o caninho arrebentar já era, que eu saiba não dá pra comprar à parte.

Na minha opinião, não compensa. Eu comprei o relactador e me arrependi. Acabo usando as sondinhas avulsas mesmo, especialmente pela impossibilidade (preguiça?) de ficar esterelizando a toda hora. E um dos caninhos já arrebentou, o que me deixou bem braba. Tá encostado, só uso quando as sondinhas acabam.

***

Recado: os bancos de leite, que fazem um trabalho incrível e importantíssimo, estão sempre precisando de frascos de vidro com tampa de plástico para armazenar leite. Doações são super benvindas! Entrem no site para endereços e mais informações.

***

Por fim, uma enquete (inspirada no último post da Ro):

Meninas amamentadeiras que tomam/tomaram Equilid: vocês engordaram ou tiveram dificuldade de emagrecer? Porque eu sigo engordando e tô cho-ca-da. Depois de tanto ouvir que "amamentar seca", tô frustradíssima com esse meu peso indecente, 9kg acima do ideal e subindo. Tô super querendo botar a culpa no Equilid (que há de ser o responsável pela fome de pedreiro que me acomete diariamente...). Vocês acham que procede?



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

:: Despiolhando Alice


Parece que Alice está enfim livre dos piolhos, e misteriosamente todo mundo aqui em casa escapou (um feito e tanto, considerando que ela dormiu na nossa cama algumas vezes na semana passada). É verdade que cocei-me loucamente nos últimos dias, mas era apenas piolho psicológico - que pega mesmo à distância, basta ler a palavra pra gente sair se coçando, né não?

A primeira coisa sobre piolhos (e isso vale pra todas as doenças do universo) é: resista ao Google Images. O Google Images só vai te mostrar fotos über nojentas e te deixar com uma gastura insuportável de mexer nos cabelos empesteados dos filhos. Um piolho é pior que o cão chupando manga (expressão mais nonsense ever, mas que eu amo!) e é melhor não vê-lo aumentado 10.000 vezes, como nas imagens que correm por aí. Sério.

Dito isso, vamos ao ataque. Graças ao bom deus ultrapassamos a era Neocid e hoje em dia já temos um bocado de recursos pra dar cabo dos bichos. Não vou citar produtos, melhor ver com o pediatra o que é mais indicado para cada caso. Prefiro deixar aqui uma dica valiosa da minha comadre e consultora de assuntos maternais, dona Tatá: o super pente fino Lolly. (Informações e onde comprar, aqui.)

O amigão aí em cima é tipo a Ferrari dos pentes finos. Tira piolho, lêndea, restos de ovos e até maus pensamentos da cabeça da gente. Tatá me contou que desencanou dos remédios e xampus e se virava só com ele. Ótima opção pra quem quer evitar esses venenos todos - eu que estou amamentando, por exemplo, fico meio tensa em usar produtos químicos.

O pente pode ser usado junto com outro método pra garantir limpeza total, mas parece que mesmo sozinho, passado diariamente, funciona tanto ou mais que xampus e cia. Alice já estava usando um xampu quando o comprei, então não posso dizer como ele funcionaria sozinho, mas comparei com o pente fino normal (aquele de plástico que vem com o xampu) e a diferença é enorme - ele tirou bem mais caquinhas do que o outro, que tem espaços maiores e dentes mais frouxos, então não prende direito as lêndeas. Fora que é bom pra usar em caso de dúvida - melhor que passar um xampu cheio de veneno à toa, certo? Na verdade, ele é bom para tirar qualquer dúvida, porque se houver algum sinal do bicho ele entrega.

É caro (paguei 26 reais), mas acho que é uma peça meio básica do enxoval mamãe-filhinho, já que todo filho com certeza já teve, tem ou terá piolhos em algum momento de sua vidinha cheia de escola e amigos e parasitas compartilhados. E há de durar forever, então no fim das contas fica mais barato que uma vida inteira de xampus antipiolho. Super recomendo!

Related Posts with Thumbnails