quinta-feira, 17 de junho de 2010

:: A insônia é uma merda.


Insônia por nerdice blogueira, então, é de uma bestice sem tamanho.

Tenho passado horas a fio em claro, blogando mentalmente. Elaboro pensamentos longuíssimos, complexos e profundos. Uma noite boa (boa pra quem mesmo???) rende uns 3 posts - e notem que em condições normais eu levo uns 10 dias pra escrever 3 posts. Pois sou ultraprodutiva na insônia. Fico péssima, deprimida, mal humorada e numa tristeza sem fim a cada hora perdida, mas pelo menos me sinto loucamente inspirada. Nem sei se a sensação procede, mas me sinto uma gênia com meus pensamentos profundos, filosofando às 4 da manhã, naquele luscofusco de sono que faz tudo parecer mais inteligente do que é de fato. Perco o sono, mas hei de ganhar um Nobel, eu penso, no auge da empolgação intelectual semisonâmbula.

Mas aí dou aquela dormidinha relâmpago. Aos 45 do segundo tempo, sabe?, só pra estragar a literalidade e carga dramática da frase "não dormi nada essa noite". E quando acordo não consigo lembrar de UMA-MÍSERA-FRASE das minhas blogadas de gênia.

E eu pergunto: há justiça nesse mundo?

***

Essa madrugada foi mais triste ainda: eu passei metade da noite insône, e a outra metade sonhando que estava insône. Tipo viver o inferno e depois dar um replay pra lembrar como foi.

***

Constatação aterradora: o embutido é insône também! Passou a noite me cutucando, cheio de solidariedade, pra me lembrar que eu não estava só na minha longa jornada noite adentro. Seria bonitinho se fosse só hoje, mas a verdade é que já faz alguns meses que ele se sacode loucamente em TODAS as minhas acordadas para fazer xixi ou virar o barrigão pro outro lado (todo um processo, né barrigudas?). Sua vidinha é uma eterna rave, com a diferença que ele não vai dormir quando o dia já está claro. Nem escuro. Nem nunca. Ele não dorme, que coisa assustadora! Olha, se tem uma coisa que eu não tenho a menor condição de encarar nessa vida é um filho que não dorme. Me-nor-con-di-ção. Sinto o medo me dominando, e agora?

***

Pensando bem, não é medo, é sono mesmo. Hoje tá difícil, viu? Pergunta se eu vou desligar o computador e ir dormir um pouquinho antes da Alice voltar da escola. Vou? Nããão! Eu vou lá depilar partes do corpo que não vejo há um bocado de tempo, mas que ainda devem estar por ali, onde foram deixadas. Lembro-me vagamento do local, espero que a depiladora também lembre e encontre sem grandes dificuldades. Vou pedir pra ela fazer um mapa, pra gente não ter problemas na próxima vez...

Tchau e beijo, gents!

25 comentários:

  1. Se te consola, Mariana mexia dia e noite sem parar quando estava na barriga e aqui fora dorme direitinho, como uma princesa! :-))
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Pensei que fosse só eu que não conseguisse dormir, blogando na cabeça, pensamento à mil e duzentos por hora, bolando no mínimo dois posts para o dia seguinte. Que vívio hein ?? hahahaa. beijo Ma.
    Fe
    http://nandapiovezani.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mari,
    Sou solidaria em mais um post...tenho muita insônia (principalmente grávida)...e o Felipe aqui dentro tb não para de chutar..fica num mexe ..remexe danado...reclama das minhas posições!! A Luiza era super na boa...eu dormi de bruço até o oitavo mês de gestação dela..fico torcendo para ele ser calminho aui fora.....tb tenho MEDO....ainda mais com a proximidade da chegada...sinto que preciso de mais 3 meses para me preparar emocionalmente...

    ResponderExcluir
  4. Ai, tem que levantar, procurar um papel e uma caneta e mandar bala, se não, a idéia vai ficar martelando até vc pegar no sono e depois vai se esconder e rir quietinha de vc, que não se lembra mais de nadica! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. pois eu juro por deus que não sei como é que vc consegue ter toda essa criatividade enquanto fase prenhosa, mari.
    mesmo cheia de hormônio vc vem, escreve e deixa todo mundo de bom humor.
    já eu, em minha versão prenhe, escrevo a média de 1 post a cada 39 dias.
    e começo a falar/escrever coisas como:
    "chovia pra chuchu"
    "ele é muy amigo"
    "pirou, bicho?"
    "deixa de ser pedro bó"
    juro, tá?

    ResponderExcluir
  6. Oi, somos duas, me identifiquei com ainsônia, que coemçou quando me tornei mãe... e às vezes o cansaço é tanto, que sonho que estou trabalhando sem parar, feito mulher Severino, que faz tudo.
    Acordo mais pregada ainda!!!

    Mas isso tem cura, amiga, tem fé...

    Cuida de ter tempo pra ti, pra te cuidar também um mínimo que seja, meia horinha, pra não pirar!

    Beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  7. Este é , de longe, o blog mais hilário que eu leio. Eu nunca tive insonia na vida, exceto na época da gravidez. E que ódio que me dava. :-) Hoje voltei a dormir como um anjo.

    bjs e bons sonhos

    ResponderExcluir
  8. Mari, que coisa mais triste hein?
    odeio ter insonia. odeio mesmo!
    Tenho um amigo que nunca dorme a noite. só de manhã. Coitado dele.


    Pelo menos vocês tem a companhia do baby. hehe

    Boa sorte pra voce e pra depiladora viu ?
    aeuhe

    beijos ;*

    ResponderExcluir
  9. Haha, eu fico criando postagens enquanto faço a Nina dormir, ou quando tô sozinha indo buscar na escola. Mas nunca escrevo.
    Tive insônia na gravidez, mas era de tanto pensar no bebê, no quarto dela, na cara, no nome... Parece que na segunda gravidez a insônia continua, o que a gente pensa é que muda, né?
    Adorei seu blog, lindinho demais!!!
    Vou passar mais por aqui!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Olha Mari, tenha esperança, pois Heitor era como seu embutido e eu ficava morrendo de medo, pois amo dormir... aqui fora ele dorme bem e com 2 meses já dorme a noite quase toda!
    bjooss
    www.devaneiosmaternos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Mari,
    sofri tanto disso na primeira da gravidez e já estou começando a sofrer nessa também...
    Ah, e a P.I.O.R. coisa do mundo é filho que não dorme a noite toda, o meu é assim, desde sempre, tem 2 anos que só durmo uma noite inteira se viajo a trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ai, desculpa ai, mas estou morrendo de rir!!! Tbm tenho insônia de vez em quando, mas nunca que consigo expor com tanto bom humor como vc!!!
    Boa sorte com a depilação!!!

    Bj Suelem

    ResponderExcluir
  13. Ai Mari não quero desanimar você mas tenho uma amiga que o neném troca a noite pelo dia ela tá só o pó! Mas isso não vai acontecer com vc fique tranquila.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hahahahhaha. Adorei!

    A insonia gravidistica eh a maior piada de mau gosto da historia do universo.

    ResponderExcluir
  15. Hehehe, eu também sou gênia entre 3h e 4h da manhã, fora que resolvo a minha vida a de todos à minha volta mentalmente. Mas depois sou só o bagaço e não resolvo é nada.
    Dormir é tudo na minha vida, mas também ando tendo noites ruins, acho que são todos estes processos que vc citou (xixis, trocar o lado da barriga etc.). Sobreviveremos!

    ResponderExcluir
  16. gata, pega um papel e anota tudo... já que tá acordada mesmo, aproveita! rá!
    a coisa ia render bem e suas leitoras (eu! eu!) iam adorar. certeza!

    bj-bj

    ResponderExcluir
  17. Aiai q terrível isso Mariana ficar sem dormir é punk demais...eu já sofro desse mal sem estar grávida...o q será de mim qdo tiver uma vidinha acoplada na barriga? rss..

    ResponderExcluir
  18. Que tal um bloquinho e uma caneta do lado da cama? Pelo menos não fica o sentimento de noite perdida (quer dizer, a noite de sono perdida fica, mas o post fica também, isso é bom, não?).

    Como disseram, insônia de grávida é piada de mau gosto: quando dá para dormir, não consegue, quando não dá, se dorme até em pé.
    Minha avó sempre disse que se Deus existe é um comediante.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Ah, igualzinho a mim.
    Eu escrevo posts enormes nas minhas noites insones, durmo e sonho que to ainda sem dormir, e nao me lembro de frase nenhum quando acordo.
    Tive a ideia supimpa de me levantar outro dia e escrever os absurdos....péssima idéia, se postar isso, ai sim vão ter certeza que sou loka! hahahahaha Beijos

    ResponderExcluir
  20. Mari, eu li uma vez que os bebes no utero dormem tipo 95% do tempo. Eu nao acreditava, até minha GO me explicar que eles super se mexem dormindo. Entao vai ver o embutido nao é insone, apenas gosta de dançar enqunato dorme.

    ResponderExcluir
  21. É verdade... Depois de uma fase de sono intenso, não preguei o olho essa noite... Mas acho que a culpa foi das salsichas. Deixa eu explicar: Vi no blog da Carol uma foto de um cachorro-quente mega delicioso e não aguentei: de noite me entupi de salsicha com molho no pão! O pior é que agora tô com vontade de comer mais!!! hehehe!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Maura

    ResponderExcluir
  22. Mari... se o embutido for que nem Looloo voce pode me ligar na madruga pra gente levar altos papos sobre fraldas, mamadeiras, funchicórea e copinhos de transição.Ou se prefirir , sobre Brad Pitt , Marcelo Antoni ou Antonio Banderas. Nóisnumdormemas sidiverte!
    beijo

    ResponderExcluir
  23. Pois comigo acontece igualzinho. Noite passada por exemplo, acordamos umas 7 vezes por conta do Nicolas que tá tendo crises de tosse. Coisa desses virus cabulosos aí no ar...

    Mas daí, claro que das 7, só umas 2 vezes eu consigo voltar a dormir. Então, nos periodos insones, blogo, escrevo emails, pago contas, discuto todos aqueles assuntos dificieis e pendentes com fulano ou cicrano e ainda faço todas as minhas tarefas do dia seguinte... TUDO mentalmente. Você deve me entender. So que nada disso me ajuda, pois no dia seguinte é um Deus nos acuda pra eu lembrar todos os insights que eu tive durante a noite.

    MAS, como sou macaca velha e eu ja sabia disso, essa noite eu levantei, peguei uma folha com caneta e anotei todo o brilhantismo que me ocorreu. Saiu tudo torto, uma letra por cima da outra, mas deu pra entender. E resultado: uma CACA! Aproveitei nada!

    Menina, minha conclusao é que a gente fica se iludindo, achando que teve ideias de genio durante à noite, mas nao! Acho que sao tudo delusions de um insone...

    Entao é isso...

    Ah! A proposito, eu sou a Luciana, mãe do Nicolas. Me delicio sempre com seus posts, mas acho que só uma vezinha eu deixei um comentario. Agora esse desse tamanho compensa pelos outros nao escritos, ne?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. hahaha... acho que a madrugada é inspiradora mesmo. Também me sinto 'A criativa' nas N vezes que levanto para amamentar. Às vezes um pensamento é até sequência do outro da mamada anterior. Mas aí o sol nasce e meu cerébro zera. Vai entender.
    Mas ainda bem que na vida real, existem pessoas que são criativas de fato e não só no sonho como eu. E que sabem escrever as coisas que as outras sentem desta forma divertida, assim como vc faz.
    Bjocas, querida

    ResponderExcluir
  25. putz, que bom reler esse post agora!
    eu sabia que tinha lido algo aqui, vim e achei.
    pelo menos dá um alívio de não ser a única louca insone grávida...
    (e tb já estava ficando com medo do baby ser um boêmio... ufa!)
    bjocas

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails