sexta-feira, 19 de junho de 2009

:: O nome da Rosa (uma pequena coletânea) - ATUALIZADO


Mamãe não vai ficar feliz, mas o fato é que falar das partes íntimas fez um baita sucesso. E não estou falando (só) dos taradinhos de internet que vieram parar aqui através de buscas pueris tipo "pinto e xoxota", estou falando de muitas leitoras seriamente envolvidas com a causa de encontrar para as nossas partes baixas nomes não tão baixos.

Acho que vale organizar as sugestões, assim você, mãe aflita, pode guardar e manter, como um pequeno livreto de idéias, para consultas futuras. Eu adorei e já escolhi alguns nomes simpáticos para usar quando for a hora.

Vamos à lista:


Aves (pra fazer companhia pro pinto)

periquita (eu tinha esquecido deste clássico da nossa língua portuguesa, que grave!)
pombinha
pinta (consideremos a pinta como mulher do pinto. Licença poética, tá gente?)


Importados/regionais

cachufla - Argentina
concha - Espanha
figa (ou outro nome de fruta) - Itália
zezé (menino: zizi) - França
menino: pila/pilinha - Portugal
pipiu ou bibiu (menino: pitoca ou piloca) - nordeste


Variações (mais aprazíveis) de xoxota

cocota
popoca
xoxoca


Nomes engraçadinhos

perseguida
xana
bucicleide (carinhosamente, buci)


Nomes fofos que não fazem nenhum sentido (e são meus favoritos, ha!)

totó
pitica
ica
bimba
pitita
xu
binda
pepa
pepita
pixirica
pipita


Diminutivos

conchinha
pexequinha
forninho
hamburguinho (hamburguinho é como o povo do ultrassom chama, já repararam? Dizem que procuram um "hamburguinho" na imagem pra ver se é menina...)


Nomes eufemísticos, do tipo "fui pega desprevenida e não estou pronta pra essa conversa, socorro!, o que que eu digo???". (Na verdade todos são eufemísticos, mas esses são especialmente engraçados porque têm uma certa negação da coisa. Freud há de explicar...)

princesinha
menina
"ela"
bumbum da frente (hahaha, me acabei!)


Nomes Incidentais (esses não apareceram como sugestão, mas foram usados quando a leitora quis se referir à parte em questão, tipo, "eu chamo a minha ditacuja de: ____ ")

ditacuja
gloriosa



Viram? Xoxota nunca mais, amigas!



Muito obrigada a todas as meninas que colaboraram para esse post: Cau, Claudia, Ce, Dani, Dany, Dannah, Gi, Heloisa, Isabela, Japa, Julia, Juliana, Keiko, Laura, Letícia(s), Letícia Volponi, Lilata, Luciana, Lu Terceiro, Luíza - a futura mãe da Catarina ;-) LuLu, Mariana, Maricotinha, Mel, Natie, Neda, Paloma, Patrícia, Paula, Re, Roberta, Rossana, Ruiva, Steph, Thaís e anônimas. E Rebeca, a doida inspiradora do post.

ATUALIZANDO

Nomes que eu tinha esquecido, e novas sugestões:

pepeca, xexeca, xereca, pipica, florzinha, absoluta (super drag queen esse último, faz parzinho com gloriosa), pipinha

E digo mais:

Mães de meninos também querem sugestões, minha gente! Acabamos fazendo a lista só de meninas porque os nomes masculinos (pinto, pipiu, pipi, peru, etc) são mais bonitinhos que xoxotas, xerecas e cia. De qualquer maneira, tem algumas sugestões não tão óbvias aí em cima (pintei de vermelho pra vocês acharem), e de novo jogo a questão: nomes simpáticos e criativos para pinto, minhas gentes, alguém?

(Só não garanto fazer um novo post sobre isso porque já abusei do assunto e arrisco ser deserdada por mamãe se falar "pinto e xoxota" mais uma única vez pela próxima década.)

(Gordah, arrumei a pitoca, eu tinha lido errado. Valeu!)

36 comentários:

  1. Fantástico!!!!
    Vou mandar para o Aurélio Kids!
    Mari,
    me mande seu e-mail (privatizei o blog).
    Meu e-mail : danielasimoes@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mari, rondando sobre o assunto partes íntimas (aliás, essa discussão dos nomes da dita cuja é ótima), complemento com o dilema de uma leitora daquele livro "O que esperar dos primeiros anos":
    "Desde que meu filho viu a irmãzinha sem a fralda e percebeu que ela não tem um pênis, ele tem manifestado medo de perder o dele".
    Hahahahah... adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Mari, super útil esta lista, de verdade! Eu mesma tive muitas dúvidas na hora de nomear a pequeca da Ciça de uma forma que não fosse vulgar nem adulta demais.
    Sei que tá no outro post, mas senti falta da pequeca na coletânea (e, na verdade, eu nunca tinha visto como uma variação de perereca).

    ResponderExcluir
  4. Mari,

    O post anterior tava incrível!!! Não contribui porque ainda não passo por esse dilema! ;o)

    Mas já tenho uma obra de referência caso seja pega de surpresa. hehehehe

    Roberta,

    Morri com a história de seu filho ter medo de perder o pinto dele. HAHAHAHAHHAHA

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  5. Me acabei!!!!!
    Que tudo!!!!
    Viva as partes baixas das meninas!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Mari,
    acabei de me lembrar de mais um que me mata de rir só de pensar: absoluta!!!!kkkkk
    Não sei se vc já viu o "super" clip da Stefhany do Cross Fox (gente, desculpa a baranguice mas eu me acabo de rir com os detalhes bizarros do clip cada vez que vejo.http://www.youtube.com/watch?v=RmPB47Q-GKY&feature=related
    Acho que falar do clip aqui é pior do que falar de pinto!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Sei que é horrível dizer, mas faltou "xereca"! E olha que é bem usado, inclusive no diminutivo!

    ResponderExcluir
  8. Sucesso de coletânea! Sua mãe não ia ficar contente, mas dava um livreto bom, a ser entregue nas maternindades para mães de meninas :-)

    beijin,
    Keiko

    ResponderExcluir
  9. É um problema mesmo denominar a tal... me apavoro só de pensar nas perguntas que ainda terei que responder...
    Mas esta listinha com certeza ajuda!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  10. hehehe faltou florzinha!!!! esse eh pessimo mas muito popular ainda!

    Esqueci de dizer como o meu pai chamava quando ouvia minha mae chamar de florzinha e eramos adolescentes ( calma q esse eh bom)

    CACTUS JACK LADY!!!!

    Nome pomposo pra uma piriquita cabeluda, ne? hehehe

    Nem quero pensar na educaçao sexual das meninas!Hehe ai q panico!!

    beijocas e adorei a coletanea!

    ResponderExcluir
  11. Me acabei! Mas assim, me acabei-ei-ei! Na boa, isso daqui é manual mesmo! E sabe o que é mais lindo? Há boas intenções em tudo!!! TUDÓ! Esse post é tipows: mães escolham as opção com a qual você melhor se identifica. E eu me identifico com Bucicleide, ou Buci! Cho-rei!
    Mari, você é uma gênia minha filha, assim Gê-Ne-A!
    PS: Adorei seu comentário lá no Twins: a pessoa sai de minas mas Minas não sai da pessoa!
    Ó, te adoro!
    Beijões

    ResponderExcluir
  12. ahahahah! "futura mãe da catarina"
    lembrei um nome de mulher que chamavam: teresa!
    aí eu conhecia um menininho de uns 5 anos que morreu de rir qdo descobriu que a avó de um coleguinha da escola se chamava teresa.
    gente, imagina a situação!

    kkkkkkkkkkk

    e depois eu fiquei pensando: como minha mãe chamava a minha?
    aí lembrei: era bumbum, ou dundun.

    como assim, bumbum? uma coisa generalizada como se eu defecasse/urinasse/desse (ops) por um orifício só?

    confuso hj, mas na época não me atrapalhou em nada (não que eu saiba)

    kkkkkkkkkk!
    que assunto no mínimo cômico!

    me divirto com seus posts, mari!

    bjos e bom fds!!

    ResponderExcluir
  13. ps: ahhhhhhhhhh! adorei o absoluta, usado pela renatinha!!!

    obviamente que só serve pra piada interna, mas é ótimo!!

    ResponderExcluir
  14. De nada fofolete! Graças a Deus vc é organizada, porque eu já tava perdida. Só lamento da sua mãe nunca querer me conhecer pessoalmente.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  15. aqui em casa é pipica!!!!! :)

    karenina

    ResponderExcluir
  16. Ri e me diverti muito com esses 2 últimos posts.
    Ai ai ai,...será que estou ficando uma avó menos careta do que a mãe careta que fui.
    Será que fui mesmo?
    E como a filha ficou desse jeito? Imaginem se eu tivesse sido mais liberal...
    Vó Mutante
    PS: avisa quais são seus nomes preferidos pra eu adotar tb com a Alice. Afinal, também neste quesito, é importante garantir a consistência.

    ResponderExcluir
  17. meu marido argentino riu muito qdo falei da cachufla!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Como eu já disse, eu ja li esse blog de cabo a rabo, é delicioso.
    Ah, esqueci de dizer, fui eu que desenhei o cachorrinho voador sim hahahaha.

    Popoca é um nome divertido, mas vai que a Alice vai assimilar nomes (como o posto do queixo/queijo) e aponta a popoca dela dizendo PIPOCA, ok esse risco é bem pequeno hahaa..
    Beijoss

    ResponderExcluir
  19. Ô Mari, e as mães de menino, como é que ficam? Ninguém opinou em nomes de partes íntimas masculinas, não? Outro dia meu mardio soltou um "luluzinho"... No way! Também precisamos de dicas! Beijão

    ResponderExcluir
  20. Olá, Mari, tudo bom???
    Sempre te leio, mas nunca comento...Preguiça...srsrs
    Amei esses posts, essa é uma discussão q meu marido e eu sempre temos. Mas serei mãe de menino, então concordo com a Juliana. Precisamos de sugestões tb.
    Pipi, piu-piu.... morro de vergonha, mas não faço a menor idéia de como chamá-lo para meu filho.
    Parabéns pelo blog e pela Alice...
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Excelentes!!!
    Morri de tanto rir ...
    Graças ao bom Deus, xoxta nunca mais. Aliás, xexeca tb detesto, apesar de ter sempre ouvido referência à ela.
    Bjks

    ResponderExcluir
  22. Adorei o resultado do post passado! Um novo post engraçadissimo!

    Só tenho uma observação, aqui no Nordeste é pitoca (lê-se pitóca) mesmo, e não pitoco. E meu noivo acabou de me lembrar de outro nome pros meninos: pichoca. hahahaha

    Beijos,
    Gordah

    ResponderExcluir
  23. hauhauhauha!

    sabe, descobri o sexo do meu baby semana passada. e até então estava pensando em como chamaria a dita cuja, caso fosse menina!
    mas daí, sorte ou não, é um menino! e vamos ser sinceras: muuuuito mais fácil definir! hehehe!

    mas o importante é que se meu próximo filho for menina (viu como sou empolgada?), já tenho uma enoorme lista pra escolher!

    adoooro isso aqui!! :)

    bjão!

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Estava buscando por informações sobre relactação e amamentação quando encontrei seu blog e ADOREI !
    Estou para adotar um bebê e seu pequeno guia prático para mães sem práticas, será muito útil, além de divertidíssimo !
    Virei fan !
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Sensacional. Toda vez que olhar lá vou lembrar de todos esses nomes.hahahahahahahahaha...

    ResponderExcluir
  26. Protesto: Mari, vc não colocou na lista "perereca"! Brincadeira! Também ... um nome destes é meio "inclassificável"! Beijo! Dani

    ResponderExcluir
  27. Leticia (lillot@hotmail.com)24 de junho de 2009 às 11:45

    Adorei!!!!
    Adorei fazer parte da lista!
    E já cheguei em casa e fui correndo mostrar o blog pra minha mãe!!!
    Nos acabamos de rir!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  28. Oi, Mariana,
    Já tinha visto o link pro seu blog em alguns outro blogs que leio, mas confesso que nunca tinha me interessado em vir ler, pelo fato de não ter filhos; e como o nome do blog fala em 'guia prático' acabou não despertando muito meu interesse, embora eu leia alguns poucos blogs de mães, como o da Lilata (comecei a ler qdo ela ainda não era mãe) e o do Astronauta. E foi pelo blog dele que vim parar aqui, pra ler sobre o relato do encontro de vcs na Espanha. Não só li o post do relato como fui lendo todos os outros posts anteriores. Vc escreve mto bem e de forma divertida, e mesmo não tendo filho, acabei me distraindo e rindo mto. Virei leitora assídua e fã ;). Sem falar que não dá pra não se encantar com as fofurices e travessuras da não menos fofa Alice.

    Em relação ao "nome da rosa", rs, qdo era pequena minha mãe me ensinou a chamar de perereca mesmo, mas nunca tinha ligado o nome ao anfíbio asqueroso, rs. Ainda assim, acho menos pior do que xoxota, que considero feio e vulgar (ano passado na consulta, a gineco usou esse termo, achei o ó!). Tb conheço por "perseguida", que já foi citado, e "poderosa".
    Uma curiosidade: aqui onde moro, Cuiabá - MT, as pessoas mais antigas e tradicionais da cidade chamam a dita cuja de "cheiro". Mas eles têm um jeito peculiar de falar, então eles falam "tchêro". Acho mto engraçado.

    Parabéns pelo blog e pela Alice, que é linda e parece um bebê Johnson's.
    Vi um comentário seu no blog da Elise, de quem gosto mto, e por isso resolvi sair do anonimato e comentar tb, embora tenha chegado aqui há pouco tempo.

    Desculpe o comment enorme!

    ResponderExcluir
  29. Nossa, entre tantos codinomes voce nao se lembrou de pipinha?
    Cheguei aqui por indicacao da LuLu, antes que voce pense que sou um daqueles taradinhos. Meus filhos estao nessa fase tambem. da uma olhada nos posts: http://ostrigemeos.blogspot.com/2009/06/conversa-de-menino.html
    e esse: http://ostrigemeos.blogspot.com/2009/06/to-cansado-disso.html
    beijos

    ResponderExcluir
  30. A peca dos meninos aqui em casa eh peru. Mas eles mesmos escolheram outros nomes. Um escolheu pirulito [essa meus pais usavam na minha infancia] e o outro pepino [esse menino eh mais atirado mesmo!]
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Fantastico!!! amei, sabe que isso é uma das grandes e bobas dúvidas que eu tinha! vou escolher um bem bonitinho!!!

    ResponderExcluir
  32. Atrasadíssima, mas não resisti quando lembrei 2 nomes da minha infância: lelete e broa. Kkkkkkkkkkkkkkkkk! Broa é bem mineiro mesmo....Kkkk

    ResponderExcluir
  33. Meu namorado fala q quando ela criança a mãe dele chamava as partes íntimas dele de "bililiu" e ele fala assim até hoje! Muito engraçado!

    ResponderExcluir
  34. Minhas amigas que tem sobrinhas chamam a ... de BARBIE!

    ResponderExcluir
  35. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pra mim pipiu é super adequado pra meninas! rs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails