Daí que a Alice engoliu a pílula do Doutor Caramujo e decidiu que sabe falar, sim. E então ela fala, fala, fala. E, pasmem, a gente entende. Mais maluco ainda: ELA entende! Eu perdi o exato momento em que isso aconteceu, mas fato é que um belo dia a gente estava batendo papo. O meu monólogo sem fim virou diálogo sem eu nem me dar conta.
Porque mãe fala pencas, né? Os manuais aconselham e a gente obedece, e sai tagarelando loucamente nos ouvidos dos nossos pequerruchos, coitados. Eu virei tipo uma Galvão Bueno de mim mesma, narrando T-U-D-O o que fazia: agora mamãe vai fazer X, agora vamos fazer Y?, mamãe vai te dar Z, quer?, sempre perguntando mas nunca esperando resposta. Pois um dia ela não quis, e mandou um nã-nã-nã, cabeça balançando e tudo. Foi comovente, mas depois entendi que “não” era a resposta padrão pra qualquer pergunta.
Quer o suco?
Não – e afasta o copo.
Quer o leite?
Não! – e avança feliz, com olhar guloso.
Ficamos assim um tempinho, e aí a coisa evoluiu, de modo que finalmente temos um diálogo de verdade.
Ela aponta pra mesa de café da manhã, dá!
E eu: esse? (o pão)
Não!
Esse? (a geléia)
Não!
Seria esse? (o iogurte)
Ethe!, ou É!
Então tó!
Bigode! (vulgo "brigada")
*nham-nham*
Mái, mái!!
Como??
Ela ri, sabe que faltou o "s". Corrige: MÁIXXXXX!
Tó. Como chama isso?
DANONINHO!
Ai, que sucesso! Tá, ela não tem assim a oratória de um Rui Barbosa, mas eu me acabo de orgulho mesmo assim. Mãe, né gente? Até quando ela fazia au-au pra um cachorro na rua eu ficava orgulhosa, imagina agora, que responde as minhas perguntas e diz que seu nome é Aíxe. Quase infarto toda vez.
Lado ruim: quanto mais truques essas criaturinhas aprendem mais manipulável a gente fica. Porque pensa: é humanamente possível ouvir "da-no-ni-nho", assim tão bonitinho, e não encher a mocinha de danone até as orelhas? Não, não é. Alice agora pode ganhar TUDO da mamãe aqui - basta aprender a palavra.
(Ainda bem que a gente tá em Paris, vou fazer cara de desentendida pra tudo o que ela aprender em francês...)
***
Recebi um meme da queridíssima honeygirl, dona Melissa.
Respondo assim que tiver tempo e a mínima idéia do que vem a ser um meme, ok gata? ;)
Owwwnnn!
ResponderExcluirQue linda essa loirice! Pagava ida e volta pra França só pra ver esse pingo de gente falando aos montes.
Mari, sua interação com Alice é tão linda que até emociona a gente. Adoro quando você fala assim pra ela: "Isso Garotá! Aê Garotá! Garotá!". Pô mano, se eu fosse ela ia pensar assim comigo mesma: "Aí, minha mãe é gente fina camarada, maior brother a minha mãe!" Sabe os pensamentos dos bebês no filme "Olha quem está falando?"? Tipo que nem o filme, saca?
A sensação que eu tenho é que vocês além de mãe e filha serão muito muito muito amigas! Coisa linda, viu?!
Então, eu te mandei o meme porque fiquei imaginando você fazendo um meme especial sobre coisas suas dentro do universo maternidade. Do jeito que você é criativa, dá pra chorar de rir!
Beijo enorme!
É muito fofa essa fase!!!!! Essa fase do "não" é engraçada demais. Agora chega na fase do "por que?", pra você ver. Tudo bem que é muito importante, como dizem os psicólogos de plantão, mas tem hora que a gente enlouquece: "Mamãe, por que a borboleta tem asa?" "Por que a tartaruga não tem asa?" "Por que tem gente triste?" "Por que Papai Noel só traz presente uma vez?" "Por que você trabalha?" "Por que você quer dinheiro?" "Por que estou de férias?" E haja resposta!!!!
ResponderExcluirmari, fiz um blog menininha (petit femme)...
ResponderExcluirum pouco inspirada em você;
um pouco numa amiga que não vejo ha anos e agora me manda email me chamando de perua (perua!! eu???? credo!);
um pouco inspirada na joana que sempre me chamou de borracheira e de repente me vejo cozinhando pro marido sabe como?
o vem do nada continua pro lado moleque não enlouquecer, mas o petit femme conta suas dicas de mulher (e de mãe daqui uns anos né)
beijos!!!
Nem precisa colocar o video, que já fiz o filminho, aqui na minha cabeça e Adorei!! Dei muita risada...
ResponderExcluirAproveito pra te desejar um Feliz Natal!! Natal em Paris, hummm... chique, hein??
Beijo pra voce e pra fofíssima da Alice.
Flavia
pode ficar orgulhosa pq ela ta linda demaaaaais!!!
ResponderExcluirsaudades!!
Vídeoos djá da pequena tagarelando, pra gente babar!
ResponderExcluirBjs.