sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

:: Os Antigos


São sempre eles. Os Antigos. Sempre que a Vanda dava algum conselho engraçado e eu fazia cara de interrogação, ela mandava um “ah, isso é o que dizem os antigos”, acho que para fugir de qualquer responsabilidade.

Os Antigos. Uma entidade, uma seita misteriosa, que vêm fazendo as mulheres agirem de forma esdrúxula com seus bebês há um bocado de tempo. E muitas vezes eles acertam, esses danadinhos!

A Vanda trabalha na nossa casa lá em São Paulo, e me ajudou horrores desde que a Alice nasceu. Mas ficava chocada por eu não conhecer e nem seguir os mandamentos dos Antigos. Me deu altas broncas, a dona Vanda. Acho que ela muitas vezes temeu pela pobre Alice, com essa mãe ignorante e desconectada da sabedoria ancestral.

Os Antigos dizem que a mulher em dieta (abre parênteses, "Dieta" = "quarentena" = puerpério = aquelas primeiras semanas doidas depois do parto, muito obrigada, fecha parênteses) não pode andar descalça nem tomar chuva. Comer ovo nem pensar, porque apodrece a menstruação (que menstruação, Antigos??? Mulher que acabou de parir não mestrua, meus queridos!). Os Antigos têm algumas práticas muito peculiares, como passar caldo de feijão na boca do recém-nascido pra não dar sapinho, grudar um fio vermelho molhado na testa pra passar o soluço ou batucar o nenê – coisa que eu nunca entendi, mas acho que tem a ver com bater os pezinhos dele no chão por alguma razão misteriosa que os Antigos, é claro, conhecem muito bem. Eles também dizem que quando o bebê faz bolhinhas de baba a gente precisa coçar a moleira dele imediatamente, e que quando o cabelo da mãe cai é sinal de que o filho já a reconhece (nesse caso, Antigos, minha filha me reconhece desde que eu estava grávida de 6 meses).

Me divirto um bocado com eles e acho os conselhos pitorescos. Só tem um problema: os Antigos não gostam de médico.

- Já tá na hora de fazer um suquinho pra ela, né? (Vanda, quando alice tinha 1 mês.)

- Não, Vanda. Ela fica só com leite do peito até os 6 meses.

- SEEEEIS MESES???? (cara de espanto da Vanda.) Quem disse isso?

- A médico dela, uai.

- E VOCÊ VAI FAZER TUDO O QUE A MÉDICA MANDA??


Ou:


- Não vai passar o feijãozinho na boquinha dela?

- Não, Vanda. Ela é muito pequenininha ainda.

- Ah. Mas se você botar ela bem que vai gostar...

- ...mas se eu botar a médica dela me mata...

- e precisa contar tudo pra médica???

Eu sempre achei graça, mas nunca segui muito os Antigos não. Sou super a favor da sabedoria popular, desde que ela pareça de fato sábia, o que nem sempre era o caso. E fizemos, eu e Carlos, uma escolha lá no comecinho da gravidez: vamos escolher um pediatra legal e confiar nele, ponto. Porque senão fica aquela loucura de "o médico disse isso, o homeopata aquilo, minha tia aquilo outro" e com a gente não ia funcionar. Tem quem consiga fazer assim, e ir filtrando aqui e ali pra decidir o que é melhor. Pra gente, indecisos o suficiente, basta uma pessoa como guia. Uma pessoa de confiança e que combine com o nosso estilo alternativo-pero-no-mucho de ser. Porque a gente topa chazinho e topa remédio, sem crise - afinal, o meio termo foi o caminho escolhido pra quase todas as decisões que se referem à nossa filha.


Então, entre Antigos e médico, ficamos com médico. Mas confesso: em Paris os conselhos deles estão fazendo uma baita falta (até porque aqui o que diz o médico eu não entendo, hoho!). Na verdade nem é deles, e sim da "Voz da Experiência", sabe? A Vanda tem 4 filhos e um bocado de netos, alguma coisa com certeza ela sabe. Filtrando um pouco o que parece ser crendice, tem um monte de conselhos ali que são ótimos. E aí tem as ajudinhas de minha mãe, minha sogra, tias, cunhadas, amigas-de-amigas. Todo mundo que já criou filho pode contribuir com alguma dica, truquezinho, palavra amiga (haha), e esse tipo de convívio faz falta pra quem mora longe. Tenho a querida Marcela, mas estamos no mesma barco: mães de primeira viagem morando fora. E aí?


E aí que eu tenho VOCÊS, MINHAS AMIGA (ai, a Palmirinha! Não resisti!). Tenho visto aumentar a rede de blogs-de-mães, leitoras de blogs-de-mães, comentaristas de blogs-de-mães (etc, etc) sempre entrando em contato e tentanto se ajudar, e isso me deixa bem mais tranquila e feliz. Saem os Antigos, entram as Mudernas, hein, hein? Internet a serviço dessa arte tão milenar que é criar filho, quem diria?

Então eu quero agradecer muito as visitas, os comentários e a rede que tá se formando. Temos ali do lado esquerdo uma lista de mammas amigas linkadas (às vezes esqueço de atualizar, então me mandem emails se quiserem que eu adicione, ok?), e a Lu deu a dica de um diretório de blogs de mães (no qual eu vou entrar assim que descobrir como) linkando os blogs por assuntos. Join!



Bom, dito isso, vamos ao que interessa: a Alice (que tá com 1 ano e 5 meses) tá chata e fazendo uma birra federal sempre (SEM-PRE!) que é contrariada. Até expulsos de restaurante já fomos por causa do showzinho da moça. Ah, e ela não quer comer comida salgada nunca mais nessa vida.

Ajuda, alguém?



26 comentários:

  1. Sobre não querer comer:
    bienvenida al club...

    e acho que a melhor dica é:

    Paciencia, paciencia, paciencia!!

    Daqui a pouco ela volta a comer melhorzinho. (ou isso espero). Beijos

    Flavia

    ResponderExcluir
  2. aff! nem me fala nesse lance de Antigos... o mais bizarro que ouvi foi que não podia torcer a roupinha lavada da criança, pq quando fosse vestir daria cólica... uhum, lavei a roupa todinha do meu filho na máquina, con centrífuga e tudo e ele nem tchum, cólica nunca na vida...rsrsrs

    E os showzinhos... Ah! os showzinhos... Acabei de voltar constrangida do pediatra. o Sr. Bernardo que nunca me deu este trabalho, agora com 1 ano e 2 meses resolveu fazer ESCÂÂÂNDALO pra ser examinado no consultório, rasgou o cercado todo...

    Ah! claro, claro! nem me apresentei... já leio o blog tem um tempinho, mas nunca comentei... firts time!
    eu tenho (vários) blogs, e um deles é sobre o B. Dá uma passadinha!

    www.omundodebernardo.blogspot.com

    beijo!!!!!

    p.s: Alicedelíciaaaaa!

    ResponderExcluir
  3. Mari, procure ler um educador que escreveu alguns livros sobre o desenvolvimento de crianças (Olha o título do mais conhecido, que llindo: "Como amar uma criança"). Ele chama Janusz Korczak. Eu gosto dele porque a linha de raciocínio dele é o bom senso...
    Tem mais: ele era médico... e é antigo!

    ResponderExcluir
  4. Olá. Adorei seu blog, tenho um também e estarei por aqui mais vezes.
    É tão difícil aconselhar, né? Mas acho que a paciência está em primeiro lugar neste caso, sem dúvida, e você deve ensinar a ela que a comidinha salgada é importante, mesmo que para isso ela fique com um pouquinho de fome. Uma hora ela comerá a comidinha, priorize os alimentos que ela mais gosta até que volte ao normal. Sou mãe de primeira viagem, mas leio muito, já que, como você, estou morando longe de vovós e amigas, de quem sinto muita falta. Boa sorte e beijinhos na Alice.

    ResponderExcluir
  5. hahaha, quanto ao problema que a Alice tá tendo eu não posso te ajudar... hehehe.

    o bom é que eu sempre posso vir aqui e ver dicas, e o que as mamães mais experientes te disserem eu tb vou anotar pra qd chegar a minha vez!

    eu adoro essa rede de mamães modernas, que juntam os conselhos dos antigos, com a palavra do pediatra, com a experiência de uma amiga... alguma coisa sempre serve pra gente!!!


    um beijo pra vcs duas!

    ResponderExcluir
  6. Mari,
    acabei de comentar a mesma coisa lá no Astronauta.
    é uma fase e passa, não se preocupe tanto, e quanto as birras... o pior ainda está por vir. Já ouviu falar nos terribles two?
    hahahah
    Sorte!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tenho um pouco mais de experiencia (do alto dos 2 anos e 4 meses do meu pituco, e segunda gravidez, hahha) e quero te dizer que comer comida salgada ninguém quer mais.. so last season! eu que tenho um mulecote que não come quase nada, voltei a dar umas sopinhas quase como as que ele comia no comecinho, com macarrão de letrinhas, e sem peneirar, pelo menos sei que tá comendo alguma coisa.. e ele tem aceitado bem viu.. essa sopinha ele toma na jantinha.

    Boa sorte, enão se desespere, criança que tem comida em casa nunca morre de fome, como diriam os antigos!

    Ester

    ResponderExcluir
  8. Minha avó teve crise de choro quando falei que o João não comia doce. Crise de choro é uma das formas dos Antigos dobrarem a gente.

    João também não come mais comida, só carne e biscoito. As birras melhoram com uma pequena palmadinha na mão (podem tacar pedra, mas resolve) ou 1 minuto na cadeirinha do pensamento (kkkk, esse nome é muuuito engraçado). Mas quando ele quer subir em moto não resolve nenhum nem outro.

    Força!

    ResponderExcluir
  9. Outro dia eu estava reclamando que não existem sutiãs de amamentação pretos...como assim, a mãe que amamenta não pode usar roupa preta? Um absurdo. Bom, aí que a vovó me diz que "dizem que sutiã preto tinge o leite". hahahahahahah
    Coisa dos Antigos!!!
    Quanto à comidinha, não posso ajudar muito pq o meu André ainda é pequeno então não passei por isso. Só desejo boa sorte e paciência.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Eu não sou mãe ainda mas estou quase parindo!!!
    E tb sou Mádrasta!!! HAHAHA
    Mas juro que sou a da melhor espécie!!!
    Estou aqui filtrando tudinho, tudinho!

    ResponderExcluir
  11. ainda não posso ajudar nesse assunto... mas posso aprender, eba! vai contando o que funcionar - ou não - tá?
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Mariiii,
    saudades...
    Olha, não sou antiga, não tenho blog, e muito menos sou médica.
    Mas a Nina nunca foi de comer muito, já passou uns 2 dias apenas de luz!!!
    E se tem uma coisa desses antigos, médicos, amigos....que eu ouvi e é verdade é : CRIANÇA QUE TEM FOME COME!!! nenhuma criança que tem, comida a disposição morre de fome...A partir dai relaxei!Outra história engraçada:
    Uma amiga com um filho de 2 anos ligou pro pediatra desesperada( como toda boa mãe )
    - Socorro! meu filho não come nada!! as vezes só 2 colheradas no almoço e 2 no jantar....
    - É ? Espera ele fazer 3 anos pra vc ve o que é NÃO COMER MESMO!!!
    hahahahahhaha
    SAUDADES AMADA
    BJSSSS

    ResponderExcluir
  13. Adoro teu blog!!
    Não me canso de repetir!
    Beijo Elisabeth

    ResponderExcluir
  14. Há! sobre a birra, essa é mesmo a idade que começa. Mas impôr limites é bom, faz bem pra criança. Eu fui super irritantemente consistente nessa fase c/ minha filha (que está c/ quase 4 anos) e ela logo desistiu. Por exemplo, se ela insistia em brincar ou manipular algum objeto "proibido" (que machuca, que quebra etc), eu simplesmente tirava da mão dela (em meio a gritos) e imediatamente a colocava em outro canto, com alguma outra atividade, e sempre funcionou, ela logo se distraía. Já com 2 anos eles têm mais memória, vão lembrar que estavam brincando com tal objeto e ficarão mais bravos. O importante é NÃO CEDER nunca jamais, seja educada mas firme e explique, mil vezes que seja, que não pode. Se você ceder depois do 3o pedido, eles vão usar a mesma "receita" sempre, e vão virar o que a cultura popular chama de "manhosos" (rs) - pode soar nazista, mas tal consistência encoraja a criança a respeitar a autoridade da mãe/pai. Comigo funcionou mto bem. Boa sorte!
    Isabella

    ResponderExcluir
  15. hahaahaahahaha

    adorei!

    alias, vim aqui pra deixar um link divertido e, agora, vi que tem a ver com isso que vc escreveu. da uma olhada.

    http://www.ahtrine.com.br/2009/02/13/3-filhos/

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Ai, Mari, que pena não poder te ajudar... Também estou no time das aprendizes...

    :o(

    ResponderExcluir
  17. Mari,
    Dizem que o DVD " A criança mais feliz do pedaço" trata exatamente das birras!! Eu vi " o bebe mais feliz do pedaço" e todas as dicas dadas pelo pediatra do DVD funcionaram muitoooo bem!! Agora quero ver o da criança...!!!
    Quem viu aprova....
    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. E quanto a birra, eu testei o cantinho do castigo da supernanny e deu super certo.
    E quando ela umas duas vezes resolveu fazer manha de se jogar no chão no shopping por exemplo eu abaixei ( super nanny na veiaaa!!!) e mandei ela levantar, uma vez deu certo, na outra ela continuou, eu sai andando e ignorei. em 3 segundos ela tava atras de mim e ainda falou ( "decupa" mamãe???)e nunca mais......
    Não acho que exista regra pra nada relacionado a filhos, mas isso comigo funcionou...
    SAUDADESSSSSSSS
    EM MAIO ESTAMOS AIIIIIII
    BJSSS

    ResponderExcluir
  19. Ai que vontade de estar por perto...(embora tenha certeza que vó, nestas horas, mais atrapalha que ajuda).
    Mas não resisto a dar um palpite. Observem o que acontece logo depois que Aíxe faz o que vcs não querem.
    Possivelmente é aí que está, pelo menos em parte, a explicação...
    E já que estamos comemorando 200 anos de Darwin, pensem na grande sacada dele: o ambiente seleciona o que permanece (e é assim tb para os comportamentos, diria Skinner).
    beijos ,
    Vó palpiteira

    ResponderExcluir
  20. Achei que "Os Antigos" só existissem aqui no interioRRRR! Mas, pelo visto, eles habitam toda canto da terra! Mas...confesso...quando a Nina tá com soluço, bem que eu coloco o fiapo na testinha dela...e...de vez em quando, não é que funciona?!
    Beijo! Ah...obrigada por me incluir na confraria! Que chique! Adorei!

    ResponderExcluir
  21. oi, bz!
    sou totalmente "bicona" nesse lance de maternidade, você sabe, mas também acho uma ótima tantos blogs de mamis e seus filhinhos... é alentador!
    se bem que são sempre tantos parentes e amigos por perto com pitacos, que é mais fácil mesmo escolher apenas UM conselheiro - o pediatra!
    não deixo mensagens com freqüência (também não abandonarei o trema!) por aqui porque sou desleixada, mas acompanho dia-a-dia suas peripécias. quando eu entrar para o seu time, será uma das primeiras amigas a saber, pois ninguém me incentiva tanto (mesmo que seja sem querer...)!
    beijão!
    ps: de onde eu venho, a tal da dieta se chama resguardo; a palavra já diz tudo sobre o quanto os Antigos te permitem fazer neste período, né?...

    ResponderExcluir
  22. Mari querida,
    Sou do time da Rossana, aprendiz,interiorana, desleixada e apaixonada pelo seu blog e pelo seu amor pela Alice!
    Toda vez que meu relógio biológico grita alto, eu penso que terei que reler seu blog inteirinho! Beijos com carinho, van
    Obs: Bem lembrado Rossana, Quarentena lá em Ribeirao é sinônimo de "seca"... rsrs

    ResponderExcluir
  23. Querida... pensando no que sua mãe disse, vcs devem ceder à algum capricho da Alice na hora do show. Ai, ela repete outras vezes a mesma cena, pra conseguir o que quer! Hehehe... os bebês são mais espertos que a gente....

    Ai que saudade!!!

    Beijo estalado,
    Riti barriguda.

    ResponderExcluir
  24. AMEI SEU BLOG!!! É muito legal! Também sou uma mãe de primeira, que adora essa modernidade. Vamos compartilhar experiências? Vou linkar seu blog no meu. Nos visite. bjos
    Paloma e Isa

    ResponderExcluir
  25. Acompanho seu blog e me divirto muito.Estou grávida de 7 meses e ele tem me ajudado bastante.Apesar de ser mãe de primeira viajem,tenho um pouco de experiência com crianças pois sou professora de educação infantil.Quanto ao fato dela não querer comer,tenha paciência e procure incentivar fazendo algumas gracinhas,isso é fase.Bjs e parabéns pelo blog.
    Vivian

    ResponderExcluir
  26. Oi, encontrei seu bloq por acaso em uma pesquisa sobre relactação. Adorei...
    Tenho um bebezinho de 1 mes e meio e outro de 1 ano e 10 meses.
    O mais velho está nessa fase em que tem dias que como muuuito bem e outros em que mesmo se eu deixar com fome só quer leite.
    Aprendi que sentarmos todos juntos a mesa acaba incentivando. Deixa-lo comer sozinho (dando uma ajudinha) tb.
    Mas não se preocupe pois ela não vai morrer de fome, rss
    Já as birras. Viro de costa ou chamo a atenção para outra coisa. Ignoro. Não dura 2 minutos...

    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails