quarta-feira, 15 de abril de 2009

:: Alice e a comunicação


A-do-ro as pequenas confusões lingüísticas dos bebês. Elas têm uma lógica toda particular e mostram como nossos filhos são espertos mesmo quando não estão sendo muito espertos.

Alice ama queijos. Todos, sem distinção. E estamos na França, atenção! Queijo aqui pode ser sinônimo de aventura. Sabe aqueles mais sinistros, mais fedorentos, com a casca de um cinza-azulado-amarronzado esquisito? Ela manda ver. Quando o queijo parece forte demais até pra mim - e eu gosto desse queijos que quase andam - ela encara, é uma coisa espantosa. Mas o legal da história é a forma como ela pede:  "Quexo, mamãe!", ela diz, apontando para o próprio queixo. Adorável!



Aí tem as pilantragens. As palavras que ela decide que não vai falar, e ponto. Com geléia é assim.

- Dá! (ela aponta a geléia)
- O quê, filha? A geléia?
- É. Dadado.
- Dadado não, Alice. Geléia.
- Daditum.
- Geléia. Ge-lé-ia. Gêêê...
- Póóó...
- ... lééé...
- ...bííí... 
- ...ia!
- ...blum! 

E aí ela começa a rir franzindo o nariz. Posso?

O deboche deveria ser proibido para criaturas que não sabem falar.

14 comentários:

  1. Hahaha!
    Do vulgo, "vou tirar um côco bonito com a sua cara". Ou do "mamãe, eu sei que você sabe o eu quero. Passa logo essa geléia, por favor?" ou do "tá bom vai mamãe, eu sei que você gosta que eu te enrole. de quebra ainda leva nariz franzidinho de coelhinho".
    Bebês são fôfos e inteligentes. ADORO!

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, ótima essa da Alice. Quando ela resolver falar "geléia" vc é que vai sentur falta do deboche.

    A Ciça também encara os queijos mais fedorentos e mofados. Um amigo francês ficou impressionado, pois ele disse que já viu muito adulto (brasileiro) recusar os queijos franceses que ele traz e ela come amarradona. Acho que, nessas horas, a falta de informação contribui!

    ResponderExcluir
  3. mari, sei que vc ja deve conhcer a maioria, senao todos esses lugares. mas como eu adoraria receber uma lista como essa de nyc, so pra ter certeza de que eu nao estou perdendo nada, vou te mandar o link assim mesmo. beijao.

    http://jordanferney.blogspot.com/2007/08/paris-haunts-and-jaunts.html

    ResponderExcluir
  4. nj,ll,hj,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,;;;;;;;;;;;,,,,,,,,
    mari, acima um coment do meu caio! rá!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Essa fase é ótima. Sempre reclamo com meu marido quando ele corrige nosso filhote. Acho lindo ele falar errado, mas ele quase não fala errado. Aprendeu a falar com 10 meses. Já é um rapaz de 2 anos experiente! Quer ver graça é ele substituir as palavras das músicas por "cocô", "Bumbum", etc...

    PS: O post é sobre a Alice e eu acabei falando do meu Arthur. Não resisti!

    ResponderExcluir
  6. HAHAHAHA Por isso amo essa menina, mesmo que (por enquanto) virtualmente!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Mari e meninas,

    Me ajudem!!! O João insiste em falar palavrão!

    - Filho, pede desculpa.
    - Puta.

    - Vc quer leite ou suco?
    - Cu.

    HELP!!!!

    ResponderExcluir
  8. Minha filha ainda não está nessa fase... mas meu afilhado sim... Nossa, tenho exercitado bastante meus poderes de vidente e adivinha... Eles inventam cada uma!!
    E sempre são especialistas em debochar de nossa cara... Minha pequena sempre me olha com cara de "mamãe, não faça barulho" qd arrota... é uma graça!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. júlia ainda está na fase do "ahhhhhahhhhhh, ehhhhhhhhh, ohhhhhh" e eu já acho um luxo para os 4 meses dela...rs... mas vivo isso com meu sobrinho, de dois anos, que arrisca um "amo você dinda" via fone, mas o que eu recebo é um "apochê íííínda". alice já é uma fofa nas fotos, imagino que fazendo essas "artes", fique ainda mais irresistível :)
    abraços,
    karenina

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olha, eu rolo de rir lendo este blog. A Alice é uma onça em potencial! Tipo os meus alunos figuras. Eles nos levam do céu ao inferno, não é mesmo?

    Parabéns pelo ótimo blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Há! Eu sei, ela assistiu aquele episódio de Friends que o Joe está aprendendo francês com a Phoebe, é igualzinho! Ou isso ou pura sem-vergonhice mesmo...delícia, só apertando até sair suco!

    bjin,
    Keiko

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails