sexta-feira, 4 de julho de 2008

:: Translactação



Atenção, mulherada! Essa dica salvou a amamentação da Alice, e acho importante divulgar.


No primeiro mês a Alice quase não ganhou peso. Magrelinha, parecia um filhote de passarinho. Eu não sei até hoje qual foi o problema, preguiça de fazer força da parte dela ou falta de leite da minha parte (será possível? Meu leite esguichava a cada 2 horas no começo...). O fato é que ela passava hoooooras pendurada no peito e engordava quase nada. Provavelmente uma coisa levou a outra: por não sugar com força, ela não estimulou a produção de leite, aí mamou pouco, aí ficou fracote, aí sugou com menos força ainda, aí o leite diminuiu mais, e assim a coisa foi, num desastroso e lacrimoso efeito bola de neve para mãe e filha. Eu tentei absolutamente tudo pra aumentar o leite: litros de água, chá da mamãe, suco de uva, tintura de algodoeiro, Plasil, Motilium, meditação e reza braba. Neca – eu usava a bombinha e tirava no máximo 10ml. Lágrimas, lágrimas (escondidas - porque eu tenho que manter a minha fama de má!).


Então a médica disse o que eu mais temia: vamos complementar com Nan. Oh God! Nan é o pesadelo das xiitas da amamentação, e eu era uma delas, imaginem o golpe. Derramei mais algumas lágrimas mas me convenci de que era o melhor para a Alice. OK, preparem as mamadeiras que nós vamos botar essa menina na engorda, custe o que custar.


Na primeira mamadeira, ela arregalou os olhos e mamou como se não houvesse amanhã (ui! facada no peito dessa mãe e seu leitinho mirrado). E aí vem a coisa chata: ela resolveu que a mamadeira era muito mais legal que os peitos (claro, o leite vinha com o mínimo esforço) e virou a cara pra eles. Eu já me preparava pra enxugar um dilúvio de lágrimas quando veia da Tatá a dica salvadora: translactação.


É basicamente o seguinte: você usa a mamadeira como copo, coloca dentro do leite um caninho (sonda número 4, comprada em farmácia) e a outra ponta do caninho coloca do lado do bico do peito, dentro da boca do bebê. Ela mama no peito e o leite da mamadeira vem junto. Assim, ó (na falta de foto resolvi dividir com vocês os meus dotes no paintbrush):

quando for pra valer, cuide para que o outro braço esteja apoiando o bebê, ok? achei muito difícil desenhar essa parte...


Assim o bebê não larga o peito, e a sucção ainda ajuda a estimular a produção de leite. Funciona super bem para mães que adotaram e querem amamentar – muitas chegam a ter leite usando essa técnica. Ok, no nosso caso nunca foi uma fartura, mas paciência. Esse pouquinho de leite materno que minha filha mamou deve ter servido pra alguma coisa, porque ela tá crescendo gorducha e saudável. Fora o vínculo, o contato físico e aquela coisa toda que é tão ou mais importante do que o leite em si. Pra mim, a tal sondinha foi fundamental. Aprendam e divulguem, porque muita gente pode precisar dessa dica!

Clique aqui e aqui para saber mais (e ver fotos decentes)


(E, de novo: mil vezes obrigada, Tatá! - pra quem não sabe, a Tatá é a autora da dica no primeiro link, dona do peito (e das unhas rubras!) em questão e mãe da Nina, que era pequetita na foto mas agora já está grandona. Beijos, sweetie!)


20 comentários:

  1. oieee...meu nome eh fernanda e sem queree achei seu blog e muito me interresou esta sua tecnica...bem meu nene nasceu com a ;lingua presa e eu sem bico...kkkk resultado uma briga enormeeee...no comeco ele mamou nos 10 primeiros dias no meu peito...resultado bicos rachados, chorava ao dar de mamar e ele ficava horas no peito pra poder conseguir mamar um poko, durmia de cansaco mas logo acordava de fome...bem com 12 dias ele foi internado por um momento de apneia...quando me vi estava no hospital meu filho berrando estressado de fome a mais de uma hora e eu chorando de ver aquilo...meu marido converou comigo e me fez ver q o q eu tava fazendo so estava me prejudicando e o nene tb...chorando eu aceitei a mamadeira da enfermeira...nossa o bebe dava goladas...acho q nunca tinha bebido tanto...me deu um aperto no coracao...bem mas falei vou tirar o leite e dou na mamadeira...mas acho q devido ao estresse secou meu leite...eu q tinha tanto q ate pingava pela casa...bem como resultado atw hoje so mamadeira...ele adora mas eu to mal...me sinto mal queria muito amamentar!!!!sem contar q ele tem refluxo e sei q o leite materno eh bem melhor a digestao...vou tentar fazer esta tecnica naum sei se vai dar certo...mas valeu ta!!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!

    A nossa história tem um monte de coisas em comum, acho que a relactação tem tudo pra dar certo! Depois escreve contando, tá?

    Boa sorte, e saúde pro filhote!

    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
  3. Opa!
    Acabei de ler tudinho mesmo...e ja tentei mesmo de tudo.Ate colocar leite com essa sonda ai e nada...a minha filha nao quer saber mesmo,infelizmente,do meu peito.Mas,eu continuo tentando e tentando,quem sabe um dia ela quer,ne?Mas,obrigadissima pela preocupacao e pela boa dica tb,viu?

    ResponderExcluir
  4. oiiii...eu ussei essa tecnica... e ja faz uma semana so amamento no peito,ta dando tudo serto ..estou tambem tomando mutilium que me ajuda bastante tenho uma reseita otima de umas barrinhas de sereais que dao mais leite...se alguem queiser a receita pode se comunicar no mozinha_va@hotmail.com meu emeil...morro no esterior na nova zelandia e aqui eles apoian muito a amamentacao...a mamedeira que eu usei foi uma comprda aqui que se pindura no pescoso o caninho sai dela e so potar no peito,e mais facil ela e especial pra isso ai nao presisa ficar segurando na outra mao...eu nao sei se no brasil tem,mas se alguem queiser ela eu posso dar um geito de mandar e so se comunicar nesse email...bjus a todas as mamaes..nunca desistan a amamentacao e muito inportante...

    ResponderExcluir
  5. Olá
    É a primeira vez que visito o teu blog e acho ele fantástico. :)
    Eu felizmente não tive problemas mas fica certamente a tua dica que eu não conhecia nunca se sabe se uma amiga minha não vá precisar,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Meu bebê nasceu prematuro de 34 semanas, com 2.200 kg, mamava só cinco minutos no máximo até 1 mês e meio, quando começou a não pegar mais o peito e quando mamava vomitava. A pediatra disse que tinha refluxo e passou motilium, ele começou a perder peso, e eu começei a complementar com nam ar, ele mamou uma semana e parou, passei para o aptamil ar e ele aceitou melhor, só que começou a recusar o peito, eu contratei até uma consultora de amamentação, que tentou me ajudar por ima semana, mas ele se recusa a mamar no peito, ela disse que a vazão é muito grande e ele engasga, fiacamos tentando por dois dias fazê-lo pegar o seio novamente, mas ele só chora e recusa. Então começei a tirar com a bomba o LM e tentar dar na mamadeira ele pegou uns dias mas agora não quer mais, grita quando eu tento, nunca vi nenhum caso de bebê que recusa o leite materno, me ajude, pois tenho leite e acho um pecado ficar dando aptamil ar em todas as mamadas, tenho medo que meu leite seque, além de tudo o aptamil resseca e ele fica até dois dias sem evacuar e chora com gases. O quê eu faço? Estou desesperada ele tem dois meses e meio e quatro quilos!

    ResponderExcluir
  7. hahaha adorei seu perfil e estou rinnnndi muitão com "xiitas da amamentação".


    heedede

    ResponderExcluir
  8. Me chamo Patricia Hassan e estou iniciando a translactação com o apoio de enfermeiras da Santa Casa de Vinhedo, onde moro.
    Elas vem aqui em casa já com o kit e me auxiliam.
    Meu bebe está com 43 dias e aos trancos e barrancos nunca deixei de dar o peito mas como ele chorava mto e eu achava q era fome, passei a dar o Nan de madrugada . Detalhe meu seio doia de morte mas mesmo assim eu não parei de amamentar. Por causa do Nan ele diminuiu a mamada no seio e minha produção de leite baixou. Estou tomando plasil e iniciando a translactação que nada mais é que a relactação com o leite do peito.
    Estou ansiosa . Vamos ver no que dá. O importante é não desistir de dar o seio porque isso é o melhor que podemos fazer neste inicio de vida dos nossos filhotinhos.
    Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  9. Nem sempre é moleza amamentar!

    Boa sorte!


    http://comoamamentarobebe.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu fiz isso durante 9 meses para conseguir amamentar meu filho e me achava uma ET!!!! Muita gente me achava uma lutadora, uma leoa, mas confesso que eu tinha vergonha de amamentar em público por causa disso. Era muita coisa pra prestar atenção ao mesmo tempo! O bom é que tive minha filha agora e estou conseguindo amamentar numa boa!!!! Tenho sonda em casa, tenho Aptamil e tenho bomba elétrica de tirar leite. É bom saber que posso contar com isso, caso o leite diminua, mas estamos indo muito bem! Ela já está com 35 dias! Parabéns pelo blog! Muito engraçado e útil!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu sonhei com amamentação, nunca passou pela cabeça não amamentar. Não comprei mamadeiras, potinhos, nada. Mas meu filho nasceu prematuro de 30 semanas, e ficou 34dias internado, e, meu leite que desde o inicio era pouco foi secando. Desde que nasceu tomo equilid e nada, e agora, com 3 meses, tô tentando relactaçao, mas ele ta no aptamil desde que veio pra casa. Ainda não tive sucesso, mas não desisti. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc mora no rio de Janeiro procura o Instituto Fernandes Figueira, fica no Flamengo, eles me ajudaram muito em relação a amamentação. boa sorte, Ana Lucia

      Excluir
  12. É,,, realmente a dificuldade de amamentar é de muitas mães como eu.... meu filho Miguel tem 3 meses, e há duas semanas não quer mis meu peito, acostumou com o LA e a mamadeira..... é mais fácil né..... vou seguir suas dicas com a translactação a partir de amanha.....tomara que de certo... bjs.Paloma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma, boa tarde!
      Você mora no Rio de Janeiro? Se morar procura o instituto Fernandes Figueira, ele fica no Flamengo e é referência como banco de leite humano e no acompanhamento de amamentação, bjos Ana Lucia

      Excluir
  13. Olá, minha história é muito parecida com a sua. Meu filho Miguel passava o dia no peito, eu achava que ele se alimentava bem, depois de uma semana ele foi para o hospital porque estava com icterícia, após alguns exames constataram que a icterícia era consequência do que realmente ele tinha, estava desidratado e com acidose metabolica devido a baixa ingesta, quase surtei quando ele foi para o soro e começou com complemento, também era uma xiita da amamentação e fiquei muito triste com isso, pois ele também largou o peito, hoje o Miguel está com 2 meses e graças a Deus voltou a mamar no peito graças a translactação, infelizmente o nan vai ter que fazer parte de nossas vidas, pois devido uma cirurgia de redução de mama os ductos foram atingidos e minha produção é muito pouca. Agradeço a equipe do Instituto Fernandes Fiqueira pela força e o acompanhamento, pois se não fosse por eles meu filho não teria voltada a mamar, dentro do meu quadro estou fazendo o melhor. Para aquelas que querem amamentar como eu e não estão conseguindo indico o Instituto, ele fica no Flamengo - RJ.

    ResponderExcluir
  14. Olá meninas! Espero que possam me ajudar, pois já estou no limite da exaustão e preocupação com meu bebê. Ele nasceu de 38 semanas, com 2820g e tem 13 dias de vida. Ainda na maternidade, tiveram que dar complemento pois mediram a glicemia e viram que estava baixa. Meu peito não tinha muito bico e ele não pegava, mas corrigimos isso com o uso das conchinhas que eu não havia usado antes. Ao sair da maternidade ele estava com 2520g e ao consultá-lo dias depois caiu para 2465g!!! Ele pega o peito depois de muito nervoso, ora puxa a cabeça e quer só o bico, ora sinto que ele suga com força pegando bem. Já fui ao banco de leite, mas ainda continua a mesma dificuldade. As vezes passa 40 minutos no peito, adormecendo e sugando. O pior é isso, ele logo adormece e tenho que ficar cutucando, fazendo mil coisas, até tirar a roupinha já fiz. Observo as fraldas, ele faz xixi e cocô normalmente! Se não estivesse mamando, não faria xixi e cocô normalmente certo? Tenho muito leite e sempre tiro um pouco antes das mamadas pra ver se ele pega o leite mais gorduroso. Ele não acorda chorando de fome, na realidade sempre temos que acordá-lo, senão passa de três horas sem mamar. Na última consulta, ele nem ganhou nem perdeu, continua com o msm peso e o pediatra passou o complemento para darmos numa seringa depois de cada mamada no peito. Fui ao banco de leite e a pediatra pediu pra complementar as mamadas com meu próprio leite pela translactação, sem usar a fórmula. Estou obcecada com tudo isso pelo desejo de amamentar e preocupada sem saber o que está acontecendo pra ele não ganhar peso. Alguém pode me aconselhar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andreia! Conseguiu descobrir por que seu filho na ganhava peso? Comigo aconteceu o mesmo, sendo que minha filha só engorda se eu ficar fazendo a translactaçao. Se apenas mamar sem o complemento do leite materno ela não ganha peso, mesmo aparentemente mamando direito, o que acho que não está acontecendo. Ela passa de 40 minutos a 1h em cada mamada.
      Larissa

      Excluir
  15. Eu tambem fiz chorei lendo depoimento da mae da Alice foi o mesmo que eu e minha Emanuely passamos hj ela so quer o peitinho da mae e as papinhas

    ResponderExcluir
  16. Eu tambem fiz chorei lendo depoimento da mae da Alice foi o mesmo que eu e minha Emanuely passamos hj ela so quer o peitinho da mae e as papinhas

    ResponderExcluir
  17. Eu também fiz relactacao/translactacao com meus 2 filhos. Com o primeiro, consegui retomar a amamentação exclusiva no peito no 4o mês de vida dele (ele tomava complemento de LÁ desde os 15 dias, pois perdera peso demais).
    A segunda está com 33 dias de vida, depois das mamadas no peito faço translactacao com o leite materno desde os 15 dias de vida dela. Está se saindo muito bem, aos
    Poucos começando a acordar (literalmente) e a ser mais eficiente nas mamadas.
    O problema, nos dois casos, acredito que tenha sido o excesso de tranquilidade deles. Eu não conseguia mantê-los acordados e garantir que eles tivessem mamado efetivamente. A pega também era muito difícil, pois meu bico é grande e pseudo-invertido. Enfim, ambos precisaram de um tempo pra pegar o ritmo e eu acreditei neles (e em mim).
    Acho que o mais importante é acreditar que qualquer esforço que se fizer nesse sentido será bom para eles. E ir levando no limite do que seja possível para cada uma.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails