segunda-feira, 27 de outubro de 2008

:: Funchicomo? III - a missão


Mais lenha na fogueira da Funchicórea! 

Recebi um email da , me encaminhando algo que ela leu em uma lista de discussão. Copio na íntegra (como foi escrito por uma outra mãe, não tenho como creditar o trecho):

"Maleficios da funchicoria:
O pózinho parece ser tão mágico, mas olha só: o açúcar exacerbado de sua fórmula 'queima' as papilas gustativas sensíveis dos bebês e pode prejudicar a amamentação, pois o leite materno não é tão doce assim. 
A funchicórea contém a sacarina (ainda mais deletéria do que a sacarose, visto que é um produto 100% ARTIFICIAL, sintético) extraído do petróleo e que deixa resíduo amargo ao paladar, chega a ser 550 vezes mais doce que o açúcar!
Imagino isso na boca do bebê e depois como ele pode estranhar ao mamar porque o LM não é tão doce assim.
Além disso, é oferecido na chupeta, é isso que entendi? Isso pode prejudicar o sucesso da amamentação se for oferecido muito no início (sim, existem controvérsias e muitas de vocês vão até discordar)
Outro fator angustiante é que ele NÃO É eliminado do organismo em associação ao ciclamato e existem evidências científicas de serem cancerígenos em ratos.
A sacarina está proibida em mais de 70 países, inclusive os EUA. Por quê será?
Até as empresas de refrigerantes estão trocando a sacarina pela sucralose, mesmo sendo mais cara." 



Bom, temos a polêmica da chupeta e a polêmica do "docinho", que são pessoais e intransferíveis, e a tal sacarina, que de novo acho que é o grande problema aqui. Quanto às duas primeiras, MINHA humilde opinião: eu sou da turma da chupeta, não nego. Mas ela não é fundamental - quem quiser pode dar a funchicórea no peito, no dedo, em forma de chazinho, etc (QUEM QUISER, atenção!). Quanto ao docinho, realmente faz sentido esse receio do bebê estranhar o leite depois de provar algo mais doce. Felizmente, no nosso caso não aconteceu, a Alice continuou mamando numa boa. Alguém teve esse problema?

Enfim, a sacarina. Por ser um texto sem fonte, fui conferir as informações mais objetivas. Não consegui checar todas, mas achei o seguinte:
 
- Na funchicórea, não há associação de ciclamato com sacarina. Pelo que entendi, a informação sobre eliminação refere-se apenas às duas substâncias juntas, e portanto não se aplica. 
-  A sacarina não é proibida nos EUA. Não achei nada sobre "os mais de 70 países", e sim que é proibida no Canadá. Quanto a ser cancerígena, parece que está sendo absolvida pela comunidade científica nos últimos anos (ah, a medicina, sempre tão volúvel...) - links aqui e aqui. Mas vai saber, né?


É aquela coisa: ninguém nunca provou que é cancerígeno, nem que não é. Eu sou bem desconfiada com essas coisas e tendo a achar que na dúvida, é melhor evitar. Por outro lado, é uma concentração tão pequena e dada em doses tão minúsculas que, sei lá, me parece muuuuito improvável que possa causar algum mal. Os tais testes que causaram câncer em ratos, por exemplo, entupiam os bichos de sacarina. 


Eu ainda não consegui formar uma opinião sobre o assunto. Não condeno a funchi, mas também estou mais reticente em sair fazendo propaganda, como eu costumava fazer, porque tenho medo de adoçantes em geral e saber que há sacarina na composição me deixou cabrera. Prefiro evitar, mas não posso jurar que não recorreria a ela em um dia de fúria do meu próximo filho. Na dúvida, opto pela moderação, pra ambos os lados: nem vou correr da funchicórea como o diabo da cruz e nem vou usar como se fosse pó de pirlimpimpim. Caminho do meio, sempre. 


Anyway, fica aí mais um ponto de vista, pra ajudar as mãe a se decidirem (ou não, como é o meu caso) sobre esse assunto tão polêmico!


(Valeu pelo email, Fê!)
 

9 comentários:

  1. Opinião de quem não é mãe mas tomou funchi e tá acompanhando a discussão: o pozinho mágico vem sendo usado há anos por nossas tatatatatataravós, avós, tias, mães e cá estamos nós, vivas e felizes e, na medida do possível, normais!
    Então, na hora do aperto, acho a funchi uma boa opção. E cancerígeno é tudo hoje em dia!!!
    Pra mim, toda vez que rola uma discussão dessas, eu recorro à sabedoria das mulheres da minha família!
    Fica aí minha HUMILDE opnião de mera leitora!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Sou do time da funchicórea, desde que utilizada com moderação. Só Deus (e o marido) sabem quantas vezes ela me tirou do sufoco.
    Em toda a sua vida de bebê, a Sofia não utilizou nem metdade de um potinho de funchicórea, pois a quantidade que eu colocava na chupeta era mínima. Em realação ao LM, a funchicórea não surtiu nenhum efeito negativo. A Sofia mamou única e exclusivamente no meu peito até os 6 meses, e mesmo depois de introduzir novos alimentos, ela continuou mamando até os 11 (aí o leite secou).
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Mari,
    Apesar de sempre ler a respeito..buscar as informações..tb fico no caminho do meio..pois ultimamente tenho visto até gente que não da fruta para criança por que tem açucar (olha aonde chega a piração das pessoas)eu não precisei usar com a Luiza...mas tb não sei se num segundo caso..na hora do desespero não usaria...moderação é a palavra...
    Filho vem para a gente quebrar as regras "pré- impostas"..Tb sempre falei que filho não dormiria na cama...mas a Luiza TODOS os dias desde que nasceu, dorme a segunda parte da noite comigo..e para falar a verdade...EU AMO ter aquela coisinha na minha cama!!!
    Sempre que eu ver algum desto que eu ache pertinente a esta lisat eu te passo!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Essa Renatinha é um poço de sabedoria : ) No meu caso o João continuou mamando mesmo depois de experimentar vários tipos de delícias. Acho que pro bebê que já "pegou" o peito mesmo (não sei se isso tem data)o aconchego da mãe vale mais do que qualquer docinho. Sempre fui contra bico e o João detestava mas quando ele fez 3 meses começou a chupar dedo e eu endoidei, coloquei meinhas na mão dele e dá-le funchi com bico até o menino esquecer o dedo. Deu certo e agora ele só chupa o bico pra dormir (quando ele dorme eu corro lá e tiro pra ver se Deus ajuda que ele não tenha que usar aparelho : ) e mamou até 1 ano. Como diz a Renatinha mais vale uma mãe feliz (mesmo que pra isso o bb precise chupar um biquinho).

    Bjokas,

    Rebeca

    ResponderExcluir
  5. Bom, também não vou sair fazendo propaganda nem de um lado nem de outro.. Sò quero dizer que para meu filho a funchicórea não serviu para nada! Tentamos umas vezes para ajudá-lo a se acalmar (seja pegando a chupeta, pois ele a detestava, seja para fazer a cólica passar).. No fim das contas não serviu nem para uma coisa nem para outra.. Sendo assim, se não vai trazer nenhum benefício e se há estas dúvidas todas a respeito da sacarina, etc, etc, não use!

    ResponderExcluir
  6. Mari,

    a Rebeca aí de cima é minha melhor amiga e leitora viciada do seu blog. Foi muito legal! Eu indiquei o blog pra ela (pq vcs duas estão no mesmo barco) e ela leu tudo antes de mim!!!! Ela é uma fofa e meu sonho no momento é ver vcs duas conversando pessoalmente! Acredite: ia ser uma piração! As duas são muito sinceras pra falar sobre os pequenos!!! E me ensinam um monte sobre eles!!!
    E me fazem morrer de inveja de ainda ser sozinha no mundo, só babando nos babys alheios!

    Bjo enoooooooooorme

    Renatinha

    ps: o João filho da Rebeca é um fofo e tenho certeza que Alice e ele se dariam muito bem!!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Meu filho tinha cólicas homéricas e a funchi ajudava bastante. Acho que tudo na medida certa, com a devida moderação e bom senso, pode fazer bem. O que não considero saudável, nem para as mães nem para os bebês, é a preocupação exagerada com quase tudo...
    www.coisademae.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Deviam vender a funchi in natura, hehehe... Assim, cada mami misturaria a dose recomendada com seu alimento de preferência, ou poderia ministrá-la pura mesmo, se o gosto for minimamente palatável pro filhote...
    Quem sabe até eu ter o meu, e você, BZ, ter o seu segundo, isso já não será possível?
    Bjs, Ro

    ResponderExcluir
  9. A Sacarina não é mais considerada cancerigena... observem:

    http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/eua-tiram-a-sacarina-da-lista-de-substancias-perigosas

    Beijus! =)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails