quarta-feira, 30 de julho de 2008

:: Sobre os dentes (da mãe)


Esqueçamos dos lindos bebês por um segundo, e vamos falar das mães.


Pra quem pretende engravidar em breve: não esqueçam, POR FAVOR!, de fazer uma visitinha ao dentista ANTES. Durante a gravidez e amamentação você limita muito a possibilidade de exames (como raio-x) e tratamentos, e aí, quando vai ver, já foi. Termina como eu, chorando de dor.


Minha única culpa foi ter fugido do dentista por tempo demais. Os dentes estão limpinhos, saudáveis e sem cáries. Mas, por um problema de mordida, dois dentes, um em cima e um embaixo, se apertavam demais. O trauma contínuo causou uma inflamação, que causou a morte da polpa do dente de baixo. Uma bobagem que podia ser resolvida com uma lixadinha básica, se eu tivesse procurado um dentista logo no primeiro sinal de sensibilidade. Mas não. A banana aqui, medrosa de tudo, apelou pra burríssima estratégia do "ignora que passa". Não, não passa, óbvio. Ignorar acabou por matar o meu pobre dente, e quase me matar de dor e de auto-ódio. Agora escrevo isso sob o delicioso efeito da anestesia, com a boca borrachuda e torta, mas sem dor. Hoje a dentista abriu o dente pra aliviar a pressão interna (eram gases! dá pra ficar pior do que isso?), que fazia o dente latejar. Amanhã vou numa especialista fazer tratamento de canal – muito, muito medo! Torçam por mim, please!  


PS: Problemas nos dentes e gengivas são comuns na gravidez (acho que o bebê rouba cálcio da mãe, ou algo do tipo), o que é mais uma razão pra futura mamãe tomar um cuidado extra com sua preciosa boquinha.


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. nossa, que dica tudo! pena que você não tinha seu próprio blog pra se consultar... sabe que dor de dente divide com parto a lista das piores dores que o ser humano pode sentir? que bom que a fase da dor já passou, mas boa sorte anyway. (link com a lista de dores: http://www.internessante.blogspot.com/2008/04/as-10-piores-dores-do-mundo.html)

    ResponderExcluir
  3. eu tive muita dor de dente no começo da gravidez, abri o dente sem anestesia sem nada, pra aliviar a dor, e cá estou ainda, com o dente aberto pois estou amamentando, e não dá pra tomar anestesia ainda, mas o bom ( se é que posso chamar de bom ter um dente aberto ) que não dói mais.

    ResponderExcluir
  4. www.fotolog.com/annakarina7

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails