segunda-feira, 4 de agosto de 2008

:: Semana Mundial da Amamentação


Foi a Nani que me lembrou: estamos na semana mundial da amamentação! Então resolvi juntar o meu conhecimento acumulado sobre o assunto pra dar dicas aqui, mas veio a Ju, muito mais rápida e eficiente do que eu, e já publicou basicamente tudo o que se deve saber sobre o assunto. Passem e , djá!

Vou complementar com algumas outras coisinhas e depois contar uma pequena historinha sobre o assunto, ok?


1 – Lansinoh é uma pomada milagrosa à base de lanolina. É ótima para tratar bicos rachados, mas também pode ser usada para preparar os seios nos últimos meses da gravidez. Eu usei diariamente desde os 6 meses e o peito não rachou. É cara e não muito fácil de achar (Ju, vc sabe onde vende?), pois não é fabricada no Brasil. Uma busca na internet deve dar a dica de onde comprar na sua cidade. Ou aproveite aquele amigo viajando e peça pra trazer de fora – é fácil de encontrar e sai bem mais barato.


2 – Posições de mamada - Vale conhecer, aprender e dominar pelo menos duas, pelo seguinte: cada posição resulta em uma pegada diferente da boca do bebê no peito, então os machucados no bico, comuns na primeira semana, não se agravam tanto. Uma hora a boca pega mais embaixo, outra mais em cima, ou mais pro lado... trocando de peito e de posição, dá pra dar uma folga para cada machucadinho a cada 3 mamadas, caso seja necessário. Uma que funcionou pra mim foi a posição invertida - aquela pegada "jogador de rugby", na qual vc coloca o filho debaixo do sovaco (pobre!) e ele pega o peito pelo lado de fora, assim:

(Procurando um desenho, li que variar a posição também ajuda a esvaziar a mama, pois o bebê estimula diferentes dutos. Mais um benefício!)


3 - Nas primeiras semanas, faça uma estação de amamentação. Um canto bem confortável com água, livros, revistas, palavras cruzadas, sudoku... porque o tempo que você vai passar ali é quase inacreditável. É assim: no primeiro dia você estará amamentando e olhando para seu filho embasbacada. No segundo parece que vai morrer de tanto amor. No terceiro vai admirar cada dobrinha do rosto perfeito dele. No quinto, um pouco entediada, vai arrancar casquinhas da cabeça dele. No décimo você vai gritar por uma Marie Claire, pelamordedeus! (Eu tentei livros, mas é difícil se concentrar. Uma revista bobinha qualquer já ajuda a arejar um pouco...)


4 – Preparação dos peitos na gravidez - Como a Ju falou, sol e bucha. No meu caso, esfolar os peitos com a buchinha não era uma opção. Difícil contar isso aqui sem adentrar em detalhes íntimos, mas basicamente é o seguinte: na gravidez os mamilos pulam pra fora como minidedinhos e a impressão é que vão descolar e cair no chão a qualquer momento. Tenho uma aflição enorme de mamilos, e esfregá-los diariamente não era de forma alguma uma possibilidade. Então me sobrou o sol. Ok, parecia fácil e até divertido.

Segue então uma breve historinha da minha primeira e única tentativa de bronzeamento peitoral:


O Carlos viajou e eu fui ficar uns dias na casa dos meus pais (e minha casinha da vida inteira) pra matar a saudade, ser mimada e tomar horrores de sol – o quintal lá é mais reservado do que o de casa.

Eram umas 11 da manhã. Sentei-me na grama, levantei a blusa e puxei a calça de moletom até cobrir a barriga – a preguiça de passar protetor solar exigia tais cuidados, de modo que me encapotei toda deixando apenas a linha dos mamilos de fora. Até um chapéu de palha estilo Verão de 78 em Ibiza eu arranjei. Então eu estava ali sentadona, de chapelão, óculos de sol, peitolas de fora, muito digna, tomando meu solzinho. E aí vejo passar por mim um par de pés desconhecidos.

Acontece o seguinte: meu irmão é professor de yoga e dá aulas em casa, num salão no fundo do quintal. Óbvio que isso foi considerado por mim quando decidi fazer um embaraçoso topless no quintal, mas a aula tinha terminado às 10h30, portanto não haveria mais aluno nenhum pra testemunhar aquele triste espetáculo.

Isso era o que eu pensava, mas o fato é que passaram os tais pés, carregando uma moça com cara de assustada. Era uma aluna que tomava banho ali mesmo pra ir direto pro trabalho, o que explicava sua presença naquela hora. Cumprimentamo-nos cordialmente como se nada fosse, me cobri discretamente como se nada houvera e ficamos ali, 15 segundo de silêncio mortal, as duas tentando fazer crer que tomar sol de chapéu de palha, moletom até os peitos e mamilos de fora é algo absolutamente normal. Aí ela seguiu andando e, antes de chegar no portão, se virou e disse: Faz muito bem. Eu tomei bastante sol no peito e consegui amamentar até os 11 meses.

Oh God! Ela ainda foi fofa! Se eu não estivesse quase chorando de vergonha, teria perguntado se ela me emprestava a casa dela para as próximas sessões.


PS: Valeu meninas! Nani pelo toque e Ju por facilitar o trabalho ;)


6 comentários:

  1. fica a vontade! ;)
    adorei a história.
    e olha dá para comprar lansinoh pelo telefone - 5183-9210. eles entregam em casa. é tudo. beijos

    ResponderExcluir
  2. Aiii tô amando as dicas!!!! beijos

    ResponderExcluir
  3. De vez em quando eu jogo um joguinho que tem no meu celular e confesso que sentia o maior peso na consciência...que bom que vc escreveu isso!!! rs!

    Qto a pomada, lá fora custa beeeem barato. Me lembro que comprei por 10 dolares, vale a pena pedir pra alguém trazer!!

    beijos
    Re

    ResponderExcluir
  4. Oie...adorei seu blog...além das dicas...quase choro de tanto rir,com as coisas k eu tbém tenho passado,pior k é divertido mesmo...To amamentando e tenho usado uma pomadinha daki do Japao,k n precisa remover antes de dar de mama,muito boa tbém.Ainda to aprendendo muita coisa...Kissinhos e continue assim.

    ResponderExcluir
  5. Tem Lansinoh na BBTrends (www.bbtrends.com.br), mas não vendem pela internet, tem que ir na loja. Tive meu filho no Einstein e eles têm essa pomada lá também. Eu comprei, mas acabei não usando pq meu bico não rachou nem machucou.
    Com certeza se der uma procurada no google deve achar vários outros lugares que vendem.

    ResponderExcluir
  6. comprei uma pomada para os seios muito boa da johnson que se chama massê, bem em conta e tem em supermercados grande, foi menos de R$20,00.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails