Tô entrando meio atrasada nessa conversa, mas antes tarde do que nunca ("antes tarde do que nunca", o mantra dos picaretas!)
É que ontem, 12 de outubro, foi o Dia Nacional da Leitura. E também o início da Semana da Leitura e Literatura e da campanha "Brincar de Ler", cujo objetivo é estimular o contato da criança com os livros desde cedo, mesmo antes da alfabetização.
Esse primeiro contato com os livros é fundamental para formar futuros leitores. E ser um bom leitor faz uma diferença brutal na vida, tenho certeza absoluta. Basicamente quem lê fica esperto e quem não lê fica meio limitado, feito aquele boçal do Big Brother que disse um dia na televisão a frase mais estúpida do século: "graças a deus nunca fui de ler livro" (tá, a notícia é velha mas me causa arrepios de horror até hoje. Se ignorância é das coisas mais tristes do mundo, o que dizer de ignorância orgulhosa?).
Eu fui daquelas criancinhas que estava sempre com a cara enfiada num livro, e sei o quanto isso me ajudou a ler bem, e escrever, e me expressar, e ter um bom vocabulário, etc etc etc. O hábito da leitura veio de casa, desde sempre, e acho fundamental dar pra Alice o mesmo estímulo que recebi dos meus pais.
Pensando nisso me dei conta que tenho estimulado a leitura bem menos do que gostaria. Ou melhor: tenho LIDO bem menos livros do que gostaria. A verdade é que Alice me vê muito mais no computador do que com um livro nas mãos (até porque leio antes de dormir, quando Alice já não está comigo). Eu ando um pouco escravinha da internet, o que precisa ser revisto djá! Criança aprende com exemplo, gente! Quando Alice for uma adolescente que não sai do computador, eu vou me lembrar do exemplo besta que dei pra ela e ficar me martirizando pra sempre. Então a hora de mudar esse exemplo é agora. Foi ótimo começar a pensar sobre isso pra perceber como eu tenho agido mal nesse sentido, mesmo me considerando uma mãe consciente e super a favor da leitura desde sempre.
Pra ajudar os pais a incentivar a leitura, o Instituto Ecofuturo criou um livreto com informações e dicas para formarmos futuros leitores. Copio aqui um trechinho:
O livreto na íntegra está aqui (inclusive temos as páginas acima em tamanho decente para não maltratar as nossa vistas cansadas, tá gente? Não consegui aumentar o tamanho na hora de colar aqui...)
E pra quem quiser, eles estão sorteando em alguns blogs a versão impressa desse livreto, que vem com um CD com uma música do Palavra Cantada chamada "Brincar de Ler" - já ouvi, é bem legal.
Pra participar, deixe um recado dizendo "eu quero" aqui nos comentários. (Quem não tem blog ou conta google com email aparecendo, por favor deixe algum email pra contato, senão fica difícil achar o vencedor. Tá?)
Esse sorteio também está rolando nos seguintes blogs:
(minto minto minto, o sorteio nesse blog já foi feito! Mas vale ler o post, de qualquer maneira.)
(mais alguém?)
E a Letícia, do Cotovelos e Cotovelinhos, propôs uma blogagem coletiva sobre o tema e tem um monte de gente legal participando. Passem lá, leiam, participem! A causa é mais do que importante!
Boa leitura!
Eu quero!!!
ResponderExcluirAna Carolina Rossi Palomba
carolinarossi_itj@hotmail.com
Beijos
eu quero !!!!
ResponderExcluirNathalia Strutzel
nathalia.strutzel@gmail.com
sobre a semana de leitura, também tem post no meu blog sobre isso !
beijos
Mariana, acho super importante esse tema sim! Depois que mudei para NY, onde voce ve absolutamente TODO mundo lendo (ateh andando pela rua), me dei conta do quanto nao temos essa cultura no Brasil. Eh considerado coisa de pai inteleca dar livro pra filho que nao sabe ler. Ha uns dois anos quando fui pra Brasil no Natal, estava louca pra achar um livro infantil em portugues que nao fosse traduzido (porque pasmem, sao todos!) e nao queria algo mais maduro como Ziraldo ou Ruth Rocha nem Monteiro Lobato jah que meu filho tava com 2-3 anos. Nao achei nadica de nada. Vergonhoso, neh?
ResponderExcluirEu nao sou contra TV, nem computador mas que a gente tem que instigar o amor a leitura a gente tem sim. Desde do nascimento!
Adoro seu blog!
Eu quero!!!
ResponderExcluirAna Paula
apfabretti@gmail.com
eu quero
ResponderExcluirVitória Bernardi
vitoria.bernardi@gmail.com
eu querroooo!
ResponderExcluirme lembro uma vez.... devia ter uns 9 anos, teve feira do livro na minha escola, comprei 2. " alice no país das maravilhas " e o outro era um livro de uma menina que tinha 15 anos e ficou grávida. hehehe. minha mãe ficou absmada com isso...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEu quero!
ResponderExcluirLilian Hatori Colella
lilitis@gmail.com
Eu quero!!!
ResponderExcluirAdorei o seu blog!!! ;o)
ResponderExcluirBeijão
Valeria Berriel
@valeriaberriel (twitter)
EU QUERO!!!!!!
ResponderExcluirsabinapandia@hotmail.com
beijos
eu quero!
ResponderExcluirhahaha tô me achando ridícula, pq eu quero tudo!
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirFalando em leitura, vou deixar aqui algumas dicas, pra você e pra Alice!
ResponderExcluirAcho que você deve conhecer a Adriana Falcão, e talvez até conheça o "Mania de explicação", mas se não conhece, corre pra livraria mais próxima pra dar uma olhada!!!! Um que eu li na minha infância e sempre amei foi "A Fada que tinha idéias", da Fernanda Lopes de Almeida. Os da Audrey Wood são fantásticos ("A bruxa Salomé" e "A casa sonolenta), tem ilustrações belíssimas!
Pra você, indico um que li no começo do ano, de uma escritora espanhola, "Nada". É triste, denso, mas a maneira como ela usa as palavras é maravilhosa, vale a pena!
Ai menina...por isso que eu to indo embora! Não pre muito longe, mas procuramos um meio termo p/ as crianças terem um pouco mais de liberdade, com segurança. Vou contar lá no blog...é uma das novidades deliciosas!
ResponderExcluirbeijo grande em vc e na fofa da Alice!
Re
Ah, e eu quero! rs!
Eu Quero!!!
ResponderExcluirprieca@gmail.com
Bjosss
Eu tb quero!
ResponderExcluireu quero!
ResponderExcluirLuciana Magalhaes
luciana.magalhaes@gmail.com
eu quero
ResponderExcluirEu querooooooooooo!!!!
ResponderExcluirmeu blog eh http://vielarnoni.blogspot.com/
email: vielarnoni@globo.com
Eu quero!!!
ResponderExcluirBeijos.
Eu quero! Eu quero!
ResponderExcluir:)
também to na blogagem amore!! e mais picareta que você, cheguei mega atrasada, esses dias tô a musa da procrastinação...
ResponderExcluirbeijo!!
Eu quero MUITO!!!
ResponderExcluirEu quero
ResponderExcluirDenise Argiles
argiles.dida@hotmail.com
Olá!
ResponderExcluirADOREI o post! E claro que quero participar também!
A minha Luiza é viciada em livros. Ela não passa um dia sem me pedir pra ler uma das coleções. Como ela gosta muito, compro sempre coleções inteiras de livros que julgamos interessantes. Só que eu tenho que ler 5, 7, 11 livros de uma vez só! hahahaha
Sempre me dá sono e ela continua firme e forte no propósito de ouvir todas as histórias! Inclusive, mesmo sendo tão novinha, ela já decorou tantas histórias que é inacreditável!
Foi muito bom ler o seu post pq percebi que nós duas aqui em casa estamos passando pelo mesmo mal: eu não saio do computador. Como trabalho online e aproveito para estudar por aqui, todo o tempo que não estou brincando com a Luiza, estou sentada na frente da tela. Ás vezes quando paro de brincar e puxo a minha cadeira, ela já começa a chorar. E eu não sei como poderia ser diferente, sabe? Meu projeto é colocá-la na escolinha no próximo semestre (ela faz 2 anos agora em novembro) e concentrar todo o meu trabalho no tempo em que ela estiver fora de casa. Concordo com vc que é um péssimo exemplo a se dar!
Adorei pensar sobre o assunto e saber que não estou sozinha nesse dilema!
Beijos
Eu Quero!!
ResponderExcluirjdsfisio@yahoo.com.br
Eu quero!!!!!
ResponderExcluirmarafinger@uol.com.br
bjs!
Eu quero!
ResponderExcluir: **
oi, bz!
ResponderExcluirjá que agora eu posso, eu também quero!!!
meu email é o mesmo.
beijo!
Eu quero!!!
ResponderExcluirGina Diaz Leal
gina@ilhadeeventos.com.br
Beijos
Eu quero!!!
ResponderExcluirJuliana Nicolucci
juliana_nicolucci@yahoo.com.br ou julianatramontina@gmail.com
Aproveitando para dizer que sou fã do pequenoguiapratico e deixar o Diário do Felipe como um sugestão de leitura e diversão para vocês tb. É o blog do meu filho de um ano e três meses. Faço um freela digitando pra ele suas impressões sobre o mundo onde veio parar...
Beijos!
FABIANY
ResponderExcluirEU QUERO!!!!!!!
FABYDOVI@HOTMAIL.COM
Amei o blog e as dicas! Parabéns Alice, por ter uma mamãe tão legal assim!
ResponderExcluirAqui em casa, temos dois pequenos e ávidos leitores. Helena com quase 7 e Guga com 5 e meio. Leem desde os 4 anos, escrevem, soletram e usam sozinhos gmail para bater papo com a vovó e dinda que moram em P. Alegre. Começamos a formar a biblioteca deles quando ainda estavam em projeto, sementinhas na barriga. Tem os pricipais livros do Ziraldo, Lia Luft, Erico Verissimo, M.Lobato, diversos do Maurício de Souza e todos os que pedem. Nós não sos alfabetizamos cedo, apenas fomos facilitadores da alfabetização por causa dos jogos que costumávamos fazer em casa. Isso é uma ótima herança! Aqui o bloguinho da minha filha Helena, que escreve sozinha (eu corrijo uma vírgula, um acento):
http://helenareali.blogspot.com
Eu tambem quero!
ResponderExcluir