segunda-feira, 23 de agosto de 2010

:: Dossiê "Salvem as mamas das mammas" - introdução ao tema


Cai água daqui, dilata dali, empurra-empurra, e eis que a gente se vê com um pequetito todo amanteigado no colo. Enfia-lhe o mamilão na boca, chup-chup, e pronto: estamos cumprindo o destino de parideiras e vacasleiteiras que deus reservou pra gente. Lembrando que mamilão na boca + chup-chup é cena que vai se repetir in-fi-ni-ta-men-te nos próximos meses, então é bom a gente se entender com o processo desde o começo - a peitarola agradece.

Guardei na memória uma certa gastura dos primeiros dias de amamentação da Alice, e a coisa se repetiu dessa vez. Porque é assim: no começo, dói. Primeiro o bico do peito fica esfolado, depois com sanguinho pisado, e se a coisa se agravar ele racha, sangra e cai aos pedaços pelo chão. Felizmente esses peitos que carrego ficaram no estágio 2, o do sangue pisado, mas já é bem desagradável e só imaginar a continuação já me dá arrepio no estômago.

Alguns dias após o parto o leite desce, e os peitos inflam e esquentam e ganham veias esverdeadas. O decote fica uma loucura, mas again: dói. Os bicos ficam duros, o peito inchado e cheio de caroços doloridos. Aí a mãe anda, os peitos sacodem e o seu balançado é mais que um poema, é a coisa mais sensível e pesada e dolorida que eu já vi passar. (Bom, pelo menos essa é a minha experiência, enquanto criatura dotada de peitos pequenos e que nunca balançam exceto quando estão cheios de leite. Pra mim, portanto, peitões balangandãs são coisa rara e dolorosa, mas quem já se sacoleja desde priscas eras talvez não se incomode tanto...)

Por fim, passados mais uns dias, os peitos dão de formigar e vazar de tempos em tempos. Há que se saber lidar com essa hidráulica desregulada, que pode tornar a vida bastante inconveniente.

Portanto a problemática amamentícia, no que se refere aos peitos, tem 3 fases:

- o peito esfolado;
- o peito inchado;
- o peito com vazamento.

Atravessei cada etapa com relativo sucesso, então vim aqui dividir diquinhas com as amigas. Mas isso vai ser feito em etapas, porque tem um RN dormindo aqui em casa e todo mundo sabe que eu deveria estar dormindo também, e não blogando de modo suicida. Portanto, blogarei em doses homeopáticas, ok?

Aguardem os próximos capítulos.

(Ah, Alice sarou e agora ela até come! Sambalelê-skindô-skindô!)

55 comentários:

  1. Que bom que a Alice està melhor...

    aiiii tinha me esquecido do dilema dos peitos... ja faz tanto tempo!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Se isso te consola estou quase na mesma situação..mas dessa vez me armei contra a dor..rsrs..
    Como o lado direito é sempre o mais atingido em todas as mulheres e o meu não é diferente, resolvi depois de pela 2ª vez o Bruno ter dilacerado o peito sem dó eu faço o seguinte: de dia só dou desse peito, como tem muito leite eu esgoto num copinho descartável e dou na chuquinha pra ele...no outro ele mama normal. No esquerdo amamento de madrugada, pq ninguém merece acordar as 4h da manhã pra ficar se ordenhando né?!!..Gostou da sugestão?!!Tenta, melhora a dor consideralmente...bjsss

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos uma boa notícia! Alice está bem melhor!

    Relembrei meus tempos de mamas sangrentas com esse seu post...melhoras aí!

    Beijos!
    Nine

    ResponderExcluir
  4. a-ha!
    então vc esperou esse notório aumento na comissão de frente pra sair na playboy, né dona créo?
    genial alguém escrever sobre as dores - porque dói no começo SIM, porra.
    tem que avisar: oh, gente, dói.
    assim ninguém se sente um alien solitário, né?
    bisous back at ya!

    ResponderExcluir
  5. ai, um adendo pra não desanimar: dói só no começo, viu povo!
    depois o peito fica "calejado" e passa.
    não CALEJADO CALEJADO, mas calejadinho.
    coisa pouca.
    desanima não.
    (ai, piorou?)

    ResponderExcluir
  6. Poxa, eu tinha cá pra mim uma esperança ingênua que da segunda vez o peito guardasse as manhas da primeira e num doesse tanto... Mas pelo menos a dor tem prazo, né? Tô aqui indo pro quinto mês de amamentação e parece que o Benja e meus peitos foram feitos um pro outro... Boa sorte! E que bom que a Alice sarou! beijos da Natalia

    ResponderExcluir
  7. Ai, esse foi um dos piores momentos da maternidade pra mim, nem fiquei com peitos mega machucados, mas doeu sempre e nunca tive muito leite...

    ResponderExcluir
  8. ai que meda. rs
    não me assusta não, flor. hahaha
    brincadeira, se dói tem que avisar mesmo, pô. mas e aqueles creminhos que a doutora gine diz pra passar lá pelo sexto mês, e banhos de sol? isso não ajuda? ai, god!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Êita mulher espirituosa! Mari incrível seu humor por isso que é uma delícia acompanhar este blog!Parabéns pelos filhotes!

    ResponderExcluir
  10. Sanguinho pisado? Ai Mari, que dor... Muito sol nessas tetas!Tive 2 mastites nada simpáticas mas no final de tudo amei amamentar. Nesse começo de vazamento eu usava uma fralda em cada peito e ainda tinha que ouvir a Ana dizendo: nó mãe, cê tá num fedô de leite!Mas...tudo vale à pena se a alma não for pequena.

    Força!Estamos torcendo por vocês.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, fiquei uns dias sem poder aparecer e eis que a criança nasceu. Parabens e boas mamadas.

    beijo

    ResponderExcluir
  12. Queridas, outro dia estávamos revendo um filme, o Tempero da Vida, conhecem? A abertura dele...mm, pode ser uma dica pra esse momento tão delicado de vocês.

    Nós aqui da Mood Fashion Maternity compreendemos vocês.

    Beijos doces,


    Equipes Mood Fashion Maternity
    (http://gravidezfashion.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  13. Ufa! Que bom que Alice já tá bem.

    Agora, Mari do Céu... Que história é essa de que cai pedaço do peito? Genteeeeeeeeeeeeeeee, me socorram aí. Comofas pras peitcholas não sofrerem durante o início da amamentação. Ou não tem jeito?

    E pra você, baby, força nas peitcholas.

    Ass: A pessoa que tá preocupada com os peitchos sem nem ter engravidado.

    ResponderExcluir
  14. Que bom que Alice melhorou!!! E Boa amamentação hehe

    ResponderExcluir
  15. Passei pelas mesmas fases, mas a do vazamento perdura após 6 meses e 22 dias. beijo.

    ResponderExcluir
  16. Comigo foi tudo igual...Perfeita descrição. Ainda não elaborei o "trauma", por isso ainda não encomendei o(a) segundo(a). rsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Nem me lembre !!! Faz 7 anos que tive meu filho e ainda lembro da dor, ai-ai-ai-aaaaai, mas passa amiga, ñ sei se com vc vai passar, mas eu fazia um chazinho de camomila, molhava uma gazes no cha e colocava nos seios, antes e depois da amamentação, tanto meu filho dormia tanto as dores amenizaram que em poucos dias ñ sentia mais nada...realmente a coisa boa de tanta dor são que ficam lindos, né rsrsrs grandoes e durinhos, ai que sonho...rsrsrs.
    Beijõessss

    http://amortatiane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Mari, eu morri de rir com vc!
    Compartilho com vc o lance de só ter peitões balançando qdo amamento.Fica lindo,ainda que bem desagradável muitas vezes!
    Fico feliz por Alice estar boa!!!!
    : )

    Beijos pra todos!

    ResponderExcluir
  19. ai
    fico me imaginando...
    já tenho seios enormes... imagine cheio de leite...
    será que vai existir blusa para mim.
    rsrsrs
    Renata
    http://diariodarenata.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Hehehe, Mari, não é mole a coisa mesmo!!!
    Lembrei aqui os peitões cheios e doloridos... e até me deu saudade, acredite ;)

    Graças à Deus não passei ao segundo estágio, mas amamentava e logo enchia o peito de pomada e ficava daquele jeito até a próxima mamada... mas não é fácil, mesmo, ainda bem que todo o esforço vale muito a pena e a recompensa é mais que gratificante, neh?!

    Boas melhoras aí, amiga!!
    E que bom que a mocinha está melhor e já está comendo :)

    Beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
  21. ai mari que bom que alice melhorou e está comendo!
    adorei o pequeno amantegado, é assim mesmo! fofos...
    e é verdade, dói, no começo doi tudo e as vezes dói muito (mesmo ara quem já tinha peitão feito eu) mas tenho para mim que findada a tal quarentena tudo passa! e depois vai ficando cada vez mais gostoso!

    ResponderExcluir
  22. Que bom que Alice está melhor.

    Que bom que já ultrapassou as fases 1 e 2 da amamentação.

    Daqui a pouco o peito com hidráulica problemática tb para, vc sabe disso.

    beijos e saúde pra vocês

    ResponderExcluir
  23. Que bom que Alice está melhor.
    Quanto à comissão de frente, eu tenho um niquinho de peito e fiquei com um decote invejável durante a amamentação. Mas era um tanto desconfortável sim.
    Uma dica pras mamys de primeira, dói um pouco sim, mas eu consegui que os meus bicos não rachassem com uma dica da médica no hospital, ainda antes da primeira mamada ela me ensinou a besuntar o bico com o leite, antes do baby pegar. E fazer isso sempre, sempre, sempre. Pra mim deu super certo! A peitola empedrou quando o leite desceu, mas o bico não sangrou e não rachou. Então #ficadica pra quem tá passando por isso: antes do bebê mamar, esprema o bico e besunte com o leite, deixe bem gosmento! Funciona!
    bitocas pra vc e pros babys

    ResponderExcluir
  24. Vou te falar que admiro muuuito você! No primeiro mês da minha baby eu não conseguia fazer outra coisa além de amamentar/trocar fralda/tentar acalmar baby chorão. Você tem um RN, uma outra baby e ainda consegue blogar. Menina, eu te admiro!!! Beijos :-)

    ResponderExcluir
  25. Menina,
    Parabéns,você está conseguindo tirar tudo de letra. Até mandei um link do seu post para uma amiga que está nessa fase também. Amamentar é muito especial.
    Comigo,aconteceu um pouco diferente, meu peito quase não cresceu, não vazou,não sangrou, mas as dores e os esfolados, eu senti igual a todas nós, mamíferas.
    Apesar de tudo, aos trancos e barrancos,mesmo tendo que recorrer a ajuda do LA, eu consegui amamentar até os 3 meses.

    ResponderExcluir
  26. Aí gente, eu que tô me sentindo um alien...os meus só vazavam, MUITO, desde antes dos 2 nascerem meus peitos já vazavam, litros!!! o Enzo até se afogava, pq era só tirar pra fora que esguichava da cara do coitado!!!Nada destas tragédias de doer, rachar, quebrar fez parte de mim, só passar anos cheirando leite azedo...
    Não sei o que é pior...
    Bj e sorte!

    ResponderExcluir
  27. Eu precisava muito ter lido este post 7 anos atrás!! Na Luiza já fiquei mas descolada mas com o PEdro fiquei apavorada! "Como niguem tinha me avisado sobre os detalhes???"

    beijos beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  28. Aim, agora e quem estou me sentindo um alien! Não passei por nada disso :) minha experiencia de amamentação foi muito boa, não tive dor, nem rachaduras, nem sangramentos nem nada, amamento ate hj e meu grandão esta com 9 meses!!! E, logo eles pararam de vazar! Milagre! Ai ai ai ai ai será que sou mesmo um alien ou uma vaca parideira em corpo de ser humano!!!
    Adorei o humor! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá adorei seu blog!!!

    Estou passando para divulgar meu blog...se puder dar uma passadinha lá...vou adorar sua companhia!

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. que bom que alice melhorou, bz!
    quanto à leiteria, graças a deus o meu não chegou nem ao estágio 2, mas tive, sim, minhas mandingas antirrachaduras: lá pelo final do 8o. mês comecei a usar conchas com base de silicone para ajudar a formar o bico dos mamilos e só dei um tempo 1 semana antes do parto, para não machucá-los. quando a iris nasceu, o drama começou, porque como as colegas acima já alertaram, DÓI. a impressão que eu tinha era que ela sugava, sugava, e não saía nada, porque eu ficava esfolada e ela chorando de fome. mas logo ela começou a sugar melhor, e para aliviar as esfolações a médica receitou uns disquinhos com gel que foram a minha salvação, chamados mamare.
    então eu fazia assim: antes de oferecer o peito besuntava os mamilos com leite, como ensinou acima a alessandra pilar; depois da mamada, besuntava de novo com leite, deixava secar e colocava o disquinho. e foi assim até a 2a semana, quando começou a vazar demais, aí não dava mais pra usar os disquinhos, que foram substituídos pelas conchas, que eu super recomendo, pois além de evitar o atrito dos mamilos com o sutiã ou fraldas, durante o dia o leite vazava todo pra dentro delas e eu não fedia a leite. claro, tinha que esvaziá-las de vez em quando, senão vazava mesmo... ; )
    agora já estou no feliz estágio "sem maiores dores nem vazamentos", mas prestes a entrar no "mamãe, acho que já vou ter dentinhos", o que me lembra um pouco a experiência da montanha-russa -- quando você acha que já está se acostumando com a situação, despenca ladeira abaixo de novo. gostoso, não?
    beijos, e boa sorte aí com seus peitões!

    ResponderExcluir
  31. Pois é... você recomeçando, eu terminando... os filhos nascem, os peitos bombam, os filhos crescem, os peitos murcham e caem. E assim cumprimos nosso destino vacasleiteiras, como você bem lembrou. E despeitadas. O que é um pouco injusto, devo protestar... Depois de sangue pisado, bicos caindo, urros de dor nas primeiras sugadas, mãe-natureza poderia deixar como brinde o bojo 44. Enfim...
    Que bom que a Alice melhorou... fiquei impressionada com essa virose que ela pegou. Viroses deveriam ter mais semancol... atacar uma menininha que acaba de ganhar um irmão é muito golpe baixo!
    beijo pra família

    ResponderExcluir
  32. Querida, dicas de quem amamentou de monte: sempre que o Lucas parar de mamar, passe água (ou o próprio leite) no bico do peito, pq isso evita que o mamilo rache. O problema é deixar a saliva do nenem na pele da gente, ela é que faz rachar (igual a boca da gente no inverno!).
    E, se mesmo assim rachar, Lansinoh é a 8ª maravilha do universo. Uma pomada sem gosto nem cheiro, que o bebê pode mamar sem precisar tira-la, e que refaz a pele entre as mamadas. Sensacional. Custa caro a beça aqui (uns R$100), mas se alguém for pros EUA, vale a pena trazer pq lá custa menos de 10 dólares.
    Beijos
    Riti.

    ResponderExcluir
  33. Alice melhor, viva!
    Luquinha dormindo, viva!
    Agora, amamentação é um capítulo à parte...rs.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  34. Mari e meninas,
    Vocês conhecem as conchas para amamentação? Existem nomes e marcas diferentes, como concha para seios Promillus base rígida, conchas para seios Savemilk, etc.
    Usei com meus dois filhos e, minha gente, não sofri NADA com a amamentação. Quer dizer, com meu primeiro filho, nos dois primeiros dias depois q o leite desceu, não conhecia as conchas, o peito ficou aquela bola de boliche, duro, quente, lotaaado de leite, senti dor, filhote não conseguia pegar o bico, enfim, aquele sufoco...me recomendaram a concha, e assim q comecei a usar...meus problemas acabaram!! (tipo Conchas Tabajara....não estou ganhando comissão....) É sério, gente, a concha faz uma leve pressão no seio, e o excesso de leite vai pingando dentro da concha, assim o leite não empedra. E também ajua a formar o bico. Depois vc vai esvaziando a concha conforme necessário.
    Conversem com os médicos de vcs sobre o assunto. Mas quem estiver "pelejando" para amamentar, não demore muito, vale muito a pena usar as conchas logo, e o tempo todo. Quando engravidei pela segunda vez, foi uma das primeiras coisas que comprei para o enxoval.
    Agora, cuidado com a higiene das conchinhas e quanto ao aproveitamento do leite recolhido, mais cuidado ainda, acho que mesmo esterilizando sempre as conchas, o leito recolhido não deve ser dado ao bebê. De novo, conversem com o médico.
    Meus filhos mamaram somente no peito, por cinco meses, sem tomar mamadeira, e depois da introdução das papinhas e frutinhas, continuaram até um ano....E eu super feliz, sem dor, sem rachaduras ou outros perrengues..
    Desculpe, Mari, o comentário ficou gigante, mas me dá uma dó ver mãe sofrendo para amamentar, e como pra mim e para outras amigas e familiares a concha foi uma mão na roda, fiquei com vontade de indicar a todas...
    Espero que a dica ajude..e sorte e saúde para todas a mães e bebês
    bjs
    Daniela

    ResponderExcluir
  35. OI, querida,

    Te confesso que quando as crianças nasceram nada foi mais eficiente do que usar mamão no mamilo. Ele tem papaína, que é ótimo cicatrizante.

    Bastava cortar o mamão e usar a polpa ou então a parte de dentro da casca, que tem polpa. Diminui aquela "febre" que dá após a mamada, cicatriza e ainda não dá nem tempo de sair sangue.

    Foi dica duma amiga querida, a quem sempre agradeço. E saio indicando também pra quem tá no processo inical e sofrendo um bocado.

    Beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  36. Feliz pela Alice!

    Mas, fala sério! Em tempos de RN, o blog e a net em geral parece que permitem que ainda nos sintamos gente sociável e não só vaca-leiteira... rsrsrsrsrs...

    Graças a Deus fiquei no estágio só-rachadura e muita pomada de Lanolina para dar jeito... Foi qdo o Lucas nasceu e agora de novo, aos 4 meses, pois a quantidade do leite baixou e tô precisando dar uma "bombeada" (pra não dizer ordenhar, que é muito mais cara de vaca-leiteira ainda... rs) e já está resolvendo a qtde de leite, mas as sensações de explosão do peito voltou...

    Aproveitando, não canso de ler e de adorar o seu jeito divertido de ver esse lado mãe... Eu e meu marido rachamos de rir! Adoramos mesmo!!!

    Beijão,

    Lilian
    http://rodrigoelilian.blogspot.com
    http://viajemaispormenos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Li os comentarios todos... Hihihi... O único problema da concha é cair alguma coisa no chão e vc pegar dobrando o tronco... Vaza leite blusa afora!!! Hahaha! Mas elas salvam mesmo os problemas da amamentação, esses empedramentos, dor e sensibilidade exagerada que ficam com os absorventes de seios! No começo usei muito as conchas tbm!
    Beijos querida!
    Riti.

    ResponderExcluir
  38. Ou seja, é tudo igual novamente... Jesus, pensei que os mamilos ficassem já calejados e todo o resto fosse muuuito mais fácil! :-(

    ResponderExcluir
  39. Mari, escrevi um monte sobre as conchas e esqueci de falar: "Que bom q a Alice melhorou!!! Viva!"
    bjs pra vc e os pequenos
    Daniela

    ResponderExcluir
  40. To aguardando as dicas!!
    Tenho aproximadamente 5 meses para aprender!!

    ResponderExcluir
  41. Nossa, como dói dar o peito no começo... e pra mim foram quase dois meses de dor. Nem o Lansinoh aliviava. O que me ajudou mesmo foi o Mother Mates. Ainda bem que passa, né?
    Beijo pra você e pras crias lindas

    ResponderExcluir
  42. Oi Mari,
    Leio seu blog há algum tempo e nunca havia comentado. Mas agora resolvi dar um pitaco também. :-)
    Pra mim as conchas ajudaram muito, pois o bico do peito ficava muito sensível em contato com os absorventes e com elas os bicos podiam respirar melhor.
    Mas o que realmente me salvou foi sempre ordenhar um pouquinho antes da mamada. Apenas o suficiente para deixar o bico do peito mais mole. A diferença era muito grande quando Alice (pois é também tenho uma Alice) abocanhava o peito quando ele estava durão (eu via estrelas), e quando já estava mais macio.
    E realmente a dor passa, ela está com quatro meses, mamando muito bem obrigada. Bjos

    ResponderExcluir
  43. Nossa meu peitos são tão pequenos, nessas ultimas semanas ele duplicou de tamanho.. esses seus textos são a mais pura verdadeee... um grande beijo

    ResponderExcluir
  44. Hum, rodei loucamente por todos os blogs do universo procurando alguem q falasse a minha língua!Suprise ACHEI! Mariana ou "Mari" como falei pro meu marido, vc foi uma espécie de interprete nesse mundo louco da gestação... Adorei seu Blog e irie lê-lo sempre antes de dormi, deste dia em diante será meu leitinho quente (no bom sentido, é claro!) e meu alento nos dias de duvidas.
    Merci.

    ResponderExcluir
  45. Acho que a única coisa que consola é pensar que daqui a, sei lá, uns 8 meses você vai colocar aquela blusa de alicinha linda e pensar que ela ficaria bem mais linda com aqueles peitos modelo chup-chup.
    Ajudei?
    bjos pra ti e pros filhotes!

    ResponderExcluir
  46. Aqui em casa, contei seu drama com a Alice cheia de aftas e o baby pequeno e até maridão entrou na torcida por melhoras á família. Beijocas e fico feliz de saber que a tormenta já passou. Beijos nos três

    ResponderExcluir
  47. Aqui em casa, contei seu drama com a Alice cheia de aftas e o baby pequeno e até maridão entrou na torcida por melhoras á família. Beijocas e fico feliz de saber que a tormenta já passou. Beijos nos três

    ResponderExcluir
  48. fiquei tão empolgada q esqci até de me apresentar...
    hihhhihhihih
    Cecília 23 anos
    quase fui um monte de coisa tb...
    mas agora vou ser a mamae, se é que já não sou... da Laura!
    estou de 22 semanas...
    e como disse, irei consultar seu blog sempre... sempre!
    Beijos ao Lucas e para Alice.

    ResponderExcluir
  49. menina, to na crise da peitchola doída! e na crise do tenho que escrever enquanto o rn dorme.
    viva o notebook!

    to esperando suas dicas de vaca leiteira experiente.
    não aguento mais ordenhar.

    ps: não aguentei e provei que gosto tinha. até que leite de gente é bom.

    ps2: quanto ao seu comentário lá no blog, eu não consegui ceder à baranguice. ahahahha! to na crise do pari-e-não-posso-ficar-amarela.

    :)****

    ResponderExcluir
  50. Ai que engraçado, é tudo isso mesmo... e muito mais... me lembro de ficar com "os peitos" na janela tomando sol pra dar aquela cicatrizada básica nas fissuras e também claro em cada vez que o baby pegava o peito no começo e sugava eu via estrelinhas... mas depois calejou... acho que a gente também esquece que caleja né? rs rs rs rs, quando o baby tá com uns 3 meses já tá tudo redondinho né? mas o meu maior incômodo nesta fase eram os abelhudos tentando olhar a mamada e falando: "ele pegou direitinho" , "ele tá mamando?" "será que tá direito" ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh rs rs rs

    beijos! adorei, ri muito... mas sou solidária...rs

    ResponderExcluir
  51. Adoooro seu bom humor pra falar de algo tão do-lo-ri-do..rsrs
    Tds dizam, tome sol nos bicos do peito, mas ninguém explicou pra quê!!! Passei um dobrado com o meu Guilherme, mas agora tá uma blz...

    ResponderExcluir
  52. Meu bebe tem a boca bem pequena e nao pega a aoreola so o.bico mais sai bastante leite so doí muuito...o que eu faço?
    Me ajudaaa

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails