quinta-feira, 21 de outubro de 2010

:: A cruzada láctea - dicas para aumentar o leite e engordar bebês magrelos


Baby Lucas não engordou nadinha no primeiro mês. Vi a história se repetindo, igualzinho como aconteceu com a Alice, e fiz o que deveria ter feito da primeira vez: fui procurar ajuda especializada. Fui conversar com uma pediatra especializada em problemas de amamentação, decidida a amamentar mais que os 5 meses que Alice mamou e sem ficar escrava de complementos, sondinha, Nan e etc. Queria engordar esse menino na raça e nos peitos. Conversamos e traçamos o seguinte objetivo: garantir o ganho de peso desse começo do jeito que der, e aos poucos parar a complementação até ficar só no peito.


Eis as orientações da médica:


Para aumentar o leite

-Amamentar, amamentar, amamentar. A demanda controla a produção, lembram?

- Banho quente: deixar a água quente correr nas peitas na hora do banho ajuda o leite a descer e aumenta a produção.

- Beber muito líquido: água, sucos, sopas, o tal chá-para-aumentar-o-leite (Chá da Mamãe, da Weleda). Eu nunca consegui me disciplinar pra beber tanto líquido, estão estou tentando tomar um copo a cada hora cheia. Contando horas de sono e esquecimentos, dá uns 12 copos por dia.

- Comer de 3 em 3 horas. De dia é fácil, o lance é fazer pelo menos uma boquinha de madrugada, pra evitar um período longo de jejum. E não adianta comer, sei lá, um pepino, que é pura água. Ter que ter sustância! A médica indicou frutas, bolacha, pão. Mas confesso que tenho preguiça de tudo o que gruda nos dentes e faz a escovação ficar mais demorada - quem tem saco de passar fio dental às 3h da manhã? Então nas madrugadas prefiro coisas mais molinhas e que sejam facilmente escováveis. Tenho curtido sopinhas de potinho Nestlé (infantil, eu?), que são gostosinhas, molengas e ainda rendem potes de vidro ótimos pra congelar leite (mas tem que levar um salzinho e azeite pra cabeceira, senão não rola).

- Bomba de tirar leite: usar após amamentar, de 2 a 4 vezes por dia. Eu aluguei uma bem boa, semi-profissional, e senti bastante diferença em relação às bombinhas elétricas portáteis. Quanto maior, mais potente o motor e mais confortável (e menos dolorida) é a retirada. Cabe dizer, pra quem nunca usou a bomba, que no começo é bem esquisito. O mamilo se estica todo, vai parar no Pólo Norte e volta (ai, eu queria muito ter inventado essa imagem, "o mamilo vai parar no Pólo Norte", porque é muito verdade! Mas quem disse isso foi a minha cunhada, acho. Ouvi o Carlos repetindo e amei!). Depois fica roxinho, coitado. É aflitivo, mas passa. Com alguns dias de uso a gente acostuma e nem liga mais. Acho a bomba uma ótima invenção, uma amigona do peito, com o perdão do trocadilho. Aluguei a minha na Leitefacil, e indico - eles são feras em amamentação e dão várias orientações bacanas.

- Remédios: Equilid e Motilium. Ambos servem para outras coisas, mas têm aumento de leite como efeito colateral. O Equilid é o mais bombástico, funciona mesmo. Ele é um antidepressivo/antipsicótico (ui!), tarja vermelha, comprado com retenção de receita médica. Fiquei meio cabreira, mas 3 médicos me disseram que, por um período curto, posso tomar sem medo. É ÓBVIO que ninguém vai sair tomando isso sem falar com um médico antes, tá?


Para engordar o bebê:

- Mamadas frequentes: intervalo máááximo de 4 horas de dia e 5 de madrugada. (Luquinhas à noite faz 6 horas, às vezes 7, e eu me re-cu-so a botar despertador para acordá-lo de 5 em 5. Esse tem sido meu maior pecado em relação às regrinhas da doutora...)

- Complementar (4 a 5 vezes por dia) usando a sondinha, como expliquei aqui (o processo chama-se translactação, ou amamentação mista, ou nutrição suplementar... nunca sei como chamar!). Dou uma mistura de Nan com leite materno na proporção que eu conseguir. Faço assim: ele mama uns 10, 15 minutos em um peito, uns 5 no outro e aí eu coloco o caninho. Dou metade do complemento e depois volto para o primeiro peito para ele mamar a outra metade. É importante deixar algumas mamadas sem a complementação, para o bebê não ficar mal acostumado e só aceitar o peito com a sonda.

- Evitar ao máximo chupetas e mamadeiras, que podem atrapalhar a amamentação.

- Dar 2 ml de TCM (a.k.a Triglicérides de Cadeia Média), 4 vezes ao dia. É um oleozinho engordativo e de fácil absorção que eu coloco junto com o complemento. 8ml diários aquivalem mais ou menos a uma mamada completa.


Por hora, tem funcionado. Senti que o leite aumentou, mas ainda não sustenta sozinho a amamentação. Imagino que o Lucas mame uns 60% do meu leite e 40% de Nan (Alice mamava uns 10% de leite materno e 90% de Nan, então já tô bem no lucro...). Espero que, quando ele ficar mais forte e sugar melhor, eu consiga diminuir bem a proporção de Nan.


Sobre a polêmica da concha: quando eu comentei que uso as conchas para recolher o leite que vaza durante a amamentação, algumas meninas me avisaram que esse leite deve ser descartado. Pelo que li nas instruções, é o seguinte: se a concha for usada durante o dia para conter vazamentos, e aquele leite fica ali por horas, deve sim ser descartado. Mas nesse uso mais rápido, apenas durante a amamentação, acho que não tem problema. A concha é lavada e esterelizada a cada uso, e o leite não fica mais que 15, 20 minutos dentro dela antes de ser usado ou congelado. Me parece seguro e nenhum médico nunca falou nada sobre isso quando comento sobre o uso da concha. Alguém aí sabe me dizer se posso continuar fazendo isso? Porque, nessa situação que a gente tá, cadê a coragem de desperdiçar esse leite todo, gente?

108 comentários:

  1. Se pode ou não recolher o leite da concha durante a mamada eu não sei, mas sempre fiz isso com a Gabi. Eu produzia MUITO enquanto ela mamava, as vezes enchia duas conchas, e não ia desperdiçar né?
    Como é lavada e esterilizada não acredito que tenha problema, pois é a mesma coisa que o recipiente da bombinha, antes de congelar!
    Muito leite!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu jogo na pia as vezes, pq eu tenho muito, mas agora vou é guardar.

      Excluir
  2. Nossa!! Que excelente manual!! A pediatra das crianças pedia para descartar o leite da concha...dava dó...

    Vc já se inscreveu no sorteio do meu blog? Passa lá!!

    Beijocas

    Ana Cristina
    eucomosquatro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. hmmm
    Lembrei de quando eu amamentava, mamãe chegava com um copinho de suco de hora em hora kkk

    Dizem tb q é bom Caldo de cana e Tintura de ALgodoeiro :)

    Beijoss
    Gabi
    estilinhoinfantil.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caldo de cana pra mim é ótimo , e Domperidona

      Excluir
  4. Puxa como eu gostaria de ter tido esse montão de orientações a tempo, meu bebe esta com 2 meses e nao pegou o peito, nada mesmo...Teve seu primeiro contato com NAN no uti neo, veio pra casa sem mamar nada seguiu tomando NAN, nao pegava o peito de jeito nenhum e meu leite hoje só tem uma gotinha pra eu lembrar que ja tive leite um dia...Uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q triste sua história, amamentar é a parte mais gostosa da maternidade.

      Excluir
    2. Com a tecnica da relactação vc pode tentar reverter esta situação!! Procure um banco de leite e peça ajuda!

      Excluir
    3. Com a tecnica da relactação vc pode tentar reverter esta situação!! Procure um banco de leite e peça ajuda!

      Excluir
    4. Que triste história. Eu tive uma situação parecida. Minha bebê ficou na UTI neo. Tomando fórmula e só fez a pega uma vez. Quando recebeu alta para o quarto. Apoia 7 dias não queria pegar o peito de geito nenhum. Eu comprei um bico de peito de silicone e graças a Deus funcionou até hoje. Minha bebê está com 3 meses e só quer mamar com esse bico. Mais estou conseguindo amamentar. E agora estou usando a medicação para estimular o fluxo de leite. És estou gostando do resultado. Faço o uso da domperidona

      Excluir
  5. Eu estou aqui, nessa luta diária pra conseguir amamentar exclusivamente. Dias melhores, dias piores, mas eu não desisto, vou ganhar a guerra das peitolas! O equilid dá MUITO resultado, mas me deu alergia o maldito.

    beijoca

    ResponderExcluir
  6. Eu estou amamentando exclusivamente graças ao Equilid! Meu peito não vaza, mas pareço uma vaca leiteira de tão grandes!hehe

    ResponderExcluir
  7. É isso aí, Mari, a demanda controla a produção. Eu incluiria aí no meio a palavra 'livre'. A livre demanda controla, pois bebês pequenos precisam mamar mais. Se os deixarmos livres (sem horários rígidos), eles vão mamar e a nossa produção vai aumentando para dar conta da demanda.
    Só não entendi uma coisa: por que vc alterna os peitos numa mesma mamada? Tenho lido (Carlos González, o papa da LD) que é melhor deixá-lo esvaziar completamente um peito para só então, se for o caso, oferecer o outro. Mas bebês pequenininhos geralmente não conseguem esvaziar um peito e ainda ter fome para outro. E são eles que avisam que o leite de um peito acabou, pois às vezes a gente acha que já esvaziou, mas eles continuam mamando. Isso é bom para a produção, pois, enquanto eles mamam, é porque ainda tem alguma coisa lá. É o leite gordo (leite posterior) de que eles tanto precisam.
    Beijos e boa produção!

    ResponderExcluir
  8. É ótimo ter esse tipo de orientação, assim as mamães como eu de primeira viagem tem mais alternativas e não se desesperam tanto vendo que ão são as únicas a passar por isso.

    Valeu pelas dicas. Seu blog é demais mesmo

    ResponderExcluir
  9. Mari, meu próprio pediatra sugeriu que eu usasse a concha enquanto amamento para guardar o leite que vaza. Só que é como vc falou, não é pra misturar com o leite que vaza esporadicamente, mas sim só os 15/20 minutos da amamentação.
    E assim como a Paloma, dou um peito em cada mamada pra que o bebe mame o "leite gordo".
    beijocas

    ResponderExcluir
  10. mari! que bom saber que sua cruzada amamentícia tem surtido efeitos!!! por acaso é na Dra Nina que vc foi? se for, vc fez uma ótima escolha, ela é boa mesmo, meu sobrinho voltouy a mamar no peito com 4meses, depois de passar pela dra nina!
    sobre as conchas, minha comadre doava leite para um banco de leite de um hospital público e esse pessoal de banco de leite é bem cricri, né? Ela doava o leite das conchas - pq era muito mesmo! - e nesse mesmo esquema que vc faz, esteriliza a concha, coloca no peito enquanto amamenta, aí qdo acabar a amamentação já coloca o leite no vidrinho do dia, congela e "zefiní"!!! boa sorte! tô loyca para conhecer o luquinhas!
    bjbj

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um conjunto de conchas da NUK que vem 2 bases de silicone para 4 conchas. 2 com furinhos em cima e 2 sem furinhos. Nas intruções diz que as conchas com furinhos são para usar quando os mamilos precisam ser arejados, enquanto que as sem furinho são para recolher o leite que será aproveitado futuramente....
    Sendo assim, concluo que se for por pouco tempo, se as conchas forem esterelizadas e todos os cuidados forem tomados, tudo bem aproveitar este leite...

    ResponderExcluir
  12. Ebaaa! O tão esperado post!
    Minha vó fez mingau pra aumentar meu leite, já minha mãe me trouxe uma malzebier! hahahaha
    Acho que pra mim o esquema água+complemento na sonda tem funcionado bem...Mas, quanto mais dicas melhor!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk... essas coisas de vó são engraçadas kkkk... eu qdo recém-nascida tomei leite ninho... afe

      Excluir
    2. Kkkkk... essas coisas de vó são engraçadas kkkk... eu qdo recém-nascida tomei leite ninho... afe

      Excluir
  13. puxa, que inventário!
    bz, tive a mesma orientação que a paloma descreveu acima: deixar o bebê esvaziar um peito antes de oferecer o outro. pra iris e eu o começo foi complicadinho, mas logo engrenou e ela ficava satisfeita já no primeiro peito. só agora no 4o. mês que ela começou a mamar os dois peitos na mesma mamada.
    não tenho dúvidas de que isso ajudou muito a minha produção, porque a pequena é dorminhoca e muitas vezes fazia (ainda faço, oh!) como você, fico com dó de acordá-la!
    muito leitinho pra vocês dois!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Meninas, o blog da Matrice pode ser bem bacana nessa jornada amamentistica! Eu sei que tem uma lista que tbm é bem legal, mas nao participo dela, então nao sei bem.
    BZ, segue nesse ritmo de dar sempre o peito, muitas vezes por dia, sempre que ele chorar! Isso vai ajudar muito! E nao ficar tão encanada tbm pode ajudar...
    Agora a Helena nao mama mais, mas mamou 1 ano e 2 meses, os 6 primeiros exclusivamente, e sei que todas essas dicas funcionam sim! Mas ter tranqüilidade pra amamentar colabora muito com a produção!
    Muita calma, tranqüilidade e paciência!
    Beijo carinhoso
    Riti.

    ResponderExcluir
  15. A Beatriz nasceu dia o9/07, amamentei 3 dias e meu seio rachou, sangrou, virou ferida...uma dor horrorosa, dei uma semana NAN pra ela, na mamadeira, e depois voltei a dar o peito, insisti, mesmo com dor e ela pegou o peito novamente. Ela está com 3 meses e continuo amamentando,sem complemento de NAN. Essas dicas para produzir mais leite foram valiosas, sei que tenho que tomar mais líquido, não sei até quando terei leite, final de janeiro volto a trabalhar e não sei como farei, provavelmente a Beatriz irá para um Berçário...já começei pensar a respeito.:((

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma bebe com seis meses e amamento desde o primeiro momento. Passei por toda a saga das mamas, com direito a peitos esfolados, super engurgitamento, bico de silicone e vazamentos. Com 3 meses consegui tirar o bico de silicone e passei a achar tudo uma delícia, mas meu leite diminui e começou a faltar mesmo em algumas mamadas, com muito choro de quero mais. Pra minha sorte tinha um estoque do meu leite congelado em casa e era o que salvava. Antes disso tinha muito leite e doava, inclusive. Falei com o pedi e ele me receitou um remedinho homeopático: Alfafa 30CH, em globulozinhos de açucar, tomando 1 hora antes de cada mamada. Tomei por umas duas semanas, principalmente no fim do dia, quando dava pra sentir mesmo que ia faltar. Minha produção acabou normalizando e parei de usar, continuo amamentando até hoje, só não sobra mais pra doar.
    Fiquei meio incrédula quando ele receitou, mas quando tomava a noite acordava com o peito quase empedrado.
    Ah, e sempre dei os dois seios na mesma mamada, meu pedi me deu uma aula de hidráulica e me convenceu! Pra mim sempre funcionou melhor.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  17. OI, amiga!

    Amamentar é uma delícia, mesmo que no começo a sensibilidade nos seios fique complicada e em alguns casos haja sangramentos, dor... Eu usei dersani e outros produtos pra ajudar, já que só o leite não ajudava muito com as rachaduras nos mamilos, mas uma amiga bióloga me ensinou e divulgo a receita: quando comia mamão, ficava com a casca, que aplicava a parte da polpa em cima do seio.

    Incrível! Aliviava a febre do seio, a ardência e cicatrizava - pesquisei e é por causa da papaína, uma proteína que regenera (por isso recomendam pra quem tem gastrite).

    Baratíssimo e eficiente!

    Outra coisa: mãe ansiosa e que não descansa = stress. Para produzir leite o descanso é FUNDAMENTAL. E quem tem filhos tem pouco tempo pra isso, então é um paradigma. Mas se permitir relaxar, tomar um banho gostoso, ir fazer as unhas ou algo que a faça feliz no intervalo entre as mamadas = serotonina = mais leite.

    Como sempre fui estressadinha, era fácil de prever que o leite diminuiria. Resultado: o equilid me ajudou MUITO e não viciou. Encarei como um complemento alimentar, uma vitamina.

    O Caio mamou até 1 ano e 2 meses... me senti realizada. E teria mamado mais, se eu pudesse.

    Beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  18. Olha eu jogava o leite da concha fora, porque não precisava dar na mamadeira pra Jade... Mas se a Avent vem com 2 conchas, uma abertinha pra descartar e outra fechada pra guardar o leite, não vejo porque não congelar. Claro, que com os seios devidamente higienizados, conchas esterelizadas e que o leite não fique em temperatura ambiente por muito tempo.

    ResponderExcluir
  19. oi mari,
    noooossa! post super mega de utilidade pública.
    eu tinha muito muito muito leite. doava um monte pro banco de leite daqui, então ese aumento todo não precisei, mas o leite da concha era descartado.
    bjocas

    ResponderExcluir
  20. Que ótimas dicas! É importante principalmente por reforçar a amamentação mesmo para mamães que encontram dificuldades.
    Ah, eu também dava um peito de cada vez. Como Bento tinha refluxo e, ao mesmo tempo, era guloso, mamava um monte e devolvia outro monte. Então dava um peito a cada mamada para ele não se entupir - além, é claro, de mamar até o leite gordo.
    beijo!

    ResponderExcluir
  21. Mari,
    sei bem como é isso..passei pelo mesmo sufoco com Arthur, pois ele nao ganhava peso nos primeiros dias..só depois que comecei a complementar na sondinha q as cosias melhoraram.

    Posso te dar mais uma dica: Comer um punhado de castanhas/amendoas 3x ao dia pra poder aumentar o porte calórico do seu leite. Foi dica da enfermeira especialista em amamentação da Perinatal. Com isso seu leite fica mais "gosrduroso".

    Qto ao leite da concha, se vc recolhe ele com seios higienizados, conhca esterilizada e rapidamente o transfere para o ptoe de vidro rpa ser congelado, beleza. O que não pode é usar conhca sem ser esterilizada e aproveitar o leite.

    Nunca fui de ter muito leite sobrando nas conchas, mas o pouco q tinha eu descartava, até pq eu não esterilizava a concha a cada mamada não.

    Boa sorte aí!

    bjks
    Flavia

    ResponderExcluir
  22. Vc já experimentou oferecer o leite que vaza na concha imediatamente na mesma mamada? Eu fazia isso, na concha mesmo e ele ia bebendo. era bom pq assim eu conseguia acreditar que ele estava engolindo leite... a amamentação pode ser muito subjetiva!
    bjos
    Anne

    ResponderExcluir
  23. Eu tinha muito leite, então tinha 4pares de conchas, muito bem higienizadas, e recolhia todo o leite da concha e entregava ao Banco de leite.
    Nunca deu problema !
    Dica para madrugada: canjica...dá leite e de fácil escovação.
    E continua guerreira !!!

    ResponderExcluir
  24. Mari, se o Lucas está dormindo tantas horas seguidas à noite, significa que está bem alimentado. Acho que você não precisa se preocupar em desobedecer a médica nesse quesito! :)
    Parabéns pela garra. Ah, e você já conhece as orientações do Dr. Carlos Gonzalez (Mi niño no me come) sobre amamentação? Recomendo fortemente, viu? Esse livro me salvou na introdução das papinhas de Emília e encorajou a Paloma (mãe da Ciça e da Clarice) a adotar a livre demanda. Ele basicamente diz que as crianças comem o que precisam, que cada uma tem um ritmo de crescimento e engorda diferente e que alguns são mais magrinhos mesmo, sem que isso seja necessariamente patológico. Se você quiser eu te mando o livro por e-mail (tenho o arquivo em pdf).
    Beijos e muito leite pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, meu nome tambem é lia e tenho uma bebe de tres meses. enquanto amamento fico lendo esses posts super divertidos e pra la de informativos. Sei que ja faz tempo que postou mas sera que voce ainda tem esse livro, poderia me enviar? liawiggers@hotmail.com
      obrigada

      Excluir
    2. Ola lia td bem? Estou amamentando meu filho so no peito, mas nesse ultimo mes ele ganhou pouco peso. Sera q vc poderia me passar o livro por email.
      Agradeço desde ja a atenção.

      karinaalberti@hotmail.com

      Excluir
    3. Oi Lia, achei interessante o livro...pode me mandar em pdf? Estou na mesma dificulade dos "primeiros dias" para amamentar... Agradeço!!!
      Meu e-mail:
      ozana_schmidt@hotmail.com

      Excluir
    4. Oi, Lia!
      Tb sou da turma q lê os posts a antigos. Se vc ainda tiver o livro em pdf, eu tb queria... Meu email eh cla.albuquerque@hotmail.com

      Obrigada

      Excluir
    5. Ola lia... Sera q ainda tem esse livro em PDF? Pode me enviar tbm? Obg
      mota.jaque@gmail.com

      Excluir
    6. Ei Lia tb queria muito, ou alguma das meninas que tiver conseguido o livro. obg ferrari.val@gmail.com ☺

      Excluir
    7. Olá!! Lia, ou alguém que tenha conseguido, tb gostaria do livro izabelamg@hotmail.com

      Excluir
    8. Também gostaria, se possível.
      Julianaalmeida82@hotmail.com

      Excluir
    9. Oi Lia. Tb gostaria muito desse livro. Minha bebê tem 3 meses e dou LA na sonda junto com meu peito. Mas quero tirar a sonda. Meu email: tathay@hotmail.com
      Agradeço desde já.
      Taís.

      Excluir
    10. Oi Lia. Você puder me mandar o livro PDF, vai me ajudar muito.
      Meu email é ketysteice@hotmail.com
      Agradeço desde já. ��

      Excluir
    11. Baixem o livro desse link aqui. Copie e cole e apague os espaços depois de cada /

      http:// personajes.com.co/ comunicados/ Temas-MiNinoNoMeCome.pdf

      Excluir
  25. Parabéns Mari guerreira, a luta continua! Meus votos de muito leite e saúde!

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari,

    Quanto ao leite das conchas, eu também fazia isso, cheguei a perguntar para a pediatra ela me disse que podemos guardar este leite sim, afinal é leite bom, porém ela me disse que esse leite das conchas tem uma validade "menor", por ser coletado de "picadinho", ou seja deve ser utilizado em 24hrs(geladeira), ou no máximo em 1 semana(congelado).

    beijim

    ResponderExcluir
  27. Eu tomei Equilid, receitado pelo meu médico.
    E foi a minha salvação. Pois eu já tinha feito de tudoooo, eu comia e bebia tudo que falavam dar leite, pois eu queria muuuito amamentar.
    Até chá de grama eu tomava... rs
    E o Equilid é algo impressionante, virei uma vaca leiteira... rs
    Mas daí quando GG tinha 8 meses, tive uma virose muito forte, muita diarréia e vômito, fui hospitalizada, mas mesmo assim não conseguiram controlar a desidratação.
    Não sobrou nem saliva na minha boca, quem dirá leite nos peitos...
    E daí por diante nunca mais consegui recuperar o leite, fiz tuuuudo de novo. Tomei Equilid, fiz tooodos os procedimentos possíveis, mas o leite nunca mais voltou... foi muito frustrante pra mim. Pois lutei muito para amamentar e era algo que eu amava fazer. Era um momento único.
    Foi muito dificil...
    Mas aproveitei muito enquanto pude... rs
    BJokas
    Naiara
    http://littlelittlediva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Segundo a minha pediatra você pode guardar o leite das conchas desde que elas sejam sempre esterelizadas e você recolha o leite a cada 1 hora, no máximo. Outra coisa importante, o leite só pode ficar na geladeira por 24h, se você pretende guardar por mais tempo do que isso, precisa colocar no freezer.
    Meu filho precisou complementar a amamentação com nam, por uns 10 dias... depois a produção de leite se regularizou e ele vive pendurado em mim, gordo e feliz...
    Eu tbm tinha dó de acordar o Davi no meio da madrugada, mas quanto menor for o intervalo das mamadas, menor é a cólica, então me sinto menos culpada em interromper o soninho dele

    ResponderExcluir
  29. Estou no equilid há nove meses já... Meu filhote não pega mais meu peito, e para falar a verdade, ele nunca pegou direito, ele posicionava a língua errado e não sugava o leite gordo. Mesmo assim, eu continuei bombeando até hoje ele toma do meu leite. Ele toma leite 3 vezes por dia e sempre tem um pouquinho do meu (na realidade a proporção é de 50%).Com relação à bombinha, já dava para ter comprado uma... Mas quem ia saber que eu ainda ia ter leite, mesmo trabalhando e bombeando apenas duas vezes por dia? A produção sempre se adequa. Boa sorte na sua cruzada!

    ResponderExcluir
  30. Brigada, Mari. Muuuuuuuuito útil. Já passei pra umas 10 gravidinhas daqui!
    Bj, querida!
    Dani

    ResponderExcluir
  31. Mari, é o seguinte: o leite para ser reaproveitado deve ser colhido com uma certa assepsia, em recipiente esterilizado, com a mãe com touca, para evitar o máximo de contaminação. Acredito que só a manipulação dos recipientes (da concha para um vidro) já está expondo o leite. E ainda não pode acumular o leite de várias mamadas em um vidro só, deve ser um vidro para cada mamada, para o congelamento. E este deve ser datado; a validade é de 12hs em geladeira e 15 dias no freezer, e devem ser esquentados em banho-maria desligado.
    Espero ter ajudado.... beijos

    ResponderExcluir
  32. A nossa doula disse que pode armazenar o leite da concha, desde que esterelize sempre.
    Nunca fiz, so uso o leite da bomba, mas no meu caso eu tenho muuuuuito, muuuuuuuuito leite!!!
    Bjao e boa sorte!!!
    Grazi

    ResponderExcluir
  33. Ahh...sobre o ganho de peso, estava passando o mesmo com o Lorenzo, ele nao ganhava peso, entao a pediatra decidiu que Lorenzo deveria mamar de 2 em 2 horas durante o dia (sim! 2 em 2) e depois das 10 deixar ele acordar para mamar.Dessa forma em uma semana ele ganhou quase 350g e normalizou o sono da madrugada, pois nao acordava tanto para mamar, ja que mamando de 2 em 2 ele faz reserva e nao precisa acordar a noite...
    espero ter ajudado...
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Olá Mariana, sou Elisane e moro em manaus(am) .. nossa super fã de seu blog, a maneira como vc escreve parece até que vc está conversando conosco, os temas (acontecimentos) então..são maravilhosos e abordados de uma maneira muito engraçada..pra nós mães então!! pois sou mãe do arthur de 1 ano e 6 meses.

    Bem, passei aqui pra lhe parabenizar e dar um Oi!!

    Bjos e até a próxima.

    :)

    ResponderExcluir
  35. BZ! Caraca, que dicas ótimas, menina!Já anotei tudo, mesmo pq aqui de longe fica td mais dificil. Assim, fui no vacuo da sua consulta. rs. Tb tive problema no comeco, Clara era um fiapinho. Ainda estou na luta mas bem melhor q o comeco. Tive que complementar o peito com a tal da formula, me achei um lixo, mas nao desisti. Hj o leito do peito aumentou bastante. Vou te passar um email que uma amiga nutricionista me mandou, tem dicas ate para colicas, etc. Lá te escrevo mais. TXS, querida. Força na peruca, ops, nas peitolas! bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu
      Por favor manda pra mim estas dicas da nutricionista.
      Obrigada

      Excluir
    2. Oi Lu
      Por favor manda pra mim estas dicas da nutricionista.
      Obrigada

      Excluir
  36. Ai que perrengue! Fiz a metade disso (não precisei do NAN) e aqui deu certo, tem que rolar uma diciplina e qt maior ele foi ficando mais eu fui relaxando até o desmame com 8 e 1/5. O bom é que hj mesmo enchendo o rabo de arroz e feijão ele nnao engorda, o que me conforta o coração um pouco!

    Beijo pra vc e pro Luca magricelo!!!

    ResponderExcluir
  37. Adorei as dicas e espero nunca precisar delas, pois estou planejando ter tanto leite que até doarei em bancos! Hehehehe!
    Mas se precisar, já sei onde buscar informações!
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  38. Que delícia ler o seu blog e que fofa é a Alice, Parabéns!
    Com dois filhos, um de 13 que mamou exclusivamente no peito durante um 1 ano e 3 meses e uma de 10 anos que mamou 11 meses, sofri muito quando minha rapinha do tacho teve que tomar complemento, chorei 48 horas seguidas, mal conseguia abrir o olho. Como não imaginava que teria outo filho fiz redução nos seios, o problema é que nessa cirurgia são cortadas muitas glândulas e ductos, e eu que era uma vaca leitera, e amava dar mama no peito dessa vez foi com muito esforço que consegui amamentar por 4meses.
    Beijocas Alexandra

    ResponderExcluir
  39. Quanto mais eu leio, mais me asseguro de que para ser mãe tem que ter comprometimento, preparo e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  40. Bem fora do tema do post atual, mas, falei de você http://cantinhodapublicitaria.blogspot.com/2010/10/cinematerna.html

    =]

    ResponderExcluir
  41. Eu tive a sorte de conseguir amamanetar os dois e garantir o ganho de peso durante bastante tempo tanto com um quanto com o outro.
    O post ta super bacana mesmo, super instrutivo, parabens! Eu nunca usei a bomba porque a primeira vez me a-pa-vo-re-i com a tal historia do bico ir parar la no polo norte. Se tivesse lido teu post antes, saberia que aquilo era "normal"rsrsrsr


    beijos

    Pati

    ResponderExcluir
  42. A minha Alice entrou no complemento com 15 dias, porque não só não engordava como estava perdendo peso. Eu também procurei pediatras especializados em amamentação -- como vivo em Portugal, Alice tem uma cá e outro no Rio. A de cá é autora do manual de amamentação da Unicef para Portugal (http://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento.pdf), o daí trabalha com uma fono especializada em amamentação que me ajudou bastante. Consegui manter a amamentação (com sonda em todas as mamadas) até os 8 meses e meio, quando Alice "encheu o saco". A proporção, segundo o pediatra br, era 70% leite 30% complemento.

    Para aumentar o leite, tomava Alfafa CH6, chá de funcho e promil (um pozinho que tem aqui) e bebia muita água. Tomei também Plasil, mas só por três dias, conforme recomendado pelo médico. Decidi não fazer dieta e seguir à risca todas as recomendações do tipo não comer chocolate, morango etc. O leite até podia ser pouco, mas tinha que ser muito bom.

    Quanto ao leite das conchas, eu recolhia de hora em hora. Na hora da mamada, complementava com o que tinha recolhido + o que pingava na hora do outro peito (+ complemento, claro). Dava as duas mamas e depois a sondinha. No final, usava a bomba da Medela, a única com que me adaptei. Amamentava de três em três horas -- a pediatra pt e a fono disseram que era preciso dar tempo ao peito para encher e a mim para descansar. E deixava a Alice dormir (às vezes 10h!), apesar das recomendações contrárias da pediatra: tinha uma balança em casa, e descobri que ela não engordava menos por isso. Dormir não gasta energia!

    Ah, e falei de como usava a sonda no Mães em Rede (com o seu desenho super-educativo!): http://oglobo.globo.com/blogs/mae/posts/2010/09/26/uma-questao-de-peito-327586.asp

    bjs

    ResponderExcluir
  43. Mari!
    agora eu passo a acompanhar seu blog como "parte interessada", já que minha filha, Maria Teresa, nasceu há 25 dias.
    As enfermeiras da UTI neonatal (onde a Terê ainda está) recomendam o uso de alfafa ou lentilha manipuladas em farmácia (só para facilitar o consumo na quantidade necessária) para aumentar o leite. Estou usando alfafa e aumentou bastante!
    Minha obstetra recomendou um Plasil antes de dormir. também aumenta bem o leite, mas acho que não funciona com mães com bebês em casa.
    Você guarda o leite que você tira com a bombinha? porque aí, em vez de dar Nan, você pode dar seu próprio leite pro Lucas! Ou doar pro banco de leite (pretendo escrever sobre isso no blog da Maria Teresa em breve...).
    Aproveito para te propor que você também mobilize o povo que lê seu blog para doar leite e também vidros com tampas de plástico para os bancos de leite, eles sempre precisam!
    beijocas

    ResponderExcluir
  44. Que legal você compartilhar todas estas dicas de amamentação :-) No início, eu tive muita dificuldade para amamentar porque minha neném não conseguia pegar o bico do peito, o que me deixava desesperada - ela chorava de fome e eu chorava junto... Mas com o tempo e depois de muita insistência, consegui amamentar. Você vai ver como isto se tornar um prazer enorme!!!

    ResponderExcluir
  45. Nossa, manual completíssimo aqui, hein? No post e nos comentários. Parabéns pela disposição, dear! Eu só de pensar na bombinha de tirar leite me dá calafrios, mas amei "o mamilo vai até o pólo norte"!
    bjo

    ResponderExcluir
  46. oi flor onde se encontra esse óleo engordativo?

    ResponderExcluir
  47. Meu problema no começo da amamentação foi que eu tive um bico muito grande pra bok peqna do meu pqno Pietro. Mas, depois de uns dois dias ele acertou abocanhar bem o peito. Hoje ele meu gatinho tem 2 meses e 10 dias, e mama como um bezerro. Li/estudei muito (na net) sobre amamentação durante toda minha gestação e isso me deixou confiante. Mas mesmo assim ele ganhou pouco peso. Só então descobri que eu dava o peito muito cheio pra ele então ele só tomava água e não consumia agordura pra poder engordar. Então eu passei sempre a ordenhar as mamas antes de amamentá-lo. Consequencia: ele engordou 1kg em 2semanas. Legal né?!
    Até hoje minha alimentação consiste em sopa (agora somente no jantar), mingau, bastante água (preferencialmente de coco) e sucos naturais.
    Não sei se serve como dica mas... como o Pietro nasceu grande (50 cm / parto normal) e no meu chá de fraldas ganhei muitas fraldas de tamanho P que ele usou por pouco tempo enfim... eu uso as fraldas como absorvente de seios. Como? Corto uma fralda em 4 partes "iguas" e costuro as aberturas, pois os absorventes não são caros mas são trocados com frequencia então uso 1/4 de fralda no peito como absorvente de seio e o absirvente eu uso quando vou sair por exemplo pro shopping. Éééé... tenho um pouco de trabalho mas economizo no dinheiro.
    O que me ajudou tb a amamentar com sucesso foi a fome desesperadora do Pietro pois tinha dias que ele mamava de hora em hora. Hojr emdia ele mama de 3 em 3 horas e durante a madrugada a mamada dura de 15 a 30 minutos; as vezes de uma única mama. O leite da outra, descarto; mas, tô pensando em doar. Eu pensei que não ia ter leite suficiente pois tenho os seios bem pequeninos, mas que nada tenho bastante leite. Ou seja, não precisa ter seios grandes pra ter uma boa produção de leite.
    Dica: ensine seu filho a abocanhar não só o bico mas a aréula do seu seio pois assim ele mama bem e não machuca o seu seio. Pode perguntar pro pediatra....

    ResponderExcluir
  48. Olá meninas! Adorei esse blog, me ajudou muito! Sou morena e casei com japones.. resultado? o bico do meio é enorme a boca da minha filhinha é pequena de mais. Com isso, ela não consegue abocanhar direito a auréola. Estou tirando leite na bomba elétrica e ofereço na mamadeira pra ela não passar fome. Mesmo que muitos falam que a produção vai diminuir porque o estimulo vem do bebê, estou mais conformada em fazer dessa maneira, porque se eu for insistir só no peito, ela vai passar fome. Aliás, no peito, ela suga um pouquinho e já dorme, mesmo cutucando, tirando a roupa, etc. Nao queria dar mamadeira, mas tá sendo o jeito pra alimenta-la! Bjs!

    ResponderExcluir
  49. Ola, o meu problema ja e o bico do peito muito pequeno, tenho uma bebe de 2 meses e meio e a amamentação esta muito dificil, alguma dica?

    ResponderExcluir
  50. Ai, que bom ver pessoas passando pelo mesmo problema que eu!
    Meu peito é enorme, meu bebê mama super bem, ele vai fazer 3 meses e já pesa 7kg. Eu sempre tiro leite pela manhã com a bomba para armazená-lo para que meu marido dê na mamadeira à noite.
    Pois num é que de uns dias pra cá meu leite tá diminuindo? Não sinto mais ele enchendo e não queria MESMO dar NAN. Ontem recebi umas dicas de uma amiga com relação à tintura de algodoeiro e também umas misturas de micinuscon pulsatila, agnus cast e alfafa em glóbulos. Vou experimentar. Vou também conversar com meu ginecologista acerca do equilid. Comecei ontem a tomar o chá da mamãe. Aqui em casa a demanda é totalmente livre para a mamada. Bom..tô lutando muito para amamentar. Oro pedindo a Deus mais leite. Ele me enviou pessoas para me darem dicas acerca de melhoras, e uma delas foi vc com seu blog. Espero dar resultados. Beijos!

    ResponderExcluir
  51. Mari, adorei o seu blog, poderia me passar o contanto da Dra Nina?? Também preciso dela!! Beijão, e obrigada.

    ResponderExcluir
  52. Oi Mari. Achei seu blog muito legal, me animou um pouco, pois ando meio deprê com minhas dificuldades na amamentação...
    A Helô está com 19 dias e tivemos diversas lutas até aqui, pois meu desejo é amamentar exclusivamente com o peito. Já usamos bico de silicone (argh!), bombinha manual (ui!), e já que a Helô só perdia peso desde que nasceu, entramos com o Nan por orientação do pediatra.
    A questão é que ela é uma dorminhoca de plantão. Dorme e se a acordamos para mamar, ela chora, não quer pegar o peito, e depois que pega o peito (quando pega), mama 10 minutinhos e dorme de novo. A noite se deixar, dorme direto, sem mamar. Sei que isso seria uma bênção, se ela não estivesse com o problema do peso baixo.
    Alguém tem alguma dica para deixar minha bonequinha mais desperta para mamar?
    Outra coisa, poderia me passar o contato da dra. Nina em SP? Meu e-mail é: adriana.arraes@hotmail.com
    Obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. te mandei um email, Adriana! Bjs!

      Excluir
    2. Olá Mari, estou com a mesma dificuldade...e pra piorar meu desespero, o pediatra hj na consulta pediu pra tirar o peito e só complementar com NAN. Preciso de uma outra opinião pediatra, pois não quero abrir mão da amamentação. Obrigada.
      hangrasantos@gmail.com

      Excluir
  53. Meu nome é Sra. Rita, eu era casada com meu marido por 12 anos e nós dois abençoe com dois filhos, que vivem juntos como um amor, até março de 2012, quando as coisas já não estava do jeito que estava [quando ele perdeu o emprego]. Mas quando mais tarde ele recebe um novo trabalho nove meses depois, ele declarou dormir fora de nossa casa matrimonial. Só para eu descobrir que ele estava tendo um caso com a mulher que lhe deu o emprego. desde aquele dia, quando eu liguei para ele, ele já não pegar minhas ligações e nada desde a sair bem. Todavia, o meu marido só ainda manter em ver a nova namorada até Dr.Black lançar um feitiço para mim, agora é comigo e me only.And estou feliz com minha família.
    se você precisa de seu e-mail de ajuda é blackspiritualtemple@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. preciso da sua ajuda tenho uma filha de 10 meses e no primeiro mes um dos meus seios nao produziu leite suficiente.Minha mae me falava para por ela para mamar que quanto mais ela mamava mais ia aumentar o leite,so que isso nao aconteceu,ainda tenho um pouco de leite nesse seio mais e muito pouco.O que pode ter acontecido comigo????...Por favor me ajude espero que nao seja nada grave....espero sua resposta desde ja obrigado...

    ResponderExcluir
  55. oii boa noite achei muito interessante esse site,tenho um bebe q ta me dando uma dor dee cabeça enorrme,ele tem 6 meses ñ quer comer nda e ainda por cima parou de mamar,ñ sei mais o que fazer,por favor me ajude,pesquisei essa vitamina que vc falo mas ñ a enconterei em lugar nenhum,por favor diga o mone dela pois nutrimed,ou tcm,(a.k.a triglicerideos de cadeia média)ñ ta servindo,por favor me ajude onde eu compro e qual o nome desse remedio.

    ResponderExcluir
  56. oii,boa tarde por favor alguém me ajude!!tenho um bebe de 6 meses que ainda não come nada e parou de mamar,ele ñ quer saber do peito de jeito nenhum,e so ta tomando água e suco,com isso seu peso esta dimenuindo,gostaria de saber sobre esse oleo engordativo,onde compro,qual o nome e etc,tou desesperada me ajudemm!!1

    ResponderExcluir
  57. Olá Mari! Parabéns pelo blog, eu adorei!
    Mas queria te pedir umas informações...
    Minha bebê nasceu 7 dias antes do previsto de parto natural, com 50 centimetros e pesando 3,060kl. teve que ser reanimada por ter nascido com o cordão enrolado no pescocinho dela e teve que ficar numa espécie de estufa e não tivemos contato por 12 horas! então não descansei, fiquei preocupada e não tive leite quando tentei dar o peito pra ela... achei que não teria leite mas sempre deixava ela sugar msmo sem ter e comecei a dar NAN, mas graças a Deus 5 dias depois comecei a produzir muito leite! e Sophia pegou bem o peito fiquei tão feliz! com um mês e meio ela teve sapinho na boca e no bumbum, fiquei muito aflita e como ela não mamava bem e eu estava muito abatida, diminuiu a minha produção de leite...duas semanas depois ela melhorou, ja com 2 meses ela media 56 cm e pesava 3,240kl! muito magrinha, não sei o que fazer pra ela engordar...meu peito vasa sempre, mas ela esvazia meus dois peitos muito rápido e ainda fica chorando querendo mais...! o que me dá a impressão que tenho pouco leite.
    E agora ela esta regojitando muito, até quando coloco pra arrotar, nem posso balançar se não ela golfa! é minha primeira filha, estou longe da minha família e minha pediatra falou pra dar de mamar de 2 em 2 horas no dia e a noite pra deixar ela dormir, e falou pra eu dar a ela um polivitamínico chamado Protovit plus, 12 gotas por dia. Deixo ela esvaziar sempre bem os dois peitos. Mas não vejo resultado, ela é grandinha e magrinha. estou bem preocupada de não esta fazendo certo... bebo bastante líquido tento comer o máximo que consigo que é de 3 em 3 horas menos a noite que não consigo levantar...se tiver alguma dica me passa plis!
    Obrigada! e boa sorte tbm nessa experiência maravilhosa!

    ResponderExcluir
  58. Será q vc poderia me mandar o livro por email.Tenho muita dificuldade para amamentar.Obrigada email- biduttinha@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  59. Amei as dicas. Estou passando por essa dificuldade tb...minha filha já está com 3 meses e ainda hj preciso da soonda. Fiquei animada com a história dos remédios, pois minha médica passou equilid para mim...só que ainda não consigo todas as mamadas. Você tomou equilid e motilium juntos?? Quantos e quantas vezes ao dia??? Quem sabe se eu tomarr os dois a produção melhora de uma vez.

    ResponderExcluir
  60. aaahh como me arrependo... não me preparei para amamentação sempre achei que era um processo natural resultado meu bebe ficou 48 horas sem comer nao vou me perdoar nunca e quando fez a pega fez mal, perdi partes do mamilo que passado hoje 30 dias ainda nao recuperei o mamilo e vivo a base de analgésicos um verdadeiro pesadelo, e resultado final passado 30 dias ele so engordou 350 g, estou arrasada me preparei para tanta coisa na gravidez e esqueci da alimentação do meu pequeno, mas não vou dar formula e o pediatra me apoia então agora estou a correr atrás do prejuízo adorei teu site, quero aumentar meu leite e praticar livre demanda, problema ele dorme muito e dorme no peito, faço tudo para acordar e nada quanto tempo posso tomar o Molitium? anagomes13@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  61. Pessoal, Bom dia! Há um pouco mais de um mês observei que meu bebê estava ficando irritado durante as mamadas e que os meus peitos não estavam mais enchendo de leite. Na consulta dele na pediatra, ela observou que a quantidade de leite que eu ejetava realmente não era normal para a idade que ele estava e ele tinha engordado pouco. Ela prescreveu equilid e eu passei a tomar 1 vez por dia. Não obtive resultado satisfatório. Passei a tomar de 4 a 5 litros de líquido por dia, sendo 2 litros de chá (funcho, chá da mamãe ou erva-doce). Cheguei a tomar plasil, mas meu bb teve muitos efeitos colaterais - ficou agitado, assustado e insone. Agora associei canjica e tintura de algodoeiro. Não sei mais o que fazer. Ele tem excelente pega e ótima sucção. Ofereço o peito sempre que ele quer e às vezes até sem ele reclamar. Sempre o coloco para mamar no peito primeiro e sempre consigo dar os dois peitos em cada mamada, mas acabo tendo que complementar. Eu o deixo no peito até esvaziar, só que quando o peito esvazia ele ainda está com fome. Está muito difícil desencanar e eu tenho dormido de 6 a 7 horas por dia, o que já era meu normal antes - eu não fico cansada e não consigo dormir durante o dia, porque nunca foi meu hábito. Eu consigo dar, em média, duas mamadas no dia sem complemento. Estou chateada por não estar conseguindo fazer amamentação exclusiva. Alguém tem alguma ideia do quê devo fazer?

    ResponderExcluir
  62. Olá!!!!!fui toda esperançosa a pediatra hoje para ver se meu filho havia ganho peso...me dediquei somente a isso...não fiz mais nada da minha vida mesmo, para que ele pudesse mamar tranquilamente...e ele apenas recuperou o peso perdido...está com 30 g a menos de quando nasceu...queria chorar de tanta decepção...já tenho 3 filhos e isso nunca havia acontecido...até meu marido notou minha cara de triste...a médica me receitou plasil e dar nan a cada mamada do seio...estou triste...eu que sempre me orgulhava de ter bastante leite e meus filhos serem gordinhos...

    ResponderExcluir
  63. Estou desesperada já chorei muito....meu bebê mama basante mas sinto que fala leite e ela fica super nervosa....e meu desespero aumenta a cada mamada....os médicos aqui da minha cidade são uma bosta...e não recebi nenhuma ajuda.....quero muito continuar amamentando....mas do jeito que tá não sei se vai ser possível!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  64. Oie, pode me enviar o livro também, por favor?
    Tenho um bebê de 3 meses e preciso aumentar minha produção, vou seguir suas dicas e conversar com minha pediatra.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  65. Tbm uso as conchas e utilizo o leite! Fiz com meu primeiro filho e faço agora com o segundo!!
    É um pecado mesmo desperdiçar este tanto de leite que sai!

    ResponderExcluir
  66. Ola meninas, meu bebê tem um mês e estou com pouquissimo leite. Alguém tem o telefone de um pediatra especialista em amamentação?Estou precisando de ajuda. Moro na cidade de Sao Paulo. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graciela, procure a Casa Curumim - clinica de pediatria e aleitamento materno. A Dra Nina, minha salvadora, atende lá. Boa sorte! http://www.casacurumim.com.br

      Excluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. O PODER DO AZEITE E SUA CURA...



    Prezados Amigos

    Venho comunicar-lhe de que chegou ao Brasil o mais puro e premiado Azeite de oliva - DOP Casa de Sucçães de Trás-os-Montes - Portugal, o qual já esta sendo comercializado pela Brason Gourmet - Imp. Export. Distrib., Ltda.

    Será um prazer fazer-lhe chegar até você este maravilhoso Azeite, a fim de que o possa saborear e enriquecer sua gastronomia, ou até mesmo uma excelente opção para presentear seus familiares e amigos com este conceituado produto Gourmet.

    Brason Muito grato pela atenção que nos possa dispensar, agradecendo que nos indique outras pessoas suas amizades que apreciem também um verdadeiro " ouro liquido ".

    Obrigado pela Atenção.

    esperando sua resposta.

    Faça um presente de Natal para quem você Ama...


    Walter Siqueira
    Comercial
    Brason Gourmet Comercio Importação e Exportação Ltda
    (11) 4619-1841
    (11) 982046557
    (11) 970866537
    walter.siqueira@brasongourmet.com.br
    brasongourmet@brasongourmet.com.br
    www.brasongourmet.com.br

    ResponderExcluir
  69. Boa noite! Amei seu blog e os comentários são muito interessantes e úteis. Tb estou na luta, tive vários problemas pra amamentar, meu seio rachou, feriu, enfim, horrível. O meu bb está com quase 3 meses e pesa 4.950kg. Não sei o q fazer pra ele ganhar peso (sempre ouço q ele é magrinho). Vc pode por favor me enviar o livro sobre amamentação? cristiane. gabril@gmail. com desde já agradeço muito. Força pra todas nós :)

    ResponderExcluir
  70. Boa noite! Amei seu blog e os comentários são muito interessantes e úteis. Tb estou na luta, tive vários problemas pra amamentar, meu seio rachou, feriu, enfim, horrível. O meu bb está com quase 3 meses e pesa 4.950kg. Não sei o q fazer pra ele ganhar peso (sempre ouço q ele é magrinho). Vc pode por favor me enviar o livro sobre amamentação? cristiane. gabril@gmail. com desde já agradeço muito. Força pra todas nós :)

    ResponderExcluir
  71. Boa noite! Tenho um bebê de um mês que mama o dia todo e dorme a noite aproximadamente das 3 as 7hs... durante o dia só dorme umas três horas depois do banho.É normal isso ou é meu leite que não o sustenta?
    Poderia me enviar o livro de amamentação?
    Grata
    Renata

    renatagoncalles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  72. Minha bebe mamou so atte 2meses e ela ta com seis meses e so pesa 6-800 eu mim preocupo.com o peso dela

    ResponderExcluir
  73. Minha bebê mama exclusivamente em mim, só que como ela tem refluxo o gastro e a pediatra não quer passar outro leite pra ela, é pra tirar o meu e congelar, só que não tenho tanto leite assim ou dou mamar pra ela ou tiro, já estou tomando o equilid, mas não fez tanto efeito e hj comecei a tomar o domperidona, tomo e como de td que falam que é bom. Obrigada pelas dicas adorei o blog.
    Por favor me envie o livro karinea2007@hotmail.com

    Abraços

    Karine

    ResponderExcluir
  74. Olá,estou na luta aqui também,não tenho muito leite,as vezes sinto o seio mais cheio de 2 em 2 dias apenas. Minha filha esta com 3 meses,e é luta constante...

    ResponderExcluir
  75. Como fazer meu bb voltar a mamar no peito

    ResponderExcluir
  76. O TCM que você da é o TCM Nutri com AGE ou o TCM Nutri? Estou com duvidas!

    ResponderExcluir
  77. Estou amamentando posso comer farinha láctea e comer chocolate beber suco e refrigerante

    ResponderExcluir
  78. Olá pessoal! Estou nessa mesma luta e sofrendo muito por meu bebê não estar ganhando peso com LM. Alguém poderia me indicar um especialista aqui no RJ? Já tentei algumas alternativas. Plasil, mate, chás ... estou bebendo muita água tb. Meu leite vvaza bastante na concha e dou peito o dia todo e mesmo assim ele não ganha peso. Esta com 25 dias e não recuperou nem o que perdeu na maternidade...

    ResponderExcluir
  79. Boa Noite.
    Gostaria de saber se o triglicérides de cadeia média que sua pediatra prescreveu surtiu efeito? Minha filha está com 4 meses e com baixo peso, visto que ela nasceu com 2100kg e não está conseguindo se desenvolver como deveria. Estou muito preocupada e queria ouvir a opinião de mães que fizeram uso deste complemento.

    ResponderExcluir
  80. Boa noite queria o livro de amamentação , meu leite está pouco quero continuar a mamentacao

    ResponderExcluir
  81. Olá também gostaria de receber o livro. Obrigado

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails