quarta-feira, 13 de outubro de 2010

:: Dossiê "Salvem as mamas das mammas", parte 4 - O problema hidráulico peitoral


(Dúvida: encher o blog de fotos de peitos é um método apelativo de alavancar a audiência?)


Chega um abençoado dia em que nossos mamilos cicatrizam e o inchaço dolorido do peito diminui, então a gente pensa que a partir de agora a amamentação será um mar de rosas. É quase isso - está mais pra um mar de leite. Entrei num pinga-pinga que não sei quanto pára, se é que pára. Minha experiência prévia não conta porque meio leite diminuiu muito quando Alice tinha um mês, mas dessa vez, com um uma séria de providências que ando tomando para aumentar a produção, a goteira está descontrolada. Os peitos pingam mais ou menos a cada duas horas, e durante a amamentação o peito livre se derrama tal qual as Cataratas do Iguaçu. Não sei se é assim mesmo ou se isso é resultado dessa minha cruzada láctea, então pergunto para as mães que amamentaram meses, semestres, anos a fio: uma hora pára, ou seguimos vazando até o fim da amamentação?


Bom, de qualquer maneira a dica aqui é bem básica: absorventes de peito, ué! Até tentei ser econômica e usar carefree dentro do sutiã, mas eles são perfumados e não é justo fazer meu filho lamber perfume por causa da minha pãodurice, correto?, então me conformei com os absorventes de seios mesmo. Durante as mamadas, uso conchas para recolher o leite e congelar para eventuais mamadeiras.

Naqueles primeiros dias em que os peitos assados não permitiam sutiã e muito menos absorventes (época das camisolas recortadas, lembram?), eu forrava a cama com uma toalha dobrada. Mas o pinga-pinga sempre no mesmo ponto acabava atravessando a toalha e molhando a cama, então somei à toalha aqueles absorventões gigantes que a gente usa no pós-parto pra conter a sangueira dos primeiros dias. Posicionava na altura dos mamilos, deitava de lado e pronto. Resolvi assim o problema da cama ensopada de manhã. Portanto, nada de pudor, tragam sim o pacotão de absorventes se a maternidade disponibilizar, mesmo se o sangramento já estiver acabando. Nunca se sabe quando um troço desses pode ser útil... (outro uso interessante: travesseirinho anti-golfada pra forrar o carrinho do bebê depois das mamadas. Hein, hein? Nunca testei, mas acabou de me ocorrer e estou me sentindo muito espertalhona e cheia de recursos, praticamente um McGyver de saias!)

Ah, cuidado com o deslocamento do absorvente dentro do sutiã, e prestem atenção pra onde o peito está apontando na hora de colocá-lo. No meu aniversário fui toda garbosa e cheia de finesse almoçar num restaurante bacanudo e lá cheguei com a blusa manchada, culpa de um desvio lateral imprevisto. Se você não quer ser a Garota Camiseta Molhada 2010, atenção com o leite que sai pela tangente, tá?

***

A propósito: semana que vem faremos o sorteio de uma blusa de amamentação da Via Láctea, fiquem atentas moças amamentadeiras!

54 comentários:

  1. Mari, fala sobre as providências pra aumentar o leite? Sinto que no final do dia a minha produção diminui um pouco e às vezes a Rafa reclama. Mas por enquanto estou resistindo a tomar remédios que estimulam a produção do leite. Conta aí, please...
    Beijos
    PS. Sobre os absorventes, eu também uso direto. Comprava sempre o da Johnson's, mas achava que aquela rodelinha sempre ficava marcando nas blusas. Dia desses comprei da marca York e achei que eles são mais discretos (e funcionam igual), além de mais baratos. Fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. bz, comigo aconteceu a mesma coisa, goteirava infinitamente, até que parou! nem me lembro se foi de um dia pro outro, mas parou, lá pelo terceiro mês da iris.
    eu também usava as conchas para recolher o leite enquanto amamentava, mas o fabricante recomendava que não utilizasse o leite recolhido. portanto, fica a dica de ler a bula das suas conchinhas.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai, Mari, me divirto com você. E acho legal você encarar as coisas da maneira que faz, porque com todos os percalços do caminho tá aí firme e forte na função de amamentar.
    Esses textos me dão forças pra quando minha hora chegar!
    Você viu que terei uma Alice tb?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou no pinga-pinga, também...
    Ro - será que você vai ler isto? - para dar um up na produção de leite, que eu achei que deu uma baixada umas duas semanas atrás, eu estou fazendo compressas quentes. E, na hora do banho, deixado cair água bem quente no peito. Tem adiantado.
    Mari, também ouvi de várias fontes que não se deve congelar o leite que sobra nas conchas, por risco de contaminação...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. O leite falta o leite volta, mas o bom humor não falha nunca! Fiquei feliz em saber que o leite voltou. Logo logo ele vai acabar achando o equilibrio!

    beijo

    Pati

    http://coisasdemae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Esse ping pinga vai longe....e conforme eles vão mudando os horários de mamada, os peitos não mudam ao mesmo tempo, demoram um pouquinho a acostumar que o pinga pinga só deve ser daqui 1 hora, ou 30 minutos...Ou seja amiga...estou quase chegando aos 6 meses do Enzo e o pinga pinga continua e vira e mexe acordo enxarcada.
    Sobre os absorventes minha irmã achou uma lojinha dessas que só vende fraldas que vende absorventes da york (sem embalagem) por R$10,00 com 90 unidades...foi a minha salvação...uso um monte sem dó nm piedade.

    ResponderExcluir
  7. Já te fali que adoro seu blog?
    Não? Então lá vai: ADORO SEU BLOG!!!
    Já? Então vou repetir: ADORO SEU BLOG!!!
    Falado isto, comento sobre o post pinga, pinga.

    Passei por isto 4 vezes: encharquei cama, paguei mico com roupa molhada, cherei leite por muito tempo, mas jamais tive a idéia do absorventão nos peitos. Isto é mágica, baby!!! Vc é, realmente, um McGiver de saias...

    Beijos

    Ana Cristina
    eucomosquatro,blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Aqui ainda pinga, algumas mamadas mais, outras menos. Mas o que mais me deixa de blusa e sutiãs molhados é que a Clarice volta e meia dá uma paradinha e o leite escorre em jatos. Aí me molha toda, não tem jeito. Se estou na rua, fico molhada mesmo, com as tais rodelas (nesta hora, viver no deserto do Atacama ajuda, porque seca antes da cápsula com o mineiro chegar, te lo juro!).
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Pinguei mooointo, mooointo. Tb dei papelão, vivia às voltas com os absorventes de seio. Muitas e muitas vezes esqueci uma troca em casa, encharquei um par e voltei com papel higiênico dobradinho no soutien. Horror!(sem falar no azedinho de todas-as-blusas, né?)
    Mas em torno do terceiro mês parou de pingar, o peito se auto-regulou e agora só vaza se a gente pular alguma mamada... Filhote com 6meses e meio...
    bjos, sempre bom ler seus posts!
    Anne
    mammisuperduper.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. uma hora pára de gotejar sim, na vez do tom durou quase 1 ano gotejando... agora no leon, sigo gotejando infinitamente com meus absorventes (tb gosto do york, pq vc já reparou que o flocgel da johnsons deixa o peito meio gelado? dá até frio! mas uso o que tiver,né, fazeroquê? ...rsrrsrs)É assim mesmo, mama em um pinga no outro, de tempo em tempo - meninos costumam mamar de 2 em 2 horas emsmo - o peito enche com aquela dorzinha fiiiiina e dá uma vazada básica...
    bjinho na familinha linda!

    ResponderExcluir
  11. Eu, como vaca leiteria número 1, posso dizer que demora mesmo p/ parar de gotejar. No início, eu costumava usar as conchas (mas não se deve aproveitar o leite, viu?). Depois passava p/ os absorventes. Com o mais velho, não me lembro por qto tempo precisei usá-los, mais com o mais novo, usei até uns 7 meses. Depois disso, o próprio sutiã com bojo, dava conta de conter eventuais vazadinhas que ocorriam. O problema era o cheirinho de leite azedo que ficava nos sutiãs (eca!)......rs. Ah, meus bezerros mamaram até 2 anos cada.

    ResponderExcluir
  12. Amiga... com a Alice eu comecei a vazar (não era bem vazar, era mais esguichar) no 3o dia depois do parto e só diminuiu um tico depois do 3o mês... mas aí continuou tendo um pinga pinga perto da hora das mamadas até quase o 10o mês.... seca mesmo eu só fiquei depois de desmamar, aos 16 meses...rs
    E o pior é que nunca consegui usar o absorvente de peito... me assava e, pior, me dava cândida!
    Aí eu adotei uns absorventes de pano que vieram com os sutiens de amamentação... não eram uma solução absoluta, mas dava um disfarce... só usava quando saia mesmo, em casa eu metia mesmo era uma fralda de pano dobrada em tira (fica bem grossinha), atravessada dentro do sutien de um lado até o outro!rs
    E, curiosamente, uma coisa que me ajudou MUITO a diminuir o pinga pinga foi parar de usar sutien para dormir...

    ResponderExcluir
  13. Diiiiz o que vc fez pra aumentar a produção! =)
    Já tô ficando chata, rs Pedi umas boas vezes aqui...ahhaha
    E essa foto hein. Jesus! Que saudades dos meus seios pré-filhos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Carla Melibeu Conceição14 de outubro de 2010 às 06:44

    Mari, conta pra gente o que vc está fazendo pra produção de leite estar tão caprichada! O meu leite diminuiu um tanto, minha neném de 2 meses só engordou 200g na última consulta e fiquei mto triste com isso. Estou tomando chá weleda e voltei a tomar sopas à noite, e deu uma aumentada na produção.
    Quanto aos absorventes, tb cansei de morrer numa grana com os absorventes Johnson's e York, e descobri um absorvente íntimo que não tem perfume! Ele se chama Miss Discreet. Comprei uma cx com 50 (Leve 50, pague 40). A economia é grande! :-)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. nem mefale...
    me vi nesse post.
    em casa vivia com aqueles peitos enormes por causa das conchas. me sentia um manequim das lojas marisa...
    pra sair, absorventes mesmo, senão era desastre na certa.
    e a cama molhada? afffe....
    mas não se preocupe. passa sim.
    logo que isaac regulou seus horários a coia normalizou nas peitolas tbm.

    bjo

    ResponderExcluir
  16. Amamentei 12 meses, mas acho que o pinga pinga so' diminuiu mesmo qdo o Rafael reduziu o numero de mamadas... se bem que os primeiros 3 meses eram os piores. Eu tinha leite pra dar e vender, literalmente.

    Faço a linha "ecologica" e sempre usei absorventes de peito lavaveis. Usei rarissimas vezes os normais, mas eles grudavam no bico do seio e doia a beça pra tirar! E' verdade que o lavavel é um pouco maior e marca mais, mas como aqui em Paris so' faz frio (e o inicio da amamentaçao foi durante o inverno), entao nao tinha tanto problema. Se bem que pra ficar em casa ou para usar com uma blusa mais soltinha, nao tem problema se ficar marcado, né?

    E' muito mais economico! E eu guardei os meus absorventes para o proximo baby.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, tinha esquecido disso. E o cheiro? Aff, as roupas ficavam com aquele cheiro de leite coalhado.

    ResponderExcluir
  18. NO começo tb estava como as cataratas do iguaçu e tb usei a técnica da toalhinha na cama. Mas com o tempo, acho que 2 semanas no máximo, isso logo cessou. Usar a bomba não recomendo pq o corpo pode interpretar que tem q produzir mais! Continue nos absorventes e nas conchas de amamentação.

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari, o meu pingava demais, nas horas mais inoportunas, e sempre que ia ficar em casa colocava um paninho de boca ao invés do absorvente. Isso pq o paninho deixa o mamilo seco, eqto o absorvente deixa o mamilo úmido, e mais propenso a pegar fungo. Tb não usei a concha pelo mesmo motivo, mas me lembro de ser instruída que o leite que fica na concha não pode ser armazenado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Menina, adoro ler seu blog mas quase nunca comento ( devo ter comentado uma unica vez. Mas como vc lançou essa duvida cruel posso te responder contando meu caso! rs Minha filha Cécile tem 13 meses e ainda estou amamentando... fiquei nesse vazamento constante de leite durante uns 6 meses mais ou menos ( juroo!!).Um dia passeando em Barcelona (moro "pertinho" da fronteira no sul da França)num friooo de lascar me deparei com a blusa ensopada! E isso Cécile ja tinha uns 5 meses. Eu acho q isso deve ao fato de q ela era viciada no peito, uma coisa incrivel, ela ficou varios meses mamando como recem nascida sabe, de 2 em duas horas as vzs até menos! Aquela velha teoria de q mais o bebe mama mais produzimos... deve ser né?! rs Sobre as conchas, aqui no inicio da amamentaçao me indicaram pra estimular a produçao de leite... eu usei pouquissimo pq como so vivia vazando nao queria estimular ainda mais. rs Mas hoje ja esta tranquiloo a goteira foi controlada... mas não o vicio da Cécile pelo peito! rs Beijao e boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. É...realmente passamos todas por esta cituação!!? SERÁ que o tamanho das mamas influenciam nisso? Se assim for eu to "roubada"...hehehehehe

    ResponderExcluir
  22. Você não pode perder a promoção que a OVO e o Tabuleiro de Mistura estão realizando! Para participar, basta criar uma frase bem bacana com o tema “pôr-do-sol” e twitar com a hashtags #ovosunset no final da frase, até o dia 03/11. A melhor frase ganhará um macaquito rafting da OVO! A promoção é válida para todo o Brasil.

    Para participar NÃO precisa me seguir no twitter :)

    http://tabuleirodemistura.com.br/?p=1458

    ResponderExcluir
  23. Oie...
    Estou "nessa" ha 11 meses, e ainda pra piorar eu ordenhava o leite pra deixar pra ele enquanto trabalhava, quer coisa mais estressante? Parei há 1 semana, e estamos indo bem (ta, ta, ele ainda não mama outro leite a nao ser o meu). Durante as mamadas ainda sinto "vazar" o peito livre, mas com toda certeza não é como antes...
    Sugiro algo tbm relacionado a ordenhas... ai isso dói...
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  24. parabéns pelo humor!!!
    Me conta o que tem feito pra aumentar a produção de leite...
    as vezes acho que o meu tá diminuindo...
    beijo

    ResponderExcluir
  25. Mamãe da Giovanna, sempre tive peito pequeno, daqueles que nem decote eu podia usar. E no entanto, tive leite pra caramba, vivia vazando... nos primeiros meses, quando o Rafael ainda não comia e so' mamava, eu me sentia a propria Pamela Anderson. Uma beleza!

    Conheço gente com peitão que teve dificuldade pra ter leite. Ou seja, tamanho nao é documento. Uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Ainda bem, né? Se nao o que seria de nós, as sem-peito!

    ResponderExcluir
  26. Mari, aqui nesses peitos o pinga pinga parou sem eu me dar conta, porque eu tava muito acostumada com os tais absorventes e fui aos poucos esquecendo de colocar e percebendo que num tinha mais problema. Mas só depois de muito lençol encharcado e muita blusa com aquele cheiro de leite... acho que quando o benja devia estar com uns 3 meses.
    (aproveitando... muito grata pela receptividade, viu? Gostei demais! Bora combinar um cinematerna um dia desses? Ou algo do tipo?)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  27. Mari,
    passa pra mim também as providências que você tá fazendo para aumentar a produção de leite? Com o Guilherme tive muito pouco leite e naõ queria repetir isso com a Ciça...

    Beijão!!!!

    ResponderExcluir
  28. Também quero dicas sobre como aumentar o leite. Com a Nina passei por uns apuros lá pelo terceiro mês...
    Agora quanto ao vazamento hidráulico...menina, passei por cada uma...virei garota camisa social molhada em plena audiência!
    Beijo, Mari!
    Dani
    PS: concordo...a Sivanona é sinistra mesmo...

    ResponderExcluir
  29. Oi Mari,
    No meu caso, não era pinga pinga não, era torneira aberta mesmo, uma coisa de louco...
    O que eu fazia era em casa usar a concha e tinha que ficar esvaziando toda hora, não tinha jeito.
    Já pra sair de casa a única forma era usar a bombinha e sair com o absorvente e mesmo assim não durava mais de 2 horas, isso foi até uns 4 meses, depois começou a ficar reguladinho e os absorventes davam conta.
    Ah, eu fiz livre demanda e Luiza dormia muito bem a noite, então depois da última mamada eu também tinha que usar a bomba senão não conseguia dormir, porque eles pareciam que iam explodir.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Nossa, menina...aqui também era um pinga pinga de dar dó. E esses absorventes saem muito do lugar, tb vivia com a roupa molhada.
    Agora já parei de pingar, não sei como e nem o motivo, mas não pingo mais e nem tinha me dado conta disso...a Nana já está com 6 meses, acho que a produção regularizou!! Sei lá...rs!
    Nossa, que comentário produtivo, não ajudei nada!! rsrsrs!
    beijos

    ResponderExcluir
  31. "então pergunto para as mães que amamentaram meses, semestres, anos a fio: uma hora pára, ou seguimos vazando até o fim da amamentação?"
    Para sim, Mari. Os vazamentos ocorrem quando a produção é maior que a demanda, e isso é bem comum nos primeiros meses - sobretudo se você está usando truques pra estimular a produção. Eventualmente, esses vazamentos podem voltar. No meu caso, por exemplo, quando Emília resolve que não quer mais comer e passa o fim de semana mamando, a produção aumenta. Depois ela volta a comer normalmente e os peitos ficam explodindo. Mas nada comparável à época de aleitamento exclusivo.
    Faca firme aí, amamentar prolongadamente é bom demais!

    ResponderExcluir
  32. hahha, eu tava lembrando com o marido dia desses desse inicio, quando a duda não podia se mexer que o peito vazava, que ao mamar um o outro chorava litros e da cama ensopada no dia seguinte..pena que não tive a ideia do absorvente na cama..Ja na hora de mamar, fiz algo que minha mãe ensinou e deu certo, quando o bebe começar a mamar e vc sentir que o outro vai vazar aperte delicadamente o bico, meio que dobrando ele com os dedos, sabe? tipo, trancando a passagem, eu fazia em toda mamada e dava certo, logo parava de vazar e era só guardar no sutiã de novo, e ah, jamais amamente sem sutiã, deixando os seioos livres, minha mãe jura que fica mais propenso a cair haha
    na duvida sempre usei..
    bbjão

    ResponderExcluir
  33. kkkkkkk
    pra variar fazendo a gente rir!
    Olha minha experiência foi ótima com leite.Era pinga pinga direto! Igual torneira de banheiro com defeito.Foi assim até os 7 meses, quando deixei de amamentar a Marina, e pouco tempo depois, secou.Tive leite "a la vonté", nem posso reclamar! Dava pra amamentar mais de um, se fosse o caso e olha que Marinamamava de 1 em 1 hora.Sofri um bocado, viu....foi punk, mas sobrevivi!
    bjs e muito leitinho pro Lucas!

    ResponderExcluir
  34. Ai Mari, vc me diverte demais com o que escreve!!!! Mas me conta, o que vc faz pra aumentar a produção???? Eu consegui com muuuuuito custo amamentar o Enzo apenas 4 meses....nessa gravidez quero aumentar consideravelmente esse tempo...conta aí amiga, conta????
    Bjss

    ResponderExcluir
  35. este pingapinga permanece em minha vida até hoje, que minha pequena Alice está com 11 meses, mas está mais prum véu de noiva do que pras cataratas.

    ResponderExcluir
  36. ainda não começou minha aventura no mundo da maternidade, mas já estou aprendendo muuuuito nesses blogs tão bacanas, como o seu, e me preparando pra quando chegar minha vez, muito mais do que se eu não tivesse descoberto a blogosfera materna!!! Fora que me divirto horrores com cada post seu!!! beijos

    ResponderExcluir
  37. Mariana
    Eu era A produtora de leite e vazava sem parar, o tempo todo! Amamentei meus gêmeos até os 8 meses e usava a concha o dia todo porque meu peito ficava tão sensível que o absorvente machucava.. O problema é que a concha enchia e transbordava antes de eu me lembrar de correr pra esvaziar, um horror! Saia de casa SEMPRE com uma blusa extra!
    De noite usava o absorvente próprio com os bicos lambuzados de Lansinoh pra evitar os atritos..
    Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir
  38. Me ocorreu uma ideia: quando vc for arrumar a bolsa do bebê para sair, coloca uma blusa extra pra vc. Não é legal???

    bjos

    ResponderExcluir
  39. Mari!!
    Também queria suas dicas para aumentar a produção de leite! Tenho amamentado oFelipe, mas ele dorme muito durante as mamadas e acaba mamando pouco! Ganhou pouco peso e acabei entrando com o complemento! Continua amamentando e complementando, mas acho q meu leite não é suficiente pra ele, e ele acaba "matando"a mamadeira! Tô tomando chá da weleda, semen de algodoeiro, plasil, comendo alfafa...meu peito pinga muito também...mas mesmo assim, acho q ainda não consegui encher o peito o suficiente pro Felipe mamar só no meu peito!
    Pq vc não faz um post sobre as técnicas para aumentar a produção de leite! #ficadica

    ResponderExcluir
  40. Mari fofolete,

    Não sei se alguém já deu essa dica porque é comentário demaaaaaais e eu não vou conseguir ler todos agora: ) Eu usei por muito tempo fralda de pano dentro do sutiã. No começo tentei usar fraldas cortadas, mas o leite era tanto que só a fralda inteira mesmo resolveu. Pra sair usava os absorventes para seio porque com a fralda a gente fica tipo Pamela Anderson.
    Fiquei muito feliz em saber que sua "produção" aumentou.

    Abraços

    ResponderExcluir
  41. Meus seios também feriram no início da amamentação e a concha ajudou no processo de cicatrização, já que mantém o mamilo livre.
    Minha pequena fez 2 anos mês passado e ainda mama, hoje duas vezes ao dia. E nada mais de seios vazando e com um volume a mais, que gostei tanto... rs
    bjks e bfds

    ResponderExcluir
  42. Ah, o uso da concha estimula a produção de leite.

    ResponderExcluir
  43. MARI!!!!
    TENHO UM BEBE DE 4 MESES, GOSTARIA MUITO DE SABER SUAS DICAS PARA AUMENTAR O LEITE!
    HELP US!
    UM BEIJO

    ResponderExcluir
  44. Eu não pingo mais o tempo todo, só pingo o peito livre durante as mamadas. Mas fico o tempo todo com a concha de amamentação.
    Terminada a mamada eu já deixo ela no peito que será mamado na proxima vez e assim até me ajuda a lembrar qual deve ser o peito a ser dado na próxima vez.
    Além disso, para que o leite não vaze pelos furinhos de cima, o que já rolou várias vezes quando eu me abaixo, eu coloco um papel higiênico dobrado dentro. Ele absorve o leite e não fica aquele leite todo sambando lá dentro.
    Não gasto com o absorvente de seio que além de caro fritam os mamilos, não gasto e nem perfumo os peitos com os absorventes diários...ùnico problema é ficar com o peito gigante e torto por causa da concha sob a blusa.Mas isso eu já nem ligo muito mais....

    ResponderExcluir
  45. Mari, comigo foi assim: muuuito leite até o 3º mês, depois ficou reguladinho, os peitos ficavam bem cheios, mas não esguichavam tanto.
    Usava as conchas diretaço, até p/ dormir, pq daí drenava e não doia tanto.
    Esses absorventes q vc falou, só comecei a usar qdo voltei a trabalhar.
    Para dormir, ainda na época "holandesa" da produção do leite, eu colocava sutiã + concha, e nos furinhos de cima da concha, usava uma fralda descartável cortada ao meio. Fica ótimo !
    Pegar uma marca mais barata !
    E tbém forrava com toalhas de banho, a cama, para diminuir o estrago, caso houvesse vazamento.
    Para garantir a produção de leite, eu tomava muita canja de galinha (sempre feita com o ossinho também), muito chá de funcho/erva doce /capim cidreira e muita canjica.
    Beijão e Boa Sorte !!!

    ResponderExcluir
  46. Gosto muito de saber que todas somos loucas e criativas!
    Estou amamentando o terceiro filho, então posso garantir que chegará o dia em que pára de pingar.
    Eu tenho tanto, mas tanto leite que preciso diminuir a ingestão de líquidos pra não explodir.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  47. Uma hora pára sim, flor!
    Aqui já vamos para 10 meses de leitinho quente tirado na hora e já não temos o problema do vazamento. Uma molhadinha aqui outra lá, mas como disse a Lia NADA comparado ao início da amamentação.
    Vai com fé que é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  48. Comigo não durou muito tempo a pingadeira. Foi só uma fase.
    Mas eu usava os absorventes de seio também e tava tudo resolvido.
    Eu também utilizei de toooodas as técnicas possíveis para aumentar o leite. Tomava até chá de grama... kkkkkkk
    BJokas
    Naiara
    http://littlelittlediva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  49. Mari, depois te muito tempo te seguindo escondidinha vou te seguir, ok?
    Um beijo, Isadora.

    ResponderExcluir
  50. Kkkk, muito legal. Bom quanto aos absorventes de seio, na minha cidade os ditos são bem carinhos e como é ideal sempre trocalos para evitar infeção resolvi pesquisar alternativas caseiras, então eu utilizo fraldas de neném que retiro os elásticos das laterais, corto em partes iguais e fecho as laterais com fita crepe para não ficar soltando o algodão de dentro. Utilizo fraldas G das mais baratinhas, rende muitas peças.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails