quarta-feira, 6 de abril de 2011

:: Lucas e o peito


Foto: Reg Morrison (somos nós não, gente! A foto é de 1971 e a bebê é filha do fotógrafo.)


Luquinhas deu de achar graça nas minhas peitas.

No meio da mamada ele solta o bico, afasta o rosto pra ajustar o foco e fica ali, ainda meio vesguinho pela proximidade, encarando o peito. E rindo! Não é sorrindo amorosamente, veja bem, é RINDO mesmo, com ar de deboche. Estica a mãozinha, afofa um pouco a parte mais carnuda e depois tenta arrancar meu mamilo fora com os dedinhos em pinça. Fica nisso por um minuto ou dois, e depois volta a mamar.

Eu, abstraindo o ar sacana e as tentativas de assassinato mamilal, acho fofo. Problema é que ele está cada vez mais interessado no vasilhame e cada vez menos no que tem lá dentro. Anda super disperso pra mamar, como se estivesse perdendo um tempo valiosíssimo: tanta coisa no mundo pra ver e eu aqui com esse peito na cara. Tenta virar a cabeça pra olhar em volta, mas como a mamada limita os movimentos, ele desiste logo. O leite também não está assim uma fartura (a produção caiu bastante desde que ele começou a almoçar e jantar), e isso certamente não ajuda. Então ele está assim, nem-te-ligo pro meu leite. Até meio blasé, eu diria. Mama como se estivesse me fazendo um grande favor.

A pergunta que não quer calar é: seria este o primeiro sinal de desmame, colegas? Um dia eles se desinteressam, fazem do nosso peito um brinquedinho de fazer fóim-fóim e pronto, that's it?

Tô pronta não, gente. E agora?

41 comentários:

  1. hahahaha!! Um brinquedinho de fazer fóim fóim foi ótimoooo!!!:-))

    Você como sempre descreve de forma super irreverente os momentos dramáticos da maternidade!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Manuzinha fazia isso comigo antes de resolver me abandonar definitivamente... Quer um abraço???
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Joaquim tb acha graça... as peitolas são um objeto de puro entretenimento... será que é sinal de desmame? acho que não...
    bjo

    ResponderExcluir
  4. É uma fase, gata!

    Oferece o peito mais vezes, e se possível sem muita distração por perto.

    Insiste com ele... Vale a pena!

    beijao

    ResponderExcluir
  5. Me lembrei agora de coisas chatas que o Rafael fazia com meu peito. E coicidência ou não ele deixou de mamar logo que passou a beliscar, morder e espancar os meus peitos. Beijosss

    ResponderExcluir
  6. olha, pode ser que seja! eu tbm não tava preparada, mas ai duda começou a querer jogar bola com o peito, no fim, eu não dei mais e ela nunca mais pediu!
    mas deixa ele brincar um pouco, vai que é só pra fazer gracinha mesmo!

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Pode não ser, não. A Clara era super dispersa. Adorava olhar tudo ao redor. Desde o quatro meses tive de começar a amamentar apenas em lugares sossegados, sem barulho ou gente por perto. Se ela percebesse, virava a cabeça e parava. Mesmo que fosse o pai. Aliás, parecia que ela olhava para ele brava, como quem diz, está fazendo o que aí? Sai que é meu! rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Mariana, acabo de conhecer seu cantinho e 'de cara' encontro uma questão comum. Lá em casa tenho duas. Júlia de 6 anos e Joana quase 6 meses. Enfim, a mais nova está passando exatamente por essa fase... mama bem menos, o peito tá murchinho e a mamâe aqui tá de luto!rs Acho que nosso "momento" tá com dias contados... ou meses ainda, espero! Mas na hora que bate a certeza de que vai acabar... dói. Como dói!
    Adorei o blog!

    Fabiana
    http://2-ao-quadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. e outra coisa que eu me lembrei...
    Você voltou a trabalhar, mudou rotinas... É normal ele ficar assim meio blasé e querer fazer uma grevezinha.

    mas não é sinal de desmame não... talvez seja só charme.

    insiste!!!

    beijos familia

    ResponderExcluir
  10. Se depender do gosto do meu filho por leite, ele vai desmamar aos 10 anos!

    ResponderExcluir
  11. o bERNARDO FAZIA A MESMA COISA, E EU FICAVA SUPER SEM-GRAÇA, DESDE UNS 9 MESES, MAS SÓ BRINCAVA DEPOIS DA MAMADA, E ENQUANTO ELE MAMAVA ELE ENFIAVA A MÃO DENTRO DO MEU SUTIÃ, NA MAMA LIVRE, E FICAVA BRINCANDO...RSRSRS
    MAS ELE SÓ PAROU DE MAMAR, POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, COM 1 ANO E 3 MESES. mAS ATÉ HJ, COM 1 ANO E MEIO, ELE ÀS VEZES, ABAIXA MINHA BLUSA, FICA OLHANDO E RINDO...RSRS
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  12. O meu guri quando ficou com esses "sintomas" aí, foi um passo para o desmame. Depois disso, começou a morder e sorrir. Fazia isso sempre. Parei de dar o peito e ele nem sequer reclamou. Mas já tinha 11 meses.
    Vamos aguardar as novas peripécias do Lucas.Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá Mari, eu também tenho uma Mari rsrsrss e ela está exatamente como o Lucas.. É um tal de estica e puxa, morde, faz carinho, sorri, mama-um-pouquinho e assim vai..
    Não sei com você, mas comigo percebo que o peito virou apenas objeto de afeto pra Mariana, já não é mais uma necessidade alimentícia. Ela só pede nos momentos de dormir ou quando quer apenas um aconchego mesmo. Mama uns 10 minutinhos e pronto. Minha filha está com 8 meses, acho que o desmame começou por si só mimata!

    PS: adoro seu blog e sempre acompanho 'caladinh' :D

    ResponderExcluir
  14. O meu filho fez exatamente igual. Pouco tempo depois um belo dia recusou o peito e nao quis mais. Pense no lado bom. Tem criança que sofre porque nao quer largar. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Mari,

    aconteceu comigo e doeu muito no peito. não na teta, no peito. no meio dele, pro lado esquerdo.
    fomos ainda algum tempo assim. eu já não ficava o dia todo em casa pois saía pra estudar, ela estava gostando muito das papinhas e frutas, fui produzindo menos leite, ela passou a mamar só de um lado. foi progressivo, e assim pude me preparar para quando chegasse a última vez. agora, depois de quase um ano, às vezes me pego pensando que devia ter insistido. mas depois que o tempo das coisas passa é muito mais fácil achar que "podia ter insistido". Naquele momento, conforme o desmame ia se desenhando em nossas vidas, pareceu-me natural que fosse daquele jeito, pareceu-me no tempo certo, para nós duas, até mais pra ela do que pra mim. Mas se eu de fato sentia que ela estava preparada, não seria por um apego meu, ou por qualquer ideia do tipo "tem que ser assim", que eu insistiria naquilo. Preparei-me para dar amor e criar vínculos de outras formas, formas que ainda seriam descobertas. Assim foi a minha experiência. Que divido com você, na intenção de te aliviar qualquer tipo de culpa ou tristeza, caso isso venha a ocorrer. Mas pode ser que essa brincadeira do Luquinhas seja só uma brincadeira de momento. Pode ser que ainda não seja a hora. De forma que, sinceramente, meu conselho não é que você insista, mas que você sinta a situação. Sinta o que vai dentro de você. E tente sentir o que vai dentro do seu filho. Quando identificar esses sentimentos, confie em você mesma e não ouça ninguém. Você já fez muito para amamentar o Lucas até aqui.
    beijo da sua amiga e fã,

    ResponderExcluir
  16. ora se as tetas não são um excelente brinquedo? e brinquedo para crianças é coisa séria!

    há uns oito meses, o meu faz/faz/fazia muito isso e continua firme e forte na mamação (e eu louca que ele desmame sozinho rsrsrsrs confesso)... agora: quando dói, eu reclamo com ele, digo que não pode, pq ele já entende.

    e a minha produção anda bem instável, tem dias que vaza e tem dias que fico me perguntando se sai algo das tetas.
    também acho que você deve insistir para ele mamar mais um tempo.

    beijoca

    ResponderExcluir
  17. Hahahahaha, guriaaa a Alice fazia a mesma coisa, até a cara tá parecida (aliás, lindão o Luquinhas hein?).
    Bah, aqui ela mamou e puxou o mamilo até um ano e oito meses...e rolei de rir o dia que Alice se deu conta que ela tb tinha um projeto de "tetê" (soltou o meu peito, levantou a própria camiseta e ficou olhando com uma cara de interrogação, foi engraçado). Peitos exercem facínio e curiosidade, rsrsrs.
    De vez em quando ela ainda pede o "tetê" e eu digo que não tem mais leite, ela tenta mamar, não sai nada e ela ainda me olha com aquela cara blasé e diz: ÉCA! (vê se pode????).
    Mas total solidariedade contigo, esses puxões doem mesmo...
    Bjão

    ResponderExcluir
  18. Jade começou a fazer isso comigo tb antes de dizer, ok, obrigada, agora quero mais não, fui! Se ele decidiu por conta própria desmamar, vc e somente vc poderá saber se quer continuar ou não. Pode ser que ele volte a mamar, ou não... bj e boa sorte... rs

    ResponderExcluir
  19. Mari, NÃO é sinal de desmame não. É sinal de menino esperto e antenado. Clarice faz igualzim, é superdispersa, brinca com os peitos e não, nem pensa em desmame. Minha sugestão é dar de mamar em ambientes calmos, só vcs dois, sem TV ligada. Ameniza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Amiga..agradeça!!!
    Eu tenho um pirceing de peito!!! Felipe fica grudado no peito se deixar 24 horas..e na ultima semana que ficou doente então...não queria nem saber de comida!!!
    E ainda esta nessa lenga..lenga..!!! E agora qdo o leite começa a sair mais devagar..ele fica apertando para sair mais...e as vezes fica zangado! Posso com isso?
    Beijocas..e podiamos agitar um picnic hein???

    ResponderExcluir
  21. Ó, o meu antes de jogar meu peito pra escanteio, dava umas mordidas, gargalhava e depois fazia cara de nojo! Insiste sem muita coisa pra ele se distrair por perto...
    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Mari, tranquila ... não é sinal de desmame não. O Guilherme era igual, passou um tempo com isso. Quando ele começava eu dava um tempo, chegava a guardar o peito, dava um pouco de atenção a ele e depois oferecia de novo. Eu tinha um colar que ele gostava muito então eu usava e ele brincava com o colar e mamava.
    Ele se desmamou um ano depois, tinha um ano 9 meses.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Mari, a Alice desmamou com que idade?
    Aos seis meses, ou até antes, os bebês começam a se distrair muito facilmente durante as mamadas. É normal, o campo de visão aumenta, eles adquirem novos movimentos e querem explorar tudo. Não acho que isso seja um sinal de que ele não quer mais mamar. Ele não tem pressa porque pra ele os peitos estão ali, à disposição, na hora que ele quiser. Pode significar que ele não está a fim de mamar naquele momento, mas quem sabe depois?
    É importante achar um local calmo pra amamentar bebês dessa idade, com o mínimo de estímulos visuais. Falar, então, nem pensar!
    Fique firme aí, acho que não tem nenhum motivo pra desmamá-lo agora!
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkkk
    brinquedinho de fazer foim foim foi demais... kkkkkkkkkk
    sobre ser sinal de desmame? não sei vai...
    pode ser que sim, pode ser que não.
    ajudei horrores né?
    bjooooooooo

    ResponderExcluir
  25. rs, totalmente Blasé foi ótimo. Ryan Caio tbm faz isso as vezes, até o computados é mais interessante, e olha q ele só tem 4 meses!?!
    Mas não acredito que seje sinal de desmame não... mas convenhamos os peitões nas carinhas deles deve ser engraçado mesmo... rs
    bjks, adorei seu post!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari,
    acabo de ler algo sobre o tema:

    http://www.amsbrasil.com/Site/Blog/Entries/2011/1/28_Diga_nao_ao_desmame_abrupto!.html

    beijos e força na peruca

    ResponderExcluir
  27. Adorei o blog e mais ainda o jeito como vc escreve. É hilário. Apesar da minha filhota ser mais velha, quem sabe dá pra gente trocar figurinhas. Vou te linkar. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Junto ao coro da Anne e da Flávia. Insista mais que deve ser só uma fase.

    A minha filha já passou por várias dessas. Ela não mamava na frente dos outros, depois só no quarto dela...uma loucura. Continuei a insistir e ela só parou agora, quando fez 1 ano. E só parou porque meu peito praticamente secou e ela sentia fome, choravam ficava irritada. Daí entrei com leite. Mas já estava emocionalmente preparada.

    Nossa, que mal educada eu. Acho que nunca postei recado aqui, mas venho aqui sempre, rs.

    bjs,

    ResponderExcluir
  29. Poxa vida eu nunca tive essa sorte!!
    Desmamada espontânea, ual.
    Sem dúvida é o começo de uma separação amigável, mas olha depende de vc se insistir ele vai demorar mais.
    Bj

    ResponderExcluir
  30. como sempre me acabando de rir com você!
    Eu não passei por essa experiência,mas aos 7 meses, encerrei meu cargo de vaca leiteira porque os peitos cheinhos de leite, vazando pelo protetor de seios, me tiravam a concentração no trabalho e me fazia ter que parar váaarias vezes ao dia para tirar leite com a bombinha.Aí, beijo, tchau e até apróxima experiência ...
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Nossa! Adoro esse blog!! Seus textos são ótimos e a maneira como você conta é hilária! Parabéns, seu blog é um sucesso! Eu não sei nem o que te dizer, pois sofro do mesmo mal, aliás, até pior.. A minha pquena tem 1 mês e nem sequer quis pegar o peito, fiquei arrasada, já chorei horrores por conta disso, já tentei de tudo, dentre bombinha, bico de silicone... E nada! A danadinha é de opinião, não quis pegar e pronto! Ai como sofro!!!

    ResponderExcluir
  32. Ahh... meu filho me ve sem sutiã vem logo ver o que é aquela coisa sobresalente da mamãe. Eu acho uma graça!
    Ele não mama mais...

    Dá uma lida no relato do desmame do meu filho, aconteceu mais ou menos na mesma época que seu filho está!
    http://www.mamaeecia.com.br/desmame/

    espero que ajude!!!

    Beijos

    Karin - @karinpetermann
    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá mamãe.

    Adoramos o Blog e as experiências mais do que reais que você conta aqui.

    Temos dicas para você e para o bebê também.

    Conheça nosso blog :)
    http://cordvida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Nossa, adorei este post! Estou com uma bebe de quase 7 meses que tambem esta passando por essa fase. Td é mais importante para ela que o meu peito. Qq barulhinho faz ela parar de mamar. MUITO fofo! :-)

    ResponderExcluir
  35. O meu Lucas tb foi assim e foi lá pros meados dos 7 meses... e um belo dia parou... eu tentei prolongar de várias maneiras, colocá-lo deitado e vir por cima com os peitos na boca dele e o danadinho não quis... ou é coisa de menino, ou é coisa de Lucas... eu fico com asegunda opção!!! rsrsrs...
    Ahhh... eu tb não estava preparada pro desmame tão precoce, tanto que hoje, exatamente 1 ano depois do desmame morrooooooo de saudades desse momento tão unico!
    Acho que a gente nunca está preparada para as evoluções dos pequenos... é tão rápido!

    ResponderExcluir
  36. Lendo os coments eu fiquei na dúvida, tb achei a princípio que ele quisesse largar...Mas eu tb tentaria mais um pouquinho, é um momento tão bom,né??
    um beijo e Parabéns pelo blog.
    Bianca

    ResponderExcluir
  37. Olá Mari, passo sempre por aqui, mas é o primeiro comentário que faço, apesar de AMAR seus posts! A Duda, minha filha de quase 6 meses, inventou de fazer isso. De repente, ela para de mamar, olha o peito, quer pegar e puxar, começa a rir e não quer mais saber de mamar. E olha que ela nunca colocou outro alimento na boca que não fosse o meu próprio leite e mamou exclusivamente (nunca na mamadeira). Por isso, acho que não é desmame. Ela sobreviveria de que??? Vamos começar os alimentos sólidos na próxima semana, daí vamos ver como será a relação dela com o meu peito!!! Detalhe: ela é super observadora, por isso tenho que amamentar sempre num lugar sossegado e escurinho (de preferência, no quarto dela). Bem, era isto que eu queria dividir com você! Bjos, Juliana.

    ResponderExcluir
  38. SUGESTÃO INTERESSANTE PARA UNHAS ROÍDAS E PARA QUEM CHUPA DEDO

    Tente o verniz STOP da marca Ecrinal da França. ,especializada e líder de mercado de tratamento das unhas fragilizadas e deficientes

    VC VAI ADORAR...........................

    ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS.

    ELE NÃO SAI NA ÁGUA MESMO !!

    Consulte os sites www.asepta.com.br.

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.

    a Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,dermatan, ,... )

    ResponderExcluir
  39. Mariana,
    Meu filho também nessa fase se interssava por tudo a volta mas nunca brincou com o peito ele mamava bastante, só agora no finalzinho ( com mais de dois anos) que começou a fazer o peito de chupeta mesmo, só para dormir dava duas chupadinhas e dormia com o peito na boca, dai percebi que ele não mamava mais e no dia seguinte disse que tinha acabado e ele não insistiu. De vez em quando ele pedia, mas falava que tinha acabado e ele para de pedir. Já tem dois meses que não mama.
    Observe o Lucas pois pode ser só a fase mesmo, e nessa epoca eles diminuem o tempo da mamada mesmo.
    bjs

    ResponderExcluir
  40. comento... a tendência é piorar.. pode ser um ato de desmame (o meu desmamou aos exatos 8 meses e um dos sintomas foi exatamente este, mordiscar, beliscar, rir, mas mamada que é bom.. nada), mas o que eu queria mesmo dizer é que hoje, aos 4, ele faz exatamente a mesma cara dos 8 meses com requintes de crueldade do tipo "esfrega as mãozinhas e diz// hummm, peitinhos..." e eu nao posso bobear no banho que ele vai lá e pinça no bico do peito.. quero morrer qdo ele faz isso, enfim, prepare-se que a graça só vai aumentar. beijos mil.

    ah, eu até fiz um post, antiiigo sobre essa 'tara' dele...rs

    http://naoseiresponder.blogspot.com/2010/05/tetinha.html

    ResponderExcluir
  41. Hummm minha Giovanna com 7 meses agora tbm deu para fazer isso, rir do meu peito, pegar os mamilos e apertar, tbm cheguei a pensar que ela só quer brincar agora com o peito, já que ela esta comendo papinha e mamando bem menos...
    Será que ela não quer mais o peito???

    Bjs

    Ana

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails