sexta-feira, 8 de abril de 2011

:: Uma pequena (oi?) pausa para os agradecimentos


Tive um sonho engraçado essa noite. Eu recebia uma carta de uma menina chamada Gabriela. Ela dizia que era leitora do Pequeno Guia e adorava os textos, mas que o layout estava velho e relaxado, meio tosco, e isso devia ser mudado em respeito aos leitores.

Olhaí o inconsciente gritando. Sim, meu layout é velho e tosco mesmo. Eu sou uma negação com essa coisa de programação, código html e afins. Não sei fazer selinhos, não sei mexer no visual, nunca entendi direito o que é feed e consegui, depois de apanhar muito, fazer umas incorporações feias e mambembes de twitter e aquele botãozinho "curtir" do facebook. Sou péssima de marketing, sei disso. Tudo aqui é bem pobrinho, dando uma espiada geral vocês vão perceber. Enfim: a pessoa se propõe blogueira mas não tem as ferramentas necessárias para organizar o blog de um jeito bonito. Sigo focando no texto mesmo, o visual eu acabo deixando pra lá. (Em tempo: eu ganhei esse layout - flores e desenho - de presente e adoro. A parte tosca a que me refiro são as mudanças mal acabadinhas que eu mesma fiz, tipo o contador lá embaixo, o botão de "curtir" fora de lugar ou o espaço para twitter meio grosseirão... agradeço quem se ofereceu pra ajudar, depois falo com vocês, tá?)

Pois bem.

Há 2 dias tomei um susto quando vi aí do lado que o blog bateu a marca dos 1000 seguidores. MIL. Quer dizer: apesar do layout tosco e da minha inabilidade internética, a coisa tá dando certo. Nunca pedi pra ninguém assinar feed, nunca recorri ao me linka que eu te linko, nunca exigi que alguém fosse seguidor pra participar de um sorteio. Não tenho um twitter muito ativo nem facebook do blog. Ou seja: deixo muito a desejar enquanto divulgadora de mim mesma. E no entanto, as visitas não param de crescer. Essas mais de mil pessoas aí do lado - e mais um monte de leitores que passam por aqui todos os dias - lêem o blog por causa dos textos, pura e simplesmente. Não é o máximo?

Mil pode ser um número insignificante se pensarmos em blogs famosões, no alcance da internet ou no potencial mercadológico de um site (tão aí as empresas e suas propostas de "parcerias" CONSTRANGEDORAS que não me deixam mentir). Mas, para uma mãe normal, desastrada e cheia de falhas, caramba... são mil pessoas! Para quem começou o blog pra tagarelar ao vento sobre os filhos, só pra ter um registro, é gente à beça. Muito mais do que eu poderia imaginar nos meus sonhos mais megalomaníacos. Estamos falando de gente que me conhece um pouco, acompanha as histórias dos meus filhos, ajuda, torce e se diverte comigo. Em três anos de blog e quase 400 postagens, nunca tive UM troll que veio aqui para me ofender (o único anônimo causador que apareceu por aqui não estava falando comigo, mas com uma pessoa que era personagem de uma matéria que linkei). Só recebi coisa boa, sempre. Vocês não tem idéia de como eu fico feliz com essas "marcas" do Pequeno Guia, que sempre foi tão despretensioso.

Fico muito grata a quem lê e gosta desse blog. Seguidor, não seguidor, comentador, não comentador, não importa: é gente que escolheu acompanhar, com o olhar afetuoso, um pouco das nossas vidas. Só posso dizer: obrigada, obrigada, obrigada, obrigada (mil vezes!).

(Eu tô escrevendo isso em dúvida, num dilema de apago/não apago, porque não quero que pareça que estou me vangloriando ou jogando confete na minha própria cabeça...mas tô feliz sim, e orgulhosa, pô! Blog é meio filho da gente (né mães?), e não tem como não ficar louca de orgulho ao ver que seu filho é querido por um monte de gente.)


Como nem tudo é festa, volto a fazer aquele mea culpa de sempre: eu adoraria dar um retorno mais individualizado para cada um que passa por aqui, mas é impossível. Falta tempo, infelizmente. Não consigo responder aos comentários nem retribuir visitas com frequência, mas leio TODOS, vou guardando os nomes e carinhas, e passo nos blogs sempre que consigo, ainda que não comente muito.

Estou voltando nesse assunto porque ele foi abordado no post da Camila sobre etiqueta bloguística, e uma queixa frequente que apareceu por lá foi essa: a delicadeza e boa educação são sempre muito bem vindas e dar retorno é importante. É verdade. E eu tento, juro. Mas vivo (aposto que vocês também...) um dilema pós-moderno: apesar da intensidade da "vida virtual", há toda uma vida lá fora, sabe? Casa, família, horários a cumprir, funções a desempenhar. Até comentei aqui que sentia que era hora de diminuir um pouco o ritmo virtual para estar mais presente para os meus filhos na vida real. Então preciso administrar melhor o tempo que reservei para o blog, e muitas vezes isso significa escolher entre escrever um post ou dar um giro na blogosfera, comentar, conhecer gente nova, etc. Escrever acaba sendo mais proveitoso (e mais possível) do que dar atenção individualizada a todo mundo que merece. Como disse a Lia, "a dedicação de uma blogueira aos seus leitores se manifesta no cuidado com as postagens". É exatamente isso. (E Lia, que me defendeu lá nos comentários, dá cá um abraço!)

É isso, gente. MUITÍSSIMO OBRIGADA, valeu, tamo junto!

Agora vou lá cafungar meu caçulinha gengivudo, que tá naquela delícia quase insuportável dos 8 meses. Ê vida...

Beijos a todos!


53 comentários:

  1. Eba!! Não sou a única cyber topeira!rsrsrs Pq (confesso) já tive vergonha de blogs tão incrementados e maravilhosos que visito por aí! Mas volto a minha ignorância e escrevo quando rola a inspiração (pq o que gosto de fazer é isso mesmo).
    Parabéns pela audiência!! Seu jeito de "falar" é mesmo de um encanto só!
    Beijos

    Fabiana
    http://2-ao-quadrado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela marca!!!
    E pode se jogar confete mesmo, porque voce merece!
    Seus textos são deliciosos, divertidos, inteligentes. E mesmo que voce deixe o layout em branco, ainda assim eu venho aqui te ler sempre.

    Porque eu adoooooro!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Menina, vc tem um talento sem igual, escreve bem que é uma coisa. É uma delícia vir aqui ver seus posts e acompanhar um pouco essa família linda.
    beijoca

    ResponderExcluir
  4. DEMAIS, MARI!!! Parabens, parabens, parabens! Bendito dia que topei por aqui... Vc coloca o sorriso na cara de qualquer um, viu?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ai Mari, até me emocionei agora! Fiquei muito feliz por vc, guria! E vc merece tudo de bom! Seu blog foi um dos primeiros que acompanhei, se não foi o primeiro, e muito me ajudou e inspirou e me fez cair em mim mesma diversas vezes. Adoro!

    E eu concordo com a Lia: seria impossível vc visitar essas 1000 pessoas que te seguem, fora as que te visitam sem seguir, as que comentam, etc...o seu carinho a gente percebe nos textos, sempre muito bons e verdadeiros!

    Com carinho,
    Nine
    www.minhapequenaisis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ah, claro que vc deve comemorar, essa marca significa sim, que tanto vc quanto seus filhos são queridos, eu vivo comentando suas postagens com meu marido, e quando surge algum assunto parecido na rodinha eu falo dele tbm! é uma delicia vir aqui e ler o que vc escreve com tanto carinho.
    e concordo com vc e com lia, a preocupação com os leitores a gente vê na própria postagem!
    obrigada VC querida!
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Mari,

    Já faz alguns anos que te sigo, antes mesmo de pensar em ficar grávida. Foi uma das primeiras janelas por onde eu visualizava uma maternidade que começava a me seduzir. tenho guardados na minha memória muitos posts teus. minha sogra me deu uma enciclopédia de bebês, dessas que contam os eventos do desenvolvimento mês a mês, desde a concepção. na época dela, essas bíblias feitas por pediatras eram a fonte de pesquisas da mães. agradeci o presente, com educação. mas a verdade é que minha enciclopédia foi o pequeno guia. mais do que informação, você tem sido uma inspiração. acabei não escrevendo sobre o dia que te conheci pessoalmente. aquilo mexeu muito comigo e lamentei que meu blog não estivesse ativo na época para poder desenvolver com palavras a emoção que foi conhecer você e sua família. a estranha sensação de ver pela primeira vez uma pessoa com quem eu parecia compartilhar uma amizade já muito antiga, muito íntima, muito real. você merece os mil seguidores. você tem muito mérito por isso. porque suas palavras têm o poder imenso de sintetizar de forma democrática e libertadora a experiência da maternidade. do fundo do coração, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Mari!
    Tem que se orgulhar mesmo!
    bjins

    ResponderExcluir
  9. Hahah..acho que estou no mesmo barco que vc..nao entendo nada de blog, simplesmente escrevo e post e se algo, nesse caminho simples, der errado, ai danou-se. O pra mim, nao importa o lay, o conteudo eh mais importante..bem a la: Dont read a book by its cover! E vc esta de parabens pelo conteudo, eh por isso que vira e mexe eu passo por aqui. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Mari. 1000 é bastante coisa sim...e seu blog não é tosco, eu acho bacana, se bem que eu sou ma negação com essas coisas e o meu é só um modelo criado pelo blogspot.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Menina, eu quase não comento aqui (deve ter um par de comentarios meus soltos por aí), mas não perco um post seu! Realmente seu blog é ótimo! (e olha que eu até gosto daquele desenhinho de mamãe busy ali em cima!).

    Beijos e parabéns!

    Lu

    ResponderExcluir
  12. Hahaha

    Se tu achas que teu blog é pobrinho, não viu o meu! M-o-r-r-o de vergonha do layout, que é um fiasco... Queria muito um visual todo up, mas não sei disso não!

    Parabéns pelos 1000 seguidores! Eu sou uma (e fiel)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelos 1000 seguidores, é gente pacas, e motivo de sobra pra se orgulhar! Acho seu blog super gostoso e vi o post da Camila e vi o comentário da Lia, também acho que é super verdadeira essa história que até seria legal e delicada a tal visita de retorno, mas praticamente impossível quando se tem mil seguidores...rs, e concordo com o compromisso e respeito ao que se posta ser a melhor atitude para se ter um blog delicioso de se ler como o seu.
    parabéns. bj

    ResponderExcluir
  14. Não sou mãe ainda, mas acompanho muitas dessas mamães da blogsfera e ó, juro que n fui eu que apareci no teu sonho viu.
    E é justamente pelo layout simples que teu blog é legal, dá pra ler sem cansar a vista, sem pesar a página... Afinal o que sempre me trouxe aqui foi a forma hilária que vc conta as coisas e os seus filhinhos lindos.
    Continua assim
    Beeijos

    ResponderExcluir
  15. Ah, Mari, é q vc é um sucesso por si só! Com layout tosco e velho, não importa, a gente vira fã mesmo. Tá de infinitos parabéns pelo blog e pelos seus textos!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Mari!
    Um parabéns tamanho gigante pra você e para o blog!
    Eu gosto do layout do blog e desse jeito despretensioso, mas vamos combinar que seu blog é um dos TOPS na categoria "mamãe blogueira", é o que eu mais gosto de ler.
    Você escreve MUITO BEM MESMO!! Quando é que isso aqui vai virar um livro mesmo?!? EU COMPRO!!!

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  17. um ahazo!!!
    eu te jogo confete!!!
    miiiiillllll confetes!
    bjo e parabéns!
    (não acredito nessa de eu te comento vc me comenta... pfff)
    bjo

    ResponderExcluir
  18. Mil seguidores já dá direito ao título de web celebrity. Pode peitear (ops, pleitear!)
    Parabéns, vc merece! Aqui é diversão na certa!
    Bjs
    Priscilla

    ResponderExcluir
  19. Mari,
    nesses 3 anos de blog vc se tornou muito querida nos nossos coraçoes. E nao fica tao preocupada com etiqueta pq entre amigos nao tem dessas coisas. Prefiro que vc continue escrevendo pq é disso que a gente gosta!
    Vc é uma fofa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Uma vez recebi um e-mail que tinha o texto que vc postou sobre o segundo filho, embaixo tinha o endereço do seu blog, entrei na hora e acompanho sempre. Tenho 7 anos de casada, três filhos, um marido maravilhoso, um emprego que gosto - salário é pouco, mas a carga horária é de 4 horas, então pra mim vale a pena, porém tem um detalhe, com um menino de 4 anos, uma menina de 2 anos e um recém-nascido de 1 mês - eu tô MORTINHA de cansada...rsrsrsrs o blog me relaxa, me faz rir, eu adoro !

    ResponderExcluir
  21. Oie...Eu concordo com um dos comentários acima, mesmo se o seu layout for branco eu vou continur vindo aqui para ler os seus posts, eu amo o seu blog, a maneira simples, realista e engraçada, de escrever os posts, e a forma Humilde que você vê o Blog...
    Sou Nova, casada, e ainda não tenho filhos, mas quando ter vou lembrar das muitas coisas que já li e aprendi por aqui...
    Continue sempre assim, com toda essa energia, garra, e mãe "perfeita" que vc é.....
    Faz tempo que te sigo, quase nunca comento mais estou sempre por aqui...

    Bjos e um ótimo fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  22. Parabéns mari!!!! Você merece confetes, fogos, rojões, tudo que faça barulho, porque 1000 seguidores não é pra qualquer um, é pra quem pode!!!

    Você é demais!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  23. Mariana!
    Parabéns pelo blog e pela marca!Te sigo desde que tive meu pequeno Bernardo há pouco mais de dois meses, mas é a primeira vez que comento. A.D.O.R.O seus textos. Por mim o lay-out fica do jeito que quiser, desde que os textos continuem o mais frequente possível (sem que que pra isso interfiram na qualidade das cafungadas na cria, lógico!).
    Sucesso pra você!

    Renata Senlle
    http://umavidamaisordinaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Vc é o maxi mari!
    (só pra não ficar metida por inteiro)
    (rs)

    ResponderExcluir
  25. Quem manda ter um blog tão divertido e escrever tão bem? É nisso que dá...
    ADORO vir aqui. Sou sua fã desde o primeiro dia que cheguei no Pequeno Guia e devorei ele quase inteiro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Só posso dizer uma coisa: EU AMOOOOO SEU BLOG!!! Adoooro a sua forma de escrever, tenho um bebe de 6 meses e meio, e me identifico muito com muito do que vc escreve! Mas vc coloca de uma forma tããão divertida!!
    Amo, viu! Muito!

    Beijosssss!

    ResponderExcluir
  27. Como nem um blog conseguiria montar com meus conhecimentos de informática, acho o máx vc ter dado vida a esse blog e mesmo sem saber ter ajudado tanto nós mom to be ou apenas mulheres que amam o mundo feminino/ materno. Indico para minhas amigas e pacientes( sou obstetra) seu blog, sua ajuda é incomensurável! Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Eu sou uma leitora não "comentadora" rsss mas não podia deixar de parabenizá-la e dizer que você e a Roberta (piscar de olhos) são duas escritoras natas e têm textos sensacionais. Sou fã de vocês.

    ResponderExcluir
  29. Ih Mari, você mais que merece esse carinho todo viu? Teu blog é uma delícia de ler, divertidíssimo, independente do layout. Um dos meus preferidos, já te disse isso.
    E mil é gente pra caramba, hein? Parabéns pela marca!
    Beijos
    Ilana

    ResponderExcluir
  30. gosto de ler teu blog.. gosto do layout simples.. parabens e continue do memso jeitinho.. venho smepre que a minha pequena Gabi dorme e tenho um tempinho..rsrs bj

    ResponderExcluir
  31. Vc é mesmo uma linda, Mariana. Visito seu blog diariamente e já linkei ele ao meu. Orgulho de fazer parte dos agradecimentos. Um beijo,

    www.baudaalice.com.br

    ResponderExcluir
  32. Não mexe no blog não, tá legal assim... não tenho blog e por isso não sou "seguidora" mas vc está nos meus favoritos e venho aqui desde que a Alice tinha 1 ano e 8 meses. Sou fã da lógica dela... rs... parabéns pela marca, vc merece, seus textos são ótimos, e junto com minha alegria por vc, vai uma oração para que Deus abençoe essa familia linda e continue inspirando seus posts. bjks, Silvia Bordadeira

    ResponderExcluir
  33. Olha, entendo sua falta de tempo, mais já te odiei por causa disso. Qdo comecei meu sonho era estar no seu blogroll. No seu e no da Roberta do Piscar de olhos. Com o tempo fui ficando mais humilde e entendi que é mesmo muita gente e que nao dá pra dar atenção a todo mundo e parei de esperar um comentário seu e principalmente, parei de te odiar! Amo seu texto, amo seu blog, acho que o nome é o melhor de todos, tb tenho pouco tempo, mas como tenho pucos leitores demorou pra que eu entendesse a matemática de mais seguidores, mais trabalho. Acho até o layout do seu blog fofíssimo, enfim, sou sua fã descarada e isso é muito bom, pq não te cobro mais(mentalmente) e só curto seus textos, Alice, Luquinha, tudo. Espero que alcance 2000, 3000 leitores e continue postando com a mesma desenvoltura. Fica fria, se eu que sou super chata te entendi fnalmente, com certeza as outra mães te entendem, há muita compreensão na blogsfera. Mil beijos.

    ResponderExcluir
  34. Mari, não tenho blog, nem twitter, nem facebook, sou completamente uma "analfabeta" internética.

    Descobri há pouco os blogs de mães, e como o meu assunto ultimamente é só MATERNIDADE comecei a ler e virei uma leitora-seguidora. É muito bom ler os seus textos. Me vejo em vários deles e compartilho de suas experiências(tenho uma filhota linda de 7 meses, a Rafaela).

    Gostaria de ser mais antenada... twitter?!, facebook?! (sinceramente não faço a mínima ideia de como começar isso - em que mundo eu vivo mesmo?).
    Sonho: Quem sabe ter o meu próprio blog?! Mas não sou muito boa com palavras, elas não me vêm assim tão facilmente (se bem que inspiração é o que não me falta - Rafaela é a coisa mais maravilhosa da minha vida e FALAR sobre ela é fácil - mas, colocar no papel, quer dizer, na tela do computador é muito difícil.

    Anyway... Vou continuar sendo apenas leitora e não escritora. Vou deixar isso para vocês "amigas" mamães blogueiras.

    As vezes eu comento, as vezes não, mas estou sempre lendo a adoro!
    Beijos para você e para sua linda família.
    Bruna, mãe da Rafaela

    ResponderExcluir
  35. É acho que não sou a unica a não curtir tanto essa época dos 8 meses né? Ai chatinho. Parabéns pelos mais de 1000 seguidores. E eu sou a mesma negação que você com meu blog. outro dia descobri as estatísticas, acredita? Beijos

    ResponderExcluir
  36. eeee! parabéns pelos mil!

    quem entende como vangloria é um abestado de quinta categoria.

    a gente, que te acompanha, fica é feliz por isso.

    mas se quiser dar um tapinha no blog, me avisa que eu falo com o marido, tá?

    dá um beijo no gengivudo. diz que foi meu semi-sorriguelo que mandou ;)

    ResponderExcluir
  37. Querida, talvez este sucesso advenha do alto grau de identificação com o tipo de maternidade que vc escolheu desempenhar: desencanada, bem humorada e extremamente real. Amo seu blog e é impossível não vir aqui diariamente!!! Bjos

    ResponderExcluir
  38. gosto TANTO do teu blog! Mesmo que nao tivesse foto nenhuma, coisas bonitinhas, ainda assim seria o meu preferido.
    Da um beijo nessas crianças ai!
    =)

    ResponderExcluir
  39. Parabêns pelos mil seguidores!!!!
    Gosto muito do seu blog pois os textos são histórias de uma mãe real, perfeita nas suas imperfeições...
    Bjus boa semana

    ResponderExcluir
  40. Marina, estoulendo o seu blog interinhoooooooooooooo, eu adoro ler porém não tenho coragem de escrever....
    O seu blog é muito legal eu adoro ler, agora para eu terminar vai demorar kkkk
    Parabéns vc é libriana mais parecida comigo que eu conheço.....
    Parabéns quando eu terminar de ler eu faço os comentários....
    Beijos
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  41. Por favor, continue nos deliciando com seus ótimos textos (Que Mothern, que nada! Eu quero é o Pequeno Guia!!!). Vc escreve muito bem, e isso é o que importa, mesmo que fiquemos sem as respostas dos nossos comentários! rsrsrs Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Eu conheço o blog há uns 10 dias e me apaixonei!!! Vc tem um bom humor delicioso de se ler. Não estou lá na sua estatística, então vc pode ficar muito mais feliz, pq tem muita gente q te segue sem vc saber.
    Parabéns pelo blog e pelos pimpolhos!!!

    ResponderExcluir
  43. Caramba... que marca legal que você atingiu.. e claro que o blog é seu filhote, você cuida dele, querendo ou não, pelo menos dentro das suas possibilidades!

    Até voce dizer, eu nao tinha reparado na quantidade de seguidores... que show né menina!

    Parabéns!!!

    Beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir
  44. Olá! Encontrei vc na net e gostaria de te apresentar meu cantinho: www.datrinodesign.blogspot.com
    Passa lá! Bjinhos, Vanessa Datrino

    ResponderExcluir
  45. Adorei seu blog...apanho bastante da internet e suas novidades! Nesse sentindo ainda estou engatinhando...vou visitá-la mais vezes!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  46. Queria tanto sentir firmeza na diretora da minha filha!!! Se acontecesse comigo, ficaria chocada também, mas iria agradecer depois.
    Adoro seu blog.
    grande beijo

    ResponderExcluir
  47. Rá-ráaaa! Abraço recebido!!
    Já pensou seguir mil pessoas? Tá doido...
    Beijos aí na família, lamba bem suas crias, sem deixar de escrever seus posts altamente entretenedores (se diz assim?).
    Bjus!

    ResponderExcluir
  48. Mari, eu acredito que voccê pode no mínimo considerar o dobro no número de seu seguidores. Eu faço parte do grupo das anônimas, que semanalmente vou nos favoritos e dou uma espiada para ver se tem post novo. Adoro o jeito que vc encara a maternidade, me identifico bastante. Parabéns, espero que você permaneça aqui por um bom tempo!!!!
    Carol

    ResponderExcluir
  49. Adoro teu blog do jeito q está...
    Não precisa de nada...

    Bjs-continua assim

    ResponderExcluir
  50. Bacana esse texto!
    adoro o blog e acompanho sempre que posso. Não sou seguidora, mas estou engrossando o time dos que frequenta sempre o blog para saber as novidades da vida maternal. Tenho certeza que se contar esse time dos não-seguidores-mas-acompanho-sempre o número será bem maior. Vida longa ao "pequeno guia", beijos

    ResponderExcluir
  51. Olá, eu sempre leio o seu blog e adoro seus textos mas nunca comento, que feio né? Mas agora resolvi comentar e dizer que vc escreve muio bem, tenho um bb de 1aninho e meio e me identifico com tudo que vc escreve, adoro mesmo! Parabens. Bj
    Fla

    ResponderExcluir
  52. Vivo fuçando no google, procurando blogs interessantes que falam sobre a vida de "ser mãe...", hoje achei o seu e me ENCANTEI! Logo de cara já virei seguidora...e vou acompanha-lo sempre que puder.
    Fiquei feliz por saber que passou da marca dos MIL seguidores e isso não é um privilégio...isso é reconhecimento do dom que Deus te deu de escrever e de como expressar os seus sentimentos etc...
    Parabéns! És merecedora!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails