segunda-feira, 22 de setembro de 2008

:: Acabou chorare ficou tudo lindo. Ou não.



Comentou a Ju no post de baixo: nem sempre é dor.

Pois é.

Às vezes eu tinha a impressão que Alice chorava por pura crise existencial. Chorava com aquela cara de não-nascida, de quem não sabe a que veio. Tipo uma angústia metafísica, quem-sou-pra-onde-vou-e-o-que-caralhos-estou-fazendo-aqui?

Uma coisa que eu li (ou alguém falou, não lembro...) e me ajudou montes foi: dê ao bebê o direito de chorar. Porque às vezes eles têm que chorar, simples assim. E tá tudo bem, é normal, alivia. A ansiedade das mães em acalmar o choro a qualquer custo pode ser mais enervante pro bebê do que chorar por um tempinho pra descarregar a tensão. Sei lá se isso é verdade, mas eu gostei do raciocínio, e isso me acalmou um pouco nos primeiros meses. Quando Alice chorava e não era fome, não era frio/calor, não era fralda e não era dor (ok, a gente nunca sabe ao certo, mas choro de dor em geral é mais desesperado), eu simplesmente sentava ali com ela, fazia um chamego e esperava. Sem pânico, sem afobação, sem tentar de tudo desesperadamente. E com tampões de ouvido, há!, eis outra dica que eu li e a-do-rei: mamães, usem tampões, sem culpa! Não para não ouvir e ignorar, mas pro choro não arder tanto na orelha. 


***


Esse chorinho angustiado é coisa de bebê pequeno. Depois eles crescem e começam com aquele choro picareta que acaba quando não tem ninguém pra ver. Alice começou com isso, a pilantrinha. Desenvolveu esse choro resmungado e sem lágrimas que não convence ninguém, mas irrita geral. Ignoro super, por medo de dar trela e ela virar um monstrinho. Tipo esse figura.

Medo. Morro de medo de bebê chiliquento. Desses que dão piti na rua ou se jogam no chão do supermercado, sabe? MORRO de medo. Mas esse molequinho do vídeo é incrível, eu até gosto um pouco dele, pela picaretice e cara de pau. E ele pode, porque está inserido na categoria "filhos dos outros". 

Agora, "filhos nossos", fazendo essa cena, jamais! 


3 comentários:

  1. Mari, tem uma posição bem legal de colocar o bebê para parar de chorar (qdo é aquele choro de nanda)..é tiro e queda!! Vou te passar a foto por e-mail!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tb morro de medo de criança chiliquenta! Acho horrível!
    Tb quero saber que posição é essa pro bebê parar de chorar!
    beijinhos
    Re

    * como está a adaptação da pequena na escolinha??

    ResponderExcluir
  3. Mano, tô passada com essa criatura. Passada, frente-e-verso de bolinha estampada. Bege.
    Se liga que eu gosto dele também. Mas como pode ter tamanha consciência de uma chantagem emocional mal ou bem feita?
    Ó, queixo caiu.
    Passei.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails