sábado, 20 de setembro de 2008

:: Funchicomo? II


Olha aí a confraria das mães em ação!

Advertência da Fernanda sobre a Funchicórea do post abaixo:

fernanda disse...

Posso dar uma palpitada tb??
Meninas...fuchicoria é açucar sim!!(tem um "bucadim" de sacarose na sua composição..e tb aspartame - isso mesmo..o mesmo componente do adoçante!!)
Ninguem quer entupir o filho de açucar assim que nasce, certo??
Então o que sempre funcionou aqui em casa, foi uma bela bolsinha de água quente...MAMÃE tomar chá de camomila...e qdo o bicho pegava mesmo...banho de balde!!!
Nada como um bom banho de balde para melhorar a vida desses pequenos!! Se não tiver o balde...coloca na banheira mesmo!! A água faz milagres!!!
E não tem açucar..né?? Vamos deixar para dar as delicias de guloseimas açucaradas um pouquinho mais para frente!!!
Ah..nem todo chorinho é colica meninas..muitos recem-nascidos choram porque antes não tinham que fazer cocô, arrotar..todo o aparelho digestivo "não" era utilizado..então tudo é muito novo para eles..muitos choram por isso!! Procurem reparar se não é isso..depois de um tempinho eles aprendem e param de chorar...
Ah..posso dar mais uma palpita (dica)???
Qdo o recem-nascido fica resistente ao sono..basta passar a mão entre os olhinhos..(alguns tem sono..ficam chorões e não conseguem dormir..) eles bobinhos nÃo sabem que para dormir basta fechar os olhos....então fazendo esse carinho neles...facilita e mostra o caminho para soneca.

Beijocas..Fê


Valeu o toque, Fê!


Bom, eu dei uma fuçada e vi que a composição da Funchicórea é a seguinte (para a porção de 0,15 gramas): 


Extrato mole de chicórea ................... 0,01g 

Ruibarbo em pó ............................. 0,01g 

Essência de funcho ......................... 0,0035ml 

Sacarina pura .............................. 0,003g 

Excipiente q.s.p. .......................... 0,15g 


Acho que o problema não é sacarose, nem aspartame, nem "extrato mole de chicória", que soa péssimo mas deve ser ultrasaudável. O problema é a tal da sacarina, que é usada em adoçantes. É bem pouquinho (até porque a porção que eles recomendam, uma tampinha, é enorme! Eu usava um quinto disso, no máximo). Mas sei lá. Aí vai de cada mãe, cada bebê e cada situação. Avaliem e decidam.



A segunda dica é incrível! Eu chamava isso de Hipnose da Galinha (não lembro porque, mas tinha uma boa razão, acho): você passa o dedo de levinho do alto da testa até a ponta do nariz, e vai repetindo devagar até os olhinhos fecharem - e eles fecham na maioria das vezes, principalmente quando o bebê é bem novinho. Aprendi com um indiano amigo do meu irmão e adorei!


É isso, por hora. 


Brigadão Fê, e volte sempre!



3 comentários:

  1. mamães de plantão, na revista pais e filhos desse mês saiu uma matéria sobre choro de bebê, com as razões mais óbvias e como solucioná-las. realmente, nem sempre é dor. depois do terceiro mês, menos provável ainda. beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari,

    eu sou tão por fora do mundo dos blogs que nem pensei que você não teria meu email se eu te deixasse um post...
    Bom, aqui vai: marinanrmenezes@gmail.com

    Um beijo,
    Marina.

    ResponderExcluir
  3. De qq. forma, fica tb. a dica da Cidoca, do chá de chicórea.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails