sexta-feira, 19 de setembro de 2008

:: Funchicomo?

 

Com a mudança pra Paris e toda a confusão que se seguiu, esse blog acabou abandonando seu lado pseudo-educativo. Pseudo porque não sou médica nem especialista nem nada, sou só mãe, tá gente?, e nem faz tanto tempo assim. No fundo, eu sou uma palpiteira, só isso. Então ouça sempre o médico primeiro, ok? 


Advertência de segurança colocada, vamos falar a verdade: o que é ser mãe se não palpitar e ser palpitada, gente? Taí a imensa e universal Confraria das Mammas pra provar. Então hei de palpitar enquanto puder, e os comentários estão abertos para vossas próprias dicas, palpites e opiniões. Aqui pode tudo, ou quase - como diz a Olly, só não vale xingar a mãe. Que, no caso, sou eu mesma.

 


Enfim, a dica do dia:

 

Se eu precisasse dar um conselho para novas mamães em apenas uma palavra, ela seria: FunchicóreaNão se impressionem com o nome esdrúxulo. Funchicórea, meninas, é a prova definitiva de que Deus existe!

 

Trata-se de um pozinho cor-de-rosa numa embalagem de antigamente. O rótulo diz que é um fitocomposto à base de chicória, funcho e ruibarbo, natural e sem contra-indicações, mas há quem diga se tratar de um composto de Valium, Prozac e Dormonid, o que pra mim faz muito mais sentido. O gosto é de açúcar - e se açúcar funciona com você, amiga mulher, nas horas do aperto, pense no que não pode fazer por um recém-nascido histérico em termos de conforto, controle da ansiedade e delicinha. É tipo chocolate na TPM. Ou aquele velho truque do melzinho na chupeta, mas sem o melzinho- que é proibido para bebês, atenção!,  consulte seu pediatra para saber mais.

 

Funchicórea funciona assim:

 

Bebê chorando --> Mãe chorando --> Chupeta à milanesa coberta de funchicórea (aliás, pra mim "chupeta" é a segunda palavra vital da maternidade. Há controvérsias, eu sei, mas com Alice funciona que é uma beleza) --> Bebê quietinho e de olhos arregalado, chup-chup-que-delícia --> Mãe feliz --> Bebê dormindo --> Mãe dormindo (por 1 ou 2 horas) até ser acordada por...

 

Bebê chorando.

 

(Continua forever and ever, por um mês inteirinho, ou mais.)

 

2 horas de sono ininterrupto parecem pouco agora, mas vão ser um luxo quando for a hora, acredite. Por essas 2 horinhas eu ajoelhava no chão duro e agradecia à Funchicórea todo dia de manhã (manhã, noite, que diferença faz quando se tem um recém-nascido???).

 

Então a gente comprou muitos potinhos e espalhou pela casa, carrinho, sacola do bebê, casa de parentes - outra ação que eu recomendo fortemente, porque encontrar a Funchicórea é bem difícil durante um ataque de fúria do seu bebezinho. E assim sobrevivemos felizes aos primeiros meses de Alice, que agora já é grandona e madura e só vai voltar a recorrer a coisas docinhas pra se acalmar quando fizer uns 13 ou 14 anos.

 

Fim.

 

(Ah é: já ouvi relatos de bebês que eram completamente imunes à Funchicórea. Se esse for o caso, pelo menos você aprendeu um nome bem feio pra praguejar nas horas de raiva.)


11 comentários:

  1. Acho tudo. Não sou mãe ainda e já acho tudo a dupla chupeta, fuchicorea e afins...
    hehehe

    beijos, Olly

    ResponderExcluir
  2. Vou comprar um potinho desses pra mim!

    Beijos na duas!

    ResponderExcluir
  3. Mari,

    Minha empregada(odeio esse nome!), enfim a Cidoca, que ajuda aqui em casa, acabou de voltar da licença maternidade. Com isso sábado passado, lá estava eu na farmácia comprando a tal funchicória, pro pequeno. Graças ao seu blog!

    Falando na embalagem, achei ela foférrima, com a fotinho antiga da mãe com o bebê!

    Valeu pelas dicas!

    Bjs.

    PS: Cidoca falou que no primeiro filho ela fazia chá de chicória e que tb. melhorava as cólicas.

    ResponderExcluir
  4. Posso dar uma palpitada tb??
    Meninas...fuchicoria é açucar sim!!(tem um "bucadim" de sacarose na sua composição..e tb aspartano - isso mesmo..o mesmo componente do adoçante!!)
    Ninguem quer entupir o filho de açucar assim que nasce, certo??
    Então o que sempre funcionou aqui em casa, foi uma bela bolsinha de água quente...MAMÃE tomar chá de camomila...e qdo o bicho pegava mesmo...banho de balde!!!
    Nada como um bom banho de balde para melhorar a vida desses pequenos!! Se não tiver o balde...coloca na banheira mesmo!! A água faz milagres!!!
    E não tem açucar..né?? Vamos deixar para dar as delicias de guloseimas açucaradas um pouquinho mais para frente!!!
    Ah..nem todo chorinho é colica meninas..muitos recem-nascidos choram porque antes não tinham que fazer cocô, arrotar..todo o aparelho digestivo "não" era utilizado..então tudo é muito novo para eles..muitos choram por isso!! Procurem reparar se não é isso..depois de um tempinho eles aprendem e param de chorar...
    Ah..posso dar mais uma palpita (dica)???
    Qdo o recem-nascido fica resistente ao sono..basta passar a mão entre os olhinhos..(alguns tem sono..ficam chorões e não conseguem dormir..) eles bobinhos nÃo sabem que para dormir basta fechar os olhos....então fazendo esse carinho neles...facilita e mostra o caminho para soneca.

    Beijocas..Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo plenamente cm vc. Estou passando por isso cm minha bebê cm 2 mêses ela dormi muito bem a noite graças a Deus mas pra dormi ela fica muito nervosa q meu esposo q não tá acostumado diz logo q é cólica mas eu sei q não é eu sofria cm ela pra pôr pra dormi mas agora vi um jeito q eu não preciso fica em pé balançando ela igual uma doida pela casa... Eu deito cm ela e fico umas músicas tipo som do útero cm a luz toda apagada ela vai pegando no sono e enfim dorme aí boto ela de bruços e ela dorme a noite toda .

      Excluir
  5. Ha 14 anos ela ja me salvou... eu nao parava de chorar as 3h da manha ate que a mao abencoada de uma prima (sim, chamada as 3h da manha pra nos socorrer) trouxe o po magico!!!! Meu bebe eh hoje um garotao fantastico!!!!!!!!! E VIVA A FUNCHICORIA!

    ResponderExcluir
  6. ACABEI DE SER MAE ,MEU FILHO ESTA CM 2 MESES E REALMENTE FUNCHI... E TUDO!DEIXA ELE MAIS CALMO E ELE PARA DE CHORAR AI DA PRA FAZER MASAGENS, DAR MUITO CARINHO E EU DESCANSAR ALGUMAS HORINHAS..ANDREA

    ResponderExcluir
  7. Pra minha pheelha, nem com ' ruibrabo' nem com rezabraba. Não funcionou foi nunca. E olha que eu tentei até os 15 anos. Nada.

    ResponderExcluir
  8. Oque eu não entendo é que falam tão mal dessa funchicoria,mas 99% das mãe falam que é um pó milagroso.

    Enfim comprei um pote para dar p minha filha poos na hora do desespero vale qualquer coisa.

    Ja dei na chuquinha hoje.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails