Eu já andava desconfiada, aí fiz o exame de sangue essa semana e batata: positivo. Tô com toxoplasmose, gente!
Então ó: aquele papo do seu médico (Alô Dr. Roberto, aquele abraço! - fui dedurada e agora meu médico me lê, que coisa tensa...) de que se deve evitar carne mal passada na gravidez não é exagero. Os franceses comem carne quase crua e o índice de toxoplasmose aqui é bem alto. Pois eis-me aqui engrossando a estatística.
Não fui assim muuuito responsável em relação a isso na gravidez (Alô, Dr. Roberto, isso é uma mentirinha pra ficar mais dramático, tá?, fui uma grávida exemplar!), e agora vi que é sério, seríssimo. A doença normalmente não é grave, mas na gravidez é bem perigosa, e por conta dela vou ter que adiar o embarrigamento que estava programado.
Agora tô aqui, meio de molho, com uma gripe fraca e um bocado de gânglios inchados em lugares improváveis. A recomendação: senta e espera passar. O lado bom é que é daquelas doenças que só se pega uma vez. Quando passar, tô imunizada pra sempre.
- De modo que nas minhas próximas 14 gravidezes (existe esse plural hor-ro-ro-so?) vou chafurdar sem culpa em sashimi e quibe cru e steak tartar, certo?
Nããão, pessoal! Não existirá mais o risco de toxoplasmose, mas ainda tem um monte de outras bactérias e parasitas e coisas malévolas de butuca, que a gente tira de letra mas que podem ser perigosas na gestação. Grávida precisa tomar cuidado, MESMO. Então atenção com carnes mal passadas, verduras mal lavadas, etc etc. Cuidem-se, minhas barrigudas queridas!
(E mãe: fora isso eu tô ótima, tá? Pode ficar sossegada!)
gente, entrei aqui crente que o positivo era para o embarrigamento! que pena, coitada! ainda bem que tem a lulu aí para cuidar de você, heim? haha!
ResponderExcluirmelhoras, flor.
Hahaha, eu tb achei que o "Deu Positivo" queria dizer que a Alice ia ganhar um irmãozinho.
ResponderExcluirMelhoras, Mari.
Beijos
Ui, que susto! Cuida bem dessa tox-sei-lá-o-quê que eu tô doida pra acompanhar sua segunda gestação!
ResponderExcluirBeijinho de cura (eu, me achando Dr. Fritz ehehehehe!)
acho que como eu, todo mundo achou que vc tava grávida!!! mas que medo dessa toxoplasmose! o meu dr deixou eu comer sashimi na gravidez, até pq ele disse que a carne de peixe não transmite toxoplasmose. a recomendação é para não comer comida japonesa em lugares suspeitos, só comer em restaurantes que a gente saiba que tem tudo de qualidade e limpinho. mas não sabia que pegando uma vez vc tá imunizada, que bom!!!
ResponderExcluirbeijo e sara logo!!!
Ai minha Nossa Senhora! Pela Santa, Mariana!
ResponderExcluirQuanto tempo até o próximo herdeiro teremos que esperar?
Tô preocupada, viu?!
Ai ai ai!
Todo mundo feliz com o positivo e vc. me vem com Toxoplasmose, Dona Maricota!
ResponderExcluirSe cuida, menina! Afinal queremos o novo barrigão, logo!
Bjs.
aiiii eu tb achei....hehehehhe
ResponderExcluire qt tempo vc vai ter que esperar??
melhoras gata!!!
bjssssssssssss
BZ, uma dúvida: como se desconfia que está com toxoplasmose?? Beijo!!!
ResponderExcluirVai tirar de letra, tenho certeza!!!!!
ResponderExcluirEssa observação para sua mãe deverá ser inútil e ela deve estar voando pra Paris neste momento.
ResponderExcluirMari, cê vai embarrigar logo na sequência mesmo? Vc é minha heroína. Não consigo imaginar aquele enjôo de morte combinado com o João às 3 da matina pagando pau porque cobri ele: mamãe,TIRA! (isso porque eu tava lá desde às 2 fingindo que estava dormindo).
Melhoras!
Oh, menina, que pena... Desejo melhoras. E logo! Para que vc volte a nos contar das coisas daí.
ResponderExcluirEu não tive problema com a restrição a alimentos crus na gravidez porque, desde que Prometeu trouxe o fogo à humanidade, eu só como alimentos cozidos! Sério, não consigo engolir nada cru ou mal-passado.
Nem me fale sobre o steak tartar!!! Que saudade.... virou sonho de consumo!!!
ResponderExcluirMas o bom mesmo é que depois de curada, tá livre disso!
Não vai poder comer quibe cru, mas vai poder trocar a Lana por um gato, se quiser! Hahaha!
Beijos cherie.
Alguma coisa me dizia que vc não ía ser tão obvia, se realmente o positivo fosse outro teste.
ResponderExcluirdesejo que passe logo. viu? Dói?
A Alice tá te cuidando direitinho?
espero que sim. beijos
Ai Deus me protegeu! Pq no comecinho da gravidez eu fui uma "lama" e metí o pé na vaca crú literalmente!
ResponderExcluirEi querida, que droga! Mas descansa aí que vai ficar tudo bem! Se precisar de algo, grita pra Nana!
ResponderExcluirBeijo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRebeca tem razão: se fosse pela minha vontade, já tava lá lambendo a cria...
ResponderExcluirMas nem sempre é possível largar tudo e ir correndo pro aeroporto deixando pra trás aulas/provas/ reuniões, essas coisas tão agradáveis!
Fico por aqui, esperando cada toque do skype. Com muita saudade dos três.
vó dividida
Boa sorte pra você!
ResponderExcluirSeu médico está certo. Eu não comi nada cru na gravidez por conta disso, mas sei que a toxoplasmose também é transmitida por gatos. Meu médico mandava eu ficar longe deles e de ambientes onde eles frequentassem. Eu até mudei de manicure por causa do gato da dona do salão. Fica boa logo pra encomendar o novo herdeiro. Você está na França e seu médico lê português? Fiquei curiosa... :-)
Um beijo e tudo de bom.
BZ, sei que a notícia é velha, mas estava aqui com a minha barriga e esqueci de comentar. Quando eu li o post da Giselle bem que pensei, essa menina tá procurando o segundo... Depois o deu positivo e eu como todas pensei que era o segundo. Que pena que era toxoplasmose, parece que na França é muito comum porque a carne é sempre mal-passada, né? Meu exame deu negativo, entao tenho que me cuidar, mas aqui na Espanha os médicos liberam embutidos e presunto cru (curado) se é de origem controlada. Acho que porque se nao a mulherada infartava, isso é a base da alimentaçao aqui. Enfim, ouvir bem o conselho da médica e ficar atenta. Salada só em casa e outras frescurinhas mais.
ResponderExcluirSe cuida aí, o verao tá chegando e a pequena vai querer brincar no parque!