quarta-feira, 13 de maio de 2009

:: Sobre o dia da mãe


Falei ali embaixo que virei a minha mãe, mas esqueci de enfatizar: com muito orgulho! Minha mãe é legal demais e fez um ótimo trabalho com a gente, por mais que eu fizesse questão de dizer o contrário quando era mais nova e sem filhos (até... ontem? God, como passa rápido!)

Pois ontem, 12 de maio, foi aniversário dela.  Assim, bem colado no dias das mães (e muitas vezes a data bateu em cheio), de modo que eu, pilantra, só dava um presente, quando dava - e agora, claro, isso me soa IMPERDOÁVEL. Mãe é mãe, gente, não se pode picaretear com elas, NUNCA! Fica a lição. E Lou querida, vou te mandar um presentinho parisiense bem chique pra compensar as minhas faltas anteriores, tá?

Parabéns, gordinha querida!

(gordinha agora é a neta, a vó é enxutona, tá meu bem?)

E pra aproveitar o gancho do dia das mães, volto rapidinho no assunto do post lá embaixo... 

Eu nunca fiz o tipo "mãe por vocação". Nunca tive certeza se queria ser mãe e nem acho que toda mulher deve necessariamente passar pela experiência, como se a maternidade viesse embutida no pacote. Não vem. Ter filhos é uma escolha, como tantas outras. 

Mas: cada vez mais me convenço que ser mãe é o que mais aproxima a gente das nossas próprias mães. É quase uma obrigação moral que temos com elas, sério. Porque eu precisei virar mãe pra entender a minha, e admirá-la ainda mais. Foi como entrar na pele dela e experimentar uma percepção completamente diferente das coisas. Pra mim, está sendo incrível essa mudança de perspectiva, e o fato de eu estar redescobrindo a minha mãe. E para ela, ter uma neta parece a coisa mais maravilhosa do mundo. Ela vira uma purpurina cintilante toda vez que fala da Alice, donde concluo que sim, as escolhas são pessoais e cada um é cada um, mas AI DE ALICE se não quiser me dar um neto!


16 comentários:

  1. Faço minhas suas palavras: "Porque eu precisei virar mãe pra entender a minha, e admirá-la ainda mais."
    Beijos e parabéns atrasado!

    ResponderExcluir
  2. Mari, minha mãe não chegou a conhecer a Helena, mas eu lembro dela todos os dias, quando repito sem querer as coisas que ela dizia e fazia. Virei minha mãe, com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  3. é isso.
    e até fiz um post sobre o assunto ontem :D

    ResponderExcluir
  4. Ai ai viu, coisa mais linda isso tudo que você escreveu.
    Mesmo não tendo filhos, vou procurar e amar mais minha mãe principalmente porque tive somente 17 anos de convívio com ela.
    Obrigadíssima pelo toque :D
    E estão lindas na foto, como sempre.
    Beijaço!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acabei de desembarcar no seu blog. Esse seu post casa bem na frase super verdadeira que ouvi uma vez: "A gente só aprende a ser filho quando se torna mãe. E só aprende a ser mãe quando se torna avó".
    A segunda parte, eu não sei bem, mas a primeira é bem verdade!!
    Bjos
    Cláudia

    ResponderExcluir
  6. Filha querida,
    você sempre me deu presentes lindos, todos os dias: sua alegria meio moleca, seu amor às vezes escancarado, às vezes disfarçado de crítica e conselho, seu otimismo a desbancar minha ansiedade. Trouxe pra perto de mim um genro afetuoso, inteligente e sensível, facilitando o meu difícil aprendizado de ser sogra (eta papel difícil, tão marcado por estigmas...). E mais recentemente, este presente maior chamado Alice, essa figurinha carimbada, que renovou meu amor pela vida!
    Não há loja em Paris e em lugar nenhum do mundo onde se encontre presentes melhores.
    Seu texto me emocionou e me encheu de orgulho, neste dia de aniversário.
    beijo, saudades muitas,
    Dinha

    ResponderExcluir
  7. Lindo seu texto e liiiiiiinda a resposta de mamy! Ai gente, eu sou sensível, isso não se faz...to chorando aqui sozinha...
    beijinhos pras duas! ops, pra Alice tb!! rs!

    ResponderExcluir
  8. Que bom achar alguém que pensa como eu! Que nem toda mulher precisa ser mãe pra se realizar! E ainda acho que nenhum amor é incondicional, nem mesmo de mãe e filho(a).

    E a maternidade, com certeza, me faz apreciar e entender minha mãe. Não exatamente concordar com ela mas apreciar e admirar, sempre!

    E que máximo a resposta da sua mãe! : )

    bjs

    ResponderExcluir
  9. ser mãe é maravilho e eu tb não sou por vocação não. mas acho que toda mulher merece ser mãe e ter essa experiência, se quiser, é claro.
    e sua mãe é enxuta mesmo. e eu tb quero ter netos! hehehe

    e a Naomi ganhou uma saruel. êeeee.

    ResponderExcluir
  10. ah, eu ainda tô aprendendo e usar o wordpress. mas amigos meus disseram que é mais ou menos assim: digamos que o Blogspot é um PC e o WordPress um Mac. Entende?

    Beijooo

    ResponderExcluir
  11. Mari,
    parabéns pra vc que é uma mãe maravilhosa e que me ensina muuuuuuuuuuuuuito! E me mata de rir sempre!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mari,

    Vou engrossar a babação de ovo das leitoras... Lindo post! Aliás, fiquei fã (também) da sua mãe desde o primeiro comentário que ela fez por aqui. Inclusive, ainda me candidato à adoção (minha mãe que NUNCA visite esse blog! haahha).

    Daí que meu pensamento cartesiano me faz imaginar: sua mãe é incrível, você chega ao ponto de dar conselhos a essa mulher incrível e cria Alice... Alice, então, vai ser o quê? A mulher mais incrível do mundo?! Aguardemos o óbvio! :o)

    Ah, querida! Agora nossa relação pode ficar menos injusta. Você também pode saber um pouco sobre mim: hemisferionovo.blogspot.com

    Muuuitos beijos!

    ResponderExcluir
  13. eu comecei a reproduzir minha mãe logo que casei. agora eu a entendo perfeitamente!

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Minina, adoro teu blogroll!

    ResponderExcluir
  15. linda homenagem, lindo comentário da tua mãe!
    agora, veja se reparei bem, alice, você e sua mãe são suuuuper parecidas???
    bj

    ResponderExcluir
  16. Passando para deixar uma dica para roupinhas da Ovo - www.familiaovo.com Vocês vão adorar

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails