quinta-feira, 22 de outubro de 2009

:: Recordação escolar (mas eu prefiro esquecer)


A escola um dia pediu pra Alice não faltar porque iam tirar fotos para "recordação escolar". Ok, então botei nela um uniforme limpinho e bem passado e lá foi a moça.

Hoje ela chegou com um pacotinho. 

Dentro: uma foto grande da classe dela (achei fofa). E uma foto bem posada da Alice, em diferentes versões: 13x18, 3x4, adesivinhos com molduras coloridas, identificadores para mochila e um marcador de livro. E a conta, mandada pelo estúdio fotográfico: quase 40 reais o pacote completo. Opcional, mas né? Fala pra Alice levar o pacote de volta pra escola pra devolver e vê se ela acha que tudo bem?

Olha, mesmo se eu tivesse gostado loucamente da foto já ia achar meio estranho. Tá certo que eu nunca fui muito inteirada sobre educação infantil antes de ser mãe, mas não sabia que existia essa prática. É assim mesmo, a escola ajuda a vender pra gente foto dos nossos próprios filhos? É normal, é legal, os pais gostam? Tô desinformada? Sou chatérrima por achar isso meio esquisito?

Mas o problema não é nem esse. O problema é que eles pentearam a Alice e botaram nela umas chucas de borboletinha, e eu quase morri do coração de tanto rir. Não posso com essas chucas altas e os mullets soltos lá atrás, me lembra um cachorrinho. Ou a Xuxa, o que é pior ainda (né Paloma?) E a franja ficou toda certinha e homogênea, sabe quando a gente penteia demais e ela fica assim, meio afofada? Pra terminar, não sei que luz doida que fizeram que Alice ficou ruiva magenta - o que é adorável mas não condiz com a criança em questão. 


Ai, posso contar aqui que achei tudo de péssimo gosto, e que não tenho vontade de pagar um centavo? Que tenho em casa um bilhão de fotos lindas em que Alice não está usando um penteado que eu nunca teria feito e nem inserida em molduras firulentas? 

Questão de gosto, eu sei. É aquela história: gosto é que nem c*, cada um tem o seu  (olhaí, falando em gosto eu boto um c* no blog, viu como é relativo?). E tudo ótimo, ainda bem que as pessoas são diferentes e que em termos de gosto não existe certo nem errado, apenas percepções individuais. Agora, se sentir meio na obrigação de comprar um material que esteticamente te desagrada é uma coisa chata. Por outro lado, se é feito dessa maneira provavelmente agrada muita gente, então pronto. Vou comprar o kit (a versão simples, só com as duas fotos grandes, porque marcar livro com a cara da minha filha é um pouco demais) e esconder numa gaveta qualquer. E só vou tirar de lá pra fazer chantagenzinhas com Alice quando ela ficar chata e merecer, Alice, obedece mamãe senão eu pego aquela sua foto de chuca e mostro pro fulaninho, hein?!


Em tempo: eu até queria botar a foto aqui, mas tô com medo do estúdio descobrir e cobrar por isso também. Pra dar uma idéia, deixo a saudosa Harriet, de Super Vicky. Pensem nela com um uniforme cinza e pronto, temos Alice em sua primeira recordação escolar! 


 Porque recordar é viver

35 comentários:

  1. Ahahaha, adorei. Nãso a foto, mas a sua descrição do episódio. Só posso te dizer que aconteceu comigo também, que a escola daí de SP me empurraou não só fotos (o gosto era menos duvidoso), como cartões de Natal (prepare-se, vc vai ser gentilmente obrigada a comprar) e ainda ofereceu - o que eu achei mais uó ainda - uma tarde de atividades 'para ensinar princípios de nutrição às crianças' patrocinada pela Sustagem. Oi? Desde quando Sustagem é nutrição? Por que não ensinam a comer frutas, por exemplo?
    Nem com percentil 1 (Ciça também sempre está abaixo da média em peso, nem ligo mais)...
    Me indignei horrores e descobri que isso (como as fotos e outros 'brindes') são práticas correntes nas escolas daí.
    Aqui em Brasília a escola dela tem total noção e não empurra nada. Não sei como são as outras daqui ou se demos sorte mesmo.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
    é o fim né????!!!
    fala sério!!!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. huahuahuahuauhua... caramba fiquei curiosíssima pra ver a fotinho da Alice. Eu até imagino as fotos com aquelas molduras cafonas. Nossa, é o que há de mais brega. Bom, ainda não fizeram destas aqui na escola do Chico (e espero que não façam!), pq eu tbem não vou ter coragem de não comprar... aiaiai.. bjo

    ResponderExcluir
  4. Mas vc é exagerada hein Mari?
    A foto deve ter ficado linda!
    Agora quero ver!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Ai, Tô rindo sem parar... olha só vai se acostumando só faz 14 anos q passo por isso... esse ano que o Kauê disse pra escola que ele não quer mais tirar essas fotos todo engomadinho!!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei que esse mico da foto fosse algo do passado, ma pelo jeito eles aprimoraram, com os tais marcadores e afins!

    Passei poresse micão tb. E como meu cabelo é muito liso o povo da produção não conseguia prender, então fizeram uma trança de raiz pavorosa. Mas como mãe é mãe, a minha ficou com a foto e até hj. dou muita risada qdo. vejo!

    Alice um dia ainda vai rir dessa versão trash dela!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Hahahaha!! Sabe que eu nunca tinha pensado nisso com a otica de mae!! Na minha escola de pequena em Sampa ja tiravam essas fotos e eu ADORAVA mas por que era dia que a minha mae me arrumava toda e eu podia ate ir de sapato de verniz, ' por que e o dia da foto' o que o sapato tem a ver com a foto de rosto e uma foto de longe da sala toda a Alice deve saber...hehehe olha Mari, nao sei quanto ao gosto duvidoso do fotografo e sua equipe mas as minhas eu guardo ate hoje!!

    rsrsrsrsrs usando a tiara que eu mais gostava...

    beijos!

    ResponderExcluir
  8. Hahahah. You crack me up, Mariana!
    Aconteceu isso comigo tambem, no ano passado! Se eu te mostrar a foto que o Andre veio pra casa (fofo, mas super nerd!), my gawd! Mas acabei comprando a da turma toda e umas dele que mandei pra avos e bisas (que devem ter colocado na geladeira) e amaram. Como voce disse: gosto nao se discute neh?

    ps: como voce desenterrou a Super Vicky???

    ResponderExcluir
  9. Por que? Por que? Uma lágrima veio aos meus olhos ao me lembrar das fotos HORRIPILANTES que tirei na escola quando criança. Podres!

    ResponderExcluir
  10. nossa, eu passei por isso na minha época de escola, mas se aqui em são paulo isso é prática comum, eu sou uma sortuda por ter escolhido uma escola que não tem nada disso. Lá foto é só quando a gente manda a máquina em alguma ocasião especial e eles fotografam as crianças na maior naturalidade do mundo. Limpo ou sujo; penteado ou descabelado... Lá nutrição é mesmo ensinar a comer todas as frutas e sempre dar preferência àquelas da estação...

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. hahahahaha vc NAO juntou a foto da Harriet, não acredito, ganhei o dia!
    (melhor que isso só se EU MESMA fosse percentil 1.)

    ResponderExcluir
  13. Ai Maricota, sou super solidária aos seus "achares".
    Alice fica super linda mostrando a língua babada de sorvete, com o cabelo todo desguedelhado, vestindo a camisetinha estampada de boca-loca dos Rolling Stones!

    ResponderExcluir
  14. Concordo 100% com você: sobre o péssimo gosto da maioria das fotos de estúdio e, principalmente, sobre a total fala de noção da escola em querer te vender por 40 contos as fotos da sua filha. Me pergunto qual a comissão que a empresa pagou à escola. Mas isso também não é de hoje. Quando eu era criança, vivia aparecendo gente na minha escolinha pra vender tudo, de fantoches até assinatura de revistinha. A gente levava pra casa, mostrava pros pais e pedia. Um horror, né? Meus pais nunca compraram nada.

    ResponderExcluir
  15. Vc está certíssima. Se eu fosse vc, iria até a escola, levava o pacote completo e perguntava "What the hell???" Desde quando eu autorizei vcs a usar minha filha para chantagem emocional???

    ResponderExcluir
  16. hahahah. Acho difícil que Alice tenha ficado feia, mas fiquei curiosa pra ver a tal foto...

    ResponderExcluir
  17. hahahaha! nada como desabafar em público para amenizar a ira de pagar 40 paus por um produto de péssimo gosto... (apesar que duvido que a fofa da alice tenha ficado parecida com a menina da super vicky - me acabei de rir aqui!)... De todo modo, eu não tenho muito receio de ser mãe chata não, pelo menos nessa fase em que os pequenos ainda não sacam tanto essas coisas (imagino que mais pra frente fique inevitável): acho que eu ia lá e devolvia. Não pedi, não quero, não gostei. Aproveitaria para dar dicas de fotógrafos bacanas (amigos, hoho) e uns toques de estética... Será??? Apesar que a idéia de guardar a foto pra chantagear a pequena no futuro foi hilária... é umas.
    beijo

    ResponderExcluir
  18. Huahuahuahuahua...

    Morri de rir!!!
    E lembrei que minha enteadinha também tira fotos na escola, mas ela é tímida demais e sempre sai com uma cara MUITO emburrada.
    Para piorar, a última vez que me lembro, ela chegou em casa chorando e tivemos que atravessar meia cidade porque ela queria só o pai. Depois de muita conversa com ela, ela contou que havia sido dia do legume (oi?) na escola e ela teve que tirar foto. Eram 9 da noite e ela ainda chorava traumatizada, afinal de contas, colocaram ela no meio de um tanto de legumes e tiraram foto. FIcou bizarro!
    Já leio aqui há um tempo, mas nunca comentei. Esse blog é muito, muito bom! Parabéns, Flor!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. hahah!

    Essas fotos são bizarras.

    No início do ano também tiraram fotos na escola do Lucas, só que o indigesto pacote fico por meros R$ 80,00!!
    E o pior: pentearam meu pinduquinho igual a um mauricinho: cabelinho pro lado, boi-lambeu.

    Tá lá em casa: escondida na gaveta...

    Ainda vai render boas risadas, tenho certeza.

    ResponderExcluir
  20. hahahahahah

    miacabo de rir.

    olha, essa coisa da venda de fotos é assim mesmo (as minhas tem um toque oitentinha que acho super IN agora), mas as da minha irma sao pééessimas.

    Tudo de gosto muito duvidoso que meus pais só compravam por chantagem emocional mesmo.

    eu acho falta de nocao a escola vender coisas e ainda usar as criancas pra isso (pq botar na mochila é isso, né? qual crianca nao vai ficar querendo?)

    mas, de qualquer forma, fiquei curiosa pra ver a foto da alice tb!!! fiquei imaginando ela beeem caretinha, hahahah. Certeza que tá linda anyway.

    beijos!

    beijos

    ResponderExcluir
  21. Mari,

    Eu até hj lembro do trauma q era tirar as tais fotos.. gente, e o tal adesivo?? Eu sou do tempo daqueles chaveirinhos cafonas d acrílico com foto 3x4 da criança..

    Agora, acho q fica a dica pra vc e pras demais Mammas: recebeu recadinho pra não faltar por conta de fotos no dia seguinte, recadinho na agenda: 'Profª, gentilmente peço que não dê uma de Instituto Embelleze na minha filha e tire as fotos de cara limpa, do jeitinho q ela foi enviada à ecola'

    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Oi Mariana,
    é, na minha época de escola era assim, mandavam a foto (não pré escola, a partir da 1a série), mas era algo simples e sem muita frescura. A foto da sala e uma individual (sem chucas).

    Agora, minha opinião como fotógrafa: super concordo com você! Esse excesso de chucas, penteados, mil poses, fundo disso, daquilo, moldura com um monte de frescura.... também não gosto! Eu fotografo festa de crianças, e dou preferência às fotos não posadas. E pretendo entrar no mercado de fotos de escola, mas quero propôr algo diferente: não fotos posadas em estúdio, e sim fotos das crianças durante as aulas, em brincadeiras, com a idéia de capturar esses momentos especiais de cada um. E claro, uma da sala, isso é importante, principalmente depois de muitos anos, quando a criança quer ver a foto e relembrar quem estudou com ela.

    Vou deixar aqui meu site (http://www.julinhamoreira.com.br/), se quiser ter uma idéia do que eu penso (e palpitar), pretendo fazer algo parecido com o que faço nas festas de criança. Na parte de retratos também tem algumas de criança.

    bj!

    ResponderExcluir
  23. A melhor coisa em ler os seus textos é concluir que eu não sou uma ET!!!
    :-)

    ResponderExcluir
  24. Ainda bem que a minha mãe não era muito fãs dessas fotos também. As poucas que tem aqui em casa são um caos!!!

    ResponderExcluir
  25. ahahaha adorei!!!! nao sou mae, mas concordo plenamente. lembro q qdo tinhas uns 14 anos rolou um troco desses nas escola e foi ridiculo ter q ouvir as instrucoes do fotografo...

    ResponderExcluir
  26. Ai eu to chorando de rir!!! péssimo gosto! Já vi a foto no outro post... como é que conseguiram fazer isso com a fofucha da Alice??? Beijo! Gugui!

    ResponderExcluir
  27. kkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei a descrição do episódio. Tb ODEIO foto assim, e concordo com que a Julia disse no outro post: foto de criança tem q mostrar movimento e não pose sem graça! Adorei a comparação com a Harriet! kkk

    ResponderExcluir
  28. Hahahahahaha Enfim, uma mãe sensata! Eu sempre amei estudar e ir à escola... Mas, ODIAVA ser obrigada a dançar em festas juninas, passar vergonha cantando no Dia das Mães, colocar orelhas de coelho de papel na Páscoa! Ainda não sou mãe, mas desejo muito ser e me preparo para isso.. Maaas, eu pretendo ser uma mãe que ama, não que constrange o filho. Cada um com sua opinião, óbvio. Quem gosta dessas coisas, ok! Eu respeito sem o menor problema. Mas quero filhos felizes e satisfeitos com suas vidas, longe de possíveis frustrações, traumas e vergonhas desnecessárias.

    ResponderExcluir
  29. Quando a pessoa é chata acontece tudo de errado.
    90% dos pais e 95% das crianças adoram as fotos elogiam o trabalho dos fotógrafos que se esforçam para seus filhos ficarem bem nas fotos; muitas vezes não tem jeito as crianças ficam acanhadas e as fotos ficam horríveis.
    As escolas entendem como forma das crianças interagirem, justamente para perderem a vergonha e poderem fazer apresentações em público etc. Os pais que não tem condições financeiras não pagam pelas fotos, as escolas avisam para os fotógrafos antes, que aqueles que não podem ganharão as fotos.
    Quando se faz uma crítica severa como esta é porque não analisou todos aspectos envolvidos e na verdade sua filha daqui alguns anos vai pegar esta foto e imaginar: papai e mamãe compraram esta foto porque sempre me amaram!!
    (não vai nem lembrar da escola).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foto de criança na escola tem no mundo todo, todos gostam de recordar 20, 30,40 anos atrás. Eu tenho, minha irmã tem...

      Excluir
  30. A recordação escolar é um sucesso! Até mesmo quando não está muito criativo. A fase escolar é um momento mágico e esta recordação tem tando valor sentimental que a cada 100 retrospectiva dos nosso clientes 80 tem a foto da recordação escolar. Amo a foto da minha filha a cada ano é muito especial é valor sentimental!

    ResponderExcluir
  31. Hoje minha filha chegou com este pacotinho de fotos feita na escola, exatamente como vc descreveu. Junto uma tabela como os preços: a facada de R$ 80 !!! Estamos num impasse pois no mínimo é uma recordação escolar. Ficamos revoltados com o fato da escola (e da empresa de fotografia) usar deste apelo emocional para lucrar e alto pois me parece um preço exorbitante. Estamos pensando até na hipótese de processar a empresa pelo uso da imagem da minha filha.

    ResponderExcluir
  32. o certo, e passar comunicado antes de fazer a foto e fazer somente dos alunos que os pais autorizam,ja quanto ao gosto das fotos e bem relativo.e quanto ao preco de 40,00 e qt valor que cobram mesmo rsrsrsrs.Renato Faria.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails