segunda-feira, 16 de novembro de 2009

:: Sobre o amor (e agora é sério e definitivo)


Um dia eu me descobri apaixonada e me declarei pra Alice.

Outro dia também.

Mas gente, esqueçam tudo, porque AGORA SIM a coisa é séria mesmo. Agora eu realmente cheguei no limite da paixão, da sofreguidão e do amor descontrolado. 

Porque aos dois anos de idade a criança fica assim, no topo do limite máximo recordista e infinito da fofice desmesurada. Agora a criança CONVERSA com você, afofa os seus cabelos e te chama de minha mamãezinha quelida! Ou de BONITINHA!, assim, do nada, quando você não espera, e o golpe te acerta de jeito e vc fica sem chão e vendo luzes piscando.

E ela fala os plurais todos, e canta com um monte de notas agudas desafinadinhas, faz sopinha invisível pra você e tenta fazer tranças nos seus cabelos. Toma banho com você no chuveiro toda barrigudinha e se ensaboa sozinha dizendo, no olho não! na boca não! na barriga, pode? no bumbum, pode? na xoxota, pode? no pé, pode? 

Criança de 2 anos volta da escola com um repertório incrível de palavras e idéias e amiguinhos novos. Já consegue contar a história do livro e repete frases inteiras que decorou de tanto ouvir, e por um instante a gente tem a certeza que eles até já sabem ler de tão espertos que são. 

Criança de 2 anos tem um senso de humor altamente desenvolvido e debocha de e com você a todo instante, espiando de rabo de olho e segurando o riso. 

Aos 2 anos eles são capazes de manter longas conversar no telefone, que temperam com um monte de "hum-hums" e balançadinhas de cabeça pra concordar. No final, ainda dizem: beijo, tchau e dão uma bitoquinha no telefone.

Aos 2 eles já dizem pufavô, e dálicença, e até desculpa, mas esse último em geral vem com uma voz quase inaudível, porque eles já têm algum senso de orgulho e pedir desculpa é um pouquinho desmoralizante. 
 
Crianças de dois anos são as mais deliciosas do planeta. E eu sei que a gente sempre acha que agora é serio, mas é que agora é sério, mesmo. Não tem mais pra onde isso crescer, é o auge absoluto, o amor chegou no topo do mundo.

E o mais maluco é que tenho certeza absoluta que em uns 6 minutos meses eu vou ter esticado esse topo um tantinho mais pra cima. 

40 comentários:

  1. ai que amooooor.

    fiquei toda boba lendo e imaginando as ceninhas!

    e só de ler já dá um apertinho bom no coracao, imagino que ser a mamaezinha quelida dessa fofice deve causar mesmo umas crises de amor louco.

    nhóóó.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau! Tenho uma filha de três anos que está ainda nessa fase deliciosa.

    ResponderExcluir
  3. Ai ai...que amor infinito esse, cresce, cresce e não para nunca, só tá começando. Que linda essa história!
    Fiquei toda boba imaginando as cenas e reproduzindo com a minha filhotinha que ainda tá no início dessa caminhada.
    Ameiiiiiii!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. e justo quando a gente pensa que não pode amar mais, a gente se vê mais apaixonada!

    tem sido assim por aqui também...

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente, Mari. Os terribles twos não são nada perto da fofice extrema destas criaturinhas falantes e cheias de opinião. Amo. [Cada dia mais.]

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que delícia. Eu também sempre tive preferência por crianças que andam e falam. Acho essa idade de 2 anos muito bonitinha mesmo. Mas uns 5 deve ser o máximo também né, lendo livrinhos junto, indo pro cinema... aí na pré-adolescência o encanto acaba! haha!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari! Concordo contigo em tudo, criança de 2 anos é a coisa mais fofa. O duro é qdo se tem também um de 3 para 4 anos, morrendo de ciumes do das graçinhas do de 2, to nessa agora. beijos, Cynthia

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!
    Não sou mãe nem nada, mas adoro ler teus textos!
    Tu escreve muuito bem e com um senso de humor enorme.
    Tua filha é uma fofa :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. exatamente bz!
    quando me falavam que 2 anos era a melhor idade do mundo, eu dizia: aiii pq que essas mães cismam em querer antecipar as coisas....eu to apaixonada pelo meu bebe etc....
    agora eu entendo todas elas!!
    A Nina a cada dia me faz chorar de felicidade!!!
    Realmente não tem nada melhor na vida!

    ResponderExcluir
  10. hahaha.
    Espera chegar aos três então!
    Mas daí, tipo assim, será que dava pra congelar um pouquinho só o tempo?
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Que lindooo!
    Ainda espero passar por essa experiência!

    ResponderExcluir
  12. Ihhh minha filha! Espera os 3 ou 4 com os faz-de-conta e histórias infindáveis!!!! Voce vai morrer! Mesmo as "respostas" atravessadas, que se acontecem num dia bom (lê-se, de muita paciencia), rendem boas risadas.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  13. Sendo mãe de um de dois anos também, eu tenho 2 certezas: a de que não é possível que o amor cresça mais, e a de que ele com certeza vai crescer (o amor e a criança). E eu já ia propôr aos psicólogos de plantão trocarem o nome de terrible twos para os amazing twos...

    ResponderExcluir
  14. E quantos dois virão pela frente!
    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Só tenho a concordar com você. Não dá pra imaginar que um dia ela vai poder ficar ainda mais legal, né? Acho que não será possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Adoro vcs cada vez mais tb, a cada post que vc escreve estas cositas de apertar o coração de uma mamãe derretida por sua cria como eu. Beijos nas duas.

    ResponderExcluir
  17. Eles dao trabalho, mas obviamente que tem a parte gostosa, senao seriamos simplesmente doidas varridas por tê-los e amar somente os problemas!Hehe

    Cheia de personalidade essa menina, hein!

    beijocas

    ResponderExcluir
  18. Amor de mãe não tem limite, Mari. Você vai ver. Cada idade tem seu encanto e ele é cada vez maior. João Marcelo me surpreende a cada dia com declarações de amor... E eu fico bestinha...
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari! que delícia...só de imaginar fico rindo sozinha! Parabéns pela filhota linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. E no dia que o Caio veio do nada e disse: "Mamãe, eu adoro você!" Pode ter certeza, nada, NADA, desmonta mais a gente! Um desmontar maravilhoso, diga-se de passagem. :-)

    ResponderExcluir
  21. Ah, que lindo! Toda idade é linda no fim das contas, né? TUDO é lindo. CAda fase, cada descoberta....(suspiro). E isso por que a sua filha tá VELHINHA já hahahahahahaa (ai, eu ri muito disso).
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. É isso. Só digo isso.
    Um troço sem explicação.

    ResponderExcluir
  23. Oi Mari.
    Adoro ler seus posts, me divirto muito com eles. Você escreve muito bem. Meu nome tb é Marianna e tenho 2 filhotes. =)
    Estava lendo o post sobre roupas, compras e tals e resolvi dar uma dica tb. =D Sempre compro roupas pros meninos da Bb Moderno, pois eles fogem um pouco do comum das roupas infantis que a gente encontra geralmente, além de serem super fofas. =]
    Eles tem loja online. http://www.jet.com.br/bbmoderno

    Um abraço

    Marianna

    ResponderExcluir
  24. www.bbmoderno.com.br - esse tb é deles.

    ResponderExcluir
  25. Então tem como eu amar a Naomi ainda mais? Heheh, que delícia a fase da Alice! Beijo nas duas!

    ResponderExcluir
  26. que delicia de post!
    e que delicia de filha!!
    Morra de amor, meeeeesmo, ela merece e você tambem!

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Que delícia esse amor todo... Adoro seu blog, BZ. Beijão!

    ResponderExcluir
  28. Alguém decifrou em palavras minha constante vontade de beijar e morder o João. Mesmo quando ele diz: Pála de falá Ébeca!

    ResponderExcluir
  29. Uia, assim vou querer que o Noah pule um ano e faça 2 amanhã.
    Mas tinham me jurado que os 2 eram terríveis?Mentirinha então?
    Eu acho a Alice fofa fofa.

    ResponderExcluir
  30. Ah... como eu te entendo. Vivo tentando achar uma forma de traduzir todo o amor que eu sinto pela minha boneca... mas é impossível.

    Como pode um ser
    Tão de carne e osso
    Expandir sua presença
    Para além dos meus universos

    Como pode uma mãozinha
    macia e despreocupada
    Fazer prisão perpétua
    Com meu coração ansioso

    (na integra: http://maesolteirarecemcasada.blogspot.com/2009/05/adoravel-intruso.html)

    ResponderExcluir
  31. Menina, eu tenho que confessar que concordo com você em tudo. Quando começo a sentir saudade do meu bebê, ela me faz cafuné, tira a chupeta e me dá um beijo de surpresa, pega na minha mão e pede para brincar, por favor!!!! Aaaaaah!!! haja coração!!!

    ResponderExcluir
  32. Meus alunos são justamente os de dois anos. Sou LOUCA por eles. LOUCA DESVAIRADA. Dá vontade de comer, de tão lindos e gostosos que são. rsrsrs
    É bem isso mesmo.. Eles saem com cada uma que parecem duas. Uma pena eu estar trabalhando tanto e não conseguir lembrar metade das graças que eles fazem pra contar no blog. Isso rende tantas risadas, tantos suspiros..
    Aproveite o amor enquanto ele dura. Porque quando eles chegam aos oito, nove anos, começa o raio da pré-adolescencia (meus afilhados tão nessa fase miserável) e ae você se arrepende por não ter comido antes.
    =D

    ResponderExcluir
  33. Foi a coisa mais linda que já li por aqui... E sim: eu entendo quando vc diz AGORA é pra valer. E que sejam eternos nossos agoras...

    ResponderExcluir
  34. affff, como me identifiquei com esse post... a minha acabou de fazer 3 aninhos, e está assim, uma delícia que parece impossível aumentar - o amor e a delícia.
    Cheguei hoje e adorei seu blog. Acho que vou ficando...
    bjs,
    Mi

    ResponderExcluir
  35. Olá!!!
    cheguei aqui pelo blog da Dany, mamãe do JV.
    Gente, e o que é esse blog? O que é esse post??? Amei os textos e principalmente esse sobre o amor!
    Tenho uma bebê de 1 ano e 9 meses, que já faz um monte dessas coisinhas, principalmente pedir desculpas quase que sussurando :)
    Enfim, tinha que comentar. E olha, estou seguindo o Pequeno Guia Prático, ok???

    Outra coisinha, posso citar esse post, no meu bloguinho??? Aguardo retorno!

    Beijos***

    ResponderExcluir
  36. Amei! Fui até dar um beijinho no Arthur depois de ler esse post!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails