terça-feira, 20 de outubro de 2009

:: A televisão me deixou burra, muito burra (mas feliz!) demais.


Minha vida é um eterno pagar a língua por todas as afirmações que eu já fiz sobre maternidade e tudo que já julguei sem o menor conhecimento de causa. Falar é fácil, e eu falava horrores.


Por exemplo:


Eu sempre critiquei quem tem babá, até precisar de uma.

Eu sempre achei o fim criança correndo em restaurante, até entender que criança correndo feliz é mil vezes melhor que criança sentada aos berros.

Eu nunca entendi mães ignorando pitis dos filhos em lugares públicos, até aprender que às vezes ignorar é preciso e altamente pedagógico.

E eu sempre jurei pra mim mesma, com a mais inabalável das convicções: meu filho não vai ver televisão! HAHAHAHAHA!!!

 

Olha, eu acho incrível a família que consegue ficar firme na decisão de não oferecer a TV como alternativa e ponto. De verdade. No meu mundo ideal, Alice faria um quinquilhão de coisas legais e nem daria bola pra TV. Mas é difícil se manter firme no dia em que você descobre que os Backyardigans tem o poder sobrenatural de manter  bebê calminho e entretido por 30 minutos.

Veja bem: se eu me travestir de abacaxi e dançar o ragatanga cantando em javanês, a Alice há de me dar bola por o quê?,  2, 3 minutos? No máximo. Mas se o pingüim azul se vestir de estronauta e cantar em português péssimamente dublado enquanto aquela formiga lesma lombriga coisinha cor de rosa dança jazz moderno em cima de um rochedo gelado, Alice vai parar pra ver. O tempo que for, ela assiste. E gosta. E atenção: ela está quieta, entretida e NÃO PRECISA DE MIM. Dá pra sair de perto, mandar um e-mail, ler um caderno do jornal, fazer pipi, pintar as unhas de vermelho: ela nem nota que eu saí. Parece pouco, mas para uma mãe que passa o dia com um bebê isso é muito, acreditem. E assim descobre-se que o risco maior é a mãe ficar viciada na TV, e não a criança. Muita autodisciplina é necessária pra gente conseguir ficar mais ou menos fiel ao princípio da não-televisão.

Mais ou menos porque, conforme venho fazendo frequentemente nos últimos 2 anos (ai que vergonha!), achei razoável afrouxar um pouco a regra. Então agora é assim: meus filhos não vão ver SBT. Não-vão! O resto a gente até negocia.

A TV Cultura, por exemplo. É legal, pô! Provavelmente por isso Tá sempre meio falida, mas tem uma programação bacana. Eles me deram Bambalalão e dão Cocoricó pra Alice, e só por isso já merecem pontos. É a única emissora onde seu filho vai aprender que o lago Titicaca fica na Bolívia, ou ver um cocô cantarolando suas virtudes. Fora que Hélio Ziskind, que faz as músicas todas, é o rei supremo das crianças. Tudo que ele faz eu gosto, e a criançada mais ainda.

A Globo não sei muito o que tem feito para as crianças além da Xuxa de sempre (sem-pre, god!). Nas poucas vezes que zapeei pela TV Globinho vi uns desenhos bobos e cheios de lutas que me cansam um pouco. Mas: a Globo fez os melhores infantis dos anos 80, fato. Plunct Plact Zum, A Arca de Noé, Casa de Brinquedos. Juntou as pessoas mais legais da música brasileira e botou o Kid Vinil vestido de boto em Verde que te quero ver. Enfim: fez história e merece meu respeito, ainda que hoje em dia não faça lá grandes coisas para o público infantil. 

SBT me dá nojo. Record, Gazeta, Rede TV? Sinceramente, nem sei o que eles têm de programação infantil.

E aí temos os canais fechados. Especialmente a Discovery Kids, que vai na veia da gurizada pequetita. Ainda não consegui decidir se pro bem ou pro mal, mas algumas das coisas ali me parecem legais, tipo Charlie e Lola, que é adorável, ou aquela Princesinha doida que é uma graça (ela é personagem dos livros do britânico Tony Ross, recomendo!), ou mesmo os Backyardigans, que me ganham pelos bichinhos dançando coreôs cafonas feito gente grande. Já Alice, para o meu desgosto, gosta daqueles adultos meio bobos do Hi-5. Tenho muita vergonha alheia por eles com aquelas roupas e trejeitos infantilizados, mas pelo menos acho do bem, eles contam histórias e se fantasiam e ensinam as cores ou os sentidos, sem grandes apelações. É tudo irritantemente politicamente correto, mas acho que nessa idade tem que ser mesmo, né? Mas não sei, esteticamente aquilo me desagrada muito, acho de uma cafonice mortal. E, de novo, a dublagem dói demais (alôu Discovery Kids, que acontece que todas as músicas dubladas por vocês perdem a métrica??? Chamem o Ziskind, faz favor!) 

Bom, o fato é que agora Alice assiste televisão, e por uma questão de coerência educacional eu fico tentando me convencer que não é tão ruim assim. Pois não é todo dia, nem o tempo todo, e nem qualquer coisa. E garante uma dosezinha de descanso e o consequente bom humor da mamãe aqui, o que me parece válido. Se isso não bastar como argumento, me resta dizer que por causa da tv eu conheci meu novo personagem favorito DA VIDA, aquele porquinho on drugs do Cocoricó que atende pelo nome de Astolfinho. Astolfinho canta, dança e representa. Astolfinho tem uns tiques que Alice imita e me mata de rir. Astolfinho me alegra e me dá esperanças de que a televisão, como a vida, pode sim valer a pena!

43 comentários:

  1. 1. como pagadora de lingua, cuspidora de prato e praticante de outros amadorismos semelhantes já não ouso falar mal de nada, nem do sbt.
    2. aaahh filma a alice imitando o astolfinho, vá?!

    ResponderExcluir
  2. Ai eu tambem jurava que a Stella nao ia assistir tv mas... como eu moro nos EUA, nao tenho baba, empregada, nem familia pra ajudar (o meu marido ajuda mas ele trabalha ne) entao a Stella (1ano e 2 meses) assiste Backyardigans! Graças a Deus existe Backyardigans! Mas ela só gosta da musica do começo e do fim, sei la ela fica hipnotizada.. entao é otimo pra dar remedio, dar um tempo.. eu comprei uns capitulos no itunes e tenho no meu ipod pra ela ver na rua qdo fica cansada (tipo em restaurante sabe?)! Eu recomendo! Ela tbm adora Dora (chata de galocha), Barney e Bob esponja (ai meu deus, nem acredito q to contando isso pra alguem... morro de vergonha)!

    ResponderExcluir
  3. Pois é.... será que pagarei a minha??? Vivo observando meu sobrinho que muitas vezes almoça ou janta de olhos esbugalhados na tv e me dá PAVOR!!!
    Só tenho uma tv em casa por opção ... mas morro de medo de virar mãe viciada no sossego que é um filho tragado pela tela.

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto!
    Nunca tive nada contra televisão para crianças, desde que fosse por um tempo determinado.
    Deixo como dica um programa que minha filha adora: Baby TV, da Fox Life. Na realidade ela fica brincando na parte da manhã e deixo a TV ligada com a música ao fundo, ela para, olha de vez em quando e ri bastante, mas sem maior fixação. É excelente com desenhos curtos e voltado especialmente para crianças até 3 anos.
    Ah, o Astolfinho também faz sucesso por aqui e SBT é totalmente vetado, um lixo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Mariana!

    sei que na net tem um canal que se chama "TV Ra Tim Bum", mas ele entra num desses pacotes especiais, que você paga mais pra ter mais canais. Logo que lançaram, deixaram algumas semanas "livre" pra quem tinha net. Tem os programas antigos e os novos. Até deu pra ouvir de novo, no "Ra-tim-bum", o "senta que lá vem história"!

    E essa coisa de criança não ver nenhuma tv na vida, já vi e não recomendo! Fui au pair na Alemanha há uns anos, as meninas podiam assistir tv uma vez por mês, durante 30 minutos, e às vezes, nem isso. No final, a tv acabava hipnotizando as meninas tanto quanto eu via as crianças que não saíam da frente da tv hipnotizadas. Um dia elas chegaram a largar os croissants de chocolate (num café na frança, ou seja, os melhores croissants!), que antes se estapeavam pra ver quem ganhava mais, mas como tinha uma tv ligada, esqueceram de tudo...

    ResponderExcluir
  6. E eh por essas e por outras que eu podia jogar meu diploma de psicologa pela janela (os dois!) e fazer reza braba para "Carma" nao voltar a bater a minha porta novamente.
    Hoje em dia eu nao julgo (quase) nada quando o assunto eh criar filhos. Para mim, a nossa regra eh assim: se nao eh demais (ou de menos), pode! Por isso nao sou contra TV, computador, Iphone/Ipod, video game (ah! Vcs ainda nao chegaram lah, neh? Daqui a 2 anos a gente conversa), claro que limitando tempo e conteudo tah valendo. Eu assistia Chavez. C-H-A-V-E-Z e acho que eu "turned out to be ok", na maior parte das vezes. HA!

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com vc. Acho que um pouquinho de Tv não faz mal a ninguém, afinal eu me lembro de ver vários desenhos bacanas e nunca fui viciada. O que eu critico é deixar a criança na frente da TV o dia todo pra não ter trabalho.
    Cocoricó é uma coisa. Adoro. O DVD só com as músicas é incrível.
    Fiquei doida pra ver Alice imitando Astolfinho!! rsrsr!
    beijso

    ResponderExcluir
  8. Ai Mari, eu também ando pagando muuuuito a língua desde que o Chico nasceu. E a Tv não poderia falta na lista... hahaha. Mas ainda bem que ele não gosta muito, quer dizer.. ultimamente anda bem encantado com o Sid - o cientista e com o Mister Maker. Menos mal. Mas tenho que concordar que a dublagem do Backyardgans (é assim que se escreve?) é de um mal gosto fora do comum. E o Hi5 também é dose de aturar. Mas prefiro isso a ele ficar hipnotizado por pokemon e outras coisas do gênero. Ele gosta do Barney, do Charlie e da Lola e do George também. É, pra quem fica com filho em casa o dia inteiro o Discovery Kids é um grande amigo!!! hahaha
    bjos e adorei o post

    ResponderExcluir
  9. AMO Astolfinho!!!!! A Gi fica toda com os olhinhos brilhando assistindo cocoricó! rsrsrsr

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. todos os meninos do cocorico sao meus amiguinhos! que fofo! e minha vo ja dizia: nao cospe pro alto q cai na testa, rs

    ResponderExcluir
  11. Assino embaixo deste post. Não vamos ser tão radicais com a vilã das vilãs. Tem muita coisa ruim na TV, mas enquanto oferecemos um canal educativo (e não é o dia inteiro!), por que não? Sou a favor de uma horinha por dia. Na hora de raspar o prato é fantástico!!!

    Juliana (mãe do Felipe Tramontina -Diario do Felipe: www.truguinhos.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  12. Gentes!!
    o Luis Henrique tem dois anos e meio, liga e desliga o dvd, chega a dar pause para buscar um brinquedo.. e faz um escândalo se alguém ousar mudar de canal!!
    em Curitiba, (muita chuva e frio!) num apartamento pequeno.. os dvds do Cocoricó, Backyardigans, Barney, Charlie e Lola.. se revesam.. quando eu enjoo (porque ele não enjoa nunca!) compro outro diferente.. no camelo mesmo.. cheio de mil episódios.. que na tv aberta não vão passar nunquinha!
    e se serve de boa dica.. tem uma série de dvds chamada "Bebe Mais" em que cada título fala de um assunto.. que é ótimo mesmo..
    e eu que também adoro ver tv, gosto muito dos desenhos.. vejo, presto atenção aos detalhes.. queria ter a paciência do Charlie!! melhor que ver novela né!!
    e quer saber de uma coisa.. eu acho que o desenho dos carros já passou mais de cem vezes aqui.. e continuo gostando!! o LH também!!
    e isto não significa que ele não brinque, veja livros, faça corridas de carros pelo ape, ou jogue bola no meio da sala!!

    ResponderExcluir
  13. Você mesma disse tudo. Não é sempre e nem o tempo todo, então não vejo mal em deixar. A Laura tb adora os mesmos programas que a Alice e adora o programa da Bindi tb no DKids... eu assisti muita tv quando criança, mas nunca deixei de brincar, estudar. é só impormos os limites da forma mais correta possível. No fundo, acho que proibir é nadar contra a maré. Uma hora teremos que ceder

    ResponderExcluir
  14. ai céus!
    e eu, que nem filhos tem ainda, tenho cer-te-za que irei pagar a língua várias e várias vezes.

    mas vai, antes teletubies que backyardigans. não?

    ResponderExcluir
  15. pra mim a iscovery kids é vida!!!
    hoje por exemplo, fiquei costurando durante mais ou menos 15 horas, e pra eu poder ter paz sem a maria mexer na máquina, puxar os tecidos, pegar a tesoura, deixei ligado a tv o dia todo, e é incrível como ela fica calma. adora o barney, o hi 5, até ri sozinha de ver ela dançando e pulando que nem doida hoje, nem sabia que ela gostava tanto. até daquela menina que usa peruca rosa ela gosta.
    hoje a tv salvou meu dia, e meu trabalho.

    maria até capotou no chão sozinha, sem precisar do peito pra dormir...

    ResponderExcluir
  16. Ei! Cheguei aqui, gostei e vou voltar mais vezes!

    Tambem me identifico muito com o que escreveu (e de uma forma deliciosa de ler). Tambem ja paguei lingua por tanta coisa... A primeira foi cama compartilhada e a última, a tv... os minutinhos sagrados que a gente precisa (nao sao muitos mas sao abençoados!).

    Eh... deixa eu ir que os MEUS minutinhos aqui ja acabaram... Nic ja cansou do Palavra Cantada e ta precisando de atençao da mamae...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Em defesa do SBT, lembre que ele nos trouxe uma das melhores séries de comédia de todos os tempos: CHAVES! Ah, o que seria de nós sem o Chaves...

    ResponderExcluir
  18. oie flor,
    hoje em dia na tv não passa nada que presta para as crianças, nem os dsenhos estão se saalvando mais ... cheios de violencias, lutas, sangue, batalhas etc...
    mas como tirar uma coisa que é praticamente impossivel hoje em dia?
    O negocio é selecionar com pente fino os que ainda se salvam (ainda).. domingo liguei a tv e começou a passsar AS MENINAS SUPER PODEROSAS, My God! o que eles fizeram como o desenho? nem reconheci no inicio... então é isso selecionar e tentar educar mesmo estando no seculo xix!

    ResponderExcluir
  19. Fabiany:

    Minha filha ama Tv também!!
    Mas ela so assisti aos DVDs do Ministério de Louvor Diante do Trono Infantil e Aline Barros também, que fala de Jesus, e tem vários ensinamentos como:
    amar ao próximo, respeitar os pais, amar a Deus!
    Minha filha ama! Recomendo!!!

    Faby

    ResponderExcluir
  20. Mari,
    Adorei seu texto!!!!
    Em cada palavra, me vi ali, do mesmo jeitinho!!!
    Beijinho
    Priscila

    ResponderExcluir
  21. nao diga isso!!! hehehe me deixou apavorada!! meus filhos nao vao ver tv... ou sera q vao? aiii mas na verdade assim, eu nao olho tv nunca, em casa sempre tem oq fazer e se nao tem arranjo um livro, vou ler na inet (mesmo q sejam blogs, ta valendo néam?) acho q qlqr coisa é mais instrutivo q tv, muuuuuito raramente assisto ha algum programa instrutivo ou jornal, tá o jornal até entra mais vezes, se nao tiver muita morte e desastre. hehe

    minha ideia é q até 5 anos eles nao vejam tv, depois disso acho q vai ser dificil, but...

    ResponderExcluir
  22. Muita gente não deixa ver TV, mas deixa mexer no computador. Honestamente, não vejo grandes diferenças entre TV e internet. Aliás, acho a segunda ainda mais nociva porque temos menos controle sobre ela. Tem coisas boas e coisas ruins em ambos. O lance é orientar, conversar e colocar limites.
    Quanto ao Astolfinho, ele é fofo mesmo, mas é MUITO DESAFINADO!!!! Aquela música do monstro da palha "E se meu brinquedo caísse.." já me rendeu altos pesadelos de madrugada!!

    ResponderExcluir
  23. Olha eu até gosto das dublagens do Discovery Kids, viu? A Júlia gosta muito. Mas o Cocoricó ela adoora. Temos 4 DVDs aqui em casa que já estão gastos, mas eu acho que vale a pena, porque é mesmo muito fofo.
    Ah! Na Record, lá pelas 19, passa Pica-pau! E não é que a Júlia adora? Ela já sabe que é mais ou menos na hora da janta dela e sempre pede pra ver. (passa também no Cartoon, às 9 da manhã, no sábado). Sim, eu também acho que TV demais não é bom. Sim, eu também mordi a língua. Mas - SIM - eu controlo tudo o que ela vê, bem como a quantidade de tempo na TV e tenho orgulho de dizer que ela não sabe quem é a Xuxa!
    bjos

    ResponderExcluir
  24. hahaha Muito bom este post! E concordo com vc. O problema não é a tv em si, mas o que a criança está vendo e por quanto tempo. Temos que ensiná-los o que é bom e o que é ruim para que tenham algum senso crítico no futuro, mas proibir certas coisas, como a tv, é negar que eles fazem parte de uma geração tecnológica. Seria o mesmo que tentar não deixar as crianças dos anos 80 brincar de banco imobiliário ou jogo da vida porque são capitalistas demais. Não sou consumista porque joguei estes jogos, pois tive outras referências e orientação em casa, enfim... acho que estou escrevendo demais... hahaha Beijocas em ti e em Alice. Ah! Aqui em casa Backyardigans tb é a sensação e eu quase não ligo a tv durante o dia!

    ResponderExcluir
  25. que atire a primeira pedra, a mãe que nunca pagou a lingua.
    A televisão aqui em casa é uma aliada. O João adora os desenhos da Discovery Kids, apesar de que eu prefiro comprar DVD, s e assim poupa-lo da enxurrada de propaganda. Mas a tv normal tambem rola de vez em quando... fazer o que?

    beijos

    ps.: posso confessar? não gosto do cocoricó, (prontofalei) e as vezes me sinto uma ET, porque é meio unanimidade no mundo das mães, né?

    ResponderExcluir
  26. meu filho não vai dormir na minha cama, não vai comer em frente a tv, não vai isso, não vai aquilo... toda mãe paga a boca. é um fato.
    com a tv, por aqui, ainda tá tranquilo. é pouquinho, com limites e ele ainda não curte muito. por outro lado, não ganho esses minutinhos de autonomia... mas um bom carrinho de montar em cima resolve a questão, por hora.
    Sobre backyardigans, é incrível como 'pega'as crianças, mas acho terrível a musicalidade que eles passam, você falou bem. detesto. hi-5 parece que a criançada gosta também, caio não deu bola, e eu dei gracias, porque acho uó. charlie e lola é fofo, tb adoro o astolfinho crazy, e tem aquela menininha que inventa historinhas pro irmãozinho (esqueci o nome), que é bonitinha também. enfim, peneirando, dá pra usar a tv a favor, sim!
    mas não vá ceder na regra do sbt, hein!! hehe
    bjo

    ResponderExcluir
  27. Como você conseguiu descrever o Hi-5 tão perfeitamente? eu tenho vergonha de ver até sozinha! Meu Deus!!! ainda bem que criança não tem noção do ridículo e de dublagens mal feitas!
    Barney também me dá nos nervos, mas é incrível como as crianças gostam e aprendem!
    Vou te dar uma dica: Os dvds do Ministério Diante do Trono Infantil são muuuuuito bons! o da Arca de Noé então... meu favorito, quando puder pesquisa e mostra pra Alice... acho que ela vai gostar!

    ResponderExcluir
  28. Pois é querida Mari,
    por aqui, acho que aquele episódio dos Backyardigans "Marte aqui vamos nós" já foi assistido , pelo menos, umas 500 vezes!
    E agora que ela prendeu a pedir:
    Mar, mar, mar...

    ResponderExcluir
  29. a Nina vai fazer 3 meses e ama o cocoricó, ehehe
    acho que é por causa do colorido e das musiquinhas.. mas ela mto pouco vê; eu que estou me prevenindo (pois um dia-logo ali) ela vai descobrir esse veiculo de muita comunicação, então... que veja bons programas,:P
    bjs pra alice

    ResponderExcluir
  30. Ser mãe é cuspir para cima! Cai na testa e pronto! Texto inspiradissimo, amei! e tb tenho muita vergonha do HI 5... Eles "atuam" demais, me irrita!
    bjo

    ResponderExcluir
  31. Que delícia de texto!
    Não se culpe, você não está cometendo crime algum ao deixar sua filha assistir TV. Principalmente se for Discovery Kids e Cultura...tem um pessoal que trabalha sério e comprometido com a criança nesses canais.
    Digo sempre que os DVDs do Baby Einstein (publicados pela Disney) me ajudaram a criar minha filha. Sóconseguia tomar banho (fazer as unhas!!!) graças a ele.
    Agora sobre a pagação de língua, faz parte do amadurecimento. Fiz um texto só sobre isso que vc vai gostar. Tá aqui nesse post http://maesolteirarecemcasada.blogspot.com/2009/04/vergonha-do-amadurecer.html
    Se der passe lá.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  32. Nada alivia mais do que ler um texto como esse e perceber o quanto, nós mães, somos iguais. Posso dizer que sinto tudo, tudinho igual. Mais ainda, posso afirmar que daqui poucos dias você vai saber cantar quase todas as musiquinhas do Cocoricó, do Backyradigans, etc, etc.
    No dia das crianças, até bolinho backyardiganizado encomendei. Dá uma olhada na foto:
    http://www.fotolog.com.br/paulecca/
    Em tempo, ri muito com sua definição do Astolfinho, porque toda vez que o vejo cantando, digo exatamente a mesma expressão, completando com "porquinho depressivo".
    Agora, pra completar com chave de ouro, levei Caio no teatro para ver Cocoricó e Charlie e Lola. Sabe quando a gente vê que pagou a língua de vez? Quando os olhos da gente enchem de água em pleno começo de peça!

    ResponderExcluir
  33. hehehe. eu nunca fui contra a televisão não, acho que a Naomi até vê bastante, sempre no Discovery Kids, qd tá passando coisa legal ela pára pra ver.

    e agora tô na fase de deixar a Naomi andando pra lá e pra cá no restaurante, pq no cadeirão só quando a comida chega mesmo!

    a gente vai aprendendo e entendendo as atitudes dos outros...

    ResponderExcluir
  34. joaquim começou com a dita cuja mais ou menos com uns 2 anos de idade. no início eu não tinha antena e só dava pra ver dvd - o que facilitava pra dar uma controlada no conteúdo. nunca passava de umas três vezes na semana. hoje, com quase 5, ele é fã de ben10 e homem aranha, para meu desgosto... e assiste tv 1 vez por dia! é osso controlar essa marvada...

    ResponderExcluir
  35. Mari querida, vc me autoriza a colocar seu nome da minha princesinha???? rsrsrsrs!

    ResponderExcluir
  36. Excelente post!
    Vc está no caminho certo ao meu ver! Tv na dose certa sem exageros e com programas que foi filtrados por vc!
    Quando a mãe larga a criança em frente a tv, pq quer se ver livre dela, e nem sabe o que ela assiste, GRANDE ERRO! No futuro ela saberá as consequências, ou pobre mãe, pode ser quem nem consiga ver tb... Bom... assim vamos, vivendo e aprendo com acertos e erros dos outros!
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  37. Mariana, delícia ler seu texto !!
    alguém aí em cima citou Chaves...olha, tenho 28 primaveras e ainda pareço boba vendo as trapalhadas do moleque...Momento vergonha alheia...sim...mas eu gosto mesmo...um pouco de entretenimento não fará mal a pequena...que tá cada dia mais linda!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Mari, a Nina nào se liga muito em TV não. Até tentei colocar um DVD do Cocoricó outro dia pra ela, mas a criança prefere ver o da Cher, porque a louca da mãe dela fica fazendo altas coreografias do lado! Vamos ver quando ela ficar mais velha... e eu também! Será que vamos curtir um Sinatra daqui uns 2 anos?!
    Beijo! Dani

    ResponderExcluir
  39. nossaaa ... adorei o blog ... muitolindo ,muito fofo =)
    é realmente um pequeno GUIAAA para nos mamães de primeira viagem hehehe

    e a tv é realmente uma grandeee ajudaa paraa mim .... é incrivel como os pequenos adoram elaa!!

    ResponderExcluir
  40. Quando eu era criança morava no interior, tinha irmão e primos entre idades que variavam de dois e três anos há mais ou há menos, muito espaço e babás para cuidar de nós, ou seja, a TV (que lá só sintonizava na Globo)não fazia muita falta. Mas,hj minha filha é única, não tenho babá, trabalhamos fora e aí, fazer como? Salve a programação infantil de boa qualidade em pequenas doses. Se estiver acompanhada de uma vida cultural adequada, pode ter certeza, não faz mal algum ! Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  41. Amei seu comentário!Como sempre 10!
    Apenas para registrar que meu filho ama Cocoricó, temos todos os filmes, e Astolfo tb é nosso preferido(um foooofo), até o boneco do personagem dei para ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Essa mulher é muito chata. Pára de escrever chata e deixa a Alice em paz!!!!!!!kkkkkkk
    1- Olha, eu acho incrível a família que consegue ficar firme na decisão de não oferecer a TV como alternativa e ponto.
    2-cantar em português péssimamente dublado
    3- Então agora é assim: meus filhos não vão ver SBT. Não-vão! O resto a gente até negocia.
    4-SBT me dá nojo. Record, Gazeta, Rede TV? Sinceramente, nem sei o que eles têm de programação infantil.

    ResponderExcluir
  43. Queria indicar um vídeo que eu acho ter tudo a ver com seu blog.
    Ele debocha da mídia televisiva se utilizando da linguagem comercial das tvs fechadas.
    Espero que curta.
    http://www.youtube.com/watch?v=a9ZYy02n_8I
    abs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails