segunda-feira, 12 de abril de 2010

:: Partos e gripes


Fiquei muito feliz com a repercussão do post sobre parto. Principalmente por ver que a imensa maioria das pessoas sabe se como se colocar numa conversa. A gente vê tanto bate boca por aí quando o assunto é parto que eu estava esperando uma discussão mais sangrenta, mas o que aconteceu no geral foi uma conversa ótima, cheia de pontos de vista. E dá pra discordar com elegância, viram? Adorei! Escrever o post e ler as opiniões todas me ajudou mais ainda e entender o que realmente quero, valorizo, acredito, etc. Espero que tenha ajudado mais gente.

Muito obrigada a todas que comentaram, e muito obrigada também pelas dicas - especialmente sobre a anestesia. Acho que saber dosar a anestesia foi o que faltou pra mim no primeiro parto (fiquei pedindo mais e mais, confesso - bundona é meu nome do meio...). Vou ser mais cuidadosa quanto a isso no próximo parto, sem dúvida.


***


E o que é o frio, não é mesmo, minha gente? Alice gripou de novo, tá aqui me dizendo "mamãe, estou dando uma choradinha" porque os olhos não param de lacrimejar.  Faltou na escola de novo, acho que eu devia pedir um desconto na mensalidade, porque né?, já é a oitava falta em menos de um mês. E nem é inverno ainda, ai céus!

A missão dos próximos dias é cuidar de uma guria doentinha e tentar segurar a gripe. Porque esse papo de lavar as mãos ou tossir no lencinho não rola pra mãe de criancinha pequena, seria ridículo eu confiar nisso considerando que Alice tosse na minha cara a cada 3 minutos. A não ser que eu possa esfregar álcool gel no meu próprio nariz o dia inteiro, o vírus vai me pegar, não tem como fugir. Negócio é tentar resistir. Apelar bom e velho "vitamina C e cama", mas sem a cama, infelizmente, porque Alice está em casa e não dorme nem me deixa dormir. Paciência.

Pelo menos me divirto com ela em casa:

- Filha, você fez cocô?, pergunto eu (diante de sinais EVIDENTES de cocô recheando aquelas fraldas gordas).

- Não, obrigada!

(Haha, Alice está numas de "eu vim pra confundir, não pra explicar". Tipo Chacrinha, sabe? Me acabo com essa respostas picaretas dela...)


21 comentários:

  1. Mari, seu canto sempre proporciona um debate bacana e vantajoso para todas as leitoras, pois além de informar, é divertido pacas. Eu mesma às vezes estou triste e chego aqui na garantia de boas risadas. E concordo que o debate saudável é o que rola. Mesmo em relação ao tema vacinas, todo mundo opinou sem ofender ninguém e o debate rolou solto. E que bom que isso aconteceu com o lance do parto, né? Eu tenho vontade de escrever algo lá no blog. Quem sabe um dia. Acho que vc foi sincera e conseguiu cativar ainda mais as leitoras. Parabéns pelo trabalho e sigo no voto de escrever um livro. Ou oficializar o blog e transforma-lo em um site... quem sabe? Já pensou sobre?
    Não esquece de me contar sobre a anestesia, dor e tal, que já perguntei outras vezes... quanto tiver um tempinho que imagino que deve estar foda fugir da gripe e cuidar de uma pequena doentinha, né?
    Melhoras pra ele e boa sorte pra vc! Ahh, já descobri onde fica o postinho aqui na Vila Madalena... valeu!!! beijo!

    ResponderExcluir
  2. Não, obrigada? hehehehehe

    Esta criançada é uma farra né? Eu tenho uma sobrinha de 2 anos, mas como não tenho muito contato com ela, cada vez que vou pra Minas, acho um barato as novidades dela.
    Por enquanto o máximo que o Gu fala, é Gu mesmo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Mari, eu trabalho pra um terapeuta holístico, mexe com florais brasileiros, (nada a ver com bach, só pra constar) e ele receita muito pras crianças um xarope que é pra aumentar a imunidade, agora nesse próximo mês, começo a dar pra Maria, pra essas coisas mesmo de gripe de escola, tosse, etc... se quiser, depois do dia 22, entra em contato comigo que eu passo pra vc o tel da farmácia que mandamos fazer... é tudo natural.

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Mari, aquele post foi libertador para muitas. Porque a Faixa de Gaza é enorme e altamente explosiva, mas vc sabe como poucas transitar entre os dois (ou mais) lados. Tenho várias questões sobre o parto que não tô a fim de escrever agora só por causa da repercussão, acredita? Escrevi alguns posts no início do ano e travei. Resolvi viver primeiro e amadurecer o assunto.
    E, mudando de assunto, é sempre assim: começa o outono e vêm juntos as viroses. Por incrível que pareça no inverno fica melhor, porque elas já estão calejadas.
    Aqui todo mundo pegou uma ite neste início de mês... difícil!
    Beijos e melhorem

    ResponderExcluir
  5. Ai, escrevi logada na conta do maridón, mas sou eu: a mãe da Cecília e da Clarice.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Isso Mari, entre opiniões, debates queridos e necessários, gripes e partos, somos mulheres e temos essa incrível ferramenta a nossa disposição - digitalizar idéias- e assim podemos alcançar pessoas distantes, temas polêmicos, risadas gostosas, trocas...Ô coisa boa né não?!
    Adoro quando dá pano pra manga, quando encontramos similares, quando encontramos bons debates...
    E assim, a gente se fortalece!
    Porque aquilo que nos aflige como aquilo nos agrada, nos faz imediatamente diferentes após o clique! Simbora! Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Minha sobrinha, durante o primeiro ano na escola, adoecia bastante. Toda semana era uma gripezinha, as vezes era uma gripezona mesmo. Normal, agora que ela está no segundo ano de vda estudantil não adoece mais tantas vezes. O chato é que, ela morando comigo, eu pegava SEMPRE. Como você disse, é inevitável!

    ResponderExcluir
  8. ô mari, mas é isso aí que as meninas tão falando: você sabe lidar muito bem com essas questões e é sempre um prazer participar desse espaço com você. Concordando, discordando, rindo... seus textos são sempre óóótemos!

    e sobre a gripinha, é, o jeito é aturar, eu mesma já garanti o meu exemplar desta temporada! melhoras pra Alice!

    e o irmãozitcho de Alice, como anda? pra quando é? fala deeeeele!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  9. Olá Mari,

    Obrigada por sua resposta sobre a episio, vou pesquisar mais. Estou aqui ensaiando para começar os preparativos para encomendar o baby e tentando me informar bastante.
    Melhoras para filhota, muito fofa!

    bjos,
    Fabiana

    ResponderExcluir
  10. Estou dando uma choradinha também, de rir das fofuras da Alice.
    Mudança de temperatura é punk mesmo.
    Esse inverno, cuidamos um monte do pequeno, com vitaminas e oglioelementos para aumentar as defensas. E o resultado foi super positivo!! Sempre melhor previnir, né?
    Melhoras pra filhota!!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. rs... Laura agora entrou numas que basta ir a um restaurante, shopping, teatro, que ela pede para ir fazer cocô na privada...quero morrer

    ResponderExcluir
  12. Ah, para as leitoras que têm dúvidas.
    SOU XIITA, MAMÍFERA, MATERNA e RADICAL.
    Com orgulho e com prazer...
    Beijão Mari querida que sabe com muita classe transitar por ambos os lados e não fica em cima do muro!

    ResponderExcluir
  13. Ai Mari, tadinha da Alice...
    Vc sabe que estou num dilema sobre escola...coloco ou não...com a chegada do Felipe em julho, não queria juntar tudo em agosto...e essas doencinhas que normalmente pegam na escola fica na listinha dos contras...decisão complicada...!!! E mais ainda escolher escola.
    Aqui em casa faço reforço de vitamina C...bastante suco de laranja!!
    Beijocas e boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Mari,

    Estou gravida do primeiro filho, prestes a parir e me preparando para tentar o parto mais natureba possivel. Nas proximas semanas saberemos o resultado (estou com quase 38 semanas, entao eh daqui a pouco mesmo).

    Aqui na Inglaterra existe uma certa obssessao das mulheres em parir sem anestesia e as mulheres tem HORROR a cesarea. Radicalismos a parte, o argumento aqui contra a peridural eh que fica mais dificil mudar de posicao e sentir o corpo, e isso pode levar a mais interferencias (ventosa, forceps, episiotomia, essas coisas). Eu vou tentar sem anestesia nenhuma (nao gosto dessa historia de ficar sem sentir alguma parte do meu corpo e sou muito control freak), e vamos ver que bicho dah.

    Mas o que eu queria recomendar eh uma tecnica que aqui eh ULTRA famosa, chamada "hypnobirth." O nome eh meio ridiculo, parece coisa de riponga, mas a coisa faz bastante sentido: ela se baseia no fato de o que atrapalha o parto eh o medo. Quando a mulher fica com medo o utero contrai, a dilatacao eh mais dificil, a respiracao fica mais curta, e o resultado disso tudo eh menos oxigenacao no utero e partes afins, causando dor e um parto mais dificil.

    Entao eles criaram umas tecnicas de respiracao, relaxamento, vizualizacao, para que a mulher consiga se manter calma e relaxada na hora. Ja ouvi muita gente dizer que eh uma maravilha, eu vou tentar e depois te conto, hehehehe.

    Alias, parece que foi exatamente isso que a Gisele Bundchen fez (ela nao da o nome, mas a descricao de parto dela eh exatamente igual aos partos de hypnobirth). Vc pode fazer uma busca por isso, ou por "natal hypnotherapy", "self hypnosis" e coisas assim, e ver o que vc acha.

    Nao que vc tenha qualquer obrigacao de parir naturalmente, mas para mim parece logico que qualquer tecnica que diminua o medo, e consequentemente a dor, eh uma tecnica bem vinda, ne?

    PS: O comentario ficou gigante, mas eh que depois de tantos meses de pesquisa, acho que eu quero compartilhar o tanto de informacoes que acumulei. Pode ser util para voce ou alguma leitora do blog :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari,

    A Bia me indicou seu blog tambem, mas foi um pouquinho tarde porque eu ja estava vindo aqui! :)

    Pois eh, essa historia de auto hipnose eh basicamente o bom e velho "parto sem dor" dos anos 60 (minha mae fez o curso tambem, mas acabou tendo 3 cesareas). Acho que sao as modas antigas voltando, hehehe! (alias, que inveja de gente como a sua sogra!)

    Eh sempre bom ter a opcao da anestesia (meu parto vai ser no hospital, entao se eu precisar MESMO, eu posso pedir, mas vou tentar evitar). No seu caso, acho que as tecnicas de relaxamento JUNTO com um anestesista ao alcance seria a melhor opcao. Soh saber que vc PODE pedir a anestesia vai diminuir a dor, com certeza! :)

    (e sim, o parto esta pertinho - quando o bebe quiser ele jah pode vir!)

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari,
    Você já se interessou por homeopatia?
    Minha filha tem 4 aninhos, vai na escolinha desde 1 ano e meio e nunca fica doentinha. No máximo uma tossinha que assim que eu dou o remédinho homeopático de tosse, passa e demora pra voltar.
    O legal é que o médico, a partir do perfil da criança, indica um remédio de fundo que faz com que ela fique mais fortinha e imune a estas doenças de escolinha e esta as gripes chatas.
    Um beijo,
    Jose (mais uma mãe que te acompanha).

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu adoro seu blog e a maneira como vc escreve também! Eu fiz um blog ontem, também sobre as mesmas experiências e a fim de compartilhar tudo isso! http://maedalicia.blogspot.com/
    Obrigada e um beijão!
    Obs: Vou escrever sobre o meu parto lá no blog! Foi uma saga sem fim! Ainda bem que eu tinha plano A, plano B, plano C....rsrsr acabei no C!

    ResponderExcluir
  18. Menina, ano passado, primeiro ano de escola do Caio, eu paguei por 12 meses e achou que ele deve ter faltado uns 5 meses! :-)
    Parecia música dos Titãs: pneumonia, otite, faringite, laringite, virose, gripe, diarréia, otite de novo, laringite mais uma vez e gripe, gripe, gripe gripe.
    Pelamor!

    ResponderExcluir
  19. Mari, quanto ao nome eu dou a dica de DANIEL. É um nome muito bonito. É o nome do meu marido (rsrsrs), que aliás, chama-se Daniel Carlos. Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Na escola meus alunos aprendem as palavrinhas magicas mas usam em hora errada. Pedem desculpas no lugar de obrigada kk é uma confusão. Criança é mto fofa. Bjs Cy

    ResponderExcluir
  21. Hahaha, adorei o não obrigada! Helena às vezes responde para a mesma pergunta do cocô: "não, estou ótima!" :D

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails