segunda-feira, 2 de agosto de 2010

:: Sobre pré-parto, um marido piadista e quantos cabem num coração de mãe


Quem aí sabe quanto tempo pode durar um pré-parto?

Eu comecei a ter contrações na madrugada de sexta pra sábado. Foram 3 horas de contrações com uma coliquinha leve e vindo com frequência, mas sem muita regularidade (intervalos entre 7 e 13 minutos, mais ou menos). E aí acabou-se. O dia correu normalmente, com umas contrações fracas aqui e ali e uma certa diarréia. Domingo as contrações se repetiram por mais umas 3 horas, com intervalos de uns 9 minutos, ou mais, ou menos. Como vieram, se foram. Nessa última madrugada, idem - um pouco mais fortes, mas por menos tempo. E agora eu estou assim, de sobreaviso, sem conseguir planejar a próxima hora do meu dia. Dá tempo de lavar e secar os cabelos? Levar Alice na escola? Devo almoçar pra valer, ou fazer uma refeição leve? Maridão segue pro trabalho (longe pra cacete) ou fica por aqui? Dúvidas, dúvidas...

Isso pra mim é uma tremenda novidade, porque o parto da Alice aconteceu de uma vez: foram 18 horas de contrações, dilatação, hospital e pluft, lá veio ela. Eu não sabia que a coisa podia se arrastar por dias desse jeito, e essa indefinição dá uma gastura tremenda. Acho que vou ali subir e descer escadas pra ver se alguma coisa acontece...

***

:: Mais da série: Me casei com um piadista

Ando pela casa arrastando chinelinhos e com as mãos nas cadeiras: ai minhas costas, ai minha bunda, ai que dor na perna, ai essas pontadas nas partes!

E ele: ah vai, você tá reclamando DE BARRIGA CHEIA!

Ou

Eu toda megera, dedinho em riste no nariz dele, no meio de um ataque de agressividade gratuita (nós grávidas somos boas nisso).

Ele: Olha esse tonzinho, hein?, que VOCÊ É DOIS MAS NÃO É GRANDE!


Rará, dá pra não amar?

***

:: Sempre cabe mais um

Eu sou a segunda filha. E passei a vida inteira sendo nojentinha e usando isso a meu favor nas brigas com o meu irmão: eu sou a caçulinha, sou protegida, sou mais querida, não encosta em mim que eu chamo a minha mãe e ela vai me proteger, trá-lá-lá!

Agora, prestes a ter o segundo filho, fico me perguntando DAONDE que eu tirei essa idéia estapafúrdia de que os caçulas são os queridinhos. Porque só consigo pensar em como será possível que outro serzinho conquiste o mesmo amor estupidamente infinito que eu sinto pela minha filha - que por hora ainda é única, ou quase.

Horrível, né? Só faço essa confissão porque já li sobre esse mesmo sentimento em um bocado de blogs por aí e isso me deixou mais tranquila. Pelo jeito não sou só eu que sofro com essa dúvida: será que serei capaz de amar outra criaturinha como eu amo a Alice? Racionalmente, eu sei que sim, óbvio. Mas hoje é muito difícil conceber que eu consiga reviver esse sentimento com a mesma intensidade. Eu só vou ter noção da minha capacidade de dividir (ou melhor, multiplicar) o amor quando meu segundinho nascer (hoje? amanhã? depois?). E até lá, apenas PENSAR que é impossível já me faz sentir uma culpa enorme.

Pra completar, desde que engravidei de novo, eu me peguei pensando nisso e fiquei toda dodoizinha por ser a segunda. Pela primeira vez me caiu a ficha de que antes de eu existir meu irmão era o centro do universo dos meus pais. E de que o segundo filho já entra na família dividindo tudo e sem o luxo da atenção exclusiva que o primogênito teve.

Ao segundinho cabem álbuns de fotos mais magrinhos e brinquedos usados. Um colchão manchado de xixi alheio. Um quarto dividido com decoração improvisada, um carrinho cor de rosa e uma irmã mais velha que até aprender a amá-lo vai olhar torto, fazer comentários enciumados e talvez mordê-lo com força, como meu irmão fez comigo quando eu era pequetita. Que tristeza ser o segundinho, gente! E eu com delírios de ser a mais mimada, pobre de mim...

O que me salva - e vai salvar o meu segundinho também - é que no minuto em que ele nascer esse post vai perder completamente o sentido, e eu vou me achar uma maluca por ter sequer considerado que não seria capaz de amar o mesmo tanto. Afinal, por trás desses óculos bate um coração de mãe, e coração de mãe a gente já sabe, né?

39 comentários:

  1. Olá Mariana!
    Acompanho seu blog silenciosamente desde que descobri que estava grávida, e meu filhote já vai completar 1 aninho... Agradeço muito você compartinhar tudo isso com a gente. Fique sabendo que seu blog foi a inspiração para a criação do meu, que está saindo do forno agora.
    Só posso desejar um bom parto pra você, e que seu bebê seja lindo espacial como a Alice.
    Beijos,
    Ilana

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente eu hoje não posso mais ler posts de ninguém, já chorei, já rí, chorei denovo... tá dificil...essa gravidez tá pior que a do primeiro...
    Adorei o espírito esportivo do seu marido, quem dera o meu fosse assim tão bem humorado!
    Quanto ao sentimento de "será que vou conseguir amar essa segunda criaturinha, do mesmo jeito que ao Gui", eu também penso a mesma coisa... acho que é coisa de mãe.
    Quanto ao trabalho de parto, não quero te desanimar, minha mãe passou 1 semana nessa brincadeira...
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!

    Também me pego nesse mesmo questionamento: será que em coração de mãe sempre cabe MESMO mais um?

    Porque é muito difícil imaginar que amaremos outro ser com a mesma intensidade.

    Boa hora pra você!

    ResponderExcluir
  4. hahaha morri de rir pq aqui tbem usamos uma piadinha infame hahaha tava ateh pensando em falar a respeito, vou aproveitar o gancho hehhehe :) bjim

    ResponderExcluir
  5. Adoro seus posts Mari, sempre que tem algo novo já corro aqui pra ler.
    Sabe que também penso nessa divisão-multiplicação de amor pelo segundinho?? Também acho estranho amar tanto outra criaturinha que não meu Bento... claro que depois tudo muda quando o segundinho chega, a gente é que delira mesmo... E olha só meu caso: sou a QUARTA filha!! Peguei o resto do resto, kkkkk!!
    Aliás, falando em segundinho, ele continua sem nome? Ou vc tá fazendo suspense pra anunciar tudo de uma vez, a chegada e a denominação do embutido??

    ResponderExcluir
  6. Mari!!!
    Tá chegando! Andar, andar e andar! esse é o meu conselho!
    Seu coração vai crescer ainda mais quando ele nascer, de forma que o segundinho vai ter a sua própria reserva de amor, sem que a Alice receba menos. E se ele não vai viver toda a intensidade de ser o primeiro, por outro lado, não vai saber o que é ser o único e depois deixar de ser... tudo tem dois lados. O bom é que eles tiveram a sorte de nascer filhos de você, essa mãe maravilhosa. E quanto a isso, a ordem da fila não faz qualquer distinção.

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariana!
    Sempre venho aqui ler seus posts e dessa vez não pude deixar de dar o meu pitaco. Estou na minha segundinha (Helena, 8 meses)e SIMMM! vc quase pira de tanto amor! é muito engraçado, começa tudo de novo, aquela paixão desenfreada por aquele serzinho pequetito que precisa tanto de você! e o primeirão? (Heitor, 5 anos) está lá juntinho, igualmente apaixonado! nem rolou essa de olhar torto não, foi paixão a primeira vista!
    um grande abraço e como me disse uma senhorinha no mercado uma vez: Uma boa hora pra você!

    ResponderExcluir
  8. Hoje é aniversário da Nina. De manhã deitei na cama dela e fiquei pensando exatamente nisso: será, mas será mesmo, que eu vou gostar da "imã" desse jeito?!
    Ai que bom ouvir que essa não é uma dúvida só minha!
    Quanto ao trabalho de parto...sei não amiga...o meu foi igual ao seu: tudo na ordem...mas durou umas 18 horas!
    Beijo e fique com Deus!
    (Tomara que nasça hoje!)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Mari, não tenho a mínima ideia desse pré-parto mais demorado. Também tive a Luísa da mesma forma que você teve a Alice: parto delivery. Então também não tive nada desse vaivém nos dias anteriores. Expectativa mais ou menos, hein?!
    Quanto ao amor do segundo... também me apego ao que todos dizem: que é possível, sim, sentir um amor igual novamente.
    Muita sorte aí pra você, viu, querida. E se precisar de alguma coisa, você tem meu telefone.
    Que esse mocinho (tá esperando ele nascer pra decidir o nome ou já decidiram?) venha com muita saúde.
    Beijo grande
    PS. Você vai fazer festinha da Alice? Qualquer coisa me liga ou manda email que eu te conto o esquema da festa da Luísa.

    ResponderExcluir
  10. Olá Mariana!
    Estou sempre acompanhando seu blog na espreita!
    Mas hoje tenho que falar:Bom parto pra vc, que Deus esteja com vcs porque TÁ CHEGANDO A HORA!
    bJOS

    ResponderExcluir
  11. Oi Mariana,

    Quanto à duração do trabalho de parto as minhas contrações começaram às 6 da manhã de segunda-feira e o Max só nasceu no dia seguinte às 15.00 da tarde.

    Eu também comecei com dorzinha aqui e ali e quando cheguei no hospital me deram oxitocina para dilatar e o parto aconteceu 4 horas depois.

    Bom parto pra vc que vai dar tudo certo. Beijo pra essa família linda,
    Van

    ResponderExcluir
  12. Ai menina, cada vez que eu vejo que tem post novo já me dá um friozinho na barriga achando que nasceu!!! rsrsrs!
    E o seu último parágrafo disse tudo, vc vai mudar rapidamente de idéia quando olhar pro rostinho do segundinho e perceber como vc é capaz de amar infinitamente outra criaturinha!
    E olha, o André as vezes olha torto sim e tem uns ciuminhos sem sentido tb, mas ele fala que ama a Naninha, que ela é bonitinha e que não deixa ninguém levá-la embora...rsrsrs!
    beijinhos e que venha o segundinho!!!

    ResponderExcluir
  13. Ixi Mari... Minha sogra conta que ficou nessa, quando foi ter me marido, por duas semanas. Uma amiga minha, recentemente, por outro lado, foi ao contrario, 3 semanas com o bb encaixado, com dilatação aumentando, e nada de ter contração e de entrar em trabalho de parto. Acabou induzindo.
    Ca entre nos, eu não ficaria tranquila esperando nem 2 dias: subiria escadas, arrastaria moveis, e aproveitava o espirito esportivo do marido e chamava ele de saca rolha e atacava ele no quarto. O.o entendeu?
    Mas, boa sorte, tudo de bom, e, se quiser se animar, hoje a noite tem mudança de lua.

    ResponderExcluir
  14. Mari Querida! Desejo muita sorte pra vocês..que Deus abençoe esse momento tão lindo que é o parto!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  15. Vixe! Mãe é tudo igual mesmo! Eu sentia a mesma coisa ANTES do segundo nascer: como não amar um bebê? Como não amar MUITO um bebê? Não é à toa que o privilegiado primogênito sente ciúmes mesmo assim...
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Ah, ia esquecendo: que você tenha uma boa hora!

    ResponderExcluir
  17. Mari, você é ótima! rsrs
    Eita, que logo teremos mais um bebê vindo por aí... Que Deus abençoe você para que você tenha um ótimo parto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. êêêêmari! tá chegando, essa coisa toda, chama pródomos e pode durar DIAS, semanas até, mas o lado bom é que isso já vai fazendo o trabalho do seu parto e qdo chegar a hora, vai ser bem rápido e fácil! (eu espero e acredito, tá?!) e aí, talvez só dê tempo de encher a banheira e nada de episio ou anestesia! naturalzinho, do jeito que vc sonhou! (eu espero e acredito, tá?!)
    boa hora linda!

    ResponderExcluir
  19. Pelo visto o iogurte vai durar mais do que a gravidez! rsrs

    Marido bem humorado é o que há!

    Vai amar sim, ele vai te conquistar iNgualzinho a Alice te conquistou!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Mari, minhas cólicas começaram três dias antes. Mas, cpmo eu achava que era muito cedo (37 semanas), não me alarmei. Com 38 semanas e 1 dia, ela veio! Mas estes pródromos podem durar até duas semanas, embora eu ache que vc já já vai parir.
    Sobre o amor, vc mesma já disse tudo no final do texto. E a maior delícia é vc descobrir sozinha o que acontece... Boa hora!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ai que agonia, Mariana!!!! Boa hora pra ti!!!
    E me diz, o que sobra pra mim que sou a irmã do meio?! heheheh!
    Um forte abraço,
    Maura e Sophia (= embutida hehehe)

    ResponderExcluir
  22. Você sabe disso: a criança na barriga não é tão real como fora, e a gente seria maluca se amasse um feto como ama um filho nascido.
    Quando Emília nasceu, passou a noite na UTIN, e eu toda serelepe e tranquila. Hoje, olhando pra trás, me dá ARREPIOS pensar que ela passou a noite longe de mim. No outro dia ela ainda tava com o cabelo pregado de sangue, nem banho nela eles deram. E se deixaram ela chorando?

    A gente vai se acostumando cada vez mais com aquela pessoinha na nossa vida, e o amor só cresce (você mesma escreveu uma vez sobre isso). Acho que é daí que vem a sensação de que o segundo não vai ser tão amado. Mas eu e você sabemos que vai, né?

    Agora deixa eu ir ali chorar um pouquinho porque amanhã minha filha vai pra creche. Schoolbag in hand, she leaves home in the early morning...

    ResponderExcluir
  23. Nossa o sentimento é mesmo esse,uma espécie de estranheza né..
    Eu qdo eu ia ter o meu segundo filho tb sentia muiito isso,e tb achei q seria uma loucura só da minha cabeça e do meu coração..
    Parece q eu é q sofria pelo lugar q ia ser tomado do meu primogênito,sentia uma peninha dele..coisas de mãe né...
    Mas hj posso te garantir,que fora todo amor q sobra pelas tampas para os 2,amo ver o qto foi bom ter dado um irmão pra ele,um companheiro,um melhor amigo pra vida inteira..é gratificante..e faz parecer q só podia ter sido assim...
    Um super beijo e uma abençoada hora pra vcs...!!!***

    ResponderExcluir
  24. Nossa,o sentimento é mesmo esse,uma espécie de estranheza q nos toma...
    Qdo tive meu segundo filho senti muiito isso,e achei q fosse loucura da minha cabeça e coração..
    Sentia um vazio em pensar q meu primogênito teria q dividir sua vidinha com um outro alguém.coisas de mãe né..rs
    Mas te garanto por experiência total,que hj sinto me realizada qdo vejo os 2 juntos ..não tive irmãos,então descobri com eles,o qto é fascinante e leal esse mundo..São muitos conflitos.brigas,mas o amor é desmedido,é admirável..e hj em dia sinto q o melhor q fiz foi ter dado um irmão a ele...e olhando os hj parece-me q jamais podia ter sido de outro jeito..
    Beijos e uma hora abençoada pra vcs...!!!***

    ResponderExcluir
  25. Mari, na gravidez do Davi as contrações e as dores (fraquinhas) duraram quase 3 meses!!! Não fique muito ansiosa, não!
    Você está linda!
    Beijos,
    Ana Cristina
    eucomosquatro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Eu tbm tive algumas contrações, mas até agora nada! Até deu uma parada! e como mamãe de primeira, não faço idéia de qt tempo pode demorar! Mas desejo boa sorte e um bom parto!

    E adorei a espiritualidade do teu marido. O meu não fica muito distante... hahahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Sou mãe e blogueira também, soube de seu blog através de uma amiga e venho acompanhando suas peripécias...adoro...vc escreve de uma forma bem divertida.
    Tenho um menininho de 3 anos e um bebecito de 3 meses, como vivi todas essas angústias que vc descreve a pouquíssimo tempo, posso te falar que sim, somos capazes de amar nosso segundo filho tal qual amamos o primeiro...rs
    Eu resolvi virar blogueira também para ocupar meu tempo livre em meio a fraldas, chupetas, amamentações...enfim...escrevo sobre moda, que é minha paixão...depois da uma passadinha pelo meu blog (http://entrerendasepoas.wordpress.com).
    Boa sorte, bom parto e que venha com muita saúde essa pessoinha ainda em sua barriga...
    abs

    ResponderExcluir
  28. Mari, agora imagina como é para uma filha única conceber a ideia de que dá pra dividir (multiplicar) amor de mãe? Tenho uma filha e sei que quero ter mais um bebê daqui alguns anos, mas não posso nem pensar como vou me sentir tendo que criar irmãos, sendo que não tenho noção como se faz isso! Nunca tive irmão, ué!
    Bom, até lá, continuarei lendo o seu blog pra entender melhor como é ser mãe de dois.
    Muita força e saúde no nascimento do baby!
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Ai, todo mundo comentando das contrações e tal... mas eu queria comentar sobre as piadas do seu marido. Eu acho que pra aguentar as chatices do finalzinho da gravidez nada melhor do que um homem tranquilao e bem humorado :)
    Boa hora, Mari!

    ResponderExcluir
  30. Mari, vc tá linda! Faz tempo que não vinha aqui, preciso vir mais e me atualizar!

    Que corra tudo bem com vcs! Beijo.

    ResponderExcluir
  31. Mari,
    O trapalho de parto do Felipe foi exatamente como vc descreveu...parece que é comum um TP mais arrastado da segunda vez. O da Lulu começou e nasceu!!! Já do Felipe...até no cinema eu fui!!!
    Noticia boa: qdo a coisa engrenou..eu já estava com 7cm de dilatação!!! Então vc já esta dilatando...esta dividindo o trabalho em pequenas etapas e não tudo de uma vez.
    Aqui ajudou muito subir e descer escada...fiz isso..às 8:00 da manhã...as 11:21 o Felipe nasceu.
    Noticia "ruim": esse TP arrastado deixa a gente mais cansada..então tente descansar em qualquer momento que puder.

    Sobre o amor..tb me questionava isso..mas me apaixonei assim que vi a carinha dele.
    Sobre ciumes de irmã mais velha: aqui não rolou Mari!! Lulu esta super orgulhosa do irmão (PIPE - sim ela já colocou um apelido nele)! Ajudou muito ele ter trazido um presente para ela (uma boneca e um sling de criança).

    Mari, tudo de bom para vc nesse finalzinho....curta muito..por que a saudade da barriga e do bebe mexendo ficam IMENSAS depois do segundo, e provavelmente, ultimo parto!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  32. Coração de mãe é a sala vip da vida de qualquer pessoa!
    Beijos e saúde!

    Ronise & Alice

    ResponderExcluir
  33. Que coisa doida esse nasce-não-nasce né? Tbm sou segundinha, e todas essas verdades me doeu! :(

    Desejo uma ótima hora pra vc e pro imbutidinho!! Afinal, e o nome, ja escolheu???

    Bj
    fik com Deus

    ResponderExcluir
  34. Você sabe que eu tbm penso: será que eu posso amar outro ser tanto quanto eu amo minha filha? (by the way, sempre leio os seus posts e é a primeira vez que escrevo)

    ResponderExcluir
  35. Mari, você é sensacional!!!!!
    kkkkk
    eu vou adiando o "segundinho"por conta desse medo que dá.Tudo isso aí que vc falou.....
    Já fiz até pesquisa com mães de mais de um, e elas afirmam, que essa dúvida é cruel e quase que absoluta na 2a gravidez, porém quando o"segundinho"nasce tudo se ajeita, como uma mágica da natureza!
    Boa hora, Mari!
    Grande beijo pra vcs aí!

    ResponderExcluir
  36. Mari,

    Será que a essa hora você já pariu? Será que já está com o embutidinho nos braços? Ai, ai...

    Que venha com saúde esse menininho que, sem dúvida alguma, será muito amado. Boa hora pra você.

    Beijuca.

    ResponderExcluir
  37. Oi Mari!!!
    Conheci seu blog através de outro e adorei passar por aqui!!!

    Adorei este post tb!
    E o segundinho, tah quase então?! Ai, coisa fofa! Quero muito um segundo filho e tb tenho as mesmas dúvidas! Mas o amor se expande sim!!!

    Vou seguir vc agora e acompanhar daqui a sua história, ok?!
    Beijokas
    Ju

    ResponderExcluir
  38. Mari, me divirto com seus posts. Andei sumida e agora estou fazendo a leitura dos mais antigos para os mais recentes para não perder a emoção. Maridão aqui também era bem sarrista e quer saber, eu adoro isso! Sou a mais velha e sempre achei que o caçula tinha seus favoritismos...talvez eu mude de idéia quando encomendar o segundo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails