segunda-feira, 8 de novembro de 2010

:: Algumas respostas sobre amamentação - ATUALIZADO


Quando escrevi sobre tudo o que tenho feito para aumentar o leite, apareceram nos comentários algumas questões (fora outras que eu inventei, mas acho relevantes) que finalmente tô conseguindo responder.

Vamos lá.

- Por que eu dou os dois peitos a cada mamada em vez de esvaziar um de cada vez?

É porque eu preciso justamente aumentar a produção, e por isso é importante estimular os dois a cada mamada, para que ambos trabalhem bastante. Como minha produção não é aquela fartura, 10 ou 15 minutos me parecem suficientes para esvaziar o peito. De qualquer modo, eu dou um peito, troco e depois volto pra esse primeiro, pra esvaziar de vez. Assim garanto tudo: que Lucas mame o leite gordo e que os dois peitos sejam estimulados com frequência.

- Carol, a pediatra especializada em amamentação é sim a Dr. Nina! Adorei e indico, quem for de São Paulo pode encontrá-la na Casa Curumim (http://www.casacurumim.com.br)


- Onde achar o TCM (óleo engordativo):

Na Nutrimed (tem em vários estados, o site deles dá os endereços)

- Onde achar sondinha para translactação:

Em lojas de produtos hospitalares. Em São Paulo, tem na Cirúrgica São Paulo. Eu compro a sonda gástrica número 4, longa (1 metro de comprimento), pacote com 50. Corto cada uma em três e tenho portanto 150 sondinhas, o que dura um mês e pouco.

- Vale a pena comprar o relactador (sistema já pronto para fazer a relactação)?


Prós:

1. Ele vem com um cordão para ser pendurado no pescoço - vira um colar bastante ridículo, mas que libera as mãos.
2. Tem três espessuras de sonda - se alguém precisar dar um complemento antirefluxo, mais grosso, ou quiser fazer o bebê sugar com mais força usando um bem fininho, é só trocar os caninhos.
3. Segundo a pediatra, ele é calibrado exatamente para essa função, então obriga o bebê a fazer a força certa para sugar (eu não sinto tanta diferença: o caninho intermediário, que eu usava, me parece ter a mesma espessura da sondinha... mas ela falou, então fica aí o registro.)
4. Tem saída para duas sondinha, então dá pra amamentar gêmeos ao mesmo tempo.

Contras:

1. É caros pacas (quase 200 reais por uma garrafinha de plástico e uns canudinhos, pô!) Atualizando: Esse é o preço do relactador da Medela, importado. A Beta deu a dica do Mamma Tutti, que é nacional e custa uns 30 reais. Thanks, Beta!
2. Tem que ser esterelizado a cada uso, o que é um saco porque é bem difícil limpar os caninhos (já a sondinha é descartável, uso e jogo fora, olha a praticidade!)
3. Ele é meio frágil, se o caninho arrebentar já era, que eu saiba não dá pra comprar à parte.

Na minha opinião, não compensa. Eu comprei o relactador e me arrependi. Acabo usando as sondinhas avulsas mesmo, especialmente pela impossibilidade (preguiça?) de ficar esterelizando a toda hora. E um dos caninhos já arrebentou, o que me deixou bem braba. Tá encostado, só uso quando as sondinhas acabam.

***

Recado: os bancos de leite, que fazem um trabalho incrível e importantíssimo, estão sempre precisando de frascos de vidro com tampa de plástico para armazenar leite. Doações são super benvindas! Entrem no site para endereços e mais informações.

***

Por fim, uma enquete (inspirada no último post da Ro):

Meninas amamentadeiras que tomam/tomaram Equilid: vocês engordaram ou tiveram dificuldade de emagrecer? Porque eu sigo engordando e tô cho-ca-da. Depois de tanto ouvir que "amamentar seca", tô frustradíssima com esse meu peso indecente, 9kg acima do ideal e subindo. Tô super querendo botar a culpa no Equilid (que há de ser o responsável pela fome de pedreiro que me acomete diariamente...). Vocês acham que procede?



49 comentários:

  1. Mari, eu estou amamentando, não estou tomando Equilid e tenho fome de leão-pedreiro. Me falavam da fome na gravidez, mas que nada. Fome mesmo é essa que eu tenho agora!

    ResponderExcluir
  2. Mari,
    A Dra.Nina é a nossa pediatra!!! AMAMOS de paixão!!! Sempre..sempre ..sempre atende a gente seja a hora que for!!! SUPER comprometida!! Além de ser uma querida!
    Beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Eu tomo o Equilid e tenho uma fome de pedreiro! Engordei 12 kgs na gravidez e emagreci 8kgs na primeira semana pós parto e mais nada . Eu não engordo, mas não perdi nenhuma grama. Eu imagino que tenha influencia do Equilid sim, mas se fico sem ele a produçao cai demais e tenho que complementar com nan em toda mamada :(

    ResponderExcluir
  4. xii, procede não, viu? eu tomo Equilid desde os 3 meses da Olívia (que agora tá com 7 e meio) e tô seca e esturricada : )

    ResponderExcluir
  5. PS: a Dra. Nina é tudibão! E eu usei o relactador e adorei (mas tinha a empregada que esterelizava para mim a cada mamada...)

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, o Equilid é um antidepressivo e alguns pacientes relatam que ele deixa o metabilismo mais lento além de deixar a libido lá no pé. Ele é indicado nos casos de baixa produção de leite por ter como efeito colateral a produção de leite (mesmo em pacientes que não tiveram filhos recentemente). É uma questão de vc avaliar os prós e os contras. Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Ui, nem me assusta! Tô aqui achando que vou secar em 2 meses amamentando!

    ResponderExcluir
  8. Esses posts sobre amamentação são maravilhosos! Precisam virar um guia prático da amamentação! rsrr

    BJKS

    Ana Carolina
    www.quasemaepai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. hahaha eu ia fazer um post sobre a fome de pedreiro, com respeito a classe mas eles coomem pra caramba. pedreiro e camioneiro, vai dizer! oq eu nao comi na gravidez to comendo na amamentaçao... quase um homem...

    ResponderExcluir
  10. Oii!!
    Sou um pouco nova por aqui, mas vou comentar o que aconteceu comigo no início da amamentação.

    Tive uns estresses no pré parto com obstétra e isso me prejudicou um pouco. Meu leite demorou 5 dias para sair de vez. Estimulava, estimulava e nada. Nem meu filho sugava direito.

    Uma pediatra amiga nossa me recomendou tomar Plasil(aquele remédio para enjôo) e oxcitocina no nariz antes de mamar e saiu que era uma beleza! Sou quase uma vaca leiteira de tanto leite!!

    Veja com o seu médico!

    um bjão

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu tomei Equilid. Eu não emagreci nada com a amamentação. Na verdade, estou começando a reverter o peso a mais só agora, três anos e meio depois. Acho que é de cada metabolismo mesmo.

    ResponderExcluir
  12. adorei o post...
    Já quanto ao equilid, não sei, to pensando em pedir pra pediatra me recietar, pois minha produção ta meio baixa e ele so mama se descer bastante, rsrsrs... mas espero que não engorde !!!!

    abçs

    ResponderExcluir
  13. Mariana,
    Tomei Equilid nos meus dois períodos de amamentação (sou mãe de dois) e não acho que ele seja o culpado pela fome. Amamentar dá fome. Além disso, acho que a preocupação em manter a produção de leite faz com que comamos mais. Das duas vezes, só consegui secar depois que parei de amamentar. Acho que as mães que secam são aquelas que produzem uma quantidade absurda de leite.
    Beijos,
    Malu

    ResponderExcluir
  14. mari,
    amamentar dá uma fome louca e que pedreiro nenhum explicaria.
    sim. eu quase comia os pés da mesa.
    e vem cá, vc está se tornando phd em amamentação?
    bjocas

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho a impressão que a minha produção de leite está baixa. Antes meu peito doía de 3 em 3horas exatamente, agora só dói se eu ficar cerca de 6/7 horas sem dar mamá.

    Na próxima consulta da Lara veremos se ela está engordando na média, ou então começarei uma relactação... mas dá uma preguiiiiça!
    =/

    Espero que você consiga voltar ao seu peso ideal logo! ^^
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Mariana!
    Eu tenho acompanhado seus posts sobre amamentação e estou adorando!
    Eu to amamentando meu baby q tem 2 meses e meio no esquema de duas vezes em cada mama e se na segunda não esvaziar, dou uma terceira vez! Eu to produzindo muito leite, sinto muita sede durante as mamadas, deixo uma garrafa de água sempre do meu lado! Eu já emagreci quase todos os quilos q engordei na gravidez, faltam uns 3 pra eu voltar aos 53kgs q eu tinha antigamente!
    Tenho comido normalmente, evitando só refrigerante, chá mate, amendoim e chocolate pq qdo comi deu dor de barriga no Pedro. Não costumo comer a noite, minha ultima refeição é até as 18hs. Não consigo dormir de barriga cheia! Depois desse horário eu bebo muita água.
    Minha medica recomendou tomar muito leite desnatado e água. Eu tomo tb chá de hortelã - adoro! Eu percebo q qdo tomo chá o leite aumenta muito.
    Espero ter ajudado um pouco!
    Qdo quiser visite meu novo blog "www.profissaomamae.blogspot.com"
    Big Bjus
    Roberta

    ResponderExcluir
  17. Olá Mariana,
    Achei o máximo o se blog. Estou gestante e é minha 1ª gravidez, então resolvi fazer um blog também.
    Depois passa lá pra dar uma espiadinha (como diria Bial hahaha)!
    www.preparandoumapessoa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, o relactador é caro demais, não pensei que custasse tanto! Acho que vale mais a pena comprar as sondinhas mesmo...

    Míriam - redatora do Blog Maria Barriga
    mariabarriga.blogspot.com
    @MaBarriga

    ResponderExcluir
  19. Mari, eu tomei equilid e amamentei até os 6 meses. Não conseguia emagrecer de jeito nenhum, e meu endócrino disse que a hormonaiada da amamentação pode dar uma engordadinha em algumas mulheres, ao invés de emagrecer.
    Marca uma consulta com um bom endócrino e força na peruca que tudo na vida é passageiro, menos o motorista e o cobrador.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Mari

    Eu tome Equilid por aproximadamente um ano (sob orientação médica). Não acho que engordou não, mas depende do metabolismo.
    O que acontecia é que me dava muuuuito sono.
    Para amamentação foi muito bom, eu parei, porque meu seio enchia demais, mas continei amamentando normalmente.

    ResponderExcluir
  21. Oiiii ...mariana, kero participar do sorteio da bebÊCHILA !!

    Bjos

    ResponderExcluir
  22. Eu não pude amamaentar.... Tive depressã pós parto e voltar com a minha medicação.....

    Umas querendo tanto e outras nem valorizando a idéia........

    ResponderExcluir
  23. pois, todo mundo que eu conheçe que problemas com a amamentação e procurou a dra nina teve muito progresso, ela é ótima de verdade né?
    sobre amamentar e emagrecer pra mim é lenda urbana! pq a fome que dá, fome de caloria fácil, gordura, açúcar e carboidrato é tão de pedreiro que só emagrece quem passa fome. A regra é comer a cada 3h e ter sempre coisinhas mais lights para segurar a onda... é fueda... mas depois que eles começam a comer acho que o cérebro entende que não precisa dar conta de duas pessoas e a fome diminui... espero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita fome!! Estou pesquisando e vendo que é lenda urbana, mesmo!

      Excluir
  24. Olha,
    pode ser que seja este remédio (eu nunca tomei), mas pode ser que seja a fome normal, da amamentação mesmo. É que no meu segundo filho, fiquei ansiosa p/ emagrecer logo, pq lembrava de ter ficado uma palito, da primeira vez. Só que eu não lembrava exatamente qdo comecei a emagrecer. E percebi que estava comendo como uma louca! Daí reparei que comecei a emagrecer no terceiro mês e bem aos poucos. Acho que passei a controlar mais a fome desenganada que sentia, ou acostumar com ela, sei lá... O fato é que 6 meses depois do parto (aí sim), eu estava um palito! E assim fiquei por um bom tempo, mesmo comendo acima no normal (mas não da forma que comia no início), principalmente chocolate...rs. Qdo o João fez 1 ano, reparei que a produção de leite havia caído bastante, e daí comecei a engordar um pouco, mas ainda assim, estava abaixo do meu normal. Em compensação, qdo desmamei, com mais de 2 anos, me ferrei!!!! É que acostumei com o ritmo de comida e besteiras da amamentação e tive que rebolar p/ tirar as porcarias engordativas do cardápio. Hoje, com meu filhote com 3 anos, estou (que vergonha) 3 kg acima de quando engravidei e 8 kg acima da minha fase mais magra, na amamentação... Fala se não dá vontade de amamentar ad eternum?

    ResponderExcluir
  25. Mari, eu engordei 20 kilos como vc sabe, e me conheceu no auge da gordura, amamentava que nem uma vaca louca, 1 ano e 8 meses, emagreci 4 depois q maria nasceu, e mais uns 2 ou 3 durante a amamentação, eu realmente acredito que amamentar na emagrece nada de nada. Senão eu tinha sumido de tanto dar a teta.

    Fui emagrecer os 12 que me restavam depois que parei de amamentar mesmo. Foi de um dia pro outro. Parei e emagreci. mas já com quase 2 anos de amamentacão né!

    To acompanhando toda a loucura das mamadas por aqui, boa sorte viu!
    e quando tudo estiver mais tranquilo, quero conhecer o pequeno.

    beijooosssss

    ResponderExcluir
  26. eu emagreci 7 kg assim q a Stella nasceu, mas engordei os mesmos 7kg amamentando, sem tomar remédio nenhum... Dá uma checada na tireoide, a minha deu uma travadinha logo depois que ela nasceu. Agora já voltou ao normal e mesmo não mais amamentando já perdi 16kg! bj, Fabiana

    ResponderExcluir
  27. Mari, eu tb tive bastante dificuldade em baixar o peso, coicidentemente parei de perder peso depois que comecei com esse remédio. Quando parei o remédio senti que desinchei um pouco mas nunca "sequei" com a amamentação (snif, snif). Ainda hoje, quase um ano e meio depois do nascimento da Alice, ainda estou uns 5 kg acima do meu peso (snif, snif ao cubo).

    Ah, olha só; tem um kit de sonda para relactação muiiiiiiito mais barato que esse que tu usa. O nome é MamaTutti e deve custar por volta de R$ 30,00. Eu usei e super recomendo (fiz um post sobre isso).
    O site do fabricante é: http://www.johnpetter.com.br/

    Bjão

    ResponderExcluir
  28. Ai, ai... Tô com medo desse lance de amamentação...

    ResponderExcluir
  29. Eu nao sou médica, porém trabalho na área de saúde. Sou muito neurótica em relacao a minha saude.
    Tomar um remédio cujo um dos efeitos colaterais é o aumento da mama soa estranho para mim. Quanto desse remédio passa no leite, quanto vai para o seu bebê? Sulpirida é contra-indicado na gravidez, durante a lactacao e para criancas abaixo de 6 anos.

    Soa muito estranho para mim.

    Beber bastante líquido, se alimentar bem e evitar estresse ao máximo, além de cuidar da pega, sempre aumentando a demanda, sem neura, seria a minha opcao.

    Eu nao tomei remédio, mas tb nao emagreci nos primeiros 3 meses pós-parto. Foram 9 meses subindo e nove meses descendo ;-)

    ResponderExcluir
  30. olá mariana, me chamo maiza e um tempo atrás achei seu blog, e gostei muito muito do que li, muitas identificações e risadas e talvez a maior de todas elas é que eu tb tenho uma filha que chama alice, a diferença é que quando vc descobriu que tinha ela na sua barriga a minhas estava chegando exatos 3 dias depois...quando eu achei seu blog na primeira vez eu tambem tb tinha outro bebe, o tempo passou e achei vc de novo, e veja só vc tb tinha um novo bebe, e curiosamente mais uma coisa em comum, o seu novo bebe tem o mesmo nome do meu, que fez 2 anos nesse domingo, então é isso, ambas temos uma alice seguida de um lucas, parabéns para o nosso ótimo bom gosto.
    mas sabe, agora dentro da minha pança tenho outro bebe (nem me fale da loucura disso) ainda não sei o que virá, mas é curioso passar por tudo de novo, pela primeira vez tive enjoos....enfim enfim
    volto a escrever, quero te mandar uma foto deles, pq cara, tem uma foto da alice deitadinha na cama olhando pro lucas (os seus) em que ela parece muito muito mesmo com a minha alice, acho que a gente comprou no mesmo mercado!!!!!!

    enfim, um beijo e até mais

    (meu email: mramacciotti@gmail.com)

    ResponderExcluir
  31. Mari, eu tomo o equilid há dez dias não notei diferença na fome nem no peso por enquanto. Vou te mandar um email para o contato da pediatra. Bj

    ResponderExcluir
  32. Vixe! Será que é o Equilid?! Porque de repente tudo fez sentido para mim!

    Meu bebê tem 4 meses, eu amamento E frequento a academia (mesmo a contragosto) e NADA de emagrecer. Ainda faltam 4 quilos para meu peso pré-gravidez! =/

    E eu jurava que quando começasse a amamentar ia ficar magrinha, magrinha...mera ilusão!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  33. Adorei seu blog! Tenho um bb de 1 mês e meio, e há 1 mês estou na LUTA pra amamentar... Como sou de SP, vc poderia por favor me passar o contato da pediatra, Dra. Nina? Meu e-mail é cintiatin77@yahoo.com.br. Obrigada desde já! Bjs

    ResponderExcluir
  34. Nossa meninas nem me falem, que bom encontrar o relato de vocês!!! Conseguir ter a produção de leite necessária e emagrecer são duas questões primordiais e delicadas neste momento! Obrigada pelas dicas. Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Tudo bem?
    Sei o quanto você é apoiadora e acredita no aleitamento materno. ´
    Veja o vídeo

    http://catarse.me/pt/projects/429-ha-cura-em-suas-mamas


    Será um momento especial em que teremos mais uma oportunidade de incentivar o aleitamento materno.

    Este projeto é de TODOS nós que acreditamos nos benefícios do leite humano!

    Se puder divulgar, ficaremos gratas.
    Um beijo, da mãe do Nicolas

    ResponderExcluir
  36. ola deixei de amamentar a 1 ano porem o meu meu leite ainda não secou, e agora tenho tanta dor no peito que as vezes nem consigo andar fiz mamografia e ecografia mamaria os dois resultados alegam as mamas em exuberancia do tecido mamario, e mamas de lactante, o que faço?

    ResponderExcluir
  37. Pessoal, me socorre
    Meu bebe tem 02 meses e 15 dias, não aceita mamadeira e eu tenho pouco leite, volto a trabalhar daqui a 20 dias e não sei o que vou fazer para amamentar....Me ajudem por favor

    Renata

    ResponderExcluir
  38. Oieee.. Sou de São Paulo e quero muito o contato da pediatra Dra. Nina. Bj e obrigada :)

    ResponderExcluir
  39. Olá Mariana, é um alívio encontrar mães tão preocupadas em continuar amamentando seus filhotes! Preciso muito do contato dessa pediatra- Dra. Nina- vc pode me passar por email, por favor? feujao@ yahoo.com.br
    Obrigada! Bjinhos

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde. Gostaria do contato da Dra. Nina. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Dra Nina atende na Casa Curumim: http://www.casacurumim.com.br

      Excluir
  41. Meu bebê tem 3 meses e meio e há 5 dias não aceita mais o peito e jeito nenhum, já vinha com complemento desde o segundo dia de vida. Tomei equilid e nao consegui emagrecer ainda. Engordei 12 na gestação perdi 7 em 10 dias e agora já engordei 2. Muita fome mesmo. Espero que agora sem o equilid eu emagreça

    ResponderExcluir
  42. Meu bebê tem 3 meses e meio e há 5 dias não aceita mais o peito e jeito nenhum, já vinha com complemento desde o segundo dia de vida. Tomei equilid e nao consegui emagrecer ainda. Engordei 12 na gestação perdi 7 em 10 dias e agora já engordei 2. Muita fome mesmo. Espero que agora sem o equilid eu emagreça

    ResponderExcluir
  43. Meu bebê tem 3 meses e meio e há 5 dias não aceita mais o peito e jeito nenhum, já vinha com complemento desde o segundo dia de vida. Tomei equilid e nao consegui emagrecer ainda. Engordei 12 na gestação perdi 7 em 10 dias e agora já engordei 2. Muita fome mesmo. Espero que agora sem o equilid eu emagreça

    ResponderExcluir
  44. Oi meninas! Tomei Equilid durante 7 meses e desde que comecei a tomar eser remédio, engordei 7 kgs! Fazem 4 dias que parei de tomar e já senti didetenção! Me pesei e perdi 600g em 4 dias apenas!! Não preciso mais tomar esse medicamento, meu bebê já está com 1 ano e 1 mês. Por enquanto meu leite ainda não diminuiu, porém, estou tomando muuuuuuuuuuita água!

    ResponderExcluir
  45. Oi meninas! Tomei Equilid durante 7 meses e desde que comecei a tomar esse remédio, engordei 7 kgs! Fazem 4 dias que parei de tomar e já senti diferença! Me pesei e perdi 600g em 4 dias apenas!! Não preciso mais tomar esse , meu bebê já está com 1 ano e 1 mês. Por enquanto meu leite ainda não diminuiu, porém, estou tomando muuuuuuuuuuita água! Resumindo, acredito que o Equilid realmente engorda.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails