quinta-feira, 3 de março de 2011

:: Sobre a vida selvagem



Quem tem um bebê em casa cria uma conexão instantânea com a mãe natureza. A vida vira um documentário da Discovery Channel, com aquele monte de mães e filhotes se enroscando pela selva. E sim, a selva agora é a sua casa. Welcome to the jungle!


Um bebê é um mini mamífero que fareja a mãe à distância e pega objetos com os pés feito um mico leão dourado. Tem aquele olhar abestalhado de cachorrinho pequeno tentando entender o mundo, e se mexe com a mesma descoordenação de um potro pernalta recém-nascido. Bebês franzem a fuça e dão botes com as boquinhas desdentadas, tentando abocanhar nosso nariz, ou mãos, ou joelhos.


Bebês guincham, grunhem, e às vezes ronronam esfregando a carinha na gente, coisa mais lindinha de deus. Maiorzinhos, os humanos filhotes sobem nos adultos quando eles deitam. Vêm escalando, se enroscando, e se instalam nos ombros, ou em cima da cabeça, feito um leãozinho que descansa desajeitadamente na cabeça da mãe.


Bebês inspiram em nós - orgulhosos portadores de tele-encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor - os comportamentos mais primais. Exemplo: não há pessoa NO MUNDO que resista a dar uma boa cheirada na cabeça de um bebê. Sério, podem reparar: é só alguém pegar um bebezinho no colo que em algum momento vai rolar uma cafungadinha na cabeça. É sutil, inconsciente e incontrolável. Deve ter a ver com uma necessidade ancestral de reconhecimento pelo cheiro.

Outro exemplo: a gente sempre acha que os nossos bebês cheiram insuportavelmente bem, apesar de tudo de nojento que os cerca. Não há pai ou mãe que não se derreta até virar uma pocinha no chão com o cheirinho do filho, mesmo com chulézinho no cangote ou os cabelinhos molhados de suor. Pior é que a gente SABE que é futum, mas a mente não concorda. O que é isso, senão instinto de bicho dominando a nossa razão?



E o apelo irresistível das casquinhas de cabeça? Quem não AMA arrancar casquinhas? Ah, não sei vocês, mas eu amo. Não posso com uma cabeça cheia de crostinha - não me controlo, não me aguento, poderia passar hoooras futucando. Dá vontade de sair pela floresta, abraçar um chimpanzé e dizer, amigo, eu te entendo! (a diferença é que eles, os chimpanzés, comem as casquinhas, piolhos e o que mais se aproveitar da futucação, o que já é um pouco demais até pra mim...)


Pois é. Humanos, macacos ou leões, na hora em que a gente bota uma cria no mundo é que vira bicho pra valer. E finalmente entende que aquela velha piadinha que diz: "conheça a vida selvagem, tenha filhos!" é bem mais literal do que a gente podia supor.

42 comentários:

  1. Perfeito o Post. Me senti uma completa leoa!!! Hmmmmmm, bebês são uma delícia... literalmente! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quase não consigo continuar lendo depois dessa foto da Alice. Tipo propaganda da Parmalat mesmo, lembra??

    Linda demais!!!

    Mãe coruja há de concordar não é não?

    ResponderExcluir
  3. Como sempre vc é perfeita no seus post, sou sua fã numero 1, adoro demais, só não escrevo muito aqui nos recados porque não tenho tempo, mas é visível o seu talento!
    E sua gatinha e seu gatinho são lindos demaissssss!
    bjimmmmm

    ResponderExcluir
  4. A-do-ro o cheiro azedinho de suor da cabeça da Alice! Demais! Parabéns pelo post! Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu definitivamente aaamo seus posts!!!

    ResponderExcluir
  6. Ser mãe é deixar aflorar o nosso lado bicho. Com algum pouquinho de controle, é claro.

    :)

    ResponderExcluir
  7. A minha mãe sempre dizia q ter filhos era entrar em um mundo selvagem. Hoje em dia e depois de ler o seu post eu entendo pq!!
    Bjos,
    Camila
    www.mamaetaocupada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei com todos os bichos citados no post, eu e minhas crias. Não tem jeito, somos totalmente selvagens! Sempre falei que a Clarice parecia um cachorrinho me farejando (quando RN) para achar o peito e se aninhar e que agora parece um leãozinho brincando e rolando. Seu post só confirma minha suspeita - e me faz sentir menos estranha de comparar minha filha a bichos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Mariana! Eu simplesmente amo seu blog. Todos os dias eu te visito, mais nunca deixei um recadinho...
    Entrei a pouco tempo nesse universo dos blogs. Estou grávida e minha neném vai se chamar Mariana tbm!!!
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Eu viro bicho. Sempre.
    Ou com eles ou por causa deles. Não tem jeito!

    ResponderExcluir
  11. Menina, que post maravilhoso, eu simplesmente amei e concordo plenamente que somos mesmo iguais a todas as mães do mundo animal.

    ResponderExcluir
  12. Perfeito o seu post! Quanto mais suado, mas eu gosto de cheirar do meu bebezão! E o enrosco então?! Ai, ai! Depois da licença maternidade, quando batia saudade nele, a Nani dava minha camisola para ele cheirar. Quer coisa mais selvagem?

    ResponderExcluir
  13. Gente,
    muito verdade! Isso do cheiro, realmente...
    adorei!

    ResponderExcluir
  14. Amei o post! A gente muitas vezes se esquece que somos simplesmente mamíferas! Isso é tão legal... tenho sentido muito isso com a maternidade (desde o meu parto, quando realmente virei bicho!) e "me vi" em vários momentos no seu post =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Tô rindo litros aqui!
    rs!

    *Acho que vc vai gostar do meu post de hoje!

    beeeeeeijo!

    p.s. Adoro esta foto da Alice!

    ResponderExcluir
  16. menina, tenho TOC de arrancar crostinhas da cabeça da Olívia! ela teve uma mega dermatite que a deixou cheia de crotas com 1 mês e meio e eu ficava hoooooras na rede com ela pendurada no peito arrancando as casquinhas. agora, com quase 1 ano, voltou! bem menos, lógico, e debaixo de todo aquele cabelo, mas eu ainda amo arrancar. só que a baixinha tá esperta e agora sabe se esquivar, né? outro dia, juro, até comentei com o marido: 'se eu pudesse, dava um sedativo pra Olívia só pra poder tirar todas essas casquinhas da cabeça dela em paz'. PENSE!

    ResponderExcluir
  17. mari, esse seu post tá animal! (não resisti o trocadalho, sorry!)

    ResponderExcluir
  18. é tão gostoso nos libertar do telencéfalo altamente desenvolvido... o polegar opositor, no entanto, continua sendo extremamente necessário ;)

    ResponderExcluir
  19. rs, todo mundo já elogiou mas vou ter que ser repetitiva, perfeito...
    nós mães adoramos essa coisa do cheiro, da pele, dos sonzinhos guturais, rs, é tudo muito gostoso mesmo. bjs

    ResponderExcluir
  20. Amei o texto, e concordo plenamente com tudo!
    Cheiro de bebe é o melhor perfume do mundo!!!
    E que foto tudo de boa, hein?!:)
    Bjs,

    ResponderExcluir
  21. E sabe o que eu adoro em bebês? aquela 'fiapadinha' de algodão que forma entre os dedinhos das mãos. Aiii, adorava ficar puxando os da minha Alice quando ela era um filhote. Deu saudade! Bjs e bom carnaval.

    ResponderExcluir
  22. hehehe

    Estou entrando para essa vida selvagem daqui a 31 semanas! :)


    Bjão

    ResponderExcluir
  23. Oi Marian! Acho que sou sua mais nova seguidora e estou APAIXONADA. Seus posts são incríveis, pensantes e encaixam completamente em nossas vidas!!!
    PRONTO! Virei sua fã e já te indiquei no meu blog!
    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  24. que texto fofo e verdadeiro!!! Quen nunca se sentiu leoa defendendo um filho, por exemplo?

    passa no meu blog, se tiver tempo... vou amar receber tua visita! www.mixmarins.blogspot.com

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Um exemplo desse sentimento é que eu MORRO de nojo de nariz sujo de criança, exceto da minha! Limpo as cacas sem problema!
    www.maedeopiniao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari! Em primeiro lugar, obrigada pela linda fantasia! Meu marido, o Daniel, ganhou o sorteio da mamãe eu quero, e já recebemos a roupinha. Terça-feira vou fantasiá-la e te mando uma foto! Em segundo lugar: que post MARAVILHOSO! Não pude deixar de comentá-lo no meu blog (www.ideiasdevo.blogspot.com). Passa lá prá dar uma olhada e caso se incomode, é só falar que retiro o post.

    Beijos
    Melissa

    ResponderExcluir
  27. Muuuuuuuuito bom! Por tudo, pelos cheiros, pela "enroscação/grude" dos nossos bebês, até mesmo pela impaciência que às vezes se instala na gente, como num mundo selvagem mesmo! Adorei seu post, posso publicar, citando suas referências claro, no meu blog? É que tenho outras amigas que irão adorar isso e queria guardar no meu cyberespaço tb... Aguardo seu retorno, obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Quanta inspiração! Adorei o post!!Beijos de uma mãe que se identificou com os bichos!
    www.antonellaesuaboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Que post ótimo!
    ADOREI!!!
    Quando eu tirava leite para guardar no congelador, meu marido dizia que era "leite de leoa"... lembrei disso lendo você... risos.
    Adorei os assuntos levantados por você e a forma como você aborda assuntos sérios de uma forma descontraída, mas com conteúdo.
    Muito bom!
    Estou na blogosfera há pouco tempo e quero seguir blogueiras que podem me ensinar muito.
    Nesse contexto, saiba que estou te seguindo, ok?!
    Até incluí um link para cá no meu blog, que também está sendo escrito com carinho para outras mães, mas mais direcionado para as de Brasília.
    Abraços e até a próxima visita.

    ResponderExcluir
  30. Também adoro arrancar as casquinhas...srsrsrsrsr
    Um beijão

    ResponderExcluir
  31. adorei o post.
    Estou amamentando e tambem sinto isso. É maravilhoso.
    Depois que entrei nesse mundo baby resolvi escrever sobre muitas dicas que possam ajudar as mamães no enxoval e preparativos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Concordo totalmente com o conteúdo desse post. E meu filho concorda totalmente com a foto da sua filha: http://maegeek.com/2011/03/09/chuvarnaval/

    ResponderExcluir
  33. Gostei do seu blog. Vi no perfil da Lara.

    Estarei sempre por aqui.

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

    ResponderExcluir
  34. Meu filho já esta na fase de subir e ficar em nossas cabeças... mas ainda ronrona qdo nos abraça!!! rssssssssss
    Bom fds!

    ResponderExcluir
  35. Que linda a Alice ainda pequenininha! Distrai do post, rsrsrs, mas consegui ler até o final e me identifiquei deveras!

    Agora essa parte de se empoleirar na cabeça...ô coisa! Não posso deixar que a Ísis vem vindo, vem vibdo, vira o bundão e senta na minha cabeça, rsrsrsrs

    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  36. Perfeita mensagem e para quem, como eu, ajudou a criar 3 enteados desde pequenos (3-5 e 6 anos) e depois 2 filhas, 25 anos de vida selvagem estou saudosa dessa fase e torcendo para ganhar netinhos e começar tudo outra vez! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  37. esse livro aqui é muito legal!
    é direto na medida certa!
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8503005018&sid=89582115313223381285083774

    ResponderExcluir
  38. vish, postei o comentario no post errado-- me referia ao de hoje, sobre a alice querer saber como o irmaozinho entrou na barriga da mae!

    ResponderExcluir
  39. Conheci o blog hoje, virei fã, amei. Esse post é perfeito!!! Acho q até quem não é mãe parou pra refletir q faz tudo isso ai qdo vê um bbzinho!!!

    ResponderExcluir
  40. Adoreiiiiiiiiii...vou te seguiir!!! Sou mãe tb...passo por tudoo issoo..o meu tá crescendoo e meu medo tb!rsrsrs.Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails