terça-feira, 20 de abril de 2010

:: Movimento "Sanguenozóio" de politicagem bloguística maternal


Já viram o post politiquento daquela moça dos zóio verde, a Roberta? Ele explica um pouco sobre o projeto de lei Ficha Limpa, uma iniciativa popular que está pra ser votada em breve no congresso. 

Acontece que a Roberta é daquelas mães leoas de primeira categoria (lembram da carta ao prefeito?), e cada vez mais eu - que me considero no máximo uma mãe marmota - me animo pra enleoar também. Roberta me cutucou com vara curta, o que é ótimo. 

Tô vislumbrando uma revolução, minha gente! Acho que essa rede enorme de mães que está se formando na blogosfera pode servir pra muito mais do que a gente imagina. Não sei vocês, mas desde que virei mãe eu me tornei muito mais preocupada com o país que nossos filhos vão herdar. E acho que dá pra ter uma atuação legal, efetiva e sem perder a ternura. Pra marcar uma posição, sabe? Pra mostrar que a gente tá de olho e não vê a menor graça nas palhaçadas que doutorzinho apronta enquanto deveria nos representar. De repente uma mobilização de mães blogueiras malucas com os peitchones pra fora ganha alguma mídia, não? (Inclusive eu e a Rô já discutimos exaustivamente a questão dos peitos de fora e concluímos que é ba-ta-ta! Rá!)

Enfim enfim, passem lá no Piscar de olhos, vejam o que ela tem pra dizer e pensem com carinho nessa questão da gente endoidar coletivamente em nome de um mundo melhor. Finalizo esse post da maneira mais anticlímax e pequeno-burguesa possível, dizendo que se a fumaça preta daquele vulcão de nome impronunciável permitir amanhã embarco pra Berlim e devo ficar umas 2 semanas meio desconectada curtindo férias com a família. Mas, pausa burguesa à parte, a sementinha tá plantada. Quem se animar pode tentar amadurecer essa idéia junto com a gente, e logo logo sairemos apavorando por aí. 

Alguém ainda duvida que mães - unidas! - podem TUDO nessa vida?

16 comentários:

  1. Olá, Mariana! Tenho acompanhado seu blog às gargalhadas desde que engravidei (agora minha filhota já tem seis meses e continuo às gargalhadas). Mas adorei esse momento "responsabilidade social" porque, como você, eu mor-ro-de-me-do do futuro que o Brasil reserva pros nossos pequenos, a ponto de pensar muito seriamente em abandonar o barco. Portanto, pela primeira vez me manifesto aqui e já quero aderir ao movimento. A parte dos órgãos sexuais e/ou assemelhados de fora eu preferia discutir numa outra hora... Mas to dentro de qualquer forma de protesto, movimento, maluqice coletiva que nos ajude a garantir um pouco mais de dignidade pros nossos pimpolhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá lindinha!
    Acho mesmo que a inércia social é nociva e vai influenciar diretamente no Brasil que vamos deixar para a nossa cria.
    Ler seu post me deu um solavanco, uma balançada, acho que qualquer grupo, ordem, coletivo unido já inicia uma revolução, pequena que seja, mas sendo revolução faz diferença!
    Conte comigo!
    Ah, dá uma passadinha lá no meu bloguinho!
    http://www.escrevosimevouvivendo.blogspot.com/
    beeeeeeijo!
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Olá Mari,

    Excelente idéia, a preocupação com o mundo que deixaremos para os nossos filhos deve ser central em nossas vidas. Aproveite a inspiração das terras germânicas, afinal, Hegel, Feuerbach e, especialmente, Marx, grandes revolucionários na filosofia ou da história, provêm dessas bandas... hehehe...
    Fica aqui minha dica: nessa semana saiu uma entrevista na Carta Capital com o Plínio de Arruda Sampaio, que quando indagado sobre a corrupção, responde que ela é parte do sistema em que vivemos, ou seja, questioná-la é fundamental, mas, se enxergarmos só a ela talvez não resolveremos o problema...
    Boas férias!
    bjos,
    Fabiana
    PS: Adorei te conhecer, mesmo que por um oi rapidinho, no Circo.

    ResponderExcluir
  4. pois é, bz, fiquei duas semanas meio ausente daqui do pgp e vejo agora que explodiram posts e comentários urgentes e interessantíssimos! então vamos aos meus pitacos, porque não vou ficar de fora:
    primeiro, obrigada pelos parabéns públicos (e pelo privado também)!!!
    ah, e já te contei que deu pra ver no último us que carrego uma embutidA? sim, é mesmo menina, então a saga da escolha do nome continua (veja meu comentário lá no "o nome do filho").
    valeu pela indicação do blog da roberta, depois vou acompanhá-lo com mais dedicação, mas já aviso as duas que estou dentro do panelaço materno!
    a propósito, concordo com a fabiana (acima), a entrevista com o professor plínio na carta capital está ótima! (aliás, a assinatura dessa revista foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida!)
    também vou deixar meu pitaco sobre o post "o embutido tem companhia", ok?
    ótimas férias e até a volta!
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Este movimento e teu post realmente me fizeram pensar.. é um grande circulo se formando... bacana isto.

    ResponderExcluir
  6. Ah, e sobre o paragrafo final e tua ida pra Berlin, semana que vem estou indo pra la tambem, só que sem os pequenos... ou seja,como vc mesmo já disse em outros posts, uma alegria e liberdade incrivel, que se reveza com saudades IMENSAS!!!
    A primeira viagem que fiz sem o Pedro foi quase uma comedia, me aproximava de qq casal de qq nacionalidade que tivesse um filho pequeno. 6 anos e mais um filho depois já estou mais descolada... mas não deixo de sentir saudades!
    Boa viagem!!

    ResponderExcluir
  7. Mari
    Você sempre torna o meu dia mais leve, adoro a sua perspectiva das coisas e foi por isso que
    você acaba de receber o Premio dardos.

    http://casinhadesape.blogspot.com/2010/04/premio-dardos.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Aderi... aderi na hora que li...rsrsrsrsrs demais!!!

    ResponderExcluir
  9. Querida Mari (ó, a intimidade)!Descobri o seu blog e fiquei lendo por 3 dias durante as sonecas do meu bebê, até chegar no último post... AMEI! Meu filho tem quase 4 meses e penso muitas coisas iguais a você... parabéns por escrever de maneira tão leve, autêntica e prazerosa de ler! Ah! gostaria de fazer um pedidinho, se não for incômodo... gostaria que você fizesse um post sobre os brinquedos que fazem sucesso com os bebês, já que a sua filha (por sinal lindíssima) já está grandinha. De vez em quando estarei comentando por aqui! Obrigada viu?! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Mais uma mãe na blogsfera!! Ja to te seguindo.Quando voltar das férias , da uma passadinha lá no meu brogue www.lulunaodorme.blogspot.com e siga-me too!!Unidas venceremos!

    ResponderExcluir
  11. Ahh , a propósito . Também tenho 30. Ex -publicitaria ex-tudante de psicologia , ex-tilista , ex-doceira...e há 9 meses mãe ( e insone). Tempo integral 24h por dia, dia e noite sem parar. Temos coisas em comum.Nosso nome é inconstância e sobrenome inquietação( ou fogo na !#@vgh#v$f% ).rsrs

    ResponderExcluir
  12. Oi querida! Se não for pedir demais teria como atualizar meu endereço (pensamentos insanos) na sua barra lateral por www.cinthyarachel.com ? Valeu, mil beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá adorei o post e acredito sim que mães unidas mudam o mundo. eu tambem, depois do meu Matheus fiquei bem mais preocupada com nosso país que antes de tê-lo. Antes achava que "uma andorinha não faz verão" (ditado de mamãe) e hoje acho que faz sim. Temos que pensar que se nós não começarmos a mudar quem irá fazê-lo? Eu faço minha parte e passo a diante.
    vamos mudar esse mundo!

    ResponderExcluir
  14. OI,

    Gosto demais de teus post "pensantes" e contagiantes. Fico pensando que atitudes individuais fazem diferença, mas que organizações coletivas podem surtir efeitos mais interessantes, talvez por fazerem mais pressão...
    Por isso agradeço por conseguir ler tuas dicas e ver que há mães que conseguem ver algo além de sua rotina de cuidadoras, propondo olharmos para fora do umbigo dos filhos também.

    Boa semana, beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  15. Oi Mariana!!
    Amei o post e amei mais ainda ver tantas pessoas interessadas na proposta. É mto bom saber que ainda existe pessoas que não estão conformadas com essa situação vextória do nosso país.
    Meu filho tem apenas 3 semanas, mas se eu já era preocupada com o futuro do país antes, quem dirá agora que o que mais desejo é um bom futuro para o meu príncipe.
    Costumo dizer que até por motivos egoístas temos que agir com coletividade, pois afinal, para melhorar a minha vida eu a mudança ocorrá para vários outros, não é mesmo?!
    Parabéns mesmo...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails