segunda-feira, 19 de abril de 2010

:: O embutido tem companhia.


E não é um irmão gêmeo, nem um alien, nem uma lombriga desalojada.

Fui fazer uma USG pra checar as medidas do meninão e saí com as medidas do meu mais novo inquilino, um mioma no útero. 

Quando ouvi a palavra "mioma", olhei de cara pra minha mãe, que estava comigo no exame e é a criatura mais ansiosa e preocupada com questões de saúde que eu conheço. Eu esperava dela olhos arregalados, queda de pressão ou lágrimas, mas ela apenas deu de ombros e disse, é bem filha da sua mãe mesmo, sou a rainha dos miomas.

Ok, essa reação foi um tanto inesperada. Mas se A MINHA MÃE, justo ela, fez pouco caso, é porque eu realmente não preciso ganhar meia ruga por causa disso. Então ela continuou neutra, o médico não demonstrou a menor preocupação e eu fiquei lá deitadona na mesa de exame, toda blasé: já vi o mioma, que gracinha, agora me mostra os pezinhos?

(E a propósito, os pezinhos são respeitáveis, de modo que temos um machinho com um mioma-bolinha ao alcance de seus pés. Alguém aí pensou em embaixadinhas? Pois é...)

Na consulta com o obstetra, falamos mais sobre o mioma e suas implicações. Ele é pequeno e está localizado na parte de cima do útero, então não tem o perigo de atrapalhar o parto. O que ele pode causar, por ser tecido muscular, são contrações antes da hora. Nada que um relaxante muscular não resolva - devo ter um sempre à mão para o caso de começar a ter contrações mais fortes. Os exames não preocupam: estou com o colo bem grosso e fechado, sem nenhum sinal de que eu possa estar me encaminhando pra um parto prematuro. Mas é preciso acompanhar com frequência, ainda estou com 24 semanas e a tendência é o mioma crescer junto com o útero, amplificando seus possíveis efeitos.

Bom, então por hora tá tudo bem, realmente não estou muito preocupada com essa questão. O chato é que, por causa disso, eu estou especialmente consciente das contrações que ando tendo. Que são as boas e velhas Braxton-Hicks, mas sentidas bem antes - lembro delas a partir de uns 7 meses, e não desde os 4. Meu médico disse que é normal, na segunda gestação a gente tende a sentir antes mesmo. Minha maior preocupação é não saber diferenciá-las de contrações "de verdade", não saber até que ponto a coisa segue normal ou quando é hora de tomar o remédio.

Ele me orientou, claro, mas não resisto e jogo pra vocês: e aí, barrigudas de segunda viagem? Vocês já estão sentindo as Braxton-Hicks? O útero endurece e vira uma bolota saliente pra vocês também? Desde quando, e com que frequência? 

E alguém tem/teve mioma durante a gravidez? Como foi? 

Momento "fala que eu te escuto!", valendo, já!

30 comentários:

  1. Mari, sinto as contrações direto e nem é de agora, já faz algumas semanas (estou com 22 agora). Minha barriga fica dura e dá aquela pressionada nas partes baixas, depois volta ao normal. Fique tranquila.
    Assim como já sinto o bebê mexendo desde 14 semanas, enquanto na primeira gravidez acho que só senti lá perto das 18, 20. Nem me lembro exatamente.
    Sobre o mioma, não tenho nada a acrescentar por enquanto, mas também acho que, pelo que você relatou aí, realmente não deve se preocupar muito com isso.
    Amanhã sou eu que vou fazer o meu ultra do segundo tri e ver se está tudo bem.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ufa, ainda bem que você explicou bem na primeira frase que não é um irmão gêmeo... rsrsrsrs... estava aflita por você.
    Então. Sou mãe de primeira viagem, 24 semanas também... e minha barriga também endurece e pula. Minha médica a-ga-ran-tiu que é normal, então fico sossegada... como não tenho mioma (que eu saiba), acho que estas contraçoes não são culpa dele, não.

    ResponderExcluir
  3. Não sou mãe de segunda, mas vou opinar: senti as BH a partir da 20a semana, e elas permaneceram frequentes até o fim da gravidez.
    Não tive mioma não, mas tenho uma amiga que teve. Na hora da cesárea, foram tirar o mioma e, puf!, ele tinha sumido. A explicação é que, com o crescimento do feto, o mioma pode ficar sem irrigação e regredir.
    Mas fique sossegada e toda saúde pra você e pro embutido!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza senti contracoes com o Tomas mais cedo. Alias, estava no Brasil com 27 semanas e foi tanta contração que fui parar no Einstein pra monitorar a barrigona e nao era "nada" (nno fundo eu sabi que nao era trabalho de parto mesmo, mas sabe como eh, comecei a ter panico que ia ter o filho no Brasil, sem o marido, sem a minha medica, sem seguro ou ficar presa aih sem poder voar e quando a medica insistiu eu fui...)
    A gente repara muito mais da segunda vez e com certeza voce vai saber a diferenca (a dor eh muito mais nas costas e vai em torno da barriga quando endurece), as chances do rebento vir mais cedo eh maior: o corpo jah estah amis preparado, jah sabe o que fazer, como fazer, nao precsia ficar "treinando" muito.

    Good luck com o mioma. Talvez resolva o problema do nome! Voce escolhe o do oficial e o Carlos pode nomear o dito cujo!

    ResponderExcluir
  6. Deus te abençoe, não há de ser nada mesmo!! :o) bjks, Sil

    ResponderExcluir
  7. Como eu nunca tive baby, não vou poder contribuir com informações. Mas eu contribuo com uma pergunta: não vai ter fotos da barriguinha (ou da barriguda)??? :-)

    ResponderExcluir
  8. Nossa... tive muito dessas!!!! desde cedo!!!!! Foram companheiras na gravidez inteira!!!
    especialmente quando eu estava muito apertada para fazer xixi (tipo... a cada 30 min rsrsr) e quanto eu tinha um orgasmo rsrs mas relaxa... chega até a ser engraçado... quando o baby ta maior é até legal, p sempre que dá vc consegue ver certinho onde o baby está!
    para mim a unica diferença entre essas e as de verdade é que as de verdade são regulares e doloridas...
    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. A gente fica preocupada mesmo, não tem jeito. Eu estou com 17 semanas, segunda gestação, e comecei a sentir aquela dor no osso da vagina, bem de final de gravidez. Confesso que fiquei apavorada, mal podia caminhar de tanta dor. Quando meu médico fez exame de toque e encostou na minha bacia eu pulei na cama! Ele riu e disse que mãe de segunda é toda frouxa! Pode? :o)
    Ele é um amado e explicou que é assim mesmo, que segunda gravidez tudo é mais cedo.
    E quanto ao mioma, tu vai tirar de letra!

    beijoca

    ResponderExcluir
  10. Xi Mari!
    Parece até que vc me imitou...
    O meu "miominha" também foi descoberto na minha segunda gravidez!
    Mas como vc já sabe, Lulu nasceu linda e nem tem cara de mioma... e ele quase não cresceu(continua por aqui quietinho)... Deviam ter tirado na cesárea (mas meu maridão q é médico-oftalmologista(acho q não entende nada de mioma) não podia)....
    Quanto às contrações BH desde a primeira gravidez senti muito antes das 24 semanas...
    E dá sim, para diferenciar das contrações verdadeiras (que só senti no primeiro parto q foi normalíssimo) - geralmente as BH vem isoladamente e vão embora...
    as " verdadeiras" tem intervalo certo e são bem mais intensas!
    Beijão Bochechudo

    ResponderExcluir
  11. Mari, também estou com 24 semanas e nada de Braxton-Hicks, por enquanto.
    E, quanto ao mioma, tenho amigas que já engravidaramn com o mioma e nada aconteceu. O bebê sai e o mioma continua, aliás. Acho que o maior problema é quando o mioma impede que a mulher engravide, o que, obviamente, não é o seu caso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Hummm... eu não vou poder te ajudar.... sou mamãe de primeira viagem, e nunca tive miomas, mas acredito que, como voce disse, não seja de se preocupar.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Boa sorte com os embutidos! O mioma não há de interferir em nada! Aproveita o embutido mor!

    ResponderExcluir
  14. diz pra mim que vc NAO pensou no rapaz fazendo embaixadinhas com o mioma??? hahahahahah, figura.

    querida, quando a mãe da gente fica tranquila é ótimo sinal. fica tranquis, que não é nada.

    beijo

    ps: o sanguenozói já tá lá..se puder divulga PRA TODO MUNDO DO UNIVERSO pra gente conseguir mais mulherada zoiuda! que o pessoal no brasil diz que não gosta de politica, é mole? ai ai

    ResponderExcluir
  15. Voltei aqui pra ler os comentários e vi que a Juliana falou da relação entre as contrações e alguns eventos, tipo vontade de fazer xixi, orgasmo, etc.
    Ó, a mais pura verdade. Minha médica disse que é isso mesmo. Bexiga cheia e algumas atividades físicas podem estimular as contrações, sem nenhuma relação com trabalho de parto prematuro. Eu tinha muita, muita contração (a partir do 6o mês, tipo umas 3 por hora), por isso eu sempre consultava a médica sobre isso.

    ResponderExcluir
  16. Eu também sinto estas contrações de vez enquando (uma ou duas vezes por dia) e desde cedo na gravidez. São indolores, duram alguns segundos, mas incomodam. É esquisito!
    Estou na semana 24 e a minha médica prescreveu medicação pra relaxar o útero quando eu sentir as contrações frequentes.
    O que eu percebi que faz piorar é deixar a bexiga muito cheia por algum tempo. É tiro e queda pra causar uma contração. O que melhora é me manter bem hidratada. Quando eu cuido direito da quantidade de água que eu tomo posso ficar semanas sem sentir nada!
    Se elas começarem a ficar frequentes, mais longas e acompanhadas de dor lombar, acho que é mais preocupante.

    ResponderExcluir
  17. Pela minha experiencia:
    BH = vem em tempo irregular, nao eh MUITO dolorida e a dor nao se intensifica.
    Contracao "de verdade" = vem em tempo regular (marcadinho no relogio), e vai ficando cada vez mais forte, ate chegar no insuportavel!!!
    Tudo faz parte da emocao da gravidez! Ainda que soe um pouco estranho... APROVEITE!!

    ResponderExcluir
  18. mari, as contrações de BH vieram mais cedo desta vez... são mais intensas e acho que tb sinto desde os 4 meses... na primeira a gnt demora mais para sentir tudo e tenho a impressão que dói menos... na segunda é absurdo! tudo antes mesmo e mais intenso!
    sobre as diferenças entre as contrações, vc vai saber a diferença entre as de parto as braxtons... pode ter certeza! que bom que o mioma não vai atrapalhar nem a gravidez nem o parto!
    e sobre os nomes é difícil mesmo!
    sabe que eu fiz até listinha desta vez? apesar de termos escolhido o nome que o rapha sempre quis!

    bj Carol

    ResponderExcluir
  19. Olá Mariana. Acabei de fazer um comentário no post "O nome do filho", mas como lá já tem muitos comentários talvez vc não veja...
    De qualquer forma, gostei muito do blog, e achei bem interessante esse assunto dos miomas e das contrações na segunda gestação. Tenho só um filho mas pretendo ter o segundo, por isso me interessei pelo assunto.
    De qualquer forma, concordo com os comentários acima: se até sua mãe ficou tranquila, então não é nada sério! Curta sua gravidez!
    um beijo

    ResponderExcluir
  20. Comigo foi diferente, eu já tinha o mioma quando engravidei..
    E só em uma ultra que o medico falou dele, nas demais ninguem deu bola.
    Eu mesma esqueci dele.. só lembrei agora quando depois que o Arthur estava com 8 meses que eu voltei na minha médica e ela pediu uma ultra transvaginal.. E não é que o mioma desapareceu ?
    Então, fica tranquila.. que não tem problema nenhum.. é só acompanhar mesmo.
    beijos!! Ana Cecilia

    ResponderExcluir
  21. Tive e tenho 2 miominhas, eles nao sumiram na gravidez, mas também nao cresceram, estao assim no modo "nao fede, nao cheira" há 5 anos, faco US regularmente para checá-los. Quanto às BHs, eu tive muitas, desde cedo, na 2a gestacao acho que com 16 semanas eu já estava tendo. meu médico mandou eu tomar magnésio (e comer banana de manha cedo, no café da manha) pois magnésio relaxa os músculos.
    boa sorte

    ResponderExcluir
  22. Mari relaxa e curti sua gravidez que em breve fica tudo resolvido.
    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  23. Essas contrações são chamadas de contrações de Braxton Hicks, que é uma preparação, um exercício do utero que ajudará a empurrar o bebe no verdadeiro trabalho de parto, e inicia-se por volta da 20ª a 24ª semana.

    ResponderExcluir
  24. Mari, na minha primeira gestação (e única por enquanto) tive contrações de BH desde cedo (15 semanas), 1x por dia mais ou menos por uns 2 meses, como vc disse, barriga dura, uma bolota (sem dor, sem intervalos regulares). Depois diminuiu a frequencia. Com 32 semanas tive contrações com dor, como as outras mamães disseram, contadinho no relógio, intervalos regulares, achei que ia parir, mas durou 1 hora e parou. Uma boa dica para diferenciar as duas: ninguém percebe quando vc tem BH, quando tem contrações de parto a sua cara denuncia! Beijos!

    ResponderExcluir
  25. tive BH bem mais cedo na segunda gravidez, la pela 20 semana ja sentia, quase todos os dias, foi assim ate o final de gravidez. fica tranquila, a gente sempre sabe diferenciar.e se nao souber e achar que tem que ligar pro medico ou correr pro hospital vai feliz, nao vai ser a primeira nem a ultima gravida a fazer isso. tudo em nome da paz de espirito da mamae.

    ResponderExcluir
  26. bz, fica tranquila, não há de ser nada o seu mioma. tomara que suma depois que o segundinho der o ar da graça!
    quanto às bh, a obtetra falou que eu poderia senti-las, que é normal e tal, e até agora achava que não, mas pelo seu post e os comentários acima, acho que senti sim, só pensava que eram movimentos-chutes-soquinhos da embutida!!!
    oh-god!
    quanta inexperiência!
    de vez em quando sinto umas "mexidas" mais fortes, parece que a barriga dá uma empinada e vai de um lado pra outro. devem ser as bh, não?
    não é desagradável nem dolorido, só estranho, parece que o abdome dá uma revirada...
    bem, finalmente, porque está quase chegando a hora das contrações de verdade, mesmo!
    bjs

    ResponderExcluir
  27. Mari, eu tive não apenas 1 mioma, mas SEIS, sendo que um deles era super grande, tinha 25cm de diâmetro.
    Minha gravidez foi cercada de alguns cuidados, mas Heleninha está aí, firme e forte, nascida de 38 semanas. Unica coisa mais chata é que eu tive que tomar Inibina, para evitar contrações, e fazer mais ultrassons que o normal, mas eu até gostava dever a menininha crescendo toda semana.
    Mas meu caso era beem mais complicado que o seu, me parece. Qualquer coisa, manda email, que eu virei especialista em mioma.
    bj
    Paula

    ResponderExcluir
  28. Oi Mari,
    tenho duas filhas e muitos miomas. O meu 1o mioma apareceu antes da minha primeira gravidez que foi há 12 anos atrás. Quando eu estava grávida da Sofia, teve um momento que ela tinha a mesma medida do Mioma (7cm). As duas gravidez (gravidez tem plural?) foram super tranquilas, sem problemas. Realmente não vale se preocupar com o Mioma. Na 2a, eu senti as contrações no início, entre 3 e 4 meses, depois parou e só senti novamente no final.
    Os meus miomas continuam aqui sem me atrapalhar e se euquisesse ter o 3o filho não teria problemas.

    ResponderExcluir
  29. Não tive miomas e só tive uma filha (apesar de ter tido uma gravidez anterior). Tive Braxton Hicks desde 25 semanas. A barriga travava e eu cismava que era alguma coisa séria... aí eu mudava de posição, respirava fundo e prontinho, mudava o tipo de tensão na barriga...
    Dá pra saber que é falsa porque ela muda muito rapido! Não tive as contrações do parto porque, acho que já falei aqui antes, só tive uma LONGA contração de 3 horas e pouquinho, quando a Alice nasceu... mas, acredite, era MUITO diferente da BH. A começar que a BH não me tomava as costas e as pernas! A verdadeira se espalhou de tal forma que eu mal conseguia ficar em pé e parecia que alguém surrava meus rins violentamente...
    Você vai saber, fica tranquila... e, na dúvida, manda de remedinho... se não passar logo, é real!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Mariana. Eu tive um menininho e quase dois anos depois tive uma gravidez dupla: uma menininha e um miominha. O meu estava na parte de baixo do útero, mas a médica ficou tão tranquila que eu nem me preocupei, não me abalei nem com as histórias cabulosas que me contavam sobre as consequências de tal gestação dupla. No final das contas quase nem me lembrava desse filhinho indesejado, não fosse a barriga gigantesca que por vezes me obrigava a argumentar que talvez fosse por causa do mioma (e não por causa da minha última compulsão justificada por guloseimas, já que não pretendo ter outro bebê). Tá, não vou terminar sem dizer que o parto foi um pouquinho mais dolorido que o primeiro, mas também não sei se tem a ver. Tive contrações desde a 20 semana, mas as da hora H não têm como confundir, fora que, em razão de ser uma segunda gravidez em curto espaço de tempo, eu com 30 semanas já estava com 3 dedos de dilatação, de forma que tive que segurar contração, dilatação e tudo mais, sem condições de perder ou passar da hora. Nasceram de 38 semanas e 3 dias... Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails