terça-feira, 13 de abril de 2010

:: O nome do filho


Ok, o papo tá bom mas vocês querem é notícias do menino, certo? Ele tá ótimo, se mexendo horrores. Alice beija o emãozinho o dia inteiro, enquanto ele está aqui dentro ela o ama loucamente. Estamos com 23 semanas, a barriga tá bonitinha e os peitões estão divinos (os meus, não os dele. E "peitão" é modo de dizer, of course.)

Mas o embutido, coitado, ainda não tem nome. Coisa difícil que é escolher nome de homem, gente! Eu podia ter 15 filhas que teria nomes deslumbrantes pras 15, mas um único nome de menino virou uma novela aqui em casa.

Eu sou partidária de nomes diferentinhos, o que me limita muito. Gosto da idéia de um nome que seja único, de modo que meu filho não vá ter 6 xarás na turma da escola, como aconteceu comigo. Lembro que eram tantas Marianas na minha série que nenhuma era Mariana, no fim das contas. Todas eram chamadas por apelidos ou sobrenome. Sou BZ desde os 8 anos de idade, e BZ virou Béza, Zezé, Zé. Então de que adianta você escolher o nome com carinho e chamar a sua princesinha de Mariana se ela vai terminar a vida escolar sendo chamada de , me explica?

Carlos, por outro lado, gosta dos clássicos. Diz que nome de homem é outra coisa e é melhor evitar grandes invencionices. Meninos são piadistas e tosquinhos (com todo respeito), e um menino ter um nome alternativo é bem diferente de uma menina ter um nome alternativo. Menina pode, ele diz, mas menino não perdoa, você não imagina como é ser menino, ter 10 anos e um nome que permite chacotas. Então não pode ter rima, não pode ter mais de um significado, não pode fazer cacofonia, não pode, não pode, não pode.

Agora vejam a minha lista e me digam se vai prestar...

Meus 3 favoritos são variações do mesmo tema.

Eu adoro BEN. Acho bonito, simples, do bem (haha!) e me lembra o Jorge Ben, o que é válido.
Mas Ben é apelido! Ben não é um nome brasileiro! Vão dizer que o nome é BEM estranho, etc.

Ok, então malandramente sugiro BENTO ou BENJAMIN.

Bento é esse papa horroroso, não dá, ele queimou o nome! E o primo vai ser Chico, imagina que ridículo, Chico e Bento?

Benjamin? Benjamin é aquilo que vai na tomada! Gisele Bündchen acabou de bombar o nome Benjamin pelos próximos 5 anos, se você quer ser original esquece (oh god! eu tinha falado em Benjamin uma semana antes dela anunciar o nome, fiquei péssima! Haha)

Tá, esqueçamos Ben e cia.

Gosto também de MARTIN, MATIAS, THALES, THEO. O Carlos gosta dos dois últimos, gregos (ah, esse povo do teatro, não pode com um grego...). Mas Theo também anda meio comum e será o nome de futuros bebês bem próximos, então até segunda ordem deixamos pra lá. Thales divide opiniões na família, e tem um problema: como se pronuncia em outras línguas? Porque a gente queria um nome mais ou menos universal, pro nosso filho ser um "cidadão do mundo" sem passar constrangimentos. Não é o critério mais importante, mas a gente pensa um pouco nisso - porque afinal de contas, pra que facilitar a vida se a gente pode complicar, não é mesmo? (E, só pra dar um exemplo rápido: muitas vezes o Carlos me chamava de "Bezê" em Paris e o povo olhava com cara de susto. Depois descobrimos que "baiser", com a mesmíssima pronúncia, pode ser o "fuck" dos franceses. Era como se o Carlos olhasse pra mim e dissesse "trepar!" ali, em pleno Champs-Elysées. Sacaram de onde vem a preocupação?)

Ok, então vamos partir pra algo mais clássico e universal.

LUCAS. Desde sempre digo que meu filho vai ser Lucas. Amo. Mas o nome anda meio batido, o que me incomoda um pouco. Eu fico de olho na escola da Alice e vejo que tem um bocado de Lucas por lá. Hum. Sei não.

DANIEL. É o favorito do Carlos. Na verdade não é só o favorito, é o ÚNICO que ele sugeriu até hoje, o que acho uma grande sacanagem, tô me desdobrando em sugestões aqui, pô! Eu gosto muito, mas Daniel na minha época era quase que nem Mariana, tinha um em cada esquina. Acho que hoje em dia nem é tão comum, mas sei lá, essa impressão em mim ainda é forte.

Por fim, temos vários nomes legais que a família já usou e não dá pra repetir. Temos um monte de primos e sobrinhos com nomes lindos que eu adoraria roubar, mas não rola.

Sinuca, viu?

Olha, se eu não tivesse comido a bola com o visitante 200.000 que apareceu ontem (alô, Line!), tinha lançado uma promoção, "seja o 200.000 e escolha o nome do nenê embutido!". Hã, hã? Se a gente chegar até os 250.000 antes de agosto e ainda sem nome, de repente rola. Vão pensando aí!


(Ah, e 200 mil, hein? Tá certo que umas 100 mil visitas foram minhas mesmo, mas pô, fiquei felizona! Muitíssimo obrigada a todos que frequentam o pequenoguia!)

(Hoje é aniversário da minha querida Gugui, que por alguma razão desconhecida sempre aparece como "romer" quando comentar por aqui, mistérios da tecnologia. Guguita, parabéns públicos pra você, minha flor! E pra Rossana, a voz mais sexy do Brasil, que fez aniversário domingo e tem um embutido na barriga também! Fim do momento "declarações pras minhas amigas de infância", pela atenção obrigada.)

112 comentários:

  1. Oi Mari, td bem?
    Nossa, lendo o que vc escreveu, eu recordei o mesmo dilema que enfrentei há um ano atrás, quando o meu bruguelinho ainda estava embutido em mim... hehehe
    Por fim, escolhemos o nome Thomas, que rima com tomate, mas fazer o que, né?
    Se a gente for pensar nisso, criança acaba arrumando rima pra tudo na escola, então, desencana amiga!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thomas ou Tomás é lindo mas permite cacofonismo e uma série de brincadeiras de mau gosto entre os meninos. A opinião do Carlos, marido da Mari, é muito relevante: menino não perdoa, faz sempre brincadeiras toscas! Porque não evitar um possível bullying futuro?

      Excluir
  2. Oi, nossa sem bem o que vc ta passando! Como é dificil escolher nome de meninos.Aqui eu fiz uma lista com 5 nomes o pais como mais 5, sem um saber quais nomes o outro tinha escrito, enfim TODOS diferentes...escolhemos 3 finalistas Enzo, Bruno e Arthur...e por fim veio VICTOR, que não apareceu em nenhuma lista!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma escolha muito difícil. Mas tô expressionada que vc teve as mesmas ideias que eu! Thales sempre passou pela minha cabeça (só fico pensando em tales, em inglês), mas continuo gostando. Benjamin eu adoro, mas só se eu ou o marido fôssemos gringos, porque aqui vira o benjamin da tomada. Gosto de Martín, mas me lembra sobrenome (alô, Martins?). Por último, eu acho que ficaria com Daniel, que já foi comunzérrimo, mas hoje anda esquecido. É o nome do meu irão e eu que escolhi (isso em 1986). E é bem internacional. Cheguei a pensar em Marcelo, totalmente anos 80, mas pouco usado hoje. Fica a dica. Ou não, né, porque eumesma não aceito dicas quando o assunto é escolha do nome. Mas porém contudo todavia é sempre bom ouvir aquela sua amiga que diz que o nome tem rima (como uma fez com Violeta) ou que Catarina lembra catarrenta (juro que ouvi isso na primeira gravidez!), porque pode ser que vc, em estado gravídico, não perceba algumas nuances.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Se vc esta perdida, imagina eu! Juquinha-sem-nome vai nascer a qualquer momento e continua sendo chamado de Juquinha! Ja decidimos que ja que demorou tanto, agora vamos esperar o rapaz nascer para olhar a cara dele e escolher alguma coisa que combine!

    So que olha so o drama: a crianca vai nascer na Inglaterra (e morar aqui sabe-se la por quanto tempo - e sabe-se la onde depois), eh filho de brasileiros (e vai falar portugues em casa), tem passaporte alemao (e um dos sobrenomes) e, para complicar um pouco mais, cara de japones!!! (o outro sobrenome eh japones tambem). E ai, como eh que resolve isso?

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nome de menino é sempre o mais difícil! Eternas discussões na família, lembro quando ia nascer o Bernardo (filho do primo), coitado... um queria que se chamasse Thor, o outro dizia "é nome de cachorro!".

    E olha, sabe que temos um gosto parecido? Eu, que não pretendo ter filhos nos próximos 10 anos, tenho UMA idéia pra nome de menino (Tales, aliás!), e vários de menina... e o mesmo acontece com as amigas!

    Sofri também uma época da minha vida, em todo lugar que eu ia tinha outra Julia! E por sorte nunca ganhei apelido de sobrenome, ufa! Porque virar "Dores" ou "das Dores" ia ser demais! Mas é claro que eu escondia esse secreto sobrenome, coisa que faço até hoje. Ops... falei! Tive muitas amigas Marianas, lembro de juntá-las no aniversário pra fazer a "foto das Marianas".

    Vamos lá com os nomes de menino... eita coisa complicada! Acho Ben e Benjamin belíssimos, mas a Gisele foi inventar de chamar o filho dela assim... pode só esperar que vai ter um monte... era uma vez um nome original! Martin, Matias, Thales e Theo - lindos! E originais, sem muita frescura. Daniel é como Mariana... mas é muito bonito também! E se Lucas é comum, porque não Luca? Tenho um primo adolescente com esse nome, nunca ouvi reclamação de gente zoando na escola... é verdade que uma vez ou outra alguém confundia e falava "Lucas", mas ele corrigia logo e nunca teve esse problema....

    Bom, outras sugestões, vamos lá:
    Hum...... só consigo pensar nos nomes dos 8 primos/sobrinhos... que coisa complicada! Olha, vou pensar por aqui, se achar uma boa sugestão, eu comento de novo! Ah sim, tem um, mas corre o risco de repetição, Gabriel.

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que vc não pediu sugestões de nomes, mas não resisti! Qdo eu estava grávida do Theo (esse foi o vencedor) não existiam muitos Theo's então não foi difícil escolher. Mas entre as nossas opções estavam: Joaquim, Enzo, Ian e Toni. Gosto de nomes pequenos que já dificultam apelidos ou diminutivos. Rsrs...
    É isso!
    Beijinhos,
    Bi

    ResponderExcluir
  7. Mari, não sei porquê, mas lendo seu post um nome não me saia da cabeça, Dante (risos), mesmo paredendo dente!

    Paloma, se um próximo filho for menina, no que depender de mim, vai ser Catarina, apesar da catarrenta ;)

    ResponderExcluir
  8. Ah, sugerir é irresistivel :D E que tal Ulisses? :) beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que tal: Adam ou Isaque ou Isaac ..
    bj .. faby

    ResponderExcluir
  10. É froids, né? Lá em casa é a mesma coisa: eu sugiro trocentos nomes e ele só um. Ainda bem que tivemos primeiro uma menina.
    Ah, e sabe o que eu descobri? Existem menos nomes de menino que de menina, tipo metade. Digo, nomes reais, em língua portuguesa. São dois nomes femininos pra cada um masculino. Vi na onomástica.
    No mais, pro seu desgosto, vou votar com seu marido. Daniel deixou de ser um nome da moda. É um nome lindo e que atende todos os requisitos. E "Dan" náo parece com "Ben"?

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu achava que só eu tinha esse sério problema com nomes de meninos. Demos graças a Deus que veio outra menina, assim resolveu um problema de relação... rsrsrs...
    Eu às vezes estava lendo uma revista no cabeleireiro e ligava pro Luiz, no meio do trabalho (oi, mãe sem noção!!): "Lu, que acha de fulano?" e ele já descartava. Sempre detestava minhas sugestões. Ou era nome de viado, ou era nome feio, etc. E ele só dava nomes da geração dos meus tios, tipo Roberto, Ricardo, Leonardo... Leonardo foi o único que concordamos ali (ainda assim, nunca foi minha preferência de coração, sabe?). Ele queria mesmo Roberto. Agora já pensou que ridículo: Luiz e Luísa, Roberta e Roberto?
    No fundo, eu gosto mesmo é de João Pedro. Mas tem milhares com esse nome, tb acho judiação. Se bem que não posso falar muito, porque qdo escolhi Luísa não tinha ideia que havia tantas com esse nome por aí. Coitada, só na sala dela tem outra Luísa e uma Ana Luiza.
    Beijos e boa sorte na escolha.

    ResponderExcluir
  12. Sabe Mari, também já sei que minha próxima filha vai se chamar Anna, mas, menina...se vier homem na parada tô perdida!!!
    Isso que eu nem tô tentando o segundinho ainda...
    Beijo e bota foto desta barriga aí, mulher!
    Dani

    ResponderExcluir
  13. Ai Mariana, que coisa complicada hein? Hahahaha...
    Mas te entendo bem, eu e meu noivo estamos sempre "brigando" pelo nome do nosso futuro filho que nem tem data pra existir, eu adoro nome diferentes, que nao sejam comuns por aqui, e tem que começar com "A". Toda vez que sugiro um, ele coloca um defeito, já viu que coisa? Ou o nome é americano ou é feio, ou isso ou aquilo! kkkk
    Beijos e boa sorte na escolha!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Aqui em casa foi fácil decidir. O difícil foi explicar para os parentes e amigos o porquê do nome. Escolhemos o nome de um herói grego (ah, os gregos...): Ulisses. Mas alguns falavam: "ah, lembra Ulisses Guimarães" ou perguntavam se era homenagem a algum avô (entenda-se: nome de velho!!!!). Isso sem contar que eu sempre tinha que repetir umas 3 vezes pro pessoal entender... eu dizia Ulisses e eles "Luís???". O melhor comentário foi de um colega da faculdade: "lindo o nome. ele vai te odiar até ter uns 15 anos, mas depois vai ver q é legal!". Vamos esperar pra ver!
    Beijos e boa sorte na escolha.
    E ah, eu voto nos nomes gregos! hehehe

    ResponderExcluir
  15. Oi mari!!! Já passou da metade! Q blz!!!!!!!!

    Aki em casa essa novela de nome é o contrario...

    Eu tenho mil nome de meninas mas nenhum o marido gosta, e eu nao gosto dos que ele gosta... uma confusao! rsrs
    O ÚNICO nome que caiu no gosto dos dois foi Sophia... Agora fico pensando se o segundinho for uma menina... Estamos ferrados!!! vai demorar pra ter um nome tbem!!

    Agora de menino já temos: seria ou Arthur ou Heitor... Como Arthur tá um boom será Heitor!!!

    Agora é torcer pra ser um irmaozinho pra Sophia!!!!!!! hehe

    Bjokas grandes em vc na pequena e no pequeno

    ResponderExcluir
  16. Mariana, o meu filho é João Vitor, e curiosamente ele não tem nenhum amigo com o mesmo nome na escola, embora conheça vários... no meu caso não fazia questão de ser comum ou não, só queria João... foi o pai que pediu pra colocar + p não ficar 'jão'... então veio o João Vitor. Na escola ele tem um amigo Enrico, achei diferente o nome e muito bonito, quem sabe??
    Bjo,
    Camila

    ResponderExcluir
  17. oi Mari... olha, tbm sinto isso, tenho uma infinidade d nomes de meninas, mas pra menino é difícil

    e a família tb é mto grande, então mtas oopções outras mamys já usaram. Eu acho um saco ter q ficar diferenciando: João filho da fulana ou João filho da ciclama? Por isso nem penso em "copiar", mesmo q a pessoa não se incomode

    aaa, ri mto com o post e com alguns comentários kkkk Catarina catarrenta foi óóótemo kkkkk

    realmente acho q Benjamim ficou uma péssima opção depois da Gisele.

    eu já escolhi há anos (e marido felizmente concordou) o nome Miguel. Hoje em dia tá bem batido, mas já escolhi faz tempo e não consigo mais mudar.

    pra menina elegemos Letícia, tbm há anos atrás. Felizmente, tá diminuindo um pouco o número de Letícias(rsrs) então, se eu tiver uma girl e até ela ir pra escola, acho q dá pra ser a única Letícia.

    não tenho mtas sugestões (sei q vc não pediu, mas não custa né) kkkk eu amo Isaac mas meu marido não gosta... e das suas opções gostei mto do Tales... Daniel tbm é bom, não está mais tão usado, a "febre" de Daniel foi há alguns anos, agora é mais Gabriel e Rafael.

    Desculpe o testamento
    Beijinhos! Boa sorte com a escolha

    ResponderExcluir
  18. Nossa, com a gente foi o oposto. Se a Mariana fosse menino já tinha nome escolhido desde sempre: Thiago! Mas demoramos muuuuuuuuuuito pra escolher Mariana, que eu acho lindo, mas espero que ela não me xingue pela quantidade de MArianas que vai cruzar por aí! rs!
    Daniel é lindo, é o nome do meu marido, e quase não vejo crianças com esse nome!
    beijos mil, Re

    ResponderExcluir
  19. Mari, se tiver um tempinho passa lá no meu blog e veja a dica pro Circo Vox. É meu cliente e tô dando ingressos pro espetáculo, que rola até 25/04. Tenho certeza que a Alice vai adorar... beijo!

    ResponderExcluir
  20. Ahhh... se quiser divulgar aqui no seu blog, ou fazer uma promoção, te dou 10 pares de ingressos. Mas tem que rolar logo por que só vai até 25/04.

    www.circovox.com.br

    beijo!

    ResponderExcluir
  21. Mari sou da mesma turma que você. O coisa dificil que é nome de menino. Desde criança eu dizia que seria Gabriel, mas hj é tão comum que perdi o tesão pelo nome...

    ResponderExcluir
  22. ei Mari, que dificil, né?
    Bem, meus pais quiseram ser originais, então na época, moda de Aline e Janine...adivinha??? Pois é! Virei Anine pra ser diferente e continuo sendo hahahaha, por isso quis um nome bem comum para meu baby: Lara! Mas quis o destino que não fosse menina, então perdi a vez de escolher o nome pq meu marido, criativo que é, quis o próprio nome no filho: Guilherme! dos males o menor, já que o nome dele msm é Paulo Guilherme, então fugi do Paulo e tb não preciso acrescentar nem junior e nem filho (...) hahahaha.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, nome de menino é muito difícil! Também tenho este problema de que a família do meu marido é basicamente uma família de homens (até a geração dele, agora só dá menina), e todos eles têm nomes lindos que eu colocaria nos meus filhos... tanto que enquanto ainda não sabíamos o sexo da minha filha, a gente fez uma lista de três finalistas femininos... e dois masculinos! Muito difícil.
    Das suas opções eu acho Daniel lindo. Tá certo, eu chamo Daniella (sempre tive no mínimo 03 na minha classe, entendo seu drama) e meu marido, Daniel (hahahahaha, bem original o casal).
    Mas não é por isso não. Acho um nome bonito, simples, fácil de escrever e de entender. Não vejo muitos bebês chamados Daniel (o Daniel mais novo que conheço tem uns 25 anos) e, como plus, funciona em várias linguas: em ingles, frances, italiano, espanhol... todo mundo entende de cara e acerta a escrita.
    Podia votar? Hahahahahaha

    ResponderExcluir
  24. Oi Mari!
    Eu sou como você e adoro nomes estranhos ou incomuns, mas ao mesmo tempo adoro clássicos, afinal um Channel é sempre um Channel.
    Dentro do mundo dos clássicos eu AMO João (simples e forte), Antônio (Tom Jobim), Francisco (Chico), Maurício (só conheci Maurício legal) e Guilherme (que tem uma infinidade de apelidos fofos, como Gui, Guigo, Guili etc).
    Agora meu nome do momento é Guido!

    Beijo e boa sorte com o beibe!

    ResponderExcluir
  25. Ah, esqueci de sugerir, rsrs
    Gostei de Daniel e gosto tb de Artur.

    Beijinhos nossos pra vcs!

    ResponderExcluir
  26. Tive um único colega de escola na vida que se chamava TEÓFILO! Gostou da sugestão? Pelo menos vai ter um apelido digno. E ele com certeza odeia a mãe dele até hj... hehe

    ResponderExcluir
  27. E agora vc sabe a razão do porque quase me divorciei com o #1 e com #2 tive que apelar para as lágrimas e o direitode dizer: quem vomitou 3 meses fui eu; quem vai parir sou eu, então eu decido esse tambem. Hahahah.
    E como vc eu queria colocar nome "brasileiro" que os gringos fossem conseguir repetir e escrever. Nada de Guilherme ou Tiago. Ah, fora que o maridao é contra nome biblico. Hello?? E existe nome brasileiso que nao tenha nenhum pezinho na Biblia?
    Alias, o raciocinio dos maridos é universal viu? O meu falava: "Andre? Nao!" "Por que?" "Porque vai ser o primeiro da fila e nao vai conseguir acabar a lição de casa durante a chamada". "Tomas? Nem pensar!" "por que?" 'porque vai ficar 'tomas no cu na escola".

    E detalhe: toda essa discussao de escola, sem nem saber se um dia os carinhas vao estudar no Brasil. Oh god!

    ps: o Rodrigo queria porque queria Daniel tambem, Eu cogitei Arthur, mas ele nao quis. Que tal? OU fica muito parzinho Alice e Arthur?

    ResponderExcluir
  28. Olha, Mari, esse negócio de nome de menino comigo é a mesma coisa. Tenho opção pra umas 10 filhas ainda, mas pra menino... nada. Pra não mentir, adoro Caio (que tal??) mas é que o sobrenome do meu marido é Pinto... então, Caio Pinto não rola né? Eu também achava esse negócio de nome repetido um saco, mas não tive escolha: sempre adorei Júlia e merda foi que virou moda de uns 8 anos pra cá... (eu gosto antes disso). Culpa da chata da Glória Pires que fez uma Júlia na novela das 8, e era a mocinha, ainda por cima. Não deu outra: pipocaram Júlias pelo mundo e eu não ia mudar o nome - era o meu favorito ever!!! Castigo: tem mais duas só na sala dela, humpf.
    PS: Se eu tiver outra menina, Alice era uma das opções. ; )

    ResponderExcluir
  29. Puxa, que dificuldade mesmo. Aqui em casa como só temos filhos imaginários tivemos muito tempo pra escolher, hehehe e ainda assim foi uma briga.
    Marido que é geofisico queria nome dos caras "inteligentes", imagina pra onde ia meu Eduardo (dudu), ai depois de muitos nomes "inteligentes" chegamos a variante do Nicolau (pega no meu p***) (Copernico oi????), Nicolas, que vai bem em váaaarios idiomas e ainda tem o Petit Nicolas, um clássico da garotada francesa.
    Ai, se não resolverem nenhum dos seus, pega o Nicolas :-D já que meu filho vai ficar no imaginário mesmo, hehehe.

    ResponderExcluir
  30. calebe, asafe, samuel, AARON, Dylan, Pedro, Nolan, Noah ,Thomas! :)

    idéias, espero ter ajudado. bj

    ResponderExcluir
  31. Vou te contar uma história interessante e engraçada.
    Bento é sobrenome da família da minha mãe. E o avô da minha mãe era Francisco Bento e mis alguma coisa. Era Chico Bento de verdade.

    Meus avós, não satisfeitos, colocaram o nome de um irmãos da minha mãe de Bento.
    Bento Bento XXXXXX XXXXXX!!!

    Posso com isso?

    Bom, desde sempre quis uma menina e quis que fosse Laura (pq nunca conheci uma Laura da minha idade!).
    Qdo fiquei grávida, adivinha?
    É Laura que nem chuchu na cerca!


    Das sugestões dos coments, voto em Adam e Ulisses.

    Sugestões diversas, que eu amo:
    José (bíblico e lindo, a história dele é maravilhosa!), Antonio e João.

    E tem mais um, que, se um dia parir um piá, será esse e não vou falar!!!!

    ResponderExcluir
  32. gostei de thales e lucas
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Oi Mari! Acompanho seu blog há tempos e adoro, inclusive me inspirou muito a criar um para o meu pequeno. Pequeno esse que se chama Benjamin e tb nascido no mes de agosto(muito antes do uberbaby da Gisele...rsrsrs), portanto sou suspeita pra falar que AMO esse nome.
    Tb sou do time que gosta de nomes diferentes (só não vale sacanear tá? rsrs) do tipo: Theodoro, Mathias, Vicente, Lauro, Juliano, Santiago, Tom, Tito, etc etc
    Espero ter te deixado mais confusa, porque essa fase de escolha de nomes é uma delícia...rsrsrs

    Bjs
    Sofia (www.ummundoparaoben.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  34. Oi, Mari, tudo bem?!
    Nossa, faz um tempão que sigo seu blog e nunca me manifestei, mas hj num gÛentei! rsrs
    E olhe que nem sou mãe ainda e tb não estou pretendendo por horas... mas não resisto em dar uma espiadinha por aqui, todos os dias, e rir um pouco!
    Mas hj vc me pegou, porque adoro o nome Ben e tenho as mesmas dúvidas que vc. Primeiro q meu Dignissímo não é Brasileiro, entounces fica bem difícil em escolher um nome universal.
    Resumindo, nome pra menino é mais difícil mesmo e ainda por cima gosto de nomes curtos... Vixe Mamis.... já era, neh?!
    O que acha de Laurens?
    Bjns

    ResponderExcluir
  35. Meu favorito disparado é Arthur (nome do meu irmão). Mas gosto também de Eric (ou a variação: Érico), Jonas, Vicente e Bruno (meio comunzão...).

    Boa sorte e parabéns pelo blog. Não sou mãe (nem com, nem sem prática) mas me divirto à beça com as suas peripécias.

    ResponderExcluir
  36. Gente, e não é que esse romer me persegue! Não consigo postar com o meu nome de maneira alguma!
    Bom... falando em nome... o meu é Rita... mas que para alguns virou Gugui! Tanto trabalho para escolher o nome aí vem esses apelidos loucos que quando a gente se dá conta tem gente que nem sabe qual o seu nome mesmo...
    Eu não vou sugerir um nome não... no momento gosto de dois mas não vou divulgar não.... porque já é quase impossível escolher um nome para menino e se vc der, aí já viu... um a menos para mim... já me basta o monte de filhos que minhas primas andam tendo e roubando todos os nomes que acho lindo! Melhor eu acelerar o processo senão não vai sobrar nenhum! Hahaha! Beijo grande e obrigada pelos parabéns!

    ResponderExcluir
  37. Tenho um sobrinho Daniel e acho o nome lindo! Por que será?
    Gosto muito também de Dan. É o nome do filho de uma amiga minha.
    Beijão e ótima escolha

    ResponderExcluir
  38. Sou suspeita, mas amo Theo! hahahaha
    mas tá mesmo bem na modinha! Depois que o meu Theo nasceu já vi outros vários por aí, inclusive o cachorro de uma senhoria super simpática que mora no prédio do lado! Até aí tudo bem porque a cachorra da minha amiga chamava Larissa.

    Gosto de Pedro! Só não pus Pedro pq meu irmão já o é (pelo jeito já deve ter um Pedro na família, mãs, fica a dica!)

    Bjos na Alice e no embutido (pobrezito - nome nele jah!)

    ResponderExcluir
  39. Oi Mari, tudo bem?
    Então, desde quando eu descobri que estava grávida vieram nomes lindos de viver ...também só de meninas. Mas o destino me enviou um menininho e eu tive que dar nome à pobre criança, então me virei com os recursos que tinha. Assim como você, sou adepta aos nomes diferentes e isso é sem sombra de dúvidas um empecilho a mais na hora na escolha. Tá, mas não foi pra isso que vim aqui. Vim sugerir o nome do meu filho: Levi. Simples, diferente e tem um significado bem bonito. Também vou ser boazinha e te deixar com as opções dos meus futuros filhos: Lui e Breno. E nem terá risco de se encontrarem na escolinha, pois sou do RJ rsrsrs ... mas se vc optar por um desses e eu te ver na rua juro que atravesso na hora! hahaha
    beijinhos e muita saúde pra essa família lindona q vc tem.

    ResponderExcluir
  40. Mari,

    Não pude deixar de palpitar...nome de menino é difícil mesmo, sempre achei! Todos que pensava desde a adolescência, passado um tempo eu enjoava...
    Mas dois que sempre me chamaram a atenção é Alexandre e Santiago. Acho sonoro, de boa articulação de sílabas, sem dificuldades para escrever e sem muito por aí...gosto bastante também de Raul, Marcos, Miguel e André (esses menorzinhos)

    ResponderExcluir
  41. O nome do Davi ja estava escolhido faz mto tempo, o problema era se fosse menina...
    Tínhamos uma lista com uns 20 nomes e demorou pra decidirmos. E acredite se quiser, se fosse menina se chamaria Alice. rs
    (era o nome da minha avó tbm)

    Gosto de nomes curtos mas com uma certa força na pronúncia.
    E Davi é assim... além de sermos admiradores do Rei Davi da bíblia.
    Outro nome curto e forte que eu gosto é ENZO, é o nome do meu cachorro. rs.

    Mas quando estava grávida ouvi uma verdade. RODRIGO é um nome bem comum pra nossa época (anos 80), mas agora é um nome muito difícil de ver em criança e é um nome bonito.

    Entre os que vc citou eu gosto de THEO. Assim, simples e forte.

    Nunca quis dar um nome mto diferente aos meus filhos... nome incomum ja basta o meu, que é ELINÉZIA.

    É isso!
    Ainda bem que não teve concurso para o visitante 200mil escolher o nome... também ficaria perdidinha da silva.

    Ah! Ja li que nome simples combinam com sobrenome mais difícil e longo, e nome maior com sobrenome curto.
    (tomara que ajude)

    ResponderExcluir
  42. Olha nome de menino é dureza mesmo, sei não qual é o problema...se bem que de menina também, eu tinha tantas ideias e no final não queria nenhum, abri pra votação no blog, afinal de contas, nada como im bando de desconhecidos pra escolher algo assim irrelevante como o nome do seu filho! hehehe
    Uma variação de Lucas que fica perto mas não é tao comum é Luca, e pode bottar com dois cc pra ficar com cara de sofisticado...
    Theo é lindão, meu favorito!!Mas Ben tb estava na minha lista quando escolhi Zack, apesar de todos os protestos da família. Meu afilhado chama Olivier e eu acho lindo, o outro vai chamar Leo. Todos curtinhos e relativamente diferentes.
    Independente do nome, o importante é o argumento, nem que seja: "o filho é meu, eu que vou parir, dou o nome que eu quiser!"

    Beijinho pra todos os com e sem nome.

    Keiko

    ResponderExcluir
  43. Oi Mari!
    Faz um tempo que frequento seu blog e morro de rir com vc e a Alice. Os planos pros rebentos ainda estão longe, mas mulherznha que sou sempre fiquei pensando em nomes. Menina é sempre mais fácil, agora meninos é uma crise. Minha melhor amiga ta com um embutido tb, então estou praticamente embutida junto. ELa escolheu Theo, por enquanto, o que eu achei ótimo pq ela e o namorado são pessoas mais "naturais, paz e amor" e eu tava morrendo de medo do meu "sobrinho" acabar com algum nome + elemento da natureza, o que é comum entre os amigos do pai do bebê.
    Pro meu eu escolhi Dylan, além de ser uma homenagem ao Bob Dylan, é uma homenagem à musica em geral, e esperando que o nome traga talento musical ao meu rebento tb. Além d'eu achar um nome lindo e de fácil pronúncia em qualquer lugar (tb acho importante nomes "universais"). Mas tb gosto de Max, Nicholas (Nick é um apelido lindo, e é um nome universal tb!), Adam, Alex...Se eu me lembrar de mais venho aqui pra compartilhar!

    Mas nem se preocupa pq criança tem apelido chato, mas super e cresce com personalidade! Eu era Anneta Motoneta e me dei muito bem! hahaha

    Beeeijos!
    <3

    ResponderExcluir
  44. Mari, temos gostos parecidos pra nomes!
    Sempre disse q minha filha será Alice ou Olívia, e menino Theo hehehe
    Mas acho mto bonito tbm Renato, Manoel, Leonardo, Bernardo, Otávio, o clássico João...

    bjinhos!

    ResponderExcluir
  45. adoro Lucas!!!! rsrsr´foi o escolhido para o meu pequeno... na creche sdele até o momento ele é o unico com esse nome rsrsr
    outros que eu gosto: Felipe, Caio e Matheus

    bjinhos e boa sorte na escolha

    ResponderExcluir
  46. Oi,
    comigo aconteceu o contrário. Já tinhamos nomes de meninos e nada de conseguir um nome de menina que agradace a mim e ao meu marido. Ai graças a Deus veio um menino, ARTHUR... Agora quero engravidar de novo ano que vem, queria uma menina.. e já fico pensando em que nome gostaria de dar a ela.. Se vier menino já sabermos o nome : Pedro.
    Boa sorte na escolha, e nos mantenha informados
    Beijos!!
    Ana Cecilia

    ResponderExcluir
  47. Eu tbm gosto de nomes meio diferentinhos como vc disse. Tanta gente deu palpite pro nome da nossa filha... mas todos nomes que tem de monte por aí! Assim, escolhemos o nome que eu sempre pensava que seria da minha pequena: Melanie. E todos adoraram e sempre dizem: "que diferente". Nem tanto, mas é, haha.

    Eu adoro Matias, Theo e Daniel tbm são lindos!

    Bjos

    ResponderExcluir
  48. eu já mandei minhas sugestoes por email, rs

    ResponderExcluir
  49. Vamos às sugestões! Rsrs...
    Concordo que DANIEL não é tão comum como antigamente. Gosto desse nome!
    THIAGO ou TIAGO, SAMUEL e GUILHERME também são do meu gosto.
    Se o meu bebê for menino se chamará DAVI.
    Bom, é isso! Depois venha nos contar qual foi o nome vencedor.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Mari, como vc abriu à sugestões... a minha é Bernardo. Foi como o Marcelo ficou chamando minha barriga antes de descobrir que eu estava grávida... é, ela já apresentava saliência e ele gostava de tirar onda com a minha preocupação com a "gordurinha localizada"!

    Outro nome que eu amo, mas não dou pra ninguém pq vai ser do segundo, se ele vier, é Pedro... Ops, falei! Tudo bem, pra você pode.

    Convite: enquete sobre sexo após a gravidez, lá no Enquanto Esperamos!

    www.enquanto-esperamos.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Oi Mari, lendo os comentários vejo que tem diversas mães com o mesmo problema que o seu né? Pra mim foi exatamente o contrário, o nome do Francisco já estava decidido desde sempre, nosso problema era se fosse menina. hahaha. Daí vieram diversas opções e tínhamos decidido por Amelie Gaya. Aliás o Francisco seria Francisco Gaya, mas daí minha mãe começou a falar que seria chamado de gay na escola. E mudamos pra Francisco Terra.
    Bom, eu sei que vc não pediu opinião mas dentre as tuas escolhas eu tbém fico com Daniel. Adoro os nomes comuns, fortes e originais. Também gosto de Pedro e de João. Alguém disse Enzo, mas menina como tem Enzo agora né?
    bjão

    ResponderExcluir
  53. Sou super a favor de nomes diferentes, tanto que o do meu filhote é Ciro.
    Acho que foi porque sempre fui a única Talita da escola e afins... Então quis que ele tivesse o mesmo, originalidade sem exageros.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  54. Sabe que eu nunca liguei de chamar Patricia, mesmo tendo sempre outras 5 na classe? Achava até engraçado. E aí que escolhi para minha filha o seu nome, Mariana, que também é meio top 5. Mas, de novo, escolhi porque gosto, sei lá, ai, deu preguiça de escrever o que eu penso, já fiz até post sobre isso, mas, em resumo, única é a pessoa, não o nome. Divaguei, ai.
    Mãs, que nome de menino é difícil, você tem razão. Até o 5º mês pensamos que Mariana era menino e aí cada nome que eu escolhia meu marido e irmãos tentavam ver se era à prova de chacota.
    Se a votação estiver aberta, voto em Bento. mas na minha casa, esse nome não passou nem da porta.

    boa sorte e beijos

    ResponderExcluir
  55. Ben é bonito - vai acabar lançando uma ONG de sucesso.
    Daniel - será bom filho e bom namorado
    Luca - bom filho, bom sobrinho, namorado meia-boca
    Theo - vai seguir a carreira de relações interacionais

    Pensando assim fica mais fácil. Tipo um mapa astral, vai por mim.

    Eu voto Noah - bom filho, inteligente, alegre, lindo e - acima de tudo - apaixonado pela mãe pra todo o sempre.

    ResponderExcluir
  56. Não tenho filhos ainda, mas, desde criança tenho uma certeza. Quero ser mãe! E mãe de menina... Quero no mínimo 2 e já tem nome escolhido (Alícia e Alexis)
    E caso o meu sonho mude um pouco de figura, ficaria totalmente perdida no quesito escolher nomes para meninos. Gosto muito de Nicholas (Já tem na família) E Matthew (Mas, estamos no Brasil, não?! - Se bem que Alexis é nome americano, mas sei lá)
    É complicado mas fica calma que logo irás encontrar um nome bonito paro no pequeno garoto.

    ResponderExcluir
  57. Gosto muito de "Edmundo", que em outros paises pode ser chamado de Eddie. bjks, felicidades, Sil

    ResponderExcluir
  58. Silvio ou Henrique... :o)

    ResponderExcluir
  59. Oi Mariana, faz tempo que não venho por aqui e acho que a ultima vez vc tinha cabado de saber que esperav um baby. Minha filha é Mariana - um nome que nunca tinha pensado em colocar em uma filha-mas adoro,acho lindo,sonoro.Na escola dela só tem mais uma, hoje esse já não é um nome comum.O nome a principio seria Catarina mas quendo eu falei pro medico ele fez uma cara e uma comentário que me fez desistir na hora.Sabe como é gravida né? tudo ofende.
    acho thales maravilhosso e colocaria em um filho meu com certeza,gosto de fausto,alvaro,otavio,miguel-são nomes fortes.
    theo tb é lindo e foi o nome que a minha mariana colocou na pelucia preferida dela e nem sei como ela "achou" esse nome , só sei que ela nunca dormiu sem o Theo dela.
    beijos

    ResponderExcluir
  60. eei mariana..
    adorei esse post sobre nomes!!
    realmente é complicado, eu tambem sou adepta a nomes diferentes..
    theo e ben sao perfeitos para meninos.. mas como você falou ben é uma especie de "diminuitivo" uma coisa carinhosa tipo ben..Ben affleck!!;D
    gosto de benicio mais a angelica fez o favor de banalizar, gosto tambem de Thom que pode ser thomas e Thor que é forte e bonito tambem.
    Bom, por eu ser fã de thom e achar muito diminuitivo, gosto de Antonio que é forte e marcante.
    Alem de pedro, joão, artur..mas esse ja estão cada vez mais frequente!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  61. Eu te amo!
    E amo mais ainda esse seu humor pornochanchada divertidíssimo em ser!
    Lucas é legal! Vinícius e Guilherme também. Henrique. Todos, nomes de homens que eu amei! hahahah

    ResponderExcluir
  62. Otávio, Miguel, Davi, Vicente, Nicolas são algumas sugestões.
    Ben acho q vai ser chamado de Ben 10 e é preciso explicar se é escrito com n ou m; Daniel, além de bonito, no quesito nome internacional é legal, e também é bem pouco comum hj em dia (comparado com Lucas, Gabriel, Rafael, Mateus, etc)
    Agora, às vezes, acho estranho Daniel sendo chamado de Dani, que também é um apelido feminino..(fica o toque para se pensar no assunto)
    Boa sorte pra vc!!!!!!!bjs para a Alice
    Daniela

    ResponderExcluir
  63. Olha, compartilho minhas sugestões: Se tivesse sido menino seria Salvador ou Emiliano.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de Emílio e Ângelo; não são comuns e nem estranhos demais aqui no Brasil e fora também.

      Excluir
  64. Um nome de menino que eu acho que combina com Alice é Ícaro.

    Ambos cabem numa mão (têm 5 letras), têm o mesmo número de vogais e consoantes, na mesma ordem e nenhuma letra se repete. E o mais legal é que toda essa analogia entre os dois nomes não é nada óbvia nem cafona tipo a coitada da "Marcília", que é filha do Mário e da Cecília (sem ofensas a nenhuma possível Marcília, filha do Mário e da Cecília que acompanha o blog, hein pessoal!).

    Você só comenta que tem todo esse sentido pra você, pra quem e se quiser. E Ícaro cumpre o requisito de ser incomum mas não estranho, não faz rima e não tem apelido nem diminutivo pronto.

    (Há uns anos atrás, quando eu não tinha o medo que tenho hoje de ter filhos, sonhava em ter um casal de gêmeos e os chamaria assim. Então, como não tô muito confiante de que vou deixar descendentes, te dou de presente a minha "maluquice" hehe! Profitez-en!).

    ResponderExcluir
  65. Ah! E Ícaro também é grego ;)

    ResponderExcluir
  66. Olá, tbm fiquei nessa neura de nome simples mas cool... meu filho mais velho (13) ficou Lucas... na época não eram tantos... e o menor (1 aninho) é o Raul, simples, curto, mas cool! Pensei em Theo, Tom, Thomaz,... Se fosse menina seria Alice tbm! Besos!

    ResponderExcluir
  67. Mari, também tive o mesmo problema. Uma das minhas opções era Gabriel (era o nome do meu falecido irmão), depois Theo, mas meu marido não gostou. Enfim... Tenho uma sugestão: que tal Noah (pronuncia-se Nôa), Kim ou Thor?

    ResponderExcluir
  68. Hehehe, esse assunto reeeeende. Engraçado que na epoca da gravidez só tínhamos decidido o nome se fosse menino, seria Arthur. Outro forte candidato seria Giuseppe (nome do avô do maridão). Não havia preferência por sexo, simplesmente rolou fácil a escolha. Quando descobrimos que era menina (êba!) a coisa ficou mais difícil, fiz duas listas, a dos possíveis nomes (era pequeninha, tinha uns 5 no máximo) e a do que não poderia em hipótese nenhuma (caramba, esa era enorme, hahaha).
    No final decidimos por Alice, eu porque amo o desenho e meu marido porque tem uma tia com esse nome.

    Relaxa que uma hora a inspirção vem!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  69. Gosto de Thales! Uma prima do meu marido tem um filho com esse nome, acho muito bonito, porem, vale lembrar que o garoto é um peste, o mais chato que ja conheci nessa vida!!! Mas lembrei de um nome que acho lindo e que combinaria com vcs: Alisson! Eu acho muito bonito, e deixo como dica! Só não sei se vai gotar da combinação com Alice, né? Fik meio parecido! Mas, fica a dica!!! Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  70. Eu tb poderia ter meninas que escolheria o nome fácil, fácil. Mas agora, mãe da Olívia e grávida de um menino, não consigo definir o nome do garoto!
    Coisa difícil mesmo escolher nome de homem, ainda mais morando fora do Brasil! Tem que soar bem em duas linguas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde Mariana,
    estou gravida de 23 semanas tambem...
    Quando descobri que era menino tive a mesma duvida, ate porque sempre quis Joao Victor, mas devido a uma longa historia desisti do Joao...
    Dai veio a duvida, queria um nome simples, que fosse de facil pronuncia e que nao tivesse muitos apelidos... queria que chamassem ele pelo nome, e nao por apelidos como sempre aconteceu comigo...

    No fim, acabei decidindo por Murilo.
    Achei um nome simples, q nao existem muitos...
    espero q logo voce tenha sua inspiraçao!

    ResponderExcluir
  72. Nossa quanto nome! Tem um que eu gosto bastante e que não apareceu: CAIO... não é muito universal, mas á fácil de falar...

    ResponderExcluir
  73. oh dúvida cruel!
    to com vontade de te dar um abraço, seguido de um "pedala" na nuca e por último um beijo pra sarar o dodói.

    além de estar com a mesma dúvida cruel que você (descobri que também espero um menino), fiz uma lista de nomes que contém MUITOS semelhantes aos seus.
    e eu tava preparando um post muito parecido com este, mas estou esperando decidir definitivamente o nome do guri pra postar.

    então não me acuse de salafrária copiadora.
    a culpa é de gisele, que roubou o nome de nosso filho ;)

    beijooooooooooo!!!
    :)***

    ResponderExcluir
  74. Mari, dá uma olhade nesse site... Talvez ajude vc a decidir alguma coisa!

    http://nameberry.com/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  75. Nossa, ja tem tanto comentario aqui que quase desisti de deixar o meu... mas como dar pitaco é irresistivel, ai vai minha opinião: adoro o nome Leonardo (com certeza sera o nome do meu filho, se um dia eu tiver um). Se quiser inovar, pode colocar apenas Léo (que é o que ele vai acabar virando mesmo). Além de tudo, é super internacional. Tb gosto de Enzo e Enrico.
    Daniel tb é lindo e acho que não esta mais na moda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  76. Sou professora de criança e te digo:

    Nomes que estam bombando são esses: Joaquim, José, Joao, Francisco, Enzo, Benjamim, Lorenzo, Lucca, Pedro, Pietro, Mathias, Theo, Teodoro.

    Nomes que não se vê mais nessa geração: Luciano, Guilherme, Bruno, Daniel, Leandro, Evandro, Augusto, Gustavo, André, Lucas, Paulo, Mateus, Sérgio, Luis.

    Amoadoro: Max

    A década de 80 tá com tuuuudo!

    Abraço, Paula.

    ResponderExcluir
  77. Olá Mariana! Cheguei aqui pelo blog da Renata (Lialata e os gatos) e, apesar deste post já ter mil comentários, não resisti ao ler o nome do meu filho entre as suas opções para o baby embutido... O nome do meu filho é Bento. Também foi dificílimo decidir, nome de menino é realmente muito mais complicado do que de menina! E, no meu caso, o marido só queria um único nome: Sebastião. Então passei quase a gravidez toda sugerindo nomes... Alguns que gosto são Artur, Vitor, Tomás, Heitor (que, além de lindo, é grego)... Dentre as suas opções, voto em Daniel. Lindo, sonoro, internacional e não está mais tão na moda. Além de Bento é claro! :P
    Que, no nosso caso, foi o único que meu marido topou por ser diminutivo de Benedito, nome do avô dele. Nem ligamos pro fato de ser o nome do Papa!! Tanto é que hoje, quando digo o nome dele, sempre ouço elogios e quase ninguém lembra do papa.
    Quando tiver um tempinho, faça uma visitinha no meu blog:
    http://maedobento.blogspot.com/
    um beijo!

    ResponderExcluir
  78. bz, desde antes da gravidez já tínhamos escolhido nome de menino: pedro. de menina, estávamos meio indecisos, mas não imaginávamos que seria tão difícil!
    estamos com 34 semanas agora, e nada de sair a decisão. todos perguntam, os avós estão curiosos, os tios acham um absurdo, e o pai não sei por quanto tempo aguentará a pressão...
    enfim, compreendo sua dor! rs
    assim como o seu maridón, (meu) carlos e eu somos fanzocas dos nomes gregos. sempre gostei de thales, acho lindo!
    concordo com as colegas acima -- daniel também é uma graça, mas os dois nomes de menino que mais ouvi ultimamente foram davi e daniel...
    de qualquer forma, evitando apenas as repetições dentro da família (minha opinião), o nome que vocês mais gostarem deve ser o eleito! afinal, sempre vai aparecer algum xará. até eu já encontrei algumas rossanas!
    por fim, lembrei de outro detalhe determinante da escolha, pelo menos para mim. você mencionou os nomes que geram apelidos constrangedores, os cacofônicos, alguém aí acima lembrou dos nomes que não combinam com os sobrenomes, mas eu ainda tenho que me preocupar com o sotaque. sim, porque minha criaturinha terá quase todos os parentes no interior de sp e mg, portanto certos nomes, apesar de bonitos, estão vetados. imagine só: arrrturrr, bárrrbara, berrrnarrrdo, heitorrr...
    kkkkkkkkk
    beijo!

    ResponderExcluir
  79. Primeira vez por aqui, mae de dois (menina de 1 ano e dez e menino de 1 mes). Desculpe pela falta de acentos, mas nao sei muito bem operar esse MAC do maridao.
    Concordo que e mais facil escolher nome de meninas e tambem concordo com seu marido sobre a questao dos nomes dos meninos. Fiz uma selecao dos classicos nao batidos: Alexandre, Bernardo, Daniel, Danilo, Eduardo, Fabio, Guilherme, Leonardo, Mauricio, Marco, Marcus, Paulo, Ricardo, Rodrigo (meu cacula), Vinicius.
    Acho que e isso - esses sao nomes que eu colocaria no meu filho para fugir da sugestao inicial do meu marido - Ettore (no way!).
    Espero ter ajudado. Adoro o blog, parabens!
    Bjs, Malu

    ResponderExcluir
  80. Adoro seu blog e a manerio como vc escreve por isso esta na mi nha listinha. Escolher nome de filho e dificil ne, la em casa foi uma lenda, pois nao chegavamos a nenhuma cnclusao. boa sorte bjs

    ResponderExcluir
  81. parabéns pela gravidez, mari! delícia! veja se apetece:
    piero, galileu, valentim, lino, levi, e... tibúrcio! (hahahaha... brincadeirinha)
    minha filhota de 5 meses chama-se olivia (quase foi alice), mas quando ainda não sabia o sexo, havia pensado nessas possibilidades pra menino(apesar de eu ser geminiana, não mudei de idéia. muito provavelmente darei um desses se meu segundo for menino e cora se for outra menina).
    pergunta nada a ver com o tema: em que escola estuda alice? queria uma tão boa quanto grão de chão, porém, mais barata...
    um beijo, sorte!

    ResponderExcluir
  82. Mari, tb tive dificuldades p achar nome do meu que é Murilo, q tal? E gozações em cima do nome, criança é mega criativa e qq um q escolha sempre vai ter um repetido. Boa sorte. bjo :o)

    ResponderExcluir
  83. Engraçado como quase todas as meninas que sugeriram "nomes diferentes" disseram nomes parecidos (Theo, Thomas...)... e nomes, que me desculpem, beiram o mau gosto (odeio essa coisa americanizada)... é preciso ter delicadeza e sensibilidade pra escolher um nome... vc tá definindo o cartão de visitas da pessoa pelo resto da vida dela...

    Eu amava ALICE...era meu nome de escolha since ever, meu sonho era chamar Alice... mas agora tá hiper na moda e suas pééééssimas variações como Alissa, Alicia e cia ilimitada...

    O único nome que vi ultimamente que realmente foi diferentinho foi VALENTIM (mas, que não colocaria numa criança). Apesar de que Valentina virou febre agora... na tentativa de ser diferente, as mães criam febres com nomes, como o caso de Theo...

    Ja tivemos a epoca das Vitorias (é só ter um problema na gravidez, que a coitada é obrigada a chamar Vitoria), Julias (e suas péssimas variações 2) (hj com cerca de 10-12 anos) e mais recente (com 4,5 anos), as Isabelas (que voltará a moda daki uns anos, quando as fãs do Crepúsculo tiverem filhas só para ter apelidos de Bella) e Luisas...

    No caso do meninos, foram os Joao Vitor, Joao Pedro, Gabriel (sabia que esse é o nome MAIS registrado no Brasil?) e mais recente os Vitors e Arturs...

    Eu curto Bernardo, mas a pronuncia em Minas fica horrorosa...rs BeRRRnaRRRdo (assim como ARRRRRRRthuRRRRRRR)

    Por outro lado, TODO NOME terá brechas pra gracinhas... alguns citados me trouxeram coisas a cabeça imediatamente: Ícaro - Ácaro; Thomas = Thomas Turbano,Martín = Rick Martin (=gay) = Martini.... fora que homem tem aquele negócio... Henrique??? Ahhh, eu tinha um colega Henrique na segunda série que era bichoso....¬¬

    E as mães ficam nessa peleja, escolhendo o nome tão empenhadas, pra criança crescer e virar CABEÇÃO, BANANA, XUXO....

    Se o nome não der brechas, alguma característica dará... gordinho, orelha de abano, aparelho, pé torto, ser ruim no futebol, ser loiro, ser humano!!!

    Faz parte

    ResponderExcluir
  84. Olha essa lista dos nomes mais registrados em 2009 pra ter uma idéia...
    eu simplesmente amo JULIO CESAR (ou os dois sozinhos Julio ou Cesar). Acho forte, imponente, nao é comum atualmente e a criança sempre será facilmente identificada por onde for...

    ResponderExcluir
  85. http://brasil.babycenter.com/pregnancy/nome/nome-da-moda/
    opa..faltou o link no comentário acima.
    bjos

    ResponderExcluir
  86. tem vários nomes comuns lindos que são pouco usados como: HUGO, PABLO, RODOLFO, SÉRGIO, LUÍS, ROBERTO, FREDERICO e etc...

    ResponderExcluir
  87. Nicolas! é um nome lindo e internacional! :)

    ResponderExcluir
  88. BZ! nem sei se você se lembra de mim. Tínhamos alguns amigos em comum, entre eles o Santiago Nazarian, e sei lá quem mais (eu tinha passado pelo Lourenço e Santa, vc estava no Gracinha na mesma época). Encontrei seu blog por acaso e achei uma delícia. Parabéns. Espero que vc tenha encontrado o nome do rebento e que ele nasça com toda a saúde do mundo. Eu também adoro Benjamin, tive a idéia antes da Gisele tb, e pensei as mesmas coisas que vc... ahahahah. Um beijo com carinho

    ResponderExcluir
  89. Oi Mari,
    descobri teu blog esta semana e estou adorando :-)

    Queria so comentar que o nome Artur fica horrivel, depedendo do sotaque do falante. Imagina, eu, jundiaiense, chamando o menino "Arrrturrrr, vem almoçarrrr"... nao da, doi o ouvido.

    Morando no exterior, outros nomes que nao rolam sao: Joao e Guilherme.

    Meu marido se chama Rogerio, e ja eh dificil pras pessoas falarem... nome exotico por aqui...

    ResponderExcluir
  90. Ola, Entao estou gravida mas ainda nao sei o sexo do meu baby nao se for uma menina ja tenho o nome, mas se for um menino vai ficar por conta do meu marido,e ele ja ate falou q vai seu Daniel ele e americano, ele pronucia diferente da gente no Brasil,nao falei nada pq eu gosto de Daniel, mas amo Ethan.Bjuss Q Deus abencoe grandemente a sua familia.

    ResponderExcluir
  91. Oi cheguei no seu blog pelo blog da Marylin, achei o post muito legal rsrs! Eu tb tinha - tenho - listas de nomes de menina... E no fim o nome da minha filha foi sugestão do pai (antes de engravidar tb, já escolhíamos o nome dos rebentos). Lara! Assim como vc falou, é lindo e ponto! Rsrsrs
    Engraçado como não tenho quase nenhum nome preferido de menino... vou pensar no assunto, assim daqui uns aninhos já teremos mais opções rs.

    ResponderExcluir
  92. olá olha eu acabei de fazer fiv e espero que venha um casal rsrs...mas se for 2 meninos irá se chamar Lucas e Davi gosto de nomes curto e e acho esses nomes lindo, agora se for menina ainda não sei...beijos e boa sorte

    ResponderExcluir
  93. Acho lindo gemeos com o nome de THOR E THEO

    ResponderExcluir
  94. :::::::::::: <3 #são muitissimas opções....gosto de Daniel, gabriel ,Levi ,Nicolas ,bryan ,Renan ,Heitor , Ysaak, Asaf .....

    ResponderExcluir
  95. :::::::::::: <3 #são muitissimas opções....gosto de Daniel, gabriel ,Levi ,Nicolas ,bryan ,Renan ,Heitor , Ysaak, Asaf .....

    ResponderExcluir
  96. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  97. Me chamo Letícia , estou pela conta do meu esposo
    Poxa nunca pensei que seria tão dificil escolher o nome para o meu bebê , eu ainda não sei o sexo talvez vou saber dia 17 /12 . estou super ansiosa e super com duvida . Estou em duvidas se for menino gosto dos nomes Samuel , Isaque e Bernardo e se for menina gosto de Helena e Heloíse , Mas não sei qual escolher . e ainda mais que meu esposo quer o nome Jonathan se for menino . Ai meu Deus . o que fazer oh duvida cruel

    ResponderExcluir
  98. Poxa nunca pensei que seria tão dificil escolher o nome para o meu bebê , eu ainda não sei o sexo talve vou saber dia 17 /12 . estou super ansiosa e super com duvida . Estou em duvidas se for menino gosto dos nomes Samuel , Isaque e Bernardo e se for menina gosto de Helena e Heloíse , Mas não sei qual escolher . e ainda mais que meu esposo quer o nome Jonathan se for menino . Ai meu Deus . o que fazer oh duvida cruel

    ResponderExcluir
  99. Afinal, qual foi o nome escolhido rsrrs fiquei curiosa... :-)

    ResponderExcluir
  100. Meu nome é Neide e meu marido é carleandro rs imaginem .. la vem um garotao. quase sete meses e estamos na duvida entre murilo, arthur q ja tem mtsss, miguel q segue na mesma e leandro q parece com o do pai e vao ter o mesmo apelido Leo. mas nao sei se eh bobagem parecer con o do pai. ou se sendo assim ninguem tem q reclamar neh. Lembrando q ele queria colocar alejandro (rrandro) mas a familia nao aceita! Qual devo escolher. estou mt confusa. outros nomes a familia ja roubou rs ou nao concordam. ajudem pleaseee!

    ResponderExcluir
  101. Oi pessoal preciso de nomes de meninos que comecam com a letra cle como por
    exemplo:cleriston

    ResponderExcluir
  102. Bom dia, Miguel é lindo.. esse será o nome se meu bebê for menino.. *-* anciosa para ver amanha se será meu Miguel. Nome de menina ainda nao consegui escolher nada e nem gostar de nenhum.

    ResponderExcluir
  103. Realmente nome de menino é bem mais dificil. Dos que você escolheu eu não me indentifiquei com nem um. Não sei se vo te ajudar ou deixar mais na duvida, mais meus preferidos são,theo, henrique e diogo, nomes comuns que não é encontrado em grande quantidade por ai, assim como você tinha comentado. Assim como sambem não gosto muito de nomes composto, ainda mais os que não combinam, não se encaixam, mais João Lucas, seria um dos que me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  104. Gosto de Benjamin! Você já escolheu, qual?

    ResponderExcluir
  105. Gosto de Bernardo Vallentin achei lindo embora tenha pessoas q n achem!!

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. Acho que nem adianta tentar procurar por um nome diferente e que não corra risco de ser motivo de chacota. Meu nome é Giulia! Esse é um nome que ultimamente vem se tornando popular, mas quando meus pais se decidiram por esse nome para mim, deviam existir, mais ou menos, umas 10 Giulias no Brasil. Porém, já dividi sala com outras duas(não ao mesmo tempo, e uma na verdade era Giullia, mas a diferença não é tão grande) e ainda tinha uma Ana Giulia no meu colégio! Não importa o seu esforco em achar um nome original, seu bebê, mais cedo ou mais tarde vai acabar cruzando com alguém com o mesmo nome. Quanto aos apelidos, sugiro que o oriente a decidir seus próprios apelidos, isso sempre funcionou comigo, no primeiro ano, quando eu estudava com uma Giullia(que por sinal era uma das minhas duas melhores amigas, na qual eu mantenho o contato e a amizade até hoje!), ficamos cansada de sempre que alguém gritava "Giulia" as duas terem que olhar, e só depois, a pessoa especificava a qual ela se referia, chamando pelo sobrenome. Por tanto resolvemos que deveríamos arranjar apelidos, para deixar as coisas mais simples, no auge de nossa inteligência de crianças de seis anos, optamos em Duda, para mim, e Dudu para ela(hoje eu vejo melhores possibilidades, com Viu, Giugiu ou Lia, mas acabaram sendo esses. E, não, não tinha nada haver com Eduardo(a), e sim com um erro comum que as pessoas cometem ao tentar escrever nosso nome, pois o "G" ganha uma pronúncia muito parecida com a que o "D" ganha, normalmente, e como não tinha ninguém que se chamasse Eduardo(a) ou Maria Eduarda, optamos por esses mesmo.).
    Quanto as brincaderinhas infantis que qualquer criança bobinha gosta, eu tinha que engolir, mas todos nós tínhamos, nas minhas turmas(ate

    ResponderExcluir
  108. 6 anos depois, achei seu Blog, pois estou passando a mesma coisa! Chegou a minha vez! Lendo seu texto, pensei, parece que fui eu que escrevi, tenho as mesmas preocupações, e como você disse, pra menina tem nome sobrando, todos lindos, mas a escolha de um nome masculino me faz suar... Eu mesma já não gosto da maioria dos nomes, também pelo fato de sempre lembrar de algum menino muito chato que estudava comigo, e na vida adulta os exs.. kkk Se você puder me dar uma luz depois de tanto tempo tendo escrito o blog, ficarei imensamente agradecida. Meu nome preferido é Miguel, já faz alguns anos, bem escolhi porque acho bonito, até então eu não conhecia nenhum Miguel na minha vida e pelo significado, mas isso foi lá em 2010 por aí, estava tranquila, não via um Miguel há anos e nunca tinha ouvido falar até então. Até então o nome bombar... e você deve saber que tem alguns anos que ele está entre os mais escolhidos, desanimei demais, pq era o perfeito, mas agora não parece mais ser... Eu quando estudava tava repleto de Jéssica, anos 90, 91, 92, sempre tinha uma xará na sala, e mais algumas na escola. Não gosto do meu nome até hoje por conta disso, ai como eu detestava, até na faculdade tive mais uma companheira com o mesmo nome. Só quem passou pra saber como é chato isso. Mas voltando, meu marido gosta do nome Anthony, se apaixonou por esse nome, eu gosto, acho bonito, pensei até que poderia ser, mas eu não to achando que nenhum dos dois soe bem com o sobrenome dele (Massola) e mais, o nome é diferente, é americano, meninos adoram fazer bullying, fui professora só posso confirmar que isso ainda é forte entre os meninos, e por mais que eu queira ensinar meu filho a não se importar com o que os outros falam, é como você disse, se posso facilitar a vida escolar e profissional, porque eu irei complicar? Tem muitos nomes masculinos disponíveis, ai eu entro na questão, não me agrada a maioria, eu tenho um monte de homem na família, conto nos dedos as mulheres, mas homem ultrapassa dedos de pés e mãos juntos, fora os tios... já reduz ainda mais o leque de possibilidades, pois eu também não queria repetir, repetiria se eu achasse que a pessoa valesse a pena ser homenageada, ou se eu admirasse mas não é o caso também. Se puder me dar qualquer luz eu te agradeço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails