quarta-feira, 2 de junho de 2010

:: O nome da filha (que não mais terei)


Já estou com 30 semanas e a dificuldade em nomear o embutido continua. Porque eu, pessoa outrora tão caretinha e pouco ousada, ando tendo delírios de exotismo nominal. Quanto pior, melhor. Não sei onde isso vai parar, mas corro o sério risco de parir um filho que me odeie desde o primeiro minuto de vida por causa de um nome embaraçoso que nesse momento grávida-e-louca me pareça lindjo. Sorte que o pai, esse ser sensato, participa da decisão.

Mulheres, sigam o conselho da Ju e escolham os nomes dos seus futuros rebentos ANTES de engravidar. Porque mulher grávida, sério, n-ã-o d-á. Mulher grávida passa 40 semanas sob efeito de drogas hormonísticas enlouquecedoras. Escolher um nome estando grávida é o equivalente maternal do casar bêbado em Las Vegas: na hora parece uma ótima idéia, mas todo mundo sabe que vai dar merda cedo ou tarde.

Então agora eu cogito nomes que nunca na vida tinha sequer considerado. Meu grande erro foi ter certeza absoluta (sabe-se lá por que) que eu só teria mulheres. Então tenho, desde sempre, uma cacetada de nomes lindos de meninas, e ZERO de meninos. E como pretendo fechar a fabriquinha com dois filhos, hei de jogar ao vento todos os nomes de menina que cultivei com tanto carinho.

Pra não perdê-los de vez no limbo dos nomes vou dividir minha listinha com vocês - até porque o post com nomes de meninos foi recorde absoluto de comentários deste blog, o que prova que se tem uma coisa que a gente ama é pensar em nome de filho, nosso ou alheio!

Com vocês, minhas ex-futuras-filhas:


LARA e CECÍLIA eram os tops da lista. Se o embutido fosse embutida muito provavelmente carregaria um desses dois. Lara é lindo e ponto, sem grandes explicações. Cecília é lindo, tem as mesmas letras de Alice e vem com uma música lindíssima do Chico Buarque de brinde - música esta que exalta o nome e diz que Cecília não é um nome pra ser dito, e sim sussurado. E ainda termina assim: "te olho, te guardo, te sigo, te vejo dormir" - tem coisa mais linda pra se cantar pra um filho? Então eu estava entre esse dois, mas pendendo um pouco pra Cecília, até porque Lara andava disputado na família. (E ela, a Lara, vem vindo! Teremos uma priminha Lara no fim do ano! Parabéns Tatá, minha pançudinha querida, que além de tudo tem muito bom gosto pra nomes, haha!)

Ainda da séries "nomes inspirados por músicas", amo BEATRIZ e LUIZA. Luiza caiu por já existir na família, mas Beatriz ainda era forte concorrente. Ponto a se pensar: Beatriz me lembra uma princesa na torre, toda perfeitinha, pura e cândida, e não consigo imaginar filha minha sendo assim. Filha minha debocha, fala besteira e futuca o nariz (taí Alice que não me deixa mentir...). Não sei se Beatriz combinaria. Mas que é um nome lindo, é. Estaria na lista com certeza.

Na primeira gravidez eu tinha encasquetado com ELENA - assim mesmo, sem H. Esse era um ponto de discórdia com o pai, que é grande apreciador de nomes gregos. Pra que pegar um nome lindo, grego e clássico, e fazer essa releitura, me explica? - e eu nunca soube explicar. Mas TINHA QUE ser sem H - pirações de grávida, tão vendo?

Eu também tinha uma lista de nomes mais exóticos, mas nunca soube se teria coragem de usá-los. Um deles é VERENA. Acho lindo, classudo e original. Eu realmente teria uma filha com esse nome, mas para a minha surpresa as pessoas torciam o nariz - dos mistérios que nunca entenderei.

O outro é CLIO, que gosto desde jovenzinha, quando aprendi que Clio era a musa grega da história e criatividade, e segundo a wikipédia, é a inventora da guitarra (quão cool é isso, hein?). Conheci certa vez uma menininha chamada Clio que, do alto dos seus 5 anos, era uma musa absoluta, e me apaixonei mais ainda pelo nome. Mas aí Clio virou nome de carro, e fim da história. Melhor assim, era polêmico demais, e provavelmente ela me odiaria por um bocado de anos até entender a lindeza do nome.

Ainda entre os polêmicos, recentemente descobri um nome que amei e ganhou potencial pra brigar pau a pau com Cecília: CALU. Tem uma Calu na escola da Alice, não sei se é nome ou apelido, mas gamei. Daria esse nome fácil. E, vejam vocês, também é uma música, Kalu, do Humberto Teixeira, que eu conheço justamente na voz do Chico: "Kalu, Kalu, tira o verde desses óio de riba d'eu...". Fofo, né? Enfim, não sei se é efeito da gravidez, mas ando louca por esse nome. A filha não vai rolar, mas vou arranjar uma Calu, nem que seja uma peixa, uma iguana ou uma jabuti. Pre-ci-so de uma Calu pra chamar de minha.

Outros nomes que eu adoro: Letícia, Catarina, Dora, Isabel, Irene (outro musical! Não sei se eu banco, mas acho fofo toda vida), Laura. E devo ter esquecido outros tantos que já apareceram na minha lista.

Enfim, se eu fosse uma Nadya Suleman da vida e tivesse óctuplas, provavelmente elas se chamariam: Cecília, Beatriz, Elena, Verena, Calu, Letícia, Dora e Catarina. E ainda sobraram nomes, viram?


Agora, UM mísero nome de menino, nada. Acho vários nomes lindos, mas de alguma maneira não me vejo mãe de nenhum deles. Estranho, não?

Será que estou em algum tipo de negação? Será que ainda não assimilei que terei um menino? Será que intuição de mãe tem poder e no fundo ELE é ELA, contrariando todos os ultras que fiz até agora? Dúvidas, dúvidas.

Por hora, continuo esperando uma revelação divina.

69 comentários:

  1. Que tal Aaron em homenagem a Lost? hahaha Ou Jack, ou Sawyer ou James?

    Mas acho que Aaron combina mais com Alice hihi

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu escolhi o nome de Pitoco pelo seu significado em grego e por ser o nome de um personagem de um livro que gostei de ler. Pensa nos motivos pelos quais escolheu Alice e tente fazer o mesmo para o menino, tipo: tem um significado bonito, ou tem origem grega, ou tem uma música linda com o nome etc.

    Será que estou ajudando ou confundindo?

    Em tempo... o nome de Pitos estava lá naquela sua listinha e voto total nele! hehehe

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse blog, tá louco...
    Embora esse seja o primeiro comentário que faço aqui.
    Não sei se é praga (das boas) mas biólogas e ex-biólogas tendem a escrever desse jeito meio cômico.
    Adoro!
    Bem, eu estou grávida de 32 semanas. Sofremos do mesmo problema que vc, eu e meu namorado, até descobrir que era menina. Não conseguíamos decidir um nome de menino. Mas aí vimos a pererequinha da nossa filha e o nome veio na hora, em frente à tela do ultrassom: Clara.
    E a lista de nomes de meninos que nós tínhamos se perdeu no vento...
    Então, como estamos na era das trocas solidárias, estou te mandando a nossa lista, como troca pelo seu texto cômico.
    Cadu, Enzo, Vital, Antonio, Francisco, Otto, Miguel, Bernardo, Bento. Bom, eu tinha outros, mas o namorado cortou porque eram exemplos categóricos de loucura hormonal.
    Boa sorte na escolha, Mariana. De qualquer forma, tenho certeza de que será um nome lindo, o do embutido!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Vixi Mari eu tava no mesmo dilema que você aliás, sua história é a mesmissima da minha, tinha uma penca de nomes de menina e nenhum de menino. Uma tristeza só, mas no final de passar por um moooonte de nomes de menino, fechamos em Leonardo, o apelido é legal, não tem ninguém na família com esse nome e todos meus pré-requisitos malucos. Pra te dizer a verdade ando meio achando que Leonardo não foi lá uma grande escolha porque eu nem gosto de nomes de meninos, mas acho que esse dos males é o menos pior. Eu voto em Leonardo pro seu embutido, porque é o nome do meu. Um beijo e boa sorte na odisséia pelo nome, só espero que não faça como a Ju que escolheu o nome da pobre menina 3 dias depois de nascida. Um beijo

    Roberta

    ResponderExcluir
  5. Antes de mais nada, quem disse que TEM que escolher o nome antes da criança nascer? O povo faz uma pressão danada, ou não é o seu caso? E se vcs. não conseguissem saber o sexo? Ou se na hora H não fosse o programado? Take your time, vcs. vão encontrar um nome. Dá uma pesquisada na mitologia escandinava, tem vários nomes diferentes.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Uma amiga minha fez uma listinha dos nomes que mais a agradava... daí esperou o "embutido" nascer, olhou durante dos 2 primeiros dias pra carinha dele e ia chamando pelos nomes da listinha, até que um foi com a "fuça" dele! hahahah.... bem, disse ela: "ah, esse daqui combina com vc, meu filho" ; )

    ResponderExcluir
  7. hehe... é barra mesmo escolher os nomes!

    Mas ao final, sem que queiramos, nem saibamos como e nem porque, surge um nome na nossa cabeça e é esse nome que vai valer.

    Beijos, parabéns pelo blog!

    Gi & Lucca

    ResponderExcluir
  8. Olha, minha mocinha é Maria Eduarda. Que tal um Eduardo pro seu rebento? Chama de Edu, Dudu, Dado....
    Nem é comum assim como se pensa... Sou professora (o que já me fez esbarrar com duas Úrsulas no mesmo ano) e até hoje só passou um por mim.
    bj

    ResponderExcluir
  9. oh god! sou nova por aqui...
    você é Mariana: eu também!
    tem uma filha Alice: eu também!
    tem 20 mil nomes para embutidas e 0 para embutidos: eu também!!!
    e tive um menino! há quatro meses...
    o nome é Arthur, ia ser Artur, mas encheram tanto minha paciência que cedi ao H. e eu que sempre odiei irmãos com nomes com a mesma letra... mas não achei outro, assim: simples, pequeno, belo, com um bom significado e reconhecíveis nas principais línguas... como Alice - ô nome perfeito (mesmo sendo o novo mariana - minha filha tem 3 amigas alice!)... digo sempre que nossas famílias gastaram todos os nomes bonitos. lá vai os nomes dos filhos que não terei: DANIEL, BRUNO, EDUARDO, ANTONIO, MATEUS, FÁBIO, RAFAEL, MIGUEL, GUSTAVO... no auge dos hormônios cogitei GREGÓRIO, JORGE, DANTE, ROQUE, WALTER E AGOSTINHO - todos vetados - rá!
    Passa lá no http://viciadosemcolo.blogspot.com/e me faz uma visita.
    Boa sorte na escolha,
    Mariana

    ResponderExcluir
  10. Sou eu sou eu!!!
    Mãe de Lara!!! Nossa, fico tão metida quando vc fala de mim no seu blog que vc nem imagina!! ahhahahaha!!!
    Saudades querida!! bjs Tatá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vou ter uma menina linda que si chama neylla kelly da silva martins eu sou muinto feliz por nois tres eu se chamo adriana o pai della e ande o prefeito de retirlandia e elle nao e meu marido e eis namorado ele tem mulher pois eu amo ella e elle vai ver ela todos os dias minha filha

      Excluir
  11. Antes de mais nada, não creio que eu, Mariana, mãe da Alice, estou no Blog da Mariana, Mãe da Alice, comentando logo depois da Mariana, mãe da Alice... gentche... muita coincidência para a minha cabecinha!rs
    Bem... o nome... hoje eu vinha no carro pensando nisso. Quando me vi grávida da Alice eu tinha uma certeza, o nome dela seria Maria, ou Dora. Dois nomes que eu AMAVA.COM.BR. Mas, a barriga foi crescendo e eu comecei a achar que minha barriga não tinha cara de nenhum desses dois nomes.
    O marido sugeriu meia dúzia de nomes bregas, mas tão tão bregas que eu nem ouso repetir. Aí expliquei para ele que eu não iria dar para a minha filha o nome de uma das prostitutas da Vila Mimosa que ele tinha conhecido na adolescência (veja bem, acho que ele nunca foi na Vila Mimosa... mas quando ele falou em Miscilene, a Vila Mimosa piscou na minha cabeça que nem luminoso de Cassino em Vegas!). Bem, com isso acabei ganhando o direito de escolher o nome, dando a ele apenas o poder de veto!
    Um dia acordei decidida da silva: "Bruna. O nome da minha filha é Bruna!" Anunciei, feliz para ele, que nós seríamos pais da Bruna. Ele olhou para mim, depois para a barriga, depois para mim de novo e falou: "Ok, Bruna!"
    E eu segui contente, grávida da Bruna. Até que um dia fui dormir e acordei aflita no meio da noite. Cutuquei ele (porque grávida que se preza, quando acorda, cutuca marido, né?) e falei: "Não dá, não pode ser Bruna. É MUITA responsabilidade!"
    Ele, meio sonolento, não entendeu nada. Mas eu fiz questão que ele despertasse e seguisse a minha lógica (que hoje entendo bem ter sido uma lógica um tanto hormonal!). "Veja bem, Bruna é um nome de mulher gostosa! Toda Bruna tem que ser gostosa... é uma das verdades irrefutáveis da vida: Bruna é gostosa e pronto! E, como eu poderia colocar essa responsabilidade sobre a minha filha? Olha para mim! Veja se sou gostosa? Tenho um metro e cinquenta e dois e meio, ninguém com essa altura pode ser gostosa! Ela vai nascer, vai ser gostosinha enquanto é criança, e um dia, no auge da crise de adolescência, vai perceber que NUNCA vai ser gostosa e que demos a ela um nome que não condiz com ela! Não, não, não... Bruna não dá!" Deitei, chateada, com lágrimas nos olhos, e voltei a dormir, emburrada! Ele, coitado, não teve direito a se expressar, porque eu estava chateada DEMAIS para sequer olhar para ele, e a voz dele, naquele momento, me daria azia!
    O assunto nome ficou proibido dentro de casa por quase 2 semanas. Toda vez que ele tentava falar sobre o assunto, grossas lágrimas escorriam pelo meu rosto porque "se eu não consigo nem escolher um nome decente para a minha filha, como vou poder ser boa mãe?", não é mesmo?
    Até que um dia eu acordei com um sorriso estampado na cara e anunciei, feliz: "Alice! É isso, não muda em lugar nenhum do mundo, é simples, singelo, inocente. É um nome que tem 5 letras (não perguntem, fazia sentido naquela época!) e que não é pesado. Alice Perri Neves! Viu só, amor, é perfeito! Todos os nomes dela terão 5 letras! Nenhum ficará mais pesado do que o outro e ela não será sacaneada na sala de aula quando resolver fazer intercâmbio em Tibuktu! Porque, Alice, é Alice, no Rio, na inglaterra e em Timbuktu!"
    Ele, acho que aliviado, aceitou bem o nome e a partir daquele momento passou a chamar a barriga de Alice e a se referir ao bebê como uma pessoa de fato! Foi um alívio geral!
    (continua)

    ResponderExcluir
  12. Agora estamos começando a pensar num segundinho para completar o quadro "we are a happy family" e já comecei a anunciar o nome... se for menina, BRUNA (e dane-se se não for gostosa! Pra isso existe plástica!), se for menino BRUNO!
    Mas, muitos já protestaram perguntando se, no acaso de um terceiro, eu vou dar o nome de Claudio, no quarto Drausio, no quinto Ernesto e assim por diante... Mas, nem me ligo, porque só terei dois mesmo! E, além do mais, olha só que prático, Bruno e Bruna também são nomes de 5 letras! Meus filhos poderão aprender direitinho a tabuada do cinco! Basta ir somando as letras do nome deles...
    Mãe é um troço muito esquisito, né?rs

    ResponderExcluir
  13. Me identifiquei demais com seu post! 3 dos meus filhos tem nome que foram escolhidos antes da gravidez: Ana Clara, Manuela e Pedro. O último foi um nome que estávamos namorando há algum tempo (e que a Claudia Leite fez o favor de usar): Davi.
    A minha lista de nomes femininos é infindável. Tem ELENA sem H também! Na Itália é assim, sem o H e se pronuncia Êlena, adoro! Temos Isabel em comum também. E Aurora, Valentina...
    Para menino acho tão difícil! Mas gostei de Theo e Matias.
    Beijos,
    Ana Cristina
    eucomosquatro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não estou grávida, não tenho filhos, mas já tenho certezas na minha vida... Fernando e Carolina. E caso eu tenha dois meninos, Fernando e Leonardo. Duas meninas? Carolina e Bethânia (acho lindo, mesmo sabendo que a pobrezinha vai ser zoada por conta da cantora de MPB)...
    E pior, ainda tenho um segundo nome pros meninos. Bento! Já que um dos meus sobrenomes é Gonçalves, rola uma homenagem ao Bento Gonçalves (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bento_Gon%C3%A7alves)... Nem gosto do meu sobrenome e tal. Pela primeira vez ele é útil... Hahahahaha

    Enfim... Boa sorte na escolha do nome do seu embutido. Só não vale colocar Coelho Branco, pra combinar com a Alice.

    ResponderExcluir
  15. A Democracia impera na minha casa. Resolvemos q se fosse menina, eu escolheria e se fosse menino, o pai. Eu dancei e cruzei os dedos. Por sorte adorei o nome escolhido. :-).Vc pode fazer como o Thiago Lacerda e a mulher, espere nascer e fique uma semana olhando para carinha do bebê aguardando inspiração. Boa sorte. :-D

    ResponderExcluir
  16. Xará... eu de novo! tomei a liberdade de usar a minha resposta como texto no meu blog, tá? Vai sair publicado amanhã... espero que não se importe... mas, ó, pode deixar que o crédito foi devidamente dado, viu?
    Depois passa por lá (mas só amanhã depois das 9.30 porque, como você diz, eu picaretei o meu dever de escrever amanhã e AGENDEI!!!)
    O endereço é: http://maeterna.blogspot.com

    Ps - Ahhh... fica tranquila porque, apesar de eu ter dado 3 respostas num só tema, e de ter uma filha com o nome da tua, e o mesmo nome que você, não quer dizer que sou uma stalker não, tá... a primeira parte é porque me sinto na obrigação de mencionar para você que usei o tema para escrever, a segunda é coincidência mesmo, porque só conheci teu blog quando minha filha já tinha 2 anos e eu já chamo Mariana faz bem mais tempo do que você (afff...rs)!

    ResponderExcluir
  17. E Calu não pode ser nome de menino? Como não conheço nenhuma menina Calu, então faz super sentido um menino se chamar Calu...
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. 'Só não vale colocar Coelho Branco, pra combinar com a Alice.'

    A melhor dica ever!!!

    Aqui em casa a Gabi seria Alana. MAs aí, lotada de hormôniso, comecei a odiar alana. E ai? comofaz? A embutida ficou uns dias sem nome, sendo chamada de neneca e um dia, do nada eu disse : Gabriela! GA-BRI-E-LA!!!!E ameeeeii!! Combinou com o sobrenome, é bonito tem musica, livro e novela com o nome e ainda tem poucas...

    Se fosse menino ia ser Germano ou Francisco(amo esses nomes de vovô, como diz o maridon). Mas se não surgir antes, espera nascer ué!
    (só decide antes do um ano tá?)

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. oh god, oh god! os deuses devem estar loucos!
    nem sei porque voltei aqui, mas eis que me deparo com um TERCEIRA "mariana mãe de alice"... tenha santa paciência!
    agora, vcs duas me respondam:
    acontece com vocês de chamarem a mãe (nós) de alice e a criança de mariana???...

    ResponderExcluir
  20. Gente,
    Me diverti com tudo! Primeiro com o teu post, Mari, que esta o maximo! E depois, com esses comentarios todos que estão hilarios! Mãe é tudo doida mesmo!!
    Muito engraçado! Muito legal!
    E so para constar: mãe de uma so, Clara.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. ja contei minha historia no outro posto, mas fica a dica, minha segunda filha ganhou nome só com 20 dias, os hormonios ja estavam baixando e com certeza ela so poderia ter o nome que tem.

    ResponderExcluir
  22. Olá Mariana, sou nova por aqui!
    Adorei seu blog!!!
    Bem, vou ter uma menina e vai se chamar Maria Cecília.Fizemos uma lista no início da gravidez (eu emeu marido) e escolhemos esse.Se fosse menino seria Bernardo (se tiver um menino um dia, já tá escolhido).
    Mas ficam aí algumas sugestões:
    Rodolfo (meu irmão)
    Anderson (meu irmão)
    Augusto
    Arnaldo

    Faça uma lista e escreva o nome completo.Veja como soa...é bem legal fazer isso.

    beijos...passa lá no meu ,faça uma visita:
    http://sabrinapedroebebe@blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Espera ele nascer. Depois que olhar a carinha dele vc escolhe a nomenclatura do amor... rs
    bom feriado

    ResponderExcluir
  24. hahahahaha, mari do céu, já são 30 (TRINTA) semanas,menina!
    time to focus - repita comigo - boy's name, boy's name, boy's name.
    um bom começo é dar um tempo de chico buarque...
    beijos!

    ResponderExcluir
  25. Se eu tiver outra menina passo aqui pra ler todas estas opções de novo kkk Nome de menino é dificil mesmo. Na gravidez da Paola já estava com remorço pq não tinha pensado em nenhum nome masculino kkk Bjs Cy

    ResponderExcluir
  26. Oi Mari!
    Eu também demorei muito para escolher o nome do meu pequeno. O marido só queria um único nome: Sebastião. E foi uma luta até chegarmos a um consenso: Bento.
    Em solidariedade a você, repasso os nomes de menino que ainda tenho na listinha: Heitor, Artur/Arthur, Tomás, Daniel (que eu lembro ser uma das suas opções).
    Como ainda quero ter uma menininha, vou roubar algumas das suas sugestões... Adoro Cecília, Lara... e AMO Alice!! :P
    E continuo votando em Bento para o seu embutido... mesmo tendo o priminho Francisco na sua família!! Vai ficar até legal a duplinha!!
    um beijo

    ResponderExcluir
  27. Hilário esse post!! rsrsrs
    Eu nem estou grávida e já tenho problemas em nomes de meninos... faz um tempo que penso nisso e nada. Meu marido tem algumas opções, mas todas são ficam muito legais em inglês ou francês (moramos no Canadá), então vai ser um troço difícil de escolher quando chegar a hora...
    * Eu acho Marcelo um nome bem bonito, mas já foi escolhido na minha família...
    Bjos
    Adri
    www.myrelentlessmind.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Como já disse no outro post, aqui em casa era o contrário, só tinha nome de meninos. Os únicos que eu gostava para menina eram Laura e Lara, só que o sobrenome do marido é Louro e achamos que ficaria brega Laura Louro e vetamos. Até que ficamos entre Mariana e Rafaela e então optamos por Mariana (lindo nome, não?? rs!).
    E o menino, que não veio e não virá mais, seria o Thiago! Para o seu pequeno, voto em Daniel!
    beijinhos e boa sorte na escolha, Re

    ResponderExcluir
  29. Aaaa, adorei "Lara é lindo e ponto"!! Minha Lara vem aí, hehe.
    Eu também dei sorte porque o único nome de menino que eu gostava era Pedro e já tem milhões na família e por aí...

    ResponderExcluir
  30. RSRS. que raio de hormônio faz isso com a gente, hein? Credo em cruz!!! Mas meu próximo filho ou filha já tem nome.(na verdade só vou pensar em outros filhos quando Lulu aprender a dormi, lá pelos 20 anos).Mas tá decidido.Isadora e João Pedro...ou...Laura e Lucca....Ou...AHHHH sei lá.
    Sei que decidi o nome do meu priminho que nasceu essa semana, ja que minha prima estava sob o efeitos dos tais hormonios e nao conseguia decidir por si só.. Falei: é Thomas e ponto final. Lindo , não é?Se quiser Ctrlc+ctrlv sinta-se a vontade.
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Ahhh esqueci de comentar uma coisa. Minha cunhada-que ela não me ouça- deveria estar sob o efeito de hormonios, endorfinas, serotoninas noradrenalina,psicotrópicos,lexotanses, rivotris,ou sei lá o que. Só sei que minha sobrinha de 5 aninhos chama-se Arwen. Mas a pobrezinha se auto-intitula Gabi. Dó, né?

    ResponderExcluir
  32. OI..hehehe.... adorei seu blog.....nome é cumpicado demais ne amiga???? tenho uma juli e uma luiza...e a rebeca, que é minha filha peluda maltes....tipo sua futura Calu....sacou??? vou te seguir...se puder da uma passadinha no meu blog! ta novinho em folha....beijos...to te seguindo

    ResponderExcluir
  33. pede pra Alice escolher! Quando meu irmão nasceu, ficou uns dois dias sem nome, acho... eu tinha na época 2 anos e 7 meses. Minha mãe queria Rafael, meu pai não. Meu pai queria Mateus, minha mãe não. Na maternidade, sei lá de onde, eu sugeri Marcelo. Veja com a Alice, quem sabe ela não tem umas boas idéias!
    bj

    ResponderExcluir
  34. Olha, nos esperamos o mocinho nascer, e ai surgiu na minha cabeca um nome que ate entao estava fora da lista. Achei que combinava com a cara dele (o marido nao compartilhou esse meu insight, mas nao se opos), e cumpria todos os nossos requisitos. Levamos 3 dias para bater o martelo (depois de 9 meses chamando ele de Juquinha foi dificil acostumar com o nome).

    Depois, levamos uma semana para comunicar ao mundo que tinhamos feito nossa escolha.

    Ou seja, levamos a ideia de "take your time" ao extremo (o que eh comum aqui na Inglaterra). Para os ansiosos eu explicava que um bebe de uma semana nao atende quando a gente chama, e nao liga de nao ter nome!

    Ah sim, e o nome dele tem duas musicas: My Name is Jonas, do Weezer, e Mestre Jonas, do Sa, Rodrix e Guarabira. Ele vai enjoar das duas em breve :)

    ResponderExcluir
  35. Ha, o mais hilario sao os comentarios... to me divertindo aqui. Ate porque tinha o mesmo problema que voce ate descobrir que era menina.
    Mas vc nao sabe o pior: dia desses fiquei em duvida se Rafaela era mesmo o nome que eu mais gostava. Ainda mais que apareceu a tal Rafaela na novela e deve estar pipocando de outras Rafaelas por ai. Mas depois que a gente define um nome nao da mais pra mudar, ne? Sinto que seria uma rejeicao trocar o nome de uma crianca que ja estava escolhido, afinal ela ja vem sendo chamada de Rafaela ha meses.
    Talvez por nao ter visto a cara dela ainda eu tenha sentido esse enjoo do nome. Coisas de gravida, ne. Mas tb aconteceu isso com a Luisa, e depois que ela nasceu nao teve jeito, ela tinha mesmo cara de Luisa.
    Beijos e boa sorte ai.

    ResponderExcluir
  36. Já pensou em colocar o nome do pai?se não me engano é Carlos, não? é lindo é sonoro é simples e não deixa de ser uma GRANDE prova de amor.
    Chorei de rir com Calu...tenho uma cadelinha de 11 anos que tem este nome e é por conta da música...
    Bj sorte

    ResponderExcluir
  37. Mari, temos mais duas (e muitas outras) coisas em comum: Cecília é o topo da lista feminina (com sua inspiradíssima música chico-buarqueana) e, se eu estivesse esperando um menino, tampouco teria nome para o bichinho. Mas, calma, ele vai aparecer, nem que seja junto com o baby. Mentaliza.
    Beijos
    P.S. Adorei os outros nomes e, nos meus delírios, também pensava que só tendo sêxtuplas ou óctuplas para usar todos os nomes femininos de que gosto. O mesmo não acontece com os masculinos, enfim...

    ResponderExcluir
  38. oii. passei por isso a 3 meses atras. nao sabia qual nome colocar pois pensei que seria mae de uma menina e acabou que tive menino. foi muito dificil pra mim escolher ainda mais porque o pai queria que o nome comecasse com a letra S. pois o nome dele tambem comeca com esta letra. afff foi duro. dias antes do bebe nascer finalmente escolhi o nome. Santhiago. e o nome combinou com ele e todos adoraram. beijos e espero que v encontre logo o nome procurado.

    ResponderExcluir
  39. Mari, como já te falei, quero ter 5 filhos, e eu já sei os nomes! haha .. vão ser 3 meninas e 2 meninos(tb não sei dá onde vem tanta certeza).
    Os mais certos são os nomes dos meninos: João e Luís. Os nomes são lindos e simples. Tem um bocado por ai, mais eu os escolhi pelo simples motivo se serem os nomes dos meu avôs materno e paterno respectivamente. Espero que o meu futoro marido não invente de descordar.HAHA..

    Boa sorte com os nomes!
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  40. Essa coisa de nome é realmente complicada.
    Qdo estava grávida, mulherada de plantão falava que eu estava com corpo de mãe de menina, barriga de menina, jeito de que ia ter menina.
    Como já havia perdido um baby que se chamaria Sara (que é o nome mais bacana do mundo), eu fiquei assim, órfã de nome feminino e louca pra encontrar um e logo.
    Encasquetei com Isadora e pronto. Não havia bico, briga, papo que me fizesse mudar.
    Após looongos ultrassons de "nao dá pra ver" e "perna cruzada" mais ainda vinha a certeza de que seria a Isadora.
    No sexto mês arreganhou-se um pipizão. E agora?
    Engenheiro como ele só (e sem noção, diga-se de passagem), maridex bateu o pé por (acredite se quiser) Isaac Newton. Ele mesmo, o da física!
    Lóoogico que briguei, lutei, mesmo simpatizando com Isaac (sem o newton, Jesus!!!!).
    Num dia, nada a ver, um amigo me contou sobre a história de Isaac na bíblia e o significado do nome, por isso. "Filho do Riso/alegria"
    Decidi na hora.
    Mesmo contra boa parte da familia, taí o Isaac.
    lindo lindo
    boa sorte com a escolha.
    bjocas
    carol
    http://viajandonamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Noah? Laurens? Ian? Celis?

    rsrsrs... todo mundo dando palpite! ; )

    ResponderExcluir
  42. Oi Mari! Bom, como você, também tenho n opções para nomes de meninas e quase nenhuma para meninos. Mas engravidei de um menino e tive que escolher... foi difícil, mas decidimos por Pedro. É um nome simples e forte. Mas tenho visto que esse nome tá bombando por aí, então se engravidasse agora talvez não escolheria esse nome. Gosto muito de Daniel, voto neste para seu embutido! Espero que na próxima gravidez eu tenha uma menina, porque esse nome já bati o martelo há tempos... Clara. Ah! Queria te contar a minha experiência com um nome bizarro. Imagine, meu nome é Nágela... nossa, traumatizei com esse nome que até hoje é duro para eu me apresentar. Ninguém entende, todo mundo pergunta: ahn?? Ângela? Nádia?? Agora adulta é mais fácil falar, mas quando você é criança/ adolescente você fica com uma p. raiva: por que a minha mãe tinha que me dar esse nome???? Na fúria hormonal e pressão para escolher um nome para seu menino, por favor, considere isso!!! hehehehe
    Beijosss!
    Nágela

    ResponderExcluir
  43. Já q vc gosta de Calu, pq não inverte e coloca Luca??? É uma opção...
    Bjoca!

    ResponderExcluir
  44. mari tô achando que mesmo com essa loucura gravídica vc vai escolher um nome siples e lindo como: João, José, Antônio... todos combinam com Alice, mas acho legal vc só bater o martelo qdo ele nascer - se ainda não tiver tido umas inspiração divina!

    boa sorte, querida e posta uma foto do barrigão depois...

    bj Carol do Tom (4anos) e do Leon (32 semanas!)

    ResponderExcluir
  45. Estou no mesmo dilema, para menina tenho pelo menos 3 nomes, mas pra menino nada!
    O meu primeiro chama-se Guilherme e com ele eu esgotei os nomes de homem que eu gosto, tirando o do marido, que não vou repetir...

    ResponderExcluir
  46. Medu Deus que comédia! Uma mais louca e pirada do que a outra. E a blogosfera nos uniu. Acho que as mnaes encontrarm um lugar sagrado onde contam suas loucuras mais insanas. hahahaha Eu me divirto mais a cada dia!
    Bom, vc pediu sugestoes nõa pediu? Então a minha é NOMES SIMPLES: Pedro, João, André, Eduardo, Lucas...

    Sabe que, enquanto meu filho estava na barriga chamei ele de ZECA. Falavamos com ele na barriga, na eco, sempre chamdno de zeca. Mas nunca cogitamos chamar ele de Jose Carlos. eRa zeca mesmo. Até o dia que naceu. Dai virou PEdro. Nunca mais lembrei da fase Zea dele. Até hoje rsrsrsrsrs

    beijos e boa sorte. Quem sabe minhas sugestoes te agradam!

    Pati

    http://coisasdemae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  47. Aliás, gostei da dica de escolher nome antes dos hormônios da gravidez! hehehehe

    Eu, por exemplo, tenho certa paixão por nome celta, mas tenho o bom senso de deixá-los de fora. Porque ninguém vai saber falar, são escritos de uma maneira bizarra e são meio diferentes - corro o risco dos filhos odiarem o nome. E veja só, adoro o seguinte nome: Siùsaidh. A pronúncia e o significado são lindos, olha só: (SHOO-see) "graceful lily"; version of Susan. Imagina só, a menina ter que corrigir o nome toda hora que alguém for ler? Ou então ter sempre que soletrar o nome, porque vão perguntar como escreve!

    ResponderExcluir
  48. Eu sempre tive um nome de menino na minha cabeça. Gabriel, mais nenhum de menina!!!

    Adoro Letícia!!! meu nome neh gente? apesar do meu ser escrito de maneira diferente. Letticia!!!
    adoro a sonoridade
    adoro o significado(alegria)
    adoro pq eh um nome forte
    se eu não me chamasse Letticia minha filha certamente se chamaria!!

    ResponderExcluir
  49. Ai, será que é uma boa deixar o maridon escolher? não sei náo... O Theo, pobrezinho, ia chamar Linus. Coisa de pai nerd, fã de Lost (Ben Linus). Aff! Enfim... O filho de uma amiga chama Tom. Só Tom. Acho fofo...

    ResponderExcluir
  50. Enfim, alguém que concorda que Verena é lindo, chique e original! É um forte cadidato à minha ainda não fabricada filhota, mas TODO MUNDO sempre torce o nariz. Princpalmente meu digníssimo! Diz que é horrivel, que nossa filha vai nos odiar. Mas super me vejo falando "Verena, tira o dedo do nariz" por mais que ela, provavelmente, faça essa caquinha com a classe de uma Lady! haha
    Hei de convencer meu digníssimo que Verena é tudo de bom nessa vida!!

    ResponderExcluir
  51. Nao se preocupa, mari, vai vir uma inspiracao. Andre nao teve nome ateh 32 semanas, por causado velho "a gnete nunca concorda eu nome de menino mas tem 50 nomes de menina em comum". Aih num surto gravidistico daqueles de chorar em prantos, eu disse que se eu nao podia dar o meu predileto (Tomas ou Lucas) que queria que se chamasse Felipe. Rodrigo topou.
    E o Andre chamou Felipe ateh 2 semanas antes de nascer ateh que acordei um dia e escasquetei que a barriga nao tinah cara de Felipe que eu nao podia ter filho Felipe. E daih tudo eh meio confuso na minha cabeca (de novo, drogas hormonisticas), ateh que o Rodrigo que era totalmente contra Andre (primeiro da lista da chamada. WTF?), cansou dos surtos e topou.
    Nunca amei particularmente Andre, mas agora nao posso imaginar ele sendo outra coisa. ;)

    ResponderExcluir
  52. ps: Eu to rindo muito com os posts da mari perri. hahahahahah.

    ResponderExcluir
  53. Decida o nome do bebê antes do nascimento... minha tia, hoje comn 60 anos, tem apelido de NENÉM, justamente por ser a primeira filha da minha avó e ela nessa dificuldade de encontrar um nome, ficou chamando a bichinha de Neném até escolher CONCEIÇÃO e deu no que deu....
    rsrs....
    bjos

    ResponderExcluir
  54. Jonas é lindo... adorei.
    E Barbara (mae do JOnas) tb...

    ResponderExcluir
  55. Sempre fui apaixonada por mitologia grega, e foi de lá que tirei o nome do meu filho: Heitor!
    Fiquei mto em dúvida quando fiquei grávida,mas foi pra nome de menina(tbm tinha a mesma impressão que só teria menina), pois meus amigos "tomaram" o Alice e Sofia e, num repente, fiquei sem opção de nomes femininos. Depois de mto pensar lembrei de Cecília e Amei!
    Mas cecília nem teve chance de vir ao mundo, pois todos chamavam minha barriga de Heitor(nome que não tive a menor dificuldade para escolher)
    Olha, já que vc está nos nomes diferentes, acho lindo Paris(mas não a Hilton)e tbm gosto de Ulisses!
    bjoos e boa sorte na sua busca..
    www.devaneiosmaternos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  56. Eu amo nomes curtos. Meu filhote se chama Caio e se tivesse outro menino, seria Gael. Dane-se que o Thiago Lacerda deu este nome pro filho dele. Eu já curtia antes disso. Também amava Noah, aí veio a Danielle Winnits e chamou o filho assim. Ó céus, sou perseguida por Globais!
    Quando eu esteva grávida do Caio, queria Rosa, Maya ou Elena, sim sem o H, como vc. E tem explicação PERFEITA. Quando a Elena viajasse pra fora, sendo a língua mais falada o Inglês, com H ela viraria Rélena. E isso eu não poderia admitir!
    Agora, conta pra gente aí qual é a lista de nomes absurdos que surgiram pra meninos, neste momento extremamente hormonal.

    ResponderExcluir
  57. oi mariana,
    acompanho seu blog há um tempinho mas nunca comentei...depois desse post n tive como me conter e eis que estou aqui, comentando!Bom, tive um menininho há 3 meses e cmg,ou melhor, com a gente (eu e meu marido) foi o contrario, tivemos ao longo da minha gravidez uma lista recheada de nomes masculinos e uma lista pequenina e singela de nomes femininos. Isso pq todos aqueles nomes lindos e maravilhosos que eu a-d-o-r-a-v-a de menina ja estavam na filha de alguem muito proximo. Tambem nao tive mto tempo pra pensar nomes de menina pq com 13 semanas descobri que ia ser mae de menino, tempo curtíssimo ja diagnosticamos a gravidez com 9 semanas. Da minha lista de menino ficou Heitor, Bernardo que eu adoro, Bruno(comunzerrimo mas que acho lindo),Guilherme...no auge da loucura hormonal cheguei a pensar em Pipo, Orlando e Pietro pra ser diferente...na 23 semana acabamos (eu e meu marido) decidindo por Henrique, assim com "H" e sem outro nome pq detesto nomes duplos. Boa sorte ai na sua decisão e quem sabe algum desses ai inspira vc. Se um dia eu tiver uma menina acrescento cecilia na minha pequena lista de opçoes tbm!
    beijocas.

    ResponderExcluir
  58. Hhahahahaha... adorei esse post... eu também tenho umas pirações com nomes, mas no meu caso, é com nomes de meninos, já que a minha Isabel já tinha nome desde muito antes de nascer... Mas se vier um menino, pode ser Raul, Sven (eu adoro nomes escandinavos, vai entender...), Lars... Meu marido quer João, só João. Acho que, se um dia eu tiver um menino, vamos ficar no meio termo e vai ser Raul mesmo... hehehehehe
    bjo
    Livia
    viagensdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Se eu fosse uma pessoa normal, não ansiosa e não tivesse tomada pelos hormônios enlouquecedores, eu te diria para esperar e olhar para a carinha dele - o que meu marido queria fazer com a nossa Helena e eu não topei de modo algum, mas agora até que toparia e acho que seria uma boa. Aliás, linda a maioria dos nomes de menina da sua lista. Vários deles foram candidatos ao nome da minha pequena. E eu conheço uma Verena que é uma gracinha!
    Para o embutido, continuo votando em Daniel. Li os comentários e achei uma ótima idéia a de perguntar para a Alice o que ela acha... às vezes os pequeninos resolvem o problema com uma facilidade!
    (mas como é difícil escolher o nome de alguém, não? eu não achava que fosse tanto)

    ResponderExcluir
  60. Se Maria Júlia não fosse assim, seria João Henrique... vai uma idéia pra vc.
    Boa sorte e ame o meninão, tenha o nome que for. Bjão!

    ResponderExcluir
  61. Mariana! Nome é uma coisa séria mesmo, super dificil de decidir, e sempre tem alguem que não concorda... Tenho uma filha Catarina, outra Isabela e agora estou de 30 semanas de outra menina! Tb já tinha varios nomes femininos, mas NADA de menino... Vai entender....

    ResponderExcluir
  62. que delícia, vai ser menino! é bom demais ser mãe de menino, a-do-ro.
    Mas tive o mesmo problema que você: só tinha listinha de nomes de menina, sempre achei que seria mãe de menina. E aí veio menino, e comecei a fazer umas listinhas, e nenhum nome eu e dani gostávamos em comum... Fiquei entre dois nomes (os únicos dois que mãe e pai concordavam, crê?), e acabei decidindo depois que ele nasceu........ é uma boa tática, mas a pentelhação alheia é grande. Boa sorte aí...
    beijo!!
    thaís

    ResponderExcluir
  63. Um dos nomes não muito comuns hoje que eu e meu marido cogitamos foi Miguel...mas homem não gosta de nome de homem amigo da esposa rs e descartou por eu ter um grande amigo Miguel.

    Estou apaixonada por Noah mas virou moda.

    O do meu filho tem a toda esquina, Lucas, mas amo amo o nome e foi o único que ambos realmente gostaram.

    Theo tb tem aparecido mais. Nicolas, Davi idem...continuo adorando nomes simples como Pedro.

    Boa sorte na escolha!

    ResponderExcluir
  64. Sei que é um post antiguinho, mas não resisti em comentar quando li, primeiro porque você tem um ótimo gosto e escolheu nomes de músicas que adoro (Me escutas, Cecília? Mas eu te chamava em silêncio. Na tua presença, palavras são brutas... vai ser delicado assim na..), e segundo porque eu passo a mesma situação.
    Tenho dois nomes que para mim são o ouro da tiara da princesa: Madalena (de música, ou melhor, músicas, todas lindas de morrer) e Cáli. Esse último ninguém gosta,nem o namorido. Mas quando se trata de menino, não há criatividade que chegue. Eu queria um, Israel, que é o nome de um grande amigo que morreu cedo e que queria homenagear, mas por eu ter comentado um dia que já gostei dele na saída da adolescência ficou estranho para o querido...
    Enfim, adorei o seu blog e seu senso de humor. Não tenho criança encomendada nem fabricada ainda, mas não vejo a hora (e a grana).
    Abraço!

    ResponderExcluir
  65. Oiie Meu Nome e bruna. os nomes que eu gosto sao esses

    Meninas:

    Isabelly
    sophia
    alice
    Mel
    Isabella
    Pyetra
    Jhullie
    Jullia
    Milena
    Melisse

    Meninos:

    Arthur
    pedro
    tomas
    Gabriel
    Bruno
    Felipe
    Bernardo
    Chay

    ResponderExcluir
  66. Eu tbm não estou grávida ainda mas tenho vários nomes para meninas e qse nenhum para meninos, Para meninas gosto de Maria Luísa, Beatriz( super delicadinho), Cecília acho lindo porém o significa é ruim(cega), Giovanna e Alice (nome de princesinha), e de menino gosto de Guilherme, Rafael, João Pedro, Arthur e Thiago

    ResponderExcluir
  67. Cara Mariana, amei seu blog!! Estava na internet pesquisando nomes de meninos, pois em novembro se Deus quiser, engravidarei do meu segundinho! O primeiro chama-se RAFAEL, escolha do meu marido que tinha 2 sobrinhos com os nomes Gabriel e Miguel e quis completar os "3 arcanjos"! Rsrs.. eu gostei do nome e ficou assim! Para a segunda gestação, queríamos muito uma menina : LARA! Vamos ver o que virá, pretendemos fazer aquelas contas de dias férteis pra tentar ter nossa bonequinha, mas precisamos tbm escolher um nome pra menino e esses dias li pela internet o nome THÉO! Gostei desse nome, pq tbm rima com Rafael e ainda não vi nenhum outro que eu gostasse... (já vou avisando que não assisto as novelas e então, não tem nada a ver).. rsrs
    Bjs a todas!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails