sexta-feira, 23 de julho de 2010

:: Limpeza de umbigo


Olha como a natureza é sabia: antecipando a dificuldade que as mamães têm com a limpeza do umbigo de seus rebentos, faz a grávida lidar com o próprio umbigo antes, pra ir treinando.

O meu umbigo, por exemplo, está me assustando. Um dia ele foi um buraquinho facilmente futucável, sempre limpinho e discreto. Hoje está metade-pra-fora-metade-pra-dentro, fechadinho feito olho de japonês e só é visível com a ajuda de um espelho e um bom foco de luz. E está sujo, coitado. Imaginem 9 meses de hidratante e óleo de banho na barriga, somem uma dose de gelzinho de ultrassom por mês, e pensem no estado do pobre a essa altura do campeonato. Sim, é nojento. Sim, ele está lamentavelmente recheado de caquinhas diversas. Eu tento limpar, mas o acesso tá complicado.

Raciocinem comigo: tenho a inglória tarefa de limpar um umbigo encardido, saliente e cheio de cantinhos ocultos, o que me obriga a futucar aflitivamente com um cotonete, doa a quem doer. Familiar, não?

Como pior que isso não pode ficar, que venha o coto de umbiguinho preto grudado na pancinha do filhote. Depois de lidar com o meu próprio umbigo, sinto-me preparada pra tudo!

22 comentários:

  1. Realmente o umbigo é uma coisa estranha...Também fico preocupada com o umbiguinho da Giovanna, acho que é a minha maior preocupação. O meu umbigo ta começando a saltar de "cara" pra fora. E isso que eu sou gordinha hem?!! Etcha coisa complicada...

    ResponderExcluir
  2. eh... te digo que eu tenho um nojinho absurdo de umbigo... o meu, o teu, o nosso, todos! hahaha e tem gente que adora passar a mao na minha barriga e faz questao de esfregar o umbigo, que nojo cara... que nojo! hahaha :)

    bom findi

    ResponderExcluir
  3. Ainda eh comum limpar o umbigo do bebe com alcool?
    Aqui na Inglaterra, dizem para a gente nao mexer. Dar o banho no bebe normalmente, sem por a mao no umbigo e secar com algodao. No maximo, pingar umas gotinhas de leite materno para ajudar na cicatrizacao.
    Quando perguntei de alcool, a parteira quase me matou com os olhos!!!
    Esclarecam essa para mim, por favor!!
    Beijao e tenha uma boa hora!
    Luciana

    ResponderExcluir
  4. KKKKKKKKKAi amiga, nem me fale.. tinha pavor de limpar o umbigo do Matheus e numa limpeza dessas o coto caiu! menina foi uma gritaria!!! Achei que tivesse arrancado. rs
    Mas graças a Deus, nao, caiu soznho mesmo. rs
    Mas nossa, me assustei muitoooooooooooooooo
    Mas agora vc vai ta craque! rs
    Beijcoas

    ResponderExcluir
  5. ai, menina, nem me lembre...que amargura me dava meu umbigo virado pra fora e depois aquele cotoco horrível na barriga da Laura. Socorro!

    ResponderExcluir
  6. Eca! Umbigo é nojento. Confesso que em estado não gavídico não tenho o hábito de limpar o meu, porque ele é daqueles sem fundo, tipo olho de japonês. Daí eu futuco e sai coisa fedida, e nunca pára de sair porque o umbigo é sem fundo, saca? Melhor não mexer.
    Mas quando eu estava grávida ele pulou pra fora, daí eu limpava sempre.

    ResponderExcluir
  7. aiiiiiiiii!!!!!!! que "gastura"!
    o meu umbiguinho era tão bonitinho: o orgulho da minha avó - do tempo que as mães faziam peripécias para o umbigo do bebê ficar bem fechadinho.

    Eu digo ERA, porque depois de duas barrigas meu umbiguinho deformou total - se antes a sujeira era difícil de limpar e de ver - agora está tudo às claras... vou ter que comprar outro!
    agooooonia!

    ResponderExcluir
  8. um bigo é uma coisa engraçada.
    acredito que seja o nó que mantém a gente fechadinho, com tudo no lugar...
    kkkk
    o meu foi sempre muuuito profundo e durante a gravidez, maridex falava que se saltasse pra fora, eu ia ficar com um dedo pendurado na barriga.
    não saltou, nem deformou.
    amém!!!!
    mas umbiguinho pretinho de filhote é sim um caso a parte!
    bjo bjo

    ResponderExcluir
  9. Acredita que quando eu estava grávida, meu marido toda hora apertava meu umbigo(que ficou todinho pra fora) como se estivesse acendendo o fogão. Fazia o "barulho" e tudo! Que tipo!

    ResponderExcluir
  10. Ólá amiga passa lá no meu bloguinho, tem promoção : http://amortatiane.blogspot.com/
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Umbigo a parte, seu blog é um show, adorei mesmo,
    Poderia virar até livro.

    Tive q seguir

    Bjossss

    ResponderExcluir
  12. Mari eu tenho aflição de umbigo, fico imaginando quando for minha vez. E agora falta pouco, pra nascer hein kkk....

    Beijos pra vcs.

    ResponderExcluir
  13. Ai, nem me fale.. Tenho o maior medo do coto do umbigo.. ele vai me morder!
    Já falei pra minha mãe que qdo dona julia nascer, ela vai ficar um mes lá em casa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá Mariana
    Vim conhecer seu blog e achei muito bacana, adorei as dicas!! Parabéns! Posso te seguir?
    Abraços
    Mercia

    ResponderExcluir
  15. Nossa, quando engravidei minha barriga era gigantesca (pelo menos 1 vez por dia me perguntavam se eram gêmeos) e meu umbigo saltou pra fora. Morria de medo de não voltar pro lugar - mas voltou :)
    Boa hora, Mari
    bjos

    ResponderExcluir
  16. Mari, minha irmã ficava com vontade de fazer xixi qdo mexia no umbigo dela! isso acontece com vc tb?

    ResponderExcluir
  17. BZZZZ! Meio fora do assunto do umbigo, but....já tô beirando o desespero com essa "história do nome...."rsrsrs! Não conseguimos decidir, menina! E a bichinha tá quase aí! Vc já escolheu o do seu baby? QUal será? Ainda vem uma amiga psicóloga dizer q é bom para a formação do caráter da criança ser chamada pelo nome ainda na barriga.... Tudo para aumentar minha aflicao! hehe Queríamos NINA, estava fechadíssimo, até meu pai se pronunciar q nao gostava, q é nome de moda....e de cachorro!Socorrro! E um bando de gente veio mesmo dizer q conhece uma cadela com esse nome...Nome de cachorro num dá, né?!! MAs gosto tanto...Vc conhece alguma amiguinha da Alice com esse nome? É mesmo nome de cachorro? rá! A segunda opcao é CLARA mas maridones acha mto comum... :S Helpppp, dê seu voto, já q já virou bolão mesmo! rsrsrs TXS! bjooo! E boa sorte pra nóis!

    ResponderExcluir
  18. Mari, e eu que sempre tive aflição de umbigo saltado para fora... nem preciso dizer, né? O meu, lá pela 25a semana de gravidez fez PLOFT. No melhor estilo hérnia. E fica aquela coisa boniiiita, dá para ver mesmo por cima da roupa!!!
    Para manter um pouquinho da dignidade / elegância, tenho grudado o danadinho (que fica cada dia mais descontrolado) com micropore... a lama, a lama.
    Beijos e boa sorte com a limpeza do seu (nao quero nem pensar que vou ter que limpar o da minha filha... aiai. pode trazer uma enfermeira da maternidade?)

    ResponderExcluir
  19. No primeiro eu não tive muito problema não... como ele teve icterícia e ficou 3 dias na "Luz Azul", o umbigo secou rapidão... ainda bem...
    Vamos ver com essa próxima... ando vendo que esqueci de algumas coisas já...

    ResponderExcluir
  20. Sabe o que é inda mais divertido do que o post? O tag "Vida Nojenta".

    você é uma figura!

    Se vc for assim com tudo na vida, você deve ser muito bem humorada!

    bjs

    Pati

    http://coisasdemae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Umbigo já um treco estranho antes da gravidez, depois fica parecendo aqueles alienigenas dos filmes da década de 70!
    O único umbico que consigo achar lindo é o do Heitor, mas pq será??

    ResponderExcluir
  22. Sabe do que eu gosto no seu blog? Mães que são mães de verdade e que não tem frescura ou vergonha dos medos, dificuldade ou até das nojentices que acompanham todo o processo... rsrsrsrs...

    Meu umbigo se comportou muito bem até o fim da gestação e ficou pra dentro... Já o do filhote... Primeiro que só caiu no 25º dia (tortura total pq todo mundo... todo mundo mesmo ficava na minha orelha dizendo que não era normal... e eu enchendo o saco da Pediatra que dizia que estava tudo bem...) e quando o bendito caiu, deixou um cotoco! Um tal granuloma que a gente teve que cauterizar com nitrato de prata... Processinho básico mas chatinho pq foi a gente mesmo que fez... E apesar de tudo, não é que o umbiguinho do baixinho ficou lindo?

    Bjão e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails