sexta-feira, 16 de julho de 2010

:: O Efeito Supermercado


Hoje tomei um iogurte cuja validade era 07/08/10 - minha data provável de parto, céus!

Lembrei desse texto, que foi escrito e publicado no No-Scrubs em 20 de agosto de 2007 (Alice nasceu com exatas 40 semanas em 28 de agosto, o que eu achava um bocado improvável...):


":: O Efeito Supermercado



Eu me dei conta de que vou parir em breve por causa de um iogurte.


No começo da gravidez, o dia 28 era tão, mas tão remoto que era quase inconcebível. Uma abstração, apenas. A gravidez parecia que ia durar pra sempre.

Pra reforçar essa sensação reconfortante, passei a sofrer do Efeito Supermercado, que consiste em usar as validades das compras pra se tranqüilizar quanto à passagem de tempo. O Efeito Supermercado segue 2 princípios básicos:

1- coisas que duram muito vão durar um bocado após o nascimento.
2- coisas que duram pouco ainda serão muito consumidas até chegar o dia D.

Em um caso ou em outro, o raciocínio é: ainda falta muito tempo, ufa!

Complicado? Tomemos dois exemplos ilustrativos:

1- Ando pelo supermercado caçando produtos que sobreviverão, com folga, ao dia 28. Leite condensado, açúcar, sabão em pó. Olho as datas de validade e penso: quando minha filha tiver 2 anos isso ainda vai estar bom... ou que interessante, usarei este mesmo pacote para cozinhar a comida da Alice em 2010! As coisas que duram muito têm um efeito tranqüilizador. Sabe aquele futuro hipotético que nunca chega? Começo de gravidez é assim, como produtos não perecíveis: parece que a gente nunca vai alcançar a data limite.

2- Adapta-se o mesmo raciocínio reconfortante ("Tenho tempo, tenho tempo!") aos produtos frescos. Um queijo branco, por exemplo. Eu vou comprar e comer uns 24 queijos iguais a esse e Alice não vai ter nascido ainda! O produto fresco tem vida curta. Ele implica um imediatismo que nós grávidas não temos, o que é um alívio tremendo.


O Efeito Supermercado funcionou perfeitamente pra mim até recentemente, quando reparei que o iogurte aqui de casa é válido até 6 de setembro. Setembro! Quer dizer, o iogurte que está na geladeira vai mais longe que a minha gravidez.

Foi o fim do Efeito Supermercado tal como eu o havia elaborado. Chegou o momento da inevitável inversão, o dia mágico em que você percebe que a barriga passará mas o iogurte ficará. Isso, meus amigos, é o começo do fim – fim tanto do Efeito Supermercado quanto da própria gravidez.

E então hei de ser mamãe antes da bandeja de Danone estragar. Céus! Torçam por mim, ok?"


Muito apropriado, de modo que faço minhas as minhas palavras (hoho!): torçam por mim que a hora está chegando! E torçam sobretudo para eu segurar esse menino até 7 de agosto, porque ele anda todo saidinho, o que não convém pra um pequetico em processo de engorda...

26 comentários:

  1. Ai, Mari, ótimo texto. Adorei a comparação das datas. E vou usar. hihihi!
    Como diz o seu marido, fecha as pernas, Mariana. rs
    Estou na torcida. 7 de agosto tá aí já?
    Adorei o texto da Lulu querida.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Hehe, comigo acontece igualzinho, sem tirar nem pôr. E recentemente comprei uma leva de iogurtes com validade até 05/08 (minha DPP), pensando o mesmo. Mas hoje, não sei por que, pensei que pode ser que ela nasça no dia dos pais - e o marido ficou todo felizão. Como ela também está em processo de engorda, não ia ser tão mal ficar mais uns diazinhos.
    Eita, será que os nossos bebês nascerão juntos?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse ponto de interrogação saiu errado, substitua por um de exclamação ok. Tá aí já!!!!!
    Por 1 não, por vários.

    ;)

    ResponderExcluir
  4. ai mellldels nao brinca, 7 de agosto? to nervosa por ti, posso? o lucas é para 4 de setembro, nesse meio tempo preciso achar um apto e me mudar... sim, isso renderá um post apavorado, quero que td passe em leeeentos passos... <=[] to tentando proteger minha mente de datas... tento tento...

    ResponderExcluir
  5. to torcendo vc sim!!
    (se bem que acho que o dia 07 de agosto TAÍ e o 01/02/2011 é que nao vai chegar nunquinha, hohoho)

    falando sério: to torcendo de verdade (muitcho!) pro baby-menino ficar mto tempo aí engordando no quentinho da tua barrigola!

    beijoca

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhh, mas ele vai ficar, vai sim!
    Mas ó, ele deve estar igualzinho a nós, querendo alucinadamente saber qual será a sua graça!
    Queremos chamá-lo pelo nome! rs!
    Beeeeijo!

    E ó: Tô torcendo horrorres pra que tudo dê certo, viu!?
    bjo (de novo, mas esse não é pra você é pro...rs!)

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Mari, eu lembrei muito desse seu post (já tinha lido) durante a minha gestação. toda vez que eu ia ao supermercado me lembrava dele.
    E agora que vi que os aniversários dos pimpolhos vão ficar pertinhos, né?

    ResponderExcluir
  8. Força aí Mari!!!
    TÔ aqui torcendo para o pequetico continuar na engorda por mais algumas semanas!!
    (Lembrei-me de vc, estou indo para Paris amanhã e usei suas dicas (algumas) do post lá do Astronauta, mesmo indo sem filhos)
    bjos,
    Fabi (faby.rod@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  9. Deve ser emocionante quando começa a chegar perto da data! Uma sensação de ansiedade e saudade ao mesmo tempo...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Amei, amei. Coisa de gente louca, mas muito verdadeiro.
    Pois eu estou com o efeito viagem: vou viajar e quando voltar uma meia dúzia de vcs já terá parido!
    Vou perder os posts de bolsas estourando e tals :(
    Mas já te mando um beijo antecipado e muitos, mas muitos desejos de boa sorte, florzinha.
    Vai dar tudo certo e vc vai ver que maravilha que é ter um gurizão pra chamar de teu.
    beijo grande.

    ResponderExcluir
  11. Mari, você é doida de pedra. Sempre venho aqui e morro de rir. Nunca, nem nos meus maiores devaneios, ia pensar nesse efeito supermercado. Sensacional!
    Mariana (a minha) nasceu dia 05 de agosto. Vou ficar na torcida para seu embutido nascer dois dias antes de vencer a validade do iogurte.
    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Que delícia....tá pertooooooooooo!
    Ele ainda vai engordar um bocadinho e vai chegar todo lindo, charmoso e pimpão! Doida pra ver o rostinho dele aqui no blog.
    Boa sorte. beijos, Re

    ResponderExcluir
  13. Minha DPP é 7/8 tbm!!! Mas há a possibilidade dela nascer semana que vem por causa do meu grau placentário! Pense num fim de efeito supermercado! hahaha

    ResponderExcluir
  14. Adorei o efeito supermercado. Tinha um adoçante aqui em casa que comprei quando me casei e joguie fora quando estava vencido há um ano. quase cantamos parabéns para ele.

    ResponderExcluir
  15. Hehehehe, adorei...e me dei conta que eu pensava parecido durante a gravidez.
    Bjão nos 3!

    ResponderExcluir
  16. Oi! Gosto muito do seu blog e o linkei ao meu há algum tempo. Parabéns! É uma leitura bem agradável! Beijão

    ResponderExcluir
  17. Tenho que comentar...sou uma nova assídua leitora do seu blog, estou devorando suas postagens...beijokas
    sua mais nova assídua devoradora de suas postagens. hohoho! ADOREI!

    ResponderExcluir
  18. Adoro o bom humor de suas postagens!!!
    Eu tbm passei por um momento parecido com o "efeito supermercado" quando estava grávida, tbm olhava as validades dos produtos ou então quando tinha um evento para tal data eu ficava imaginando se seria antes ou depois de minha filha nascer... o tempo passa de uma maneira diferente mesmo quando estamos grávidas... a História se divide em AC (antes de Cristo) e DC (depois de Cristo), para as grávidas é AG (antes da gravidez) e DG (depois da gravidez).... rsrsrs...
    super beijo e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  19. Mari,

    Tenho que comentar...sou leitora assídua do seu blog desde março de 2008 qdo minha pequena Laura nasceu.
    Me identifico mto c/ várias coisas que vc escreve, sobre pensamentos seus ou atitudes da Alice, pois agora minha bebê já é uma menininha de 2 anos e 4 meses (o tempo que acompanho o blog).
    Nunca comentei aqui, acredita? só espio, agora não pude deixar passar. Coincidências da vida, eu nasci em 07/08/78, por isso vou torcer...adoro essa data, só de gente boa (hahahah),vai dar certo sim, força que tá próximo.
    Outra coisa: fui comprar um um livro p/ a pequena e me deparei com um livrinho fofo chamado Ulisses e Alice e mais um resto que não lembro,imagina no que eu pensei????
    Ainda sobre nome, meu marido é o must e se chama Diogo, alguém já sugeriu? ele nunca tomou com nenhum outro com esse nome, não é tão comum...Adoro Levi, quem sabe um dia...ainda estou tomando coragem.
    Não tenho blog, não por falta de vontade,mas fico grilada com a questão da privacidade da vidinha, qq dia te conto sobre.
    Abraço grde

    Não esquece dos meus parabéns heim.

    Ana Paula
    aparduino@bol.com.br

































































    Ana Paula
    aparduino@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oxa mulher e eu achando que vc tinha parido aquele dia.Fui até falar com o Ditão (Stp Expedito) pra segurar o embu aí mais um tempinho ou se não desse pra que ele viesse fortão! Bom saber que ele ainda taí engordando com danone!
    beijoka

    ResponderExcluir
  21. Mari, juro que eu também entrei nessa de data. Só não coloquei o nome de "efeito supermercado" na minha neura. Mas vou adotá-lo, pode?
    Beijo, querida e parabéns por mais esse delicioso post! Arrasou Mari, só prá variar!
    Dani

    ResponderExcluir
  22. Amamos seu blog, ja estamos te seguindo!Bjux e boa hora querida!

    ResponderExcluir
  23. Mari, nunca tinha pensado no "efeito Supermercado"! Mas realmente está chegando perto e o mocinho ai vai esperar, tenha fé!!!

    ResponderExcluir
  24. Pena ter te encontrado só agora sou nova nesse mundo mas já estou cheia de amigas blogueiras e encontrei vc só hoje. Bom mas de qualquer maneira já vou começar a te seguir. Bjs Patricia se quiser poderás me seguir.

    ResponderExcluir
  25. Mari, que sensacional essa teoria do supermercado. Pena que eu só descobri agora... com a minha DPP em 05.08. Ou seja, minha gravidez não resiste a um queijo branco (a coisa mais perecível que eu compro)... aiai.
    Mas o embutido vai atrasar, e vai ultrapassar a sua bandeja de Danone. Acho que ainda dá para ele resistir a uns 03 queijos brancos, pelo menos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  26. Estou adorando ler seus textos. Também passei por isso, é engraçado como calculamos o tempo pelas datas de validade e parece que o parto nunca vai chegar, imagina, mais uma pessoa na nossa família! E pensar como "uma pessoa" é até um pouco assustador, quem será essa pessoa que está para chegar. Perguntei para a minha filha quando ela tinha uns 9 meses: quem é você? Ela olhou para mim com cara de "ai bobinha..." e respondeu: "Ziza" (era como ela dizia seu nome, Elisa). Uma resposta tão óbvia, só eu não sabia. Agora lembro de tudo isso aqui numa crise de queria ter outro, mas agora não dá, será que depois vai ser tarde.... enquanto acompanho suas histórias. Eu também tive que fazer repouso a Elisa também parou de ganhar peso no último mês e nasceu 10 dias antes. A única complicação foi uma icterícia que a fez ficar 1 dia a mais na maternidade, o que para mim foi o fim do mundo, mas depois descobri que acontece direto. Torço por vocês.
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails