sexta-feira, 18 de setembro de 2009

:: Reblogando, A Missão


(texto de julho de 2007 - eu estava grávida de 8 meses)


:: Infantil, eu?

Então eu fui com mamãe conhecer o mundo encantado dos bebês, também conhecido como Alô Bebê. De bombinha de nariz a berço, eles têm TUDO o que você precisa – e o que não precisa, como é o caso da própria bombinha de nariz.

O mundo encantado dos bebês é bastante divertido, mas tem uma particularidade irritante: divide o mundo em rosa e azul. Se você não souber o sexo do bebê eles te permitem arriscar um amarelinho, um verde clarinho, no máximo um branco (que é polêmico por ser clean demais, e por alguma razão desconhecida as pessoas preferem um bebê empetecado a um bebê clean. Hello?? Menos é mais, minha gente!). Se você sabe o sexo, é praticamente obrigada a levar paninhos azuis ou rosas, sob pena de ser olhada com olhos horrorizados pelas vendedoras e pelas outras mamães que estão no local.

Alice, até segunda ordem, é menina, portanto estávamos sendo arrastadas para o lado rosa da Força. Medo!

(Cabe aqui abrir parênteses para esclarecer que eu adoro rosa. Sério mesmo. Depois de uma infância completamente machinha – entrarei nessa questão num outro post, porque ela explica muito sobre mim – eu descobri, melhor ainda, eu me permiti o rosa. Não se trata portanto de uma questão de cor, e sim de uma questão de princípios: não me parece correto o mundo obrigar minha filha a usar cor-de-rosa. Simples assim. Ok? Fecha parênteses.)

Pra piorar, o rosa vem acompanhado pelos seguintes (e apenas eles) temas infantis: bonecas de trancinhas, bichinhos peludinhos, flores, no máximo borboletas. So boring. Achei aquilo irritante e então, depois de muito ponderar, decidi que só me restava fazer a chata - por quê não?

Então a moça veio me atender e: 

Eu adoro azul! (mentira) - e pedi pra ver o enxoval “dos meninos”. Mas só tem azul bebê? (voz de decepção.) Não, tem amarelinho, e verdinho, e branquinho. E a moça traz opções, muitas opções. Não sei, não sei... escuta, não tem nada mais adulto, não? Não, óbvio. Achei que a vendedora ia me mandar atravessar a rua e procurar meu enxoval “adulto” nas Lojas Marisa, mas ela permaneceu fina até o fim. Que pena... então deixa eu ver os bichinhos. E lá vem a fauna. Ursinho. Não.Cachorrinho. Não. Coelhinho. Não. Vem cá, todos os bichinhos são assim, fofos? Por que isso?

Foi divertido por uns minutos, confesso. Mas aí começou a ficar tarde, a barriga pesou, minha mãe queria morrer de vergonha, e nada de achar qualquer coisa que estivesse dentro das minhas exigências de pessoa chata. Eu precisava comprar alguma coisa, era o mínimo que eu devia à vendedora, tão solícita e simpática. Por outro lado, não queria sair da personagem, entende? É gostoso, é refrescante e é terapêutico ser uma víbora de vez em quando. Sobretudo na gravidez, quando ninguém briga com a gente.

E aí? Como comprar na Alô Bebê mantendo-se fiel ao postulado “sem cores pastéis, sem delicadeza, sem fofices de qualquer tipo”?

E aí que eu voltei pra casa com a toalha de lesminha e o macacão marrom-cocô.

Céus!

Pelo menos foi uma pechincha. A economia de hoje é a terapia infantil de amanhã.

Mal aí, Alice...


15 comentários:

  1. hahahahahahah!!!
    Olha, me vi há dois meses atrás com minha mãe numa loja aqui no Rio, um dia após de descobrir que quem estava na minha barriga era Beatriz, na MESMA E EXATA situação!!!

    Falei tanto "ai, sei lá, acho que não gosto"! Que minha mãe saiu da loja!
    hahahahahahaha

    beijoca

    ResponderExcluir
  2. passei pela mesma coisa também. Já reparou que não tem roupa vermelha de bebê? Comprei muita roupinha de menino para ficar diferente e como a Roberta comentou no post dela, também fico de olho nas promoções da Zara e, especialmente na ponta de estoque deles. Recentemente comprei um vestido todinho preto com um aplique branco meio desconstrúido para ela. Ficou o máximo!

    ResponderExcluir
  3. Outro dia andei atras de um legging q nao fosse rosa, por sorte na Gap tinha essa semana, pq tudo em Londres e rosa e azul tambem. No hospital escutei da pediatra, q estranho a Charlotte uma menina vestida de azul. Como um macaquinho azul marinho, sem frufru liso e lindo da bebe basico pode ser estranho. Obvio nao era rosaaaaaaaa.
    Bj

    ResponderExcluir
  4. E eh por isso que eu agradeco aos deuses do mundo da moda (e das financas. Como roupa de crianca eh cara no Brasil!) pela Gap, Carter's & Old navy. O enxoval dos meus dois filhos foi sempre recheado de laranja, azul marinho, vermelho ou crocodilo, tubarao e sapo. Thank goodness!
    ps: e sim, morar fora tem uma grande vantagem; ao receber presente da terrinha (by Alo Bebe & cia) tiro fotinho, faco a vovo ou bisa feliz e volta pro armario. Hahahahhah!

    ResponderExcluir
  5. Mari,

    Desculpa o vácuo na resposta, mas a Mamma aqui estava a viajar ; D

    Vc sabe q as maletinhas da Aurélia me prenderam d tal forma, e achei tão bonitinhas pra usar d lancheirinhas.. achei q fossem d metal, 'sacomé a burrice da gravidez, né.. mas enfim, foi legal pra ao menos divulgar essa artista tão 'unusual' de brinquedinhos infantis ; D

    Enfim, queria dizer q é mto bom ter um blog como o seu, me faz sentir uma Mamma menos alien, que acima de tudo respeita a individualidade de nossos filhotinhos, querendo fugir a todo custo da massificação. Parabéns! Honra grande o link! Beijaço pra ti e pra gostosura da Alice : *

    ResponderExcluir
  6. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
    rsrsrsrsrsrsrsrrsrsrssr
    epera... srsrsrsr deixa eu parar de rir rsrsrsrs
    amei!


    Poxa, pensei que só eu tinha passado por isso.. minha mãe ficava irritada quando me acompanhava... é bom saber que não estou só..

    ResponderExcluir
  7. Sei que muitas pessoas lêem meu blog, tem sempre comentários muito carinhosos...
    mas estou triste com esse número 6, será que não chego nem ao 10? alguém pode me seguir? buá!


    tô carente!

    ResponderExcluir
  8. e por aqui todo mundo pergunta se a júlia é meninOOOOO, posso?
    eu sou fã de azul e não gosto de rosa não... só compro em última opção mesmo :)
    abraço e bom finde,
    karenina

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkkkk Me identifiquei! Nos últimos anos, toda vez que uma amiga fica grávida e eu quero presenteá-la preciso esperar descobrirem o sexo do bebê!!!É incrível! Até o que é verdinho ou amarelinho ou branquinho (portanto teoricamente "neutro") tem alguma marquinha mais masculina ou feminina!!! Minha mãe disse que na época em que não havia ultrassom era muito mais fácil: os enxovais eram mais básicos, simples, havia muito menos escolha e portanto as mães sofriam menos e gastavam menos hehehe
    Beijo! Bom domingão!

    ResponderExcluir
  10. hehe... adorei!
    Já imagino a cena!!

    Beijinhos,

    Gi

    ResponderExcluir
  11. Eu comecei a escrever um comentário imenso aqui pra você e então vi que na verdade estava escrevendo outro post inspirada no seu assunto. Então coloquei lá no meu blog, tá?
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Post bacana, Mariana!
    E obrigado pelo link!

    Abraços,
    Sr. Paiéquemcria

    ResponderExcluir
  13. Toda menina com uma toalha de lesminha e um macacão marrom-cocô HA de ter uma personalidade invejável. Ah, pode apostar.

    ResponderExcluir
  14. Mari, acabei de ver esse video e lembrei desse seu post: http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/8402628.stm. Tudo a ver! Beijos, Lu

    ResponderExcluir
  15. E eu acabei de arrumar a malinha da Letícia para a maternidade... quase tudo azul! Será que vão pensar que é menino?
    Minha saga para descobrir uma bolsa de bebê que não seja frufruzenta continua. Nenhuma vendedora de loja se conforma por eu não querer carregar uma bolsa rosa choque metálica depois que a minha filha nascer... e definitivamente não vou fazer o pai dela passar essa vergonha!
    Estou adorando esse blog! Finalmente liberdade no mundo da maternidade!

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails