segunda-feira, 28 de setembro de 2009

:: Mu-mu-mu-mulher, em mim tu fizeste um estrago...


ATUALIZADO


Um belo dia Alice acordou gaga.

Muito gaga, se atrapalhando horrores nas vogais, dizendo A-a-a-a-a-alice, aquela coisa toda. E eu não sei de onde veio isso, porque até então ela estava falando direitinho, daquele jeito atrapalhado e adorável das crianças de 2 anos, mas sem gaguejar. Nunca jamais. Foi de um dia pro outro, mesmo.

Pensamos em imitação, pensamos em ansiedade, pensamos em uma etapa normal do desenvolvimento da fala, naquela fase em que a mente é mais rápida que a boca e a criança não dá conta de articular o que já está pensado e repensado.

Aí perguntamos para a professora, e na escola ninguém gagueja.
Aí repassamos os dias, pensamos se houve algum evento que pode ter deixado a Alice nervosa, ansiosa, insegura, e nada de muito grave. Eu e ela dormimos na casa da avó porque o Carlos viajou por dois dias (mãe banana é meu segundo nome), mas ela ficou ótima, brincou, curtiu, enfim, não deu sinal nenhum de ansiedade.
Aí me resta pensar que é normal, apesar de eu nunca ter ouvido falar disso. Então jogo a pergunta:

Você, mãe, amiga e mulher, já viu isso acontecer? Conhece episódios de gagueiras transitórias, e sabe como lidar com isso?

Pela ajuda, obrigada.


Parece que essa gagueira infantil é normal, ufa! Vária mães comentaram que viram seus filhotes passar por uma fase gaga, e geralmente a coisa vai-se sozinha. A dica é não chamar atenção pro assunto. Não  corrigir, completar ou antecipar a frase, e nem demonstrar ansiedade, pois a criança percebe e fica ansiosa também. A Priscila indicou esse texto sobre o assunto.

Valeu, moças!


14 comentários:

  1. Não conheço caso assim, não. Mas se você está preocupada, talvez fosse o caso de procurar uma fonoaudióloga. Meu sobrinho começou a falar super tarde e não formava frases inteiras. Se ele ía pedir água, dizia apenas "água", não falava "quero água", "dá água". Tinha quase 4 anos já e todo mundo ficou buzinando na orelha dos pais dele que aquilo era estranho. Foram na fono e descobriram que não tinha nada errado. O vocabulário do menino era ótimo, ele simplesmente era econômico com as palavras. Aí fez umas sessões lá com a fono e depois já começou a ir na escolinha...em contato com outras crianças o bichinho desandou a falar...falar ...falar (que nem a Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo..sabe?) e agora todo mundo reclama que ele fala muito, sem parar, é um tagarelinha kkkkkk Beijo! Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olha, Mari, eu não sei se é no mesmo nível, mas a Luísa gagueja bastante quando está empolgada pra falar alguma coisa. Ela chega a travar no meio da frase até conseguir continuar. Isso também é relativamente recente, e coincide justamente com o período em que ela disparou a falar mais. Como as nossas duas têm a mesma idade, me parece que estamos falando da mesma coisa.
    Mas eu parei por aí, pensando ser uma coisa normal da idade. Não perguntei sobre isso para a pediatra e nem para qualquer outro especialista. Não senti ainda nada que me incomodasse a ponto de levá-la na fono. Será que estou sossegada demais?
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Será que pode ser uma espécie de tradução antes de falar? Ela teve contato recente com outra língua, não? É só um palpite de leiga, acho que se vc ficar muito preocupada, o ideal seria mesmo procurar uma fono. Mas acredito que crianças nesta idade, em geral, dão uma gaguejadazinha básica mesmo, porque pensa muito mais rápido do que consegue articular as frases. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mariana! Legal o seu blog. Olha, se isso realmente está incomodando você, também acho que a melhor coisa a fazer é ligar para o pediatra. De repente, a gente perde o sono por bobagem, não é?
    Bj, Adri
    http://gringuinhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Assim como a Roberta mencionou, a Laura também gagueja às vezes não é frequente a ponto de me preocupar. Se está te alarmando, consulta o pediatra.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!

    O Joao tambem tem apresentado episodios de gagueira.
    Li esse artigo e fiquei mais tranquila!
    Espero que ajude
    Bj
    priscila

    http://montardo-ap.blogspot.com/2009/03/criancas-com-gagueira.html

    ResponderExcluir
  7. Mari, mas ela tá gaguejando há dias? Pelos outros comentários parece que é normal, né? Que bom!

    ResponderExcluir
  8. Mari, relaxe, deve ser transitório. A Ciça tem episódios pontuais de gagueira, geralmente para ganhar tempo. Ela fica repetindo: "Eu eu eu eu eu eu quelo ir no balanço". Acho que ela fica na dúvida se quer ir ao balanço ou brincar na areia. Enquanto decide, vai gaguejando.
    Eu espero ela concluir o pensamento e nunca tento me adiantar, porque acho que isso a deixaria nervosa.
    Acho que é isso, não levar a sério e não tentar atropelá-la.

    * Adorei a citação de Noel. O cara é gênio!

    ResponderExcluir
  9. olha mari, nesta fase é normal... o tom teve uma fase parecida, a impressão que dava é que a cabeça ia mais rápido do que a capacidade de falar... ele se atrapalhava, se embananava e qdo a gente completava a palavra antes dele (pq a gnt fica aflita e quer ajudar) ele ficava puto! perceba se não é isso... imagina o desepero desses bebezões inteligentes com os nossos (hehehehehe) querendo falar o que pensam mas sem a capacidade motora (?) para isso... gagueira mesmo! o pensamento tá lá na frente mas a, boca, lingua e bochecha não acompanham... foi só uma fase e depois passou!
    fica tranquila que tá tudo bem com a alice fofura!
    bj
    carol

    ResponderExcluir
  10. Mari, o Paulinho tb passou por isso. Era um tal de "va-va-va-va-va-va-vamos blincar?"
    Ou "pééé-péééé-pega meu carrinho?"
    E aí claro que a gente tb ficou grilado e tentou passar as coisas a limpo, assim como vocês.
    Mas conversamos com 2 fonos que disseram que é comum que as crianças passem por isso, transitoriamente. As 2 disseram que só vêem motivos para tratamento se a gagueira persiste aos 5 anos. Aqui, não foi longe.

    ResponderExcluir
  11. Mari, minha filha mais velha tb ficou gaga por um longo período. E o pediatra (que tb é avo) falava que isso era muito normal e que passaria em alguns meses. Levou mais de ano pra passar, mas passou, sem a gente ter feito nada. Alias, o que ele recomendava, era não ficar apressando e nem corrigindo a criança. Tratar como se nada estivesse acontecendo...
    beijos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Olá Mari, fique tranquila!! Como já foi citato por algumas mamães a cima, essa fase é sim transitória e super normal. É o momento em que a criança está desevolvendo as habilidades motoras e da linguagem. Imagine, ela acabou de conseguir andar, se equilibrar e está "aprendendo a falar corretamente". Está acontecendo tudo ao mesmo tempo agora, entende?
    Mas, como Fono sugiro que vc fique de olho sem passar pra ela a sua ansiedade (sabemos q as vezes é difícil, mas a gente consegue.rs)pq o esperado é q essa gagueira/disfluência desapareça assim como surgiu. Qq coisa que vc precise é só "gritar"!!!rs
    Um bj Clarissa

    ResponderExcluir
  13. Concordo sobre essa ser uma fase normal (opiniao de psicologa e de mae). O meu filho de 4 anos, como a Roberta comentou, gagueja muito quando ele estah muito excitado ou ansioso pra dizer algo, eu vejo o quanto a cabeca dele estah trabalhando rapido e que o vocabulario/fala nao conseguem acompanhar, sabe? Eu daria um tempo, nao chamaria atencao ao fato, pediria pra ela respirar fundo, e falar devagarzinho. Espero que isso ajude!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Mari! brigada por compartilhar essas coisas eir me preparando para o futuro! HA! Nao deu para ir no bazar desta vez mas conheci uma mamae no Bier unt bier la da Sumare que estava indo para la cantar com um grupo de mamae coordenado pela Isadora Canto, vc viu(interrogacao)

    mas no prox. nos vamos!

    beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails