quinta-feira, 24 de junho de 2010

:: Sobre mistérios metabólicos e o velho golpe do "vou ali e já volto"...


Ainda sobre essa segunda gravidez, tem uma coisa ótima que não mudou: eu posso comer feito uma maluca que não engordo. Impressionante! Tô fazendo aquela linha grávida-gostosinha, sabe?, toda fininha e com um barrigão bacana - e digo "fininha" porque tem uma ilusão de ótica incrível que faz a gente parecer mais magra na gravidez: na comparação com pança-peitos-bunda, que crescem, parece que todo o resto murcha. Então minhas coxas e culotes, que sempre foram mais gordinhos, agora são magrinhos. Ainda não inchei nadica. E olha, eu tô comendo a ponto de escandalizar os colegas de mesa, sério mesmo. Se houvesse justiça divina, estaria com uns bons 10 quilos a mais do que estou. Mistérios metabólicos que me fazem feliz...

***

Escrevi essa parte de cima há alguns dias. Aí fui no médico essa semana. Na balança, o saldo do mês: +3,850kg. CÉUS!

Quer dizer, "como e não engordo" o cacete, né? Como e engordo pencas, isso sim. A questão é: PRA ONDE foram esses quilos??? Juro por deus que não sei, não vi e nego até a morte. Eu podia alegremente dizer que foram pro bebê, mas agora entra a parte chata: quem não engorda, mesmo, é ele. Já era pequetito, mas nesse último mês caiu do percentil 13 para o 6 e saiu totalmente da faixa de normalidade, o que indica que tem alguma coisa desandando na nutrição dele. O tal mistério metabólico que tanto me fazia feliz pelo jeito é anemia da mamma aqui (ainda faltam alguns resultados de exames, mas já conseguimos identificar uma carência de ferro). Pode ainda ser uma tal trombofilia*, que não sei direito o que é mas explicaria o baixo peso. A saber nos próximos dias...

(*todo mundo já sabe mas não custa repetir: FUJAM DO GOOGLE NUMA HORA DESSAS! Grata.)

A indicação imediata é: complemento de ferro, muito repouso e uma dieta bem generosa. Equilibrada, saudável e beeem calórica. Posso confessar? Eu fico dividida entre ficar tensa ou dar pulinhos (ops, olha o repouso, Mariana!) de quase-alegria, porque veja bem, não é sempre que um médico te dá carta branca pra ser 100% sedentária e comer muito, né não? Então meu lado Pollyanna Moça consegue não se deprimir com a situação e reconhecer que, bom, se é pro bem do bebê, vamos lá sentar essa bundinha no sofá com um monte de dvds e potes de sucrilhos com banana e iogurte (a-m-o!) e só levantar em agosto. Né?

Hora de aproveitar pra dar uma descansadinha do blog também. A mente burraldinha de grávida já não está me ajudando muito a escrever e as insônias blogueiras têm me deixado mais cansada, de modo que vou tentar incluir nesse repouso uma desligada geral de assuntos internéticos - que amo mas que sei que consomem um bocado de tempo e energia. Então, se eu conseguir resistir, não devo estar muito participativa nos próximos dias. Vou fazer a Carol (a Carol na teoria, porque na prática ela não se aguenta que eu sei!): sigo lendo, mas sem escrever nem comentar porque digitar dá um trabalho...

Então é isso. Vou ali e já volto!

See you, girls!

29 comentários:

  1. Mari, tô igual! Na última consulta, levei uma bronca porque engordei pouquíssimo até agora (e fiquei felizinha, admito). Mas aí veio a parte chatinha: ela não quis fazer ultrassom com medo de o bebê não ter engordado também e eu me impressionar. Daí me mandou descnasar e comer bastantes calorias. Como nutella e sorvete todo dia, fora pães, massas, queijos e comida mesmo. Pela balança da farmácia, eu consegui engordar uns 3 kg, mas só vou saber na próxima pesagem oficial. Tô me entupindo de comida e mesmo assim acho esta minha barriga, nesta fase, menor que a da Ciça. Mas pelos exames meu ferro está bom. Então capricha no feijão com suco de laranja pra melhorar o seu também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Passei por isso no mes retrasado! Até o 6 mes tinha engordado 4,8 kg e aí em um mes só eu engordei 4 kg!!! levei uma bronca!!! Mas a filhota aqui tá no percentil 50 (tava, pelo menos, até a 30 semana) e vamos confirmar isso de novo daqui 2 semanas na nova ultra.
    Quanto a mamae...esse mes engordei só 800 gramas, mas tbm me rendeu uma anemia! Affff

    ResponderExcluir
  3. então só me resta desejar bom descanso Mari... e descansa mesmo.... quando o assunto afeta a nossa saúde e do nosso filhote temos que obedecer a risca as restrições médicas.... se cuida mulherr... e uma boa hora pra você... que deus te proteja e proteja o bebê tb...

    até agosto


    beijoss

    http://cmeufilhominhavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari,

    Bom descanso para vcs! Tenho certeza que com descanso + comilança boa + carinho de maridón e de Alice tudo dará certo!
    Mal nos conhecemos (te vi rapidinho lá no circo Vox), mas, sinto um carinho por vc a partir das histórias que você compartilha conosco aqui.
    Desejo, de coração, tudo de bom para vcs!

    bjos,
    Fabi (faby.rod@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  5. bom descanso mega calórico pra vc.
    cuidem-se!!!bjocas
    carol
    http://viajandonamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Mari
    Faço como lá na minha terra, abuse da garapa de caju, da rapadura, do figado, do feijão, da couve, da laranja ... e não se preocupe além do necessário. Isso vale pra Paloma também!!!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Então vai lá Mari, descansa, come muita coisa nutritiva (e uns sorvetinhos também...) e depois volta! Mas não demora não, viu! Vamos ficar com saudades!
    Beijo, querida, e força por aí!
    Dani

    ResponderExcluir
  8. Bom descanso Mari! Enche o bucho e o embutido de feijão com laranja e volta logo!
    um beijo!
    Sarah
    http://maedobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Posso chorar emocionada? Ameei o post! Passei exatamente por isso, achava que nao tava engordando me sentia linda, todo mundo elogiava que eu era só barriga, na consulta do quarto mes quando cheguei na medica a surpresa: vc engordou 4 kg esse mes... nao acreditei, meu marido nao acreditou, onde?? pra onde que foi isso? Eu comecei tomar ferro naquele mês e joguei a culpa no bendito, mas só de brincadeirinha porque sei que ele nao é culpado, foi um mes dificil, procurando e negociando apto, me joguei na comida e num restaurante de massas maravilhoso que temos aqui em Porto Alegre, o resultado a balança apontou sem misericordia! Fiquei bem chateada, agora to comendo muita fruta, mais que antes, e fazendo academia religiosamente 5x por semana, estamos na semana 31, e entrando pro 8o mes, vai chegar uma hora que ela vai me mandar parar com a academia, nao vai? detesto fazer, mas depois daqueles 4kg na balança eu nao falto um dia sequer... ela queria que eu emagrecesse um pokinho, 1kg que fosse, porque ela disse q o nene nao vai parar de crescer e engordar mas q eu preciso perder peso, acha que eu consigo? é impossivel, agora vc deve tá pensando que eu tenho sobrepeso, né? nao... sou magrela, sempre fui, mas ela preza por nao engordar... e eu? eu tbm! buaaaaa hehehe

    ResponderExcluir
  10. Bom descansa e aproveite para comer bastante!!

    ResponderExcluir
  11. credo escrevi um texto!! haha

    www.teacupncake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. três coisinhas:
    1. vai dar tudo certo;
    2. se joga no feijão e no brigadeiro (cheeeeeeio de ferro??)
    3. a gente vai sentir falta de vc, viu?
    beijão!

    ResponderExcluir
  13. Amiga, apesar de ter engordado 12kg na gravidez do Matheus tambem me sentia tão magra!!! srsrsrsrs
    E sempre me chocava com o aumento de peso. ihihihihi
    Olha, ve essa anemia ai e se cuida viu?
    Deixei um selinho pra vc lá no blog.
    beijocas

    ResponderExcluir
  14. minina, eu nao siaguento mesmo. Mas tento, juro.

    que vc tenha um bom descanso, coma bastante (e bem) e que o embutido aproveite bastante o tempo de engorda!

    vamos sentir sua falta!!

    beijoquitas

    ResponderExcluir
  15. MAri, aproveita pra descansar bastante. Você sabe que daqui a uns meses vai lembrar dos dias de paz com muita saudades : )

    • Compra um travesseiro novo beeeem gostoso,
    • faz um estoque de coisas gostosas (e saudaveis) em casa
    • faz uma lista de filmes que você queria ter visto e não viu
    • escolhe um livro bem legal (Ja leu Memorias de uma menina má? E Desvairios no Brooklyn do Paul Auster??

    beijos

    Pati

    http://coisasdemae.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Poxa, Mari, que coisa chata. Capricha aí nesse ferro e manda gordura pro embutido (embutidos costumam ter muita gordura mesmo).

    ResponderExcluir
  17. Oi, dediquei um selinho no meu blog.
    bjs.
    andrea, mamãe da manu
    manias de ser mãe.blogspot

    ResponderExcluir
  18. Olá Má, tudo bem ? Andei visitando seu blog e amei, tudo muito interessante e lindinho.
    Ah estou te seguindo, tá.
    Bjuzzzz

    ResponderExcluir
  19. Ai que triste! Vou sentir falta. Ah, descobri que se eu coloco o vídeo da Alice cantando o tema da novela meus cachorros (2 lhasas) ficam doidões e cantam junto. Qualquer hora eu filmo. Descanse bastante, mas volte!

    ResponderExcluir
  20. Aiii que terrivel...
    eu tive uma sortezinha no começo - e nem sei se posso chamar assim. Tive muitos enjoos emagreci 3 kg... agora estou um pouco acima do meu peso inicial...
    mas me policio o tempo todo...
    Quanto ao repouso, descansa mesmo.. aproveita...

    ResponderExcluir
  21. Mari, não há de ser nada e o embutido vai voltar a crescer só com a dieta... minha cunhada é nutricionista e ela falou que SORVETE é ótimo, porque dá um bom aporte de calorias e nutrientes... minha prima, quando ficou internada para tentar inibir um parto prematuro de gêmeos que eram super pequenos (e portanto precisavam de aportes gigantes de calorias, e precisavam engordar o máximo possível o mais rápido possível) recebia no hospital, todos os dias, sorvete e milk shake... então, ficaadica.
    Essa ilusão de ótica gestacional é ÓTEMA, a gente fica se sentindo lindona, porque as coxas e quadris... somem! Estou adorando (e evitando pensar em como vai ser quando o combo barriga-peito murchar).
    Fica aí quietinha, cuida do embutido que está chegando daqui a pouco!
    Beijão

    ResponderExcluir
  22. Olá Mariana, sou nova por aqui... prá dizer a verdade nem sei como vim parar aqui, mas vou puxar uma cadeira, sentar e ficar, tá? Até pq com essa minha barriga de quase 23 semanas já dá prá ficar bem cansadinha...
    Chorei de rir com alguns posts seus e me emocionei no meio deles também. Um abraço prá vc. Evelyn

    ResponderExcluir
  23. Mari fofa, vou pedir pro Papai do Céu cuidar de vc e do baby e te dar paciência pra ficar quietinha comendo caldo de feijão. Ah, te falei que mudei pra Moçambique? Kkkk, é isso aí, cá estou.

    Beijos na barriga

    ResponderExcluir
  24. Linda, boa sorte!!!!
    Desliga mesmo e tudo de bom pra vcs.
    Avisa quando voltar!!! Tô aqui na torcida. Bjão!!!

    ResponderExcluir
  25. MAri, espero que tudo se ajeite rapidamente. bjo

    ResponderExcluir
  26. 0i Mariana,

    eu sempre leio o seu blog mas nunca escrevi. Mas hj deu uma vontade, vc eh incrivel, viu menina?! Te admiro muuuuuito! E vc vai ver, seu meninao vai nascer lindo e saudavel como a fofa da Alice!

    Bjo, querida.

    Karen Ayars

    ResponderExcluir
  27. Adorei... engordo mas... cadê os kilos?? eu estou assim também, minha médica disse que estou engordando demais... mas pra onde vai tudo isso minha gente? eu não sei!! Aparentemente pro bebê e pros peitos... no mais.... cadê eles!

    Huauahauha!
    Um beijo e boa semana para você!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails