quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

:: Reblogando: episiotomia (ATUALIZADO)


A Lia fez uma série de posts muito legais contando como ela está se preparando pra chegada da Emília. Ela fala sobre parto normal, dor do parto e episiotomia (e dá dicas ótimas pra tentar evitar essa última). Fui lá dar um depoimento sobre a episio e ela me lembrou que não contei essa história aqui. Eu, louca, ia responder que contei sim, mas aí me dei conta que escrevi no blog antigo, e esqueci de passar pra cá. 

Então aqui está.

(Só pra vocês entenderem, esse texto era uma continuação do Pra quem tem medo de parto normal, em que eu contava como o meu parto foi tranquilão...)



:: Pra bom entendedor...


Agora que você, amiga mulher, já relaxou bastante quanto ao parto, vou contar uma verdade pouco dita: parto é brincadeira de criança perto de um procedimento mínimo e infernal chamado episiotomia.

Episiotomia é um corte , pra evitar que a passagem do bebê cause danos maiores** (muitos médicos preferem um cortezinho controlado ao risco de um rasgo descontrolado). Na hora não se sente nada. Já no dia seguinte (e no outro, e no outro, e no outro, ad infinitum)...

Então você anda e dói. Você senta e dói. Você não faz nada e dói. Não bastasse a dor, você fica toda tortinha e ainda se constrange ao explicar pros desavisados onde dói.

E tem mais: o corte fica perto demais dali, sabe? Aí você pensa: Deus do céu, e quando eu precisar fazer aquilo? Então você se entope de mamão e suco de ameixa pra tentar amaciar a coisa. E reza pros pontos não arrebentarem a cada chamado da natureza.

O pior é que não tem o que fazer. Só nos resta sentar e chorar. Opa! Mas sentar não é solução, é parte do problema!

Então, minha amiga, faça como eu: chore deitada. E de ladinho.


**Polêmico, polêmico. Esse texto foi escrito em 2007, e de lá pra cá eu li um pouco mais sobre o assunto e cada vez mais me convenço que dá pra evitar esse picote maledeto nas nossas partes, e minimizar os danos de uma possível laceração (de novo, leiam as dicas da Lia!). Neda fez uma observação bem pertinente nos comentários: "...como a gente faz pra "rasgar" um tecido? Damos um talho com a tesoura e depois com um pouco de força vamos separando as duas partes". Né? Enfim, há que se conversar muito com o médico pra entender as escolhas dele e deixar claras as suas.

  

Ritinha contou que não fez episiotomia e teve laceração de 2o. grau (e achou o expulsivo a parte mais tranquila do parto sem anestesia, vejam vocês!). Ela continua super a favor do parto natural e sem intervenções. Rits, se você tiver um tempinho, conta pra gente como foi a experiência com a não-episiotomia?

14 comentários:

  1. Bom ler isso aqui, Mari. Eu achava que só eu tinha sentido essa dor do corte da episiotomia após o parto. Fiquei quase um mês incomodada pra sentar.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Para mim a "episio" é uma mentira que os médicos contam pra gente. Algo DESnecessário na maioria dos casos e que aqui virou procedimento de rotina. E por experiência propria digo que ela não evita a laceração. No meu caso tenho certeza que vez foi ajudar. Se não vejamos, como a gente faz pra "rasgar" um tecido? Damos um talho com a tesoura e depois com um pouco de força vamos separando as duas partes. No proximo já decidi, vai sem, se rasgar rasgou, mas nada de dar só um "cortezinho de nada".

    ResponderExcluir
  3. Já falei no blog da Lia e falo aqui: infelizmente esta é a cultura geral dos médicos, o que eles aprendem na faculdade e seguem como fórmula geral, com medo de dar errado. Tenho vários amigos médicos (de diversas especialidades, mas todos acabam fazendo partos na residência e/ou nos plantões) e todos falam que episio se aprende na faculdade, como regra. É preciso ter garra e mudar esta cultura, mas sei o quanto é difícil uma mulher, ainda mais parindo o primeiro filho, se sentir tão poderosa para ir contra tudo e todos. Evitar parir deitada é um bom começo.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Paloma. O pacote parto "normal" vem com uma série de coisas que na hora H não são negociáveis. NINGUÉM na reta final do trabalho de parto vai lembrar de dizer: "Olha aê, corta não heim!" Já foi amiga, pode ter certeza que o médico já cortou e você nem sentiu. Claro, que tem alguns que até defendem a não "episio", mas são uma minoria no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. ola Mari,
    acabei de receber um email da minha cunhada me indicando teu blog. ADOREI!
    Moro em Londres, longe de todos que podiam me dar uma forca nessa primeira vigem da qual sou marinheira e confesso que apesar do brilho do sol interior se fazer presente, tenho que confessar que ja passei por algumas tempestades.
    Meu Vinicius eh lindo, e hoje completa 6 semanas.
    Qto a episiotomia aqui na Inglaterra, pelo menos aqui em Londres eles preferem nao cortar, se rasgar, rasgou... E doi viu gente, nao sei se tanto qto o corte, mas sentar nos primeiros dias tambem nao foi facil nao.

    Bjs e ate a proxima.

    ResponderExcluir
  6. Querida Mari,
    Não fiz episio! tive uma laceração de 2o grau tb, com 2 pontinhos pequenininhos. Usei o absorvente congelado e compressa de calêndula.
    Foi tranquilo. Em 1 semana estava tudo bem!
    Tem um blog incrível: Xô Episio!
    Vale a pena ler. O meu expulsivo foi super intenso. Ah, existem exercícios que podem ser feitos para fortalecer o períneo e a obstetra ampara e massageia na hora do expulsivo aliviando a laceração.
    Ah, já ouvi de parto com bebê de 4kg que não lacerou. Tudo depende de uma boa orientação no expulsivo para a força ser adequada.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu também tive parto normal sem episio. Lacerou um pouco um dos lábios, não o períneo, e precisou de uns pontinhos. Em uma semana a dor já tinha ido embora, ficando só um incômodo quando encostava. Mais uma semana e eu não sentia mais nada. A cicatrização é muito mais fácil na laceração, porque esta respeita as fibras naturais do tecido e a episio não. E muita gente consegue ter parto normal sem episio nem laceração. Então prefiro o risco de lacerar do que a certeza do corte da episio. beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida, inacreditavelmente a experiência da laceração foi muito tranquila. Na hora do expulsivo eu senti o que as pessoas chamam de "círculo de fogo", que é um ardidinho desconfortável, mas que tá num momento tão bacana, de vc ver (eu tinha um espelhinho e VI a Helena chegando) e sentir seu filhote vindo ao mundo que esse ardidinho (que é bem rápido) passa despercebido. Como a cabecinha dela estava torta pra direita e não estava 100% encaixada, na hora dela sair a laceração foi meio grandinha, de 2º grau. Mas logo depois que a placenta saiu levei uns pontinhos e pronto, nunca mais senti nada ali. Nos primeiros dias eu tava com medo "da natureza", é verdade. Mas não aconteceu nada, nadinha mesmo. Nem dor, nem desconforto, nada. Pra falar bem a verdade eu só soube onde eram os pontos na consulta de 1 mês depois do parto, em que meu médico me mostrou o lugar. Acho, na verdade, que a laceração dá mais trabalho pro médico na hora de costurar, pq os tecidos não se rompem retinhos como na episio. Mas pra gente que protagonizou, imagino que seja infinitamente melhor. Todo mundo reclama das episios e eu não sei se tive sorte, mas a minha laceração passou bem despercebida. O pós-parto foi tudo de bom... no dia seguinte sai da maternidade e 2 dias depois já tava no supermercado. Hahaha!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  9. mari
    tb não tive episio e uma laceração de sei lá que grau... a cabeça do meu tom era um tanto maior que a média e ele nasceu rápido... dizem que nascer rápido é que lacera... juro que não doeu rasgar nem costurar (o parto foi natural mas depois precisei de uma anestesia local para suturar a laceração)
    não me arrependo... principlamnete depois das coisas horríveis que lí sobre a episio, tem um site que chama: fiqueamigadela.com.br com vária infos bacanas sobre essa parte digamos "mimosa" (hahahahahahaha)...
    dizem que na água tb não lacera e qdo a doula apara o períneo tb ajuda a não lacerar... enfim tem mil técnicas naturebas para ajudar nosso pobre períneo... na próxima vai ser igual, mas vou tentar uma banheira bem diliça!
    bj carol
    ah a recuperação da laceração tb demora e a maledeta almofada de hemorróidas foi uma bênção...
    mas a lógica é que qdo rasga obedecendo a trama recupera melhor... faz sentido, né?!

    ResponderExcluir
  10. Gente,

    Eu tive parto normal com episiotomia e não foi essa desgraça toda !?!?!?
    Senti certo incomodo, incluisve meus pontos abriram e mesmo assim, juro que sentia um pouco de dor, mas nada demais... logicamente que a higienização do "corte" é um tanot quanto constrangedor, mas eu sobrevivi.
    Ainda digo mais, depois de 30 dias do parto, já podia "namorar" normalmente

    ResponderExcluir
  11. querida, também fiz parto natural sem episio, tive uma laceraçãozinha que em 1 semana tava zero bala, e hoje sei que poderia ter feito vááárias cositas para tentar evitar inclusive a laceração (já vi uma doula portuguesa contando que usam azeita, acredita??). legal ver isso por aqui, e acompanhar suas reflexões sobre seu parto e o futuro (natureba, natureba!!!).
    beijo grande

    ResponderExcluir
  12. Das duas primeiras gestação fiz episio incomodo total doeu mais foi fácil na hora de nascer , agr no 3 filho na fizeram e lacerou os pequenos labios perto do clitores levei 2 pontos não sentia dor alguma ate percebe que uns dos pontos se soltou ou arrebentou e esta abertinho sera q concerta... To preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando pela msm situação. Sem tirar nem por. Conseguiu resolver??

      Excluir
    2. Eu tbm! Pari a uma semana e Lacerou os pequenos labios.. e parece q ficou deformado! !! O meu médico falou para eu n me preocupar, esperar passar 40 dias.. oq vc achou da sua recuperação? !

      Excluir

Related Posts with Thumbnails