segunda-feira, 15 de março de 2010

:: Alice no dentista (ATUALIZADO)


Mãe é assim: a gente se arrebenta de orgulho até dos dentes de leite (tão perfeitinhos!) dos filhos. A dentista diz que está tudo bem e a gente entende que nunca antes na história deste país ela viu uma arcada dentária tão impecável, uma pacientezinha tão tranquila e um sorriso tão adorável, e que sem dúvida esta consulta de hoje foi a maior alegria odontológica que ela já teve em 30 anos de carreira. Mãe é assim, exagera, fazer o quê?

Além de ter me feito uma mãe mais corujona e contente do que eu já sou, a doutora deu dicas que acho bom passar adiante.


LIMPEZA: 

Fundamental desde sempre. É bom limpar com gaze molhada as gengivas peladas dos bebês depois das mamadas, estimular as gengivas com aqueles "dedais" de silicone quando os dentes começarem a aparecer e começar a treinar as escovadas desde o primeiro dente.

Escovar é importantíssimo, mas a gente tem que tomar cuidado pra não criar uma situação aversiva pra criança. Muita insistência ou conflito vão fazer com que a escovação vire um problema, e aí fica difícil instalar o hábito. O negócio é tentar deixar o momento divertido e tals. A dentista recomendou deixar uma escova com a criança (para treino, e que ela vai mastigar e detonar rapidinho) e outra com os pais. A criança deve ver os pais escovando os dentes para tentar imitar (vale deixar também um espelho com ela), e depois os pais arrematam a escovação com a outra escova e um pouquinho de pasta sem flúor - fica mais fácil com a criança deitadinha no colo, aprendi hoje e vou adotar! Se a criança não gosta desse momento, não insistir além da conta -  vale mais a pena ter uma escovada caprichada (BEM caprichada, pra não permitir acúmulo de placa) por dia, do que várias sofridas, sem muito cuidado e que vão fazer a criança ter ódio eterno da escova de dentes. 

Existem outros jeitos de limpar os dentes quando a criança está resistindo muito ou não temos uma escova à mão: paninho ou gaze molhada, mastigar maçã (que tem ação adstringente), ou mesmo bochechar ou beber água. Então dá pra manter os dentes limpos, ou pelo menos não muito sujos, em qualquer lugar. Toda ajuda na limpeza e válida e faz uma diferença enorme lá na frente. 

(Ah, e não é porque o dente é de leite que a gente pode descuidar! Primeiro porque é preciso criar o hábito da limpeza desde cedo, segundo que os dentes permanentes já estão lá, na fila, e devem encontrar um espaço saudável pra se instalar. Fora que cárie em dente de leite avança rapidinho e é um troço horroroso, vi na sala de espera fotos medonhas de bebês com bocas podres, eca!)

Atenção atenção: Cuidado extra com Yakult , que tem muito açúcar e gruda loucamente nos dentes. Aliás, corre uma lenda urbana que Yakult provoca cáries por causa dos tais lactobacilos, mas pelo que entendi não é nada disso, é simplesmente a junção de açúcar com aquela viscosidade peguenta. Tudo muito açucarado provoca cáries, mas o Yakult é especialmente difícil de limpar... sacou? Então pode tomar, mas tem que limpar bem em seguida.

Ronise escreveu pra avisar que sucos de soja em caixinha também são inimigos dos dentes, por razões parecidas: toneladas de açúcar, alta acidez e acho que o tal grudegrude - mais a grande ilusão de que estamos optando por um alimento saudável e seguro. A história dela tá aqui, vale a pena ler.

(Em tempo: parece que a grande questão é mesmo o açúcar, gente. Sucos de caixinha são quase sempre muito adoçados, cuidado com eles. E com docinhos, bolachinhas, bobagenzinhas. Dar ou não dar é opção de cada família, mas caso a criança coma doces, LIMPAR DEPOIS é fundamental. Nem que seja aquele copo de água amigo, pra dar uma enxaguada... não descuidem, porque as conseqüências são muito chatas - imagina ter que usar broca numa criança de 2 anos, como a Ronise conta?)


MASTIGAÇÃO

Aí tem a necessidade da criança treinar a mastigação. Quando já tem 2 anos e quase todos os dentes, deve ser estimulada a mastigar coisas mais durinhas. Pode ser maçã (maçã é super amiga dos dentes, notaram?), cenoura crua, cereais, torrada (ou pão mais durinho), carne mais firme (bife no lugar de carne moída, por exemplo). Alice é meio preguiçosa, prefere comida mais macia, e por isso está com os caninos bem pontudinhos (os caninho são bons indicadores, eles deve estar gastinhos, e não pontudos). Então eu preciso aumentar a oferta de comidas duras e conversar, dar o exemplo e convencê-la que mastigar com mais força é legal e divertido. 


ACIDENTES:

Se a criança tomar um capote e um dente cair, achem o falecido (atenção: não tocar na raiz!) e CORRAM para o dentista, de preferência levando o dente na boca - da própria criança, caso ela já seja maiorzinha e não vá engolir o dito, ou da mãe (ah, essa vida de mãe, sempre tão cheia de experiências enriquecedoras!). Também pode-se manter o dente mergulhado em soro fisiológico ou leite, mas o melhor é botar na boca mesmo. Se der pra encaixá-lo no lugar e pedir para a criança morder um paninho, melhor, mas me parece que essa possibilidade exige um dente tombado limpo, uma criança calma e um sangue frio tipo sueco por parte dos pais - três condições que numa hora dessas, sei não, viu? Em todo caso, pro reimplante ter sucesso é bom chegar ao dentista rapidinho, em no máximo uns 30 minutos. (Opa, você mora em São Paulo e não chega em 30 minutos nem no quarteirão de cima? Faça como eu e more a três casas do consultório, amiga!)


Bom, as dicas práticas eram essas. A pediatra da Alice disse que 2 anos é uma boa idade para uma primeira consulta ao dentista, mas lá no consultório eles falam em uns 6 meses. (Será? Achei tão cedo...). Eu estava um pouco aflita, mas a consulta foi tranquila: bem cuidadosa, elogiosa e cheia de truquezinhos amansa-nenê, de modo que Alice voltou pra casa cheia de presentinhos e com um sorrisão (branquinho!) de orelha a orelha. Tomara que ela vire uma menininha bem zelosa com os próprios dentes e que, por causa disso, ir ao dentista seja sempre divertido assim!

14 comentários:

  1. Ah, nãaaaao!! Tem que limpar dente de bebezinho gengiva pelada??!?! Mais essa agora... é massagem no olhinho remelento, momento bruços pra exercitar músculos, sol pra não dar raquismo, e agora gaze molhada depois das mamadas! Ainda bem que esta pessoa aqui, que bloga, lê outros blogs e ainda comenta, tem tempo de sobra, né?!?!

    ResponderExcluir
  2. Eu levei à primeira consulta com uns sete meses, só para receber dicas. E acho que fez bem, pois hoje ela topa (e gosta) até fio-dental.
    Escovar os dentes ainda pode ser uma batalha ás vezes, mas ela sabe que não pode fugir.
    Nosso problema é o dedo, que tiramos com a ajuda inestimável da dentista de SP e ela voltou com a mudança para BSB. A dentista daqui já falou para tirar e estamos trabalhando nisso, mas ainda não parou 100%...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Super importante falar sobre isso. Outra dica boa é comprar escova ou pasta com persongens que a criança curta. A Isa tem uma escova toda girlie da Hello Kitty e adora a pasta do Cocoricó. Pode soar meio comercial, mas dá certo e é um estímulo e tanto. bjo
    Paloma e Isa

    ResponderExcluir
  4. Ah, quando eu tinha 4 pra 5 anos eu caí da bicicleta e perdí 3 dentes, fquei mordendo o pano e eles grudaram de volta!

    ResponderExcluir
  5. Também acho muitissimo imprtante a Duda faz a escovaçào com aquela dedeira e a Pedi passou a Malvatrikds também, já que eles nao sabem cuspir e essa pode engolir, pois nao tem fluor...



    Um beijo enorme viu!!!
    Elen e Duda

    P.S.: Tem promoção da babysling lá no blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse post foi realmente digno de manual! Sucesso ;-)

    Por aqui a gente leva mesmo a cada 6 meses, desde 1 ano. Assustack apesar de todos os bichos colados no teto do consultorio, do dentista amigao, do presente no final, das escovas com os personagens preferidos (e digo escovaS, tem Batman, Dinossauro, Wallie e Little Einstein...pense...) morre de panico do dentista e escovar o dente ele gosta, mas soh se for sozinho.
    Uma dica dada pelo dentista na nossa ultima consulta, que salvou minha vida (dramatica??) foi usar escova daquelas eletricas, que giram. A limpeza eh mais efetiva e mais rapida.

    Beijos Colgate.
    Keiko

    ResponderExcluir
  7. Eu nao limpei na gengivinha pelada, mas depois que ela comeóu a entender mais....dou a escovinha pra ela e deixo ela brincando enquanto toma banho, entao ela está acostumada com isso, eu passo fio dental perto dela e agora dou um pouquinho só para ela me imitar...funciona...Acho que se eles crescem nos vendo a fazer certos hábitos passam a imitar né??? Sejam bons ou maus.Parabéns pra Alice!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a mensagem! A minha pequena já tem um "quarteto fantástico" na boca e já estamos usando a escovinha...que na verdade ela mais come a dita cuja do que escova...mas, melhor que nada! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Mariana, eu tive uma experiência horrível quando fui levar Alice a uma consulta dos padrões, pois ela já havia sido examinada quando bebê e as dicas foram as tradicionais.
    Yakult é café pequeno se comparado aos sucos de soja em caixinhas. Fiz um post sobre o assunto e aproveito (sem querer abusar) de colocar o link a respeito do assunto

    http://migre.me/oOVq

    Bjs,

    Ronise & Alice

    http://maesomudadeendereco.zip.net/

    ResponderExcluir
  10. Eu duvido mesmo que ela já tenha visto um sorriso tão adorável quanto o da Alice.
    Excelente dicas... Me fez lembrar que tenho que levar o João ao dentista djá!
    Aqui em casa a escovinha eletrica também é sucesso... mas se não controlar, o que ele quer mesmo é chupar a pasta.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. hahaha seu blog é mesmo um ótimo guia mari. essa mescla de informação e bom humor cativa qualquer um. eu adoro e quando minha hora chegar estarei craque nas dicas e afins. e confesso que sempre voltarei aqui pra pesquisar quando esquecer algo... rs

    beijoca

    ResponderExcluir
  12. Vix! Não limpo a gengiva do Davi. Li ou assisti em algum lugar que enquanto a alimentação for só LM que não tem necessidade... E agora?!!!


    PS: Mari, fiquei muito feliz com o seu comentário no meu humilde bloguinho. Justo o SEU comentário, que é dona do blog que mais gosto de todos os que eu sigo.

    http://mamae-moderna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela referência, o que eu quis mesmo é retratar um quadro real, de uma mãe que cuida muito da filha, busca informação e sensibilidade, mas não está livre das armadilhas e erros.
    Cada uma é responsável por suas escolhas e consequentemente, por seus resultados, sejam eles positivos ou negativos.
    Alice faz o tratamento dentário, na verdade só 2 dentes estavam cariados, os demais, com início de placa, mas ela é um doce!

    Bjs,

    Ronise & Alice

    ResponderExcluir
  14. Muito legal e importante o post... Estava adiando a primeira ida da Rafa ao dentista (jaleco branco + salinha fechada = escândalo da Rafa) mas vou começar a procurar um desde já... achava que ainda era cedo e ela muito novinha.
    Ela até que deixa (na maioria das vezes) escovar os seus dentinhos, abre a boca (de leããão, dinossaaaaaauro e por aí vai), deixa até passar o fio dental. rs Sempre compro escovinhas de personagens diferentes e ela acaba deixando numa boa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails