quarta-feira, 24 de março de 2010

:: A polêmica da vacina


Tá difícil, né?

De um lado os médicos, ministério da saúde e mídia oficial dizem que tem que tomar.

De outro pipocam na internet informações assustadoras sobre todo exagero acerca da H1N1 e possíveis efeitos maléficos da vacina, e uma proposta de boicote geral à campanha de vacinação.

E no meio estamos nós, sem saber em quem acreditar e sem ferramentas (conhecimento científico, fontes confiáveis, etc.) pra decidir o que fazer. 

Ó céus.

Pelo que tenho recebido, os dados contrários à vacinação estão mais ou menos organizados aqui:



Eles tratam de duas questões básicas:

1. Houve uma reação exagerada motivada por interesses econômicos de grandes laboratórios. A gripe não é tão grave quanto parece, e nem é uma pandemia (parece que o conceito de "pandemia" foi alterado pra incluir a H1N1, mas não seria o caso, já que a mortalidade dela não é tão alta - tô simplificando, ok?, leiam os artigos pra saber mais.)

2. A vacina não foi suficientemente testada, pode ter efeitos colaterais graves, contém um bocado de substâncias maléficas, ninguém sabe se é segura, etc.


Quanto ao primeiro item, eu acredito. Claro tem gente faturando alto com a vacinação massiva, e talvez ela não seja mesmo necessária e esse circo todo em torno da gripe seja um exagero. Mas a essa altura do campeonato isso não importa tanto, porque o fato é que existe uma vacina, ela já foi comprada, então quem tinha que lucrar já lucrou. Na prática, a vacina tá aí, a nossa disposição.

O segundo ponto é o que me pega. A segurança da dita cuja. Eu leio, leio, leio e continuo sem saber o que pensar sobre o assunto. Primeiro porque tudo é especulação e ninguém provou picas. Segundo porque nem tudo tem fontes que me soam confiáveis. Não li pesquisas científicas, resultados, estatísticas, e sim um monte de "Dr. Fulano disse que APARENTEMENTE pode acontecer isso e aquilo". Até achei que as pessoas entrevistadas são sérias e genuinamente preocupadas com a questão, mas nada é conclusivo. Uma coisa que notei, por exemplo, é que muitas matéria citam casos de pessoas que adoeceram após serem vacinadas. Mas não vi ninguém afirmar categoricamente que as duas coisas estão relacionadas. Duas ocorrências acontecerem ao mesmo tempo nem sempre significa que uma levou a outra, mas num caso como esse a tendência é atribuir à vacina qualquer coisa que venha a ocorrer. Pra ficar mais claro, vou dar um exemplo hipotético: grávidas estão sendo vacinadas. Existe uma taxa de uns 10% de abortos espontâneos, certo? Agora, se uma mulher tomar a vacina hoje e abortar amanhã ela provavelmente vai culpar a vacina - mesmo que entre todas as grávidas vacinadas a taxa de 10% permaneça inalterada (o que esperamos muito que aconteça!). Sacaram? Pois então, me pareceu que é assim que a relação entre vacina e reações está sendo feita, pra mim essa relação é muito frágil pra definir que a vacina é perigosa - mas eu não sou médica nem entendo nada sobre o assunto, digo apenas como leitora que tem uma certa desconfiança de coisas que lê na internet, principalmente se elas estão compiladas num site que conclui a questão com um não se deixe manipular pelo telejornal da Globo e pelo governo, e blá-blá-blá. (Juro que sempre que "a TV Globo" aparece do nada no meio de uma discussão pra representar Todo O Mal Do Mundo me dá uma preguiça louca, porque né?, vamos manter o foco.)

Estou aqui fazendo a crítica sobre a forma como as informações são apresentadas, mas isso não tira a minha preocupação com o conteúdo. Me preocupo sim com os possíveis efeitos da vacina, com o que pode não estar sendo divulgado sobre eles, com a fato de que no fundo a gente não sabe a verdade dessa história. Eu não sei, realmente, o que pensar. Estou naquele momento socrático da vida: só sei que nada sei.

Mas uma decisão está sendo cobrada de mim: tomar ou não a vacina. 

Eu vou tomar sim. Primeiro, porque TODOS os médicos com quem falei me disseram para tomar. Ok, vai ter quem diga que médicos são parte do sistema podre, do esquema sujo, das armações com laboratórios, governo, mídia, tv Globo, etc. Mas são médicos nos quais eu confio e que conhecem a questão melhor do que eu.

Segundo: a gripe existe. A chance de eu morrer dela é mínima, mas existe. Já as reações à vacina TALVEZ existam. E mesmo se existirem, a chance de eu morrer (ou ter complicacões, enfim) delas também é mínima, provavelmente menor do que a de morrer de gripe - porque convenhamos que laboratórios, interesses econômicos escusos, governo, tv Globo e toda a "turma do mal" não iam arriscar o próprio pescoço com algo cuja chance de dar pepino seja grande, de modo que as tais reações, se existirem, devem ser raras. Então, fazendo a matemática da situação, ainda me parece mais seguro tomar a vacina do que não tomar. Na minha situação - na metade de uma gestação, e com uma filha na escola que traz vírus pra casa todos os dias - eu tenho mais medo da gripe do que de um suposto efeito colateral da vacina. Então pronto, minha decisão é essa.


Agora, absolutamente tudo o que foi dito aqui é achismo meu. Dadas as circunstâncias, eu só posso achar mesmo, não posso saber nada. Mas tentei me informar como foi possível e analisar a situação de forma crítica em vez de acreditar na primeira coisa que me foi dita, pra um lado ou pro outro. Porque informação (e, principalmente, filtro de informação) é a única arma que a gente tem numa hora dessas.


(Ah, e sobre o post de ontem: não faço a menor idéia do que o tal adjuvante pode fazer com uma grávida, meninas... nem fui atrás de explicação porque provavelmente seria muita informação pra minha cabecinha leiga, mas acreditei na titia e pronto. Alguém sabe?)
 

29 comentários:

  1. é isso ai Mari!!!
    A gente tem que se informar e correr os riscos que achamos menor, ou melhor...!
    Temos que bancar nossas decisões. É nisso que tb acredito. Não por causa da Globo, ou do que os médicos dizem, por sim podem aparecer reações graves daqui 10 anos..e falarem PUTZ é da vacina...assim como eu que não vou tomar posso me arrepender se eu pegar.
    Mas são os os riscos que cada um escolhe correr. Só levantei a bola no post anterior, por que acho importante questionarmos.
    Independente da conclusão. O questionamento é importante.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ah.....e acho que temos que ter cuidado sim com o conteudo achado no google...internet...tem muitas coisa porcaria por ai!
    Para os dois lados!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Mari, o meu sogro tomou a vacina na semana passada e no dia seguinte ficou super doente, com enjoos, diarreia, prostração... Enfim, eu tendo a achar que foi uma coincidencia, mas como aparentemente não teve outra causa, tenho que considerar a hipótese de ser da vacina.
    Eu decidi que não vou tomar, pois acho que não existem testes suficientes ainda e não acho quea gripe seja tão grave quando alarmaram (opinião sem qualquer base científica, ok?). Mas eu também não estou no "grupo de risco", visto que não estou grávida como vc.
    Enfim, a questão é super delicada, então o negócio é se informar muito mesmo.
    Beijos
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Esse caso da vacina é demais, não! O povo bem que fala e tenta explicar, mas não confio muito não...fazer o que, né!?

    ResponderExcluir
  6. Mari, estou com 6 meses de gestação e não vou tomar pq minha médica me indicou assim. Só por isso! Estou com medo, tenho lido muito, mas se a médica falasse q era pra tomar, eu tomaria. Não acredito nesse monte de coisas q falam, inclusive até sobre mortes em massa e blablabla. Já tomei a vacina pra gripe comum nos anos anteriores e ela já me deixou de cama por 20 dias, mas acho isso normal, efeito colateral, q infelizmente eu tive e nem por isso morri (olha eu aqui,rs).Mas em relação ao feto fico sim preocupada já q não posso tomar um remédio "comum" pra gripe, fico ressabiada com a vacina. Minha médica me passou Vitamina C e pediu pra aguardar um pouco, talvez mais pra frente ela indique a vacina.Acho super válido as discussões e questionamentos. Beijos pra vcs!

    ResponderExcluir
  7. Essa questão da vacina é realmente um porre. A gente não sabe para que lado vai :P Eu, sinceramente, tenho a maior birra de vacina contra gripe, mas a gente fica naquela situação. Todo mundo olhando para a gente, nos perguntando "e ai, vão tomar ou não? Vão dar para a Alice?". E a gente lê, lê, lê, e pergunta, pergunta e pergunta, e não consegue se decidir.

    ResponderExcluir
  8. Ai, Mari, eu tbm não sei o que pensar. O pessoal mais humanizado diz que não tem que tomar, enquanto meu médico e outros todos dizem que sim. Eu fico no fogo cruzado, sabe. Mas acho que vou tomar sim. O meu médico disse que se quero engravidar ainda este ano, tenho que tomar. E antes ter um efeito colateral qualquer do que essa gripe tenebrosa que mata gestantes sim. Ano passado o namorado de uma prima morreu de H1N1, ele era beem obeso e tinha problema cardíaco... então é melhor desconfiar e tomar. A galera tem essa mania de achar que tudo que a mídia fala não dá pra confiar. Eu, por ser jornalista, acho sim que temos que desconfiar de muita coisa... mas nesse caso não. Não custa nada tomar. É melhor desconfiar de político corrupto do que da vacina... a galera se preocupa mais com isso do que com coisas relevantes... em contra-partida soube que a gripe normal mata mais que a H1N1... mas... gravidinha tem que ter cuidado né? Sempre... E eles não iam dar vacina com risco de aborto, pelamordedeus!
    Essa é minha opinião... beijo e se cuida. E cuida dessa gripe chata da filhota. Tadinha!

    ResponderExcluir
  9. Ei Mariana!

    Eu sou diabética e estou nesse grupo de agora. Também li horrores sobre a vacina, mas li e ouvi outros lados e decidi que tomar era a melhor opção.

    Agora, quanto a levar minha Sofia para vacinar estou mais receosa. Então vou aguardar pra ver se tenho alguma reação e aí se tudo correr bem - :) - vou levá-la pra vacinar sim.

    O pediatra disse pra levá-la e eu confiei.

    Bjs nossos pra você.

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari,
    Que bom que você já se decidiu, mas eu e minha esposa não decidimos se daremos à nossa filha de 1 ano, como falamos aqui no nosso blog...
    Como a Lu Terceiro disse, é um saco mesmo essa história de vacina, dá ou não dá, ficamos sem saber em quem acreditar.
    Acho que temos que decidir pela opinião do médico que nos acompanha e que confiamos. Estou esperando a próxima consulta da pediatra para saber o que fazer!
    Você vai dar pra Alice? Ah, ela não entra na faixa etária dos indicados, né?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de expressar minha indignação com a incompetência dos nossos governantes: logo que foi lançada a campanha, minha obstetra, após consultar um infectologista amigo dela, me recomendou a vacinação. Por isso, hoje eu havia me programado para tomar a vacina, juntamente com minha filhinha de 1 ano e meio. Eis que leio, por acaso, o seu post sobre a advertência quanto ao tal adjuvante presente em alguns lotes da vacina. Essa informação me deixou bastante preocupada, pois estou de 10 semanas de gestação. Liguei e me dirigi a trocentos postos de saúde para saber que tipo de vacina eles estavam dando, e, todos, sem exceção, me disseram que, no momento, só há disponível a versão com adjuvante. Disseram ainda - pasmem! - que o lote sem o adjuvante foi usado na primeira fase da campanha, para os profissionais da saúde, e que já se esgotou. Aí me pergunto: se o próprio Ministério da Saúde recomenda que as gestantes não tomem a vacina com a porcaria do adjuvante, por que, meu Deus, eles não reservaram esse lote sem adjuvante para a segunda fase, ao invés de desperdiçá-lo com quem não tem nenhuma restrição a esse componente???!!!! Só no Brasil mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  12. Esse assunto é polêmico mesmo. Trabalho na saúde e semana passada tomei a vacina. Confesso que com uma pontinha de receio, mas já tem 7 dias, não senti reação alguma. Dos colegas com quem conversei que tomaram, dois apresentaram febre de um dia, em outra, que é diabética, no local da vacina ficou uma feridinha. A maioria não sentiu nada, embora exista uma lista com as possíveis reações, que é de assustar qualquer um.
    Agora meu dilema é dar a vacina ao meu bebê de seis meses. Vou dar na sexta e ficar de olho durante o fim de semana. Acho que a gripe existe, é mais forte que a outra, pode matar menos, mas dependendo de quem a pegue, é forte e mata. Tive um colega forte que foi internado com a gripe. E na época de minha gestação, vi vários casos de mulheres grávidas se adoecendo. Eu tomaria se estivesse grávida.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Rodrigo sou profissional de Marketing e co-autor do emails que circulam pela internet, que por ventura não são "boatos."

    Fernanda comprove essa informação, através do meu blog http://comunicadointerno.blogspot.com/

    Insisto que você analisem todas as fontes do matérias disponíveis no blog.

    Minha preocupação foi desenvolver um material com a mais alto nível de credibilidade.

    Esse material foi estudado durante 3 meses e possui respaldo dos maiores veículos de comunicação do Brasil e do exterior.

    O Material possui fontes e vídeos.

    Gostaria de compartilhar com vocês essas informações.

    Segue a lista completa com os links direto.


    http://www.hapropaganda.com.br/Email/email_marketing.html

    http://www.hapropaganda.com.br/Email/email_marketing_2.html

    http://www.hapropaganda.com.br/Email/email_marketing_peticao.html

    http://www.hapropaganda.com.br/Email/email_marketing_4_direto_da_franca.html


    Fernanda, antes de aprovar ou reprovar esse comentário, gostaria que analisasse todo o material.

    Obrigado Fernanda!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Mari, querida, sou defensora ferrenha das escolhas e decisões conscientes, bem pensadas e não direcionadas, deterministas e afins.
    Acho que o lance "TV GLOBO" sempre entra pq é uma mídia formadora de opinião e convenhamos que "força a amizade" quando se trata de política (no sentido amplo da coisa).
    Enfim, essas decisões permeiam a vida da gente o tempo todo. Hj é a vacina, amanhã é o parto, o risco de ruptura uterina, o risco de vc virar bomba-relógio e assim por diante. Acho que não é só uma questão de tomar ou não a vacina, mas uma questão de como encaramos a doença, a vida, a medicação, a alimentação, estilo de vida...Enfim...Dá para ir longe.
    Exercer a escolha consciente é maravilhoso e dormir com a cabeça tranquila no travesseiro também.
    Quase ética para mim...
    Beijão grande querida!
    Se cuida!

    ResponderExcluir
  15. Eu li matérias dos principais e mais conceituados jornais do país, com uma série de especialistas que apontam que os efeitos colaterais da vacina (quando ocorrem) são cefaléias e dores no lugar da picada e até uma febre leve. Nada além disso. Milhares de pessoas no mundo todo já tomaram a vacina e oficialmente não há dados que comprovem efeitos colaterais sérios. O mercúrio está presente na maioria das vacinas, mas as pessoas não sabem disso. Mas, segundo os médicos, a dose não faz mal algum. As únicas pessoas que não podem mesmo tomar a vacina, são as que tem alergia a ovo, pois ele é usado na fabricação. Médicos de confiança me confirmaram tudo isso. Minha filhinha de um ano e cinco meses já tomou a vacina e não teve efeito colateral nenhum. Eu tb vou tomar mês que vem, sem medo. Tenho muito mais medo é da doença. Desde a criação da internet que existem as tais "correntes" com um monte de absurdos, boatos, que crescem, crescem, até as pessoas acreditarem cegamente neles. É claro que eu acredito que tem laboratórios ganhando rios de dinheiro, que a mídia está fazendo um auê maior do que é, assim como faz com tudo o que vira notícia - estamos lá, de novo, acompanhando passo a passo o julgamento dos Nardonis, como se fosse o único crime bárbaro e cruel acontecido com uma criança em nosso país. A mídia explora o que dá ibope. Um novo vírus dá ibope. Agora, quem já teve pessoas próximas agonizando com esse vírus, com falta de ar, até sarar - ou perdeu seus parentes com a doença -, esses realmente vão pensar melhor antes de se preocupar com boatos e com quem está ganhando dinheiro com isso. Bem, para encerrar, prefiro uma cefaléia leve que a nova gripe, tanto para mim, como para minha filha e meu marido. Não acredito que as pessoas responsáveis pela saúde pública arriscariam a vida de tantas pessoas para que laboratórios ganhassem dinheiro. Mas este é o meu ponto de vista, e a opinião que cheguei com fontes muito mais confiáveis que meras correntes de internet.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mari, meu nome é Emerson e sou o autor do blog que voce referenciou: http://www.anovaordemmundial.com/

    Primeiramente muito obrigado por usar meu post como uma fonte confiável. Realmente eu estudei muito tempo sobre a gripe e vacina desde maio do ano passado quando do surgimento da gripe, e fiz questão sempre que todas as informaćões que divulgo tem base em fontes fidedignas.

    Deixa eu contar da situaćão aqui onde eu moro (Inglaterra). Aqui na europa antes do inverno foi um deus me acuda, quase prévia do apocalipse. O governo dizia nos jornais que iriam morrer 300.000 por mês até setembro, início do inverno no hemisfério norte. Estavam preparando covas comuns (sério!) e havia planos de vacinaćão obrigatória, com pesadas penas. Cartas secretas foram enviadas pelo ministério da saúde para médicos alertando sobre os riscos da Sindrome de Guillain-Barré e médicos e enfermeiras respondendo em pesquisas que não se vacinariam (está no blog, pqna percentagem disse que iria se vacinar).

    Como veio ela se foi, e a maioria das pessoas não se vacinou. Isto foi na Inglaterra, na franca apenas 7% da populacão se arriscou a tomar a vacina, enquanto havia ordenado 94 milhões de vacina (numero similar ao do Brasil). Como a franca, a alemanha, Holanda ,Alemanha e Inglaterra estão tentando se livrar da vacina encalhada.

    Apesar do pânico provocado pela mídia e as "autoridades" da saúde, a gripe veio e se foi, e meio que todo mundo esqueceu. Claro que virão com uma segunda onda mais pela frente, pois querem justificar o gasto de bilhões de libras. Se virmos no passado, a gripe suína apareceu justamente quando um gigantesco estoque de tamiflu estaria para expirar. Coincidência?

    O problema não é que a vacina está ai e por isso temos que aproveitar. Se o governo gastou 2 bilhões de reais em uma vacina inútil para uma gripe que não é mais grave que a gripe comum, problema deles, pura incompetência. Não somos cobaias de laboratório para eles justificarem o gasto de 2 bilhões de reais em ano de eleição.

    Mas infelizmente não creio que a vacina seja inócua.Tenho estudado muito sobre o uso do mercúrio, e as evidências de que o seu uso em vacinas está ligado ao crescimento acelerado do número de casos de autismo no mundo. As autoridades dizem que não existe até agora nenhuma prova, de acordo com testes financiados, é claro, pelos próprios laboratórios. Mas para que arriscar então? Sabe-se que as crianças com autismo tem grandes melhores quando fazem quelacão, que é a remoção de metais pesados do corpo, seria apenas uma coincidência?

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/video-eua-novo-estudo-mostra-uma.html
    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/panavax-vacina-da-sanofi-para-o-brasil.html

    O esqualeno também não era usado em tudo quanto é vacina, como se ouve na propaganda na mídia brasileira, e até este ano, vacina com esqualeno era proibida nos EUA. Curiosamente esta barreira foi levantada.

    O esqualeno faz com que o corpo responda mais rápido a vacina. maximizando o efeito da vacina. Em miudos, o esqualeno permite que se use uma quantidade bem menor de material da vacina, e é claro, aumentando o lucro por tabela.

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/sanofi-ira-utilizar-adjuvante-para.html

    continua....

    ResponderExcluir
  17. A respeito da relacão causal da vacina vs morte, ou vacina vs aborto, eu comentária um outro ponto. Temos dois pesos e duas medidas. Quando querem puxar o número de mortes da gripe suína para cima, a relação causal nunca se questiona. Tal pessoa teve gripe suína, morreu? Claro que foi da gripe, nem se divulga se tinha alguma doença grave ou não, mesmo que estivesse pela beira da morte. Assim, acabamos tendo um número de mortes pela gripe muito maior do que realmente é, o que claro justifica a vacinação.
    Já quando é para estabelecer a relação entre a vacina e a morte, aí já fica diferente, o cara morreu, não importa se era saudável e foi no mesmo dia, foi por uma causa desconhecida, mas não pela vacina. Estes dias chegaram ao cúmulo, em um caso de morte de uma adolescente saudável que morreu um dia depois de tomar uma vacina contra o câncer cervical, de dizer que ela tinha um tumor entre o coração e pulmão, e foi o que causou a sua morte, sem jamais ter produzido nenhum sintoma de um tumor cancerígeno.

    http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/acobertamente-em-caso-de-morte-por.html
    http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/vacinaca-da-gripe-matam-duas-pessoas-na.html
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/suecia-gripe-homem-morre-apos-tomar.html
    http://www.anovaordemmundial.com/2009/11/gra-bretanha-paciente-morre-apos.html

    Mari, sei que você fez sua pesquisa e tomou sua decisão, não estou tentando aqui mudá-la, mas apenas esclarecer alguns pontos. lhe admiro por ir a luta e pesquisar, e não aceitar tudo de mão beijada, como você disse, por nenhum dos lados. É o meu ponto de vista também. Aqui na Inglaterra, mesmo com vacina a disposição, eu não me vacinei, nem ninguém das pessoas que eu conheço, e gracas a Deus ninguém dos meus amigos pegou a gripe. Dos que pegaram no meu trabalho, por exemplo, se recuperaram em poucos dias.

    O que eu fiz, depois de muito pesquisar, foi começar a tomar uma boa dose de Vitamina D, que foi comprovado que diminui a chance de contrair a gripe suína em até 70%. E com muitos efeitos benéficos!!! Porque não se está distribuindo vitamina D ao invés da vacina? Hummm, será que é porque a vitamina D não é patenteável? :)

    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/times-online-vitamina-d-e-melhor-que.html
    http://www.anovaordemmundial.com/2009/11/baixos-niveis-de-vitamina-d-esta-ligado.html
    http://www.anovaordemmundial.com/2009/08/conspiracao-do-silencio-sobre-o-uso-da.html

    Um grande abraco e boa sorte para todos nós!!
    Emerson

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari,
    te mandei um material sobre a vacina por e-mail e gostaria que você olhasse com carinho. Se quiser, pode e deve divulgar
    Bjos Julia

    ResponderExcluir
  19. concordo contigo, bz. temos a obrigação de pesar duas vezes os prós e contras, então penso que entre declarações aparentemente dúbias ou inconclusivas de ambos os lados do front (na minha opinião trata-se mesmo de um front, pois as estratégias de persuasão são parecidíssimas, de modo que me pergunto se as motivações também não seriam similares...), prefiro confiar nos meus médicos.
    lembrando que não foi uma decisão fácil, que só tomei depois de muito pesquisar.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. A minha decisão, baseada em:
    * toda máfia da indústria farmacêutica associada a
    *máfia dos governos (compro, super faturo e dividimos o lucro)
    * e nas teorias da conspiração que sempre ventila uma possibilidade ou ao menos nos faz olhar os fatos sem lentes cor-de-rosa...
    * e que a gripe comum mata mais que a H1N1

    NÃO TOMAREMOS.

    ResponderExcluir
  21. Que assuntinho polêmico, hein, amiga!
    Meu médico de confiança disse que a decisão de tomar ou não era minha, mas disse que, pelo que já se conseguiu estudar e apurar até agora, ele me recomendava que eu tomasse a vacina. Certamente ele não me recomendou tomar porque viu na televisão, e sim porque ele é um médico bastante estudioso e antenado e acha que a prevenção ainda é melhor do que o risco de uma gestante não tomar e pegar o vírus.
    Fui na dele, senão ia ficar louca.
    Tomei a vacina anteontem e não me deu qualquer reação. Só fiquei com o braço bem dolorido (tá até agora, pra falar a verdade). Sobre reações, aliás, qualquer vacina ou remédio pode provocar alguma reação, como sempre é especificado, então 'no big deal'.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. questions: voce tem algum contato nos u.s.a? sabe alguma coisa como foi o desenrolar da gripe lá nesse invernao? nao ouvi falar nadaaaaaa na midia que o virus tenha voltado e lá era um dos grandes focos, ne? e a vacina la repercutiu como? o governo "obrigou" (ngm eh obrigado ne...) o povo a tomar?
    bjuus

    ResponderExcluir
  23. Tomei ontem a vacina no Hospital que trabalho e até o momento não tive nenhum tipo de reação, nem tivemos relatos de funcionários com reações adversas.
    Cabe a cada um tomar sua decisão!
    Bj

    ResponderExcluir
  24. Mari,
    Trabalho na Anvisa, vou me vacinar e vou pagar a vacina particular pra Emília quando ela fizer seis meses.
    Tenho uma amiga bióloga que não toma vacina nenhuma porque diz que não vai injetar vírus e bactérias em si. É um ponto de vista. Mas aí ela não é contra a vacina da gripe A em particular, mas contra todas as vacinas.
    Por mais que haja corrupcão no governo, por mais que as políticas públicas sejam falhas, estou lá dentro e sei que, na sua maioria, as pessoas que formulam políticas na área de saúde estão preocupadas com a saúde pública. Por que, então, a Anvisa ia proibir a propaganda do Activia, peitando a Danone? Por que recolher do mercado anticoncepcionais que mostraram falhas? Tem corrupcão, tem gente que se vende? Tem. Mas tem funcionário honesto, que estudou pra caramba pra estar lá e que quer fazer alguma coisa boa. É muito fácil generalizar as coisas.
    Não vejo lógica nenhuma numa campanha que se voltaria contra o próprio sistema de saúde, que traria como resultado um monte de gente doente sobrecarregando o SUS.
    Essas pessoas que desconfiam de tudo se acham muito espertas, mas acabam que não desconfiam das pessoas que inventam essas teorias da conspiracão.
    Pode ser que a vacina seja um exagero, já que a doenca não é uma febre amarela da vida. Mas ano passado tava todo mundo descendo a lenha no governo, que as grávidas tavam morrendo e ninguém fazia nada...
    Não adianta: sempre vai ter quem reclame. Enfim, a vacinacão não é obrigatória, e quem não quiser tomar não vai precisar encabecar uma segunda revolta da vacina.
    Eu ainda acredito mais no Ministério da Saúde que nesse povo alarmista.

    ResponderExcluir
  25. O Lucas vai tomar hoje e eu vou tomar tb!!!
    tudo bem que a gripe não mata tanto assim... mas imagine se o Lucas (Deus me livre!) não tome a vacina, depois pegue a gripe e eu perco meu filhote por causa de uma vacina que eu não quis dar??
    reações acontecem em TODAS as vacinas... quantas vezes o lucas ficou dias de febre, ou com o braço dolorido por uma vacina que consta no calendário?
    Por mais que tenham esses comentáios, você acha mesmo que o governo ia fazer uma campanha dessa para toda a população se corresse risco de dar reação em massa?
    Nos EUA muitos foram vacinados e não ouvi nada tão alarmante (e comprovado) que seja de reação a vacina...
    então... tomo sim!!

    ResponderExcluir
  26. Concordo com a Lia. Reclama se tem e reclama se nao tem. Eu acho que ser contra a vacina da gripe A especificamente eh contra-intuitivo; inclusive porque o processo de fabricacao eh praticamente os mesmo que da gripe comum. Se vc acha importante vacinar seu filho pra catapora, rubeola, sarampo, que sao doencas potencialmente perigosas, mas que nao maioria nao matam, entao nao tem porque tratar a vacina de gripe A diferente, na minha opiniao.
    Aqui nos EUA, foi um pega pra capar, antes do inicio das aulas em setembro (e comeco do frio), para tomar a vacina. Eles nao conseguiram entregar lotes em tempo e tiveram que prioritarizar os casos, depois de quase dois meses a maioria das pessoas que eu conheco vacinou os filhos (para os adultos continuava escasso), meus filhos tomaram por orientacao medica e confesso que passei o inverno bem mais tranquila.

    ResponderExcluir
  27. Olha, não andei pesquisando nada sobre a vacina pois não estou em nenhum grupo de risco, mas teve duas pessoas na minha familia tomaram e tiveram reações diferentes, na verdade, uma foi minha sogra de 60 anos que tomou e não teve reação alguma, outra minha tia que trabalha na area de saúde e sentiu enjoou e coceira pelo corpo, tudo indica ser reação da vacina, pois alguns de seus colegas de trabalho tiveram as mesmas reações. Pois é, fik difícil tirar conclusões, mas se sua médica indicou, acho valido vc confiar nela, afinal é ela que esta vendo sua real situação e do seu bebê.

    Boa sorte
    depois vem contar se teve alguma reação, mas torço que não sinta nada.

    bjão

    ResponderExcluir
  28. Gramnde Lia, disse tudo. Se morre uma grávida, caem de pau no governo. Se decidem vacinar as grávidas, caem de pau no governo, que é culpado por tudo. Ai, como esses disursinhos pretensamente conscientes me cansam. E se informar de coisas sérias em blogs dá nisso. Parece piada! Quem é o cara deste blog? Emerson que mora na Inglaterra. Ou seja, quem?
    Desculpa, Mari, mas este espaço já está aberto à polêmica, né?
    Beijos (já imunizados contra a gripe)

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que se a gente for confiar em tudo que o governo diz estamos realmente ferrados! A gente tem mais é que desconfiar. E eu acredito e sempre acreditei nos europeus, muito mais do que nos brasileiros. Pode ser triste dizer isso, mas é a real. A galera lá tem outra postura. E como morei 3 anos no velho continente falo com propriedade disso. Mas enfim... cada qual com seu cada um... eu ainda não decidi se vou tomar ou não... mas acho cada vez mais que não, por que até minha cunhada que mora no Japão e está grávida foi aconselhada a não tomar. Se uma neosaldina faz mal pro bebê enquanto está sendo gerado, imagina uma vacina dessas. E na boa, os médicos são sempre aconselhados a procurar doença. Sei lá, deve-se desconfiar sim. Mas deve-se ter discernimento para fazer escolhas e viver bem com elas... né? Mas que eu acho que o Emerson tem um fundinho de razão... ahh tem sim!!! O fato não é ter um discurso consciente e sim SER consciente!!!! E o melhor de tudo é estar aberto à polêmica, à discussão saudável... erro de quem já foi tomando sem pensar e conversar com pessoas mais humanizadas... e que devem estar com um pinguinho de insegurança... minha tia, médica, me aconselhou a não tomar... mas a dúvida ainda paira na minha cabecinha.
    Desculpe pela resposta, Mari (nem pra você é) mas acho que as pessoas não podem ser tão fechadas assim... nem de um ponto, nem de outro. É difícil achar alguém assim tão neutra como vc! Parabéns pelo debate saudável!!!! Beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails