terça-feira, 30 de março de 2010

:: Sobre textos e contextos


Escolas são muito boas em pegar uma frase de efeito qualquer e transformar em mantra, que a gurizada repete ad infinitum quando chega em casa. Em geral são coisas fofas e educativas como "jogar lixo no chão é falta de educação", "eu não gostei do que você fez" (com os dedinhos em riste!), "agora a boquinha vai fechar, zupt!" (com o movimento "zíper na boca", na hora que é pra fazer silêncio porque outra pessoa está falando), ou o indefectível "pessoal, vem sentar na roda!", um clássico das escolas infantis que não faz lá muito sentido quando é repetido em casa mas é sempre muito bonitinho.


O mantra da vez, lá na escola e aqui em casa, é "cada um tem o seu jeito". E eu acho comovente. É uma celebração da diversidade, uma lição de tolerância e respeito às diferenças. As pessoas não são iguais, cada um tem o seu jeito, ué! Não é lindo isso? O tipo de coisa que acho importante ensinar para as crianças desde cedo. 


Mas aí vem Alice, toda malandrona, e picareteia a frase em proveito próprio. 


Cada um tem o seu jeito, mamãe!, ela me diz, muito séria, no meio de uma bronca, quando eu digo que ela está muito desobediente.

Descontextualização oportunista, a gente se vê por aqui...


13 comentários:

  1. Ai, crianças... É cada coisa que a gente tem que ouvir. Eu já ouvi com um mini dedinho em riste:
    - Não me briga! Eu te brigo! Vc não é minha mãe!
    Ai, ai....

    ResponderExcluir
  2. Eu diria: rá! Muito esperta essa Alice, heim? Malandrinha e a coisinha mais fofa do mundo, né? Uma doçura eu diria!!! Ai ai... e a gente aprende cada dia mais com as crianças, né? E eu super acredito no lance de cada um tem o seu jeito e no tal do VIVA A DIVERSIDADE!!! Pq se não fosse a tal da diversidade, esse mundo seria muito cansativo e cheio de mesmice, não é mesmo? Não é ou não é? (já diria a lufec rs)! Eu sou super neutra, pq dessa maneira consigo aproveitar um pouquinho de cada conceito desse mundão!!!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. agora a boquinha vai fechar, zupt?
    pessoal, vem sentar na roda?
    cada um tem o seu jeito, mamãe???
    my sweet lord, vejo que todo dia é dia de MEGAS ataques de fofura nessa chez alice, tô errada?

    ResponderExcluir
  4. Ai, meu deus, o seu título me remeteu a um livro didático que tive na quinta série (acho) e viajei longe nisso. E a pequena Alice, sem ter lido uma linha, já sabe que pode tirar a frase do contexto e mudar todo o sentido. Cuidado, Mari, o próximo passo é querer ser jornalista, hehehe! :P
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. marii, hahaha apareceu... vai entender esta conspiração do blogger, né? Ufa!!! bj bj

    ResponderExcluir
  6. Esperta a Alice,aprendeu direitinho o recado e sabe usar muito bem!
    È muito gostoso de ver como se aprende a lidar com as diferenças, começa com a escola, vem pra casa e assim por diante.
    Sempre adorei..."cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA

    Que safadinha!!!!

    ResponderExcluir
  8. Mari: poxa...Alice tá é espertona demais! Jura que depois dos 2 eles ficam assim...falantes e fazendo esses raciocínios adolescentes? Ai meu pai!
    Beijo, querida!
    Dani
    PS1: Mari...quanto ao Tom Ford, nada melhor do que ter um marido oftalmo prá adquirir um "Tom" assim, quase baratinho e ter até um certo desapego com a coisa!
    PS2: eu acho que tá na hora da senhora mostrar a barrigona prá turma, viu!
    Tchau!

    ResponderExcluir
  9. Pois é... nós professoras fazemos isso mesmo, temos as famosas frases que nos ajudam.... mas em casa às vezes não funcionam... nem nas nossas próprias casas mesmo.... e as crianças se aproveitam das situações.... hahaha!!

    ResponderExcluir
  10. Baby, libera logo os apelidos do maridón, para fazer a alegria das leitoras!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Esta Alice fala cada coisa, voltei alguns post atras e li algumas perolas para meu marido kkk ela é muito divertida, esta idade é otima! Bjs Cy

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails